quinta-feira, 11 de outubro de 2012

MENSAGEM: DIA DAS CRIANÇAS/ NO BRASIL - 12 DE OUTUBRO


Direitos da Criança

"Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.


Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.



Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar".


(Ruth Rocha)






Declaração dos Direitos da Criança/ ONU

Proclamada pela Resolução da Assembleia Geral 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959.

Preâmbulo

Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta, a sua fé nos direitos fundamentais, na dignidade do homem e no valor da pessoa humana e que resolveram favorecer o progresso social e instaurar melhores condições de vida numa liberdade mais ampla;

Considerando que as Nações Unidas, na Declaração dos Direitos do Homem, proclamaram que todos gozam dos direitos e liberdades nela estabelecidas, sem discriminação alguma, de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outra, origem nacional ou social, fortuna ou outra situação;

Considerandoque a criança, por motivo da sua falta de maturidade física e intelectual, tem necessidade uma protecção e cuidados especiais, nomeadamente de protecção jurídica adequada, tanto antes como depois do nascimento;

Considerando que a necessidade de tal protecção foi proclamada na Declaração de Genebra dos Direitos da Criança de 1924 e reconhecida na Declaração Universal dos Direitos do Homem e nos estatutos de organismos especializados e organizações internacionais preocupadas com o bem-estar das crianças;

Considerando que a Humanidade deve à criança o melhor que tem para dar,

A Assembleia Geral

Proclama esta Declaração dos Direitos da Criança com vista a uma infância feliz e ao gozo, para bem da criança e da sociedade, dos direitos e liberdades aqui estabelecidos e com vista a chamar a atenção dos pais, enquanto homens e mulheres, das organizações voluntárias, autoridades locais e Governos nacionais, para o reconhecimento dos direitos e para a necessidade de se empenharem na respectiva aplicação através de medidas legislativas ou outras progressivamente tomadas de acordo com os seguintes princípios:


Princípio 1.º
A criança gozará dos direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão reconhecidos a todas as crianças sem discriminação alguma, independentemente de qualquer consideração de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou outra da criança, ou da sua família, da sua origem nacional ou social, fortuna, nascimento ou de qualquer outra situação.


Princípio 2.º
A criança gozará de uma protecção especial e beneficiará de oportunidades e serviços dispensados pela lei e outros meios, para que possa desenvolver-se física, intelectual, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o interesse superior da criança.


Princípio 3.º
A criança tem direito desde o nascimento a um nome e a uma nacionalidade.


Princípio 4.º
A criança deve beneficiar da segurança social. Tem direito a crescer e a desenvolver-se com boa saúde; para este fim, deverão proporcionar-se quer à criança quer à sua mãe cuidados especiais, designadamente, tratamento pré e pós-natal. A criança tem direito a uma adequada alimentação, habitação, recreio e cuidados médicos.


Princípio 5.º
A criança mental e físicamente deficiente ou que sofra de alguma diminuição social, deve beneficiar de tratamento, da educação e dos cuidados especiais requeridos pela sua particular condição.


Princípio 6.º
A criança precisa de amor e compreensão para o pleno e harmonioso desenvolvimento da sua personalidade. Na medida do possível, deverá crescer com os cuidados e sob a responsabilidade dos seus pais e, em qualquer caso, num ambiente de afecto e segurança moral e material; salvo em circunstâncias excepcionais, a criança de tenra idade não deve ser separada da sua mãe. A sociedade e as autoridades públicas têm o dever de cuidar especialmente das crianças sem família e das que careçam de meios de subsistência. Para a manutenção dos filhos de famílias numerosas é conveniente a atribuição de subsídios estatais ou outra assistência.


Princípio 7.º
A criança tem direito à educação, que deve ser gratuita e obrigatória, pelo menos nos graus elementares. Deve ser-lhe ministrada uma educação que promova a sua cultura e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões mentais, o seu sentido de responsabilidade moral e social e tornar-se um membro útil à sociedade.
O interesse superior da criança deve ser o princípio directivo de quem tem a responsabilidade da sua educação e orientação, responsabilidade essa que cabe, em primeiro lugar, aos seus pais.
A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a actividades recreativas, que devem ser orientados para os mesmos objectivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos.


Princípio 8.º
A criança deve, em todas as circunstâncias, ser das primeiras a beneficiar de protecção e socorro.


Princípio 9.º
A criança deve ser protegida contra todas as formas de abandono, crueldade e exploração, e não deverá ser objecto de qualquer tipo de tráfico. A criança não deverá ser admitida ao emprego antes de uma idade mínima adequada, e em caso algum será permitido que se dedique a uma ocupação ou emprego que possa prejudicar a sua saúde e impedir o seu desenvolvimento físico, mental e moral.



Princípio 10.º
A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universal, e com plena consciência de que deve devotar as suas energias e aptidões ao serviço dos seus semelhantes.


FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

MENSAGEM: DESENVOLVENDO A PACIÊNCIA


Desenvolvendo a Paciência
(Por Bob e Debby Gass - UCB, Palavra para Hoje)

“... A tribulação produz paciência.”
(Romanos 5:3)


** Como se desenvolve a paciência?

Por intermédio da tribulação!

Quando a sua honestidade parece passar despercebida, quando o seu trabalho árduo parece não ser recompensado, quando a sua bondade não recebe um obrigado, quando a sua ajuda é oferecida e ignorada, quando até o seu amor é rejeitado – é aí que a paciência brilha em toda a sua beleza.

O Apóstolo Paulo escreveu: “A tribulação produz paciência”.

Você já viu esse princípio em operação ao longo do desenvolvimento dos filhos. Um filho excessivamente protegido e guardado, pode crescer e se transformar em um fraco sem ambição e coragem, destinado ao fracasso. Enquanto outro, que foi exposto a lutar suas próprias batalhas, a se esforçar e a aprender através da tentativa e do erro, pode crescer e chegar a uma maturidade quase perfeita.

Os mesmos princípios se aplicam à vida cristã quando você entende que cada tempestade traz suas bênçãos e cada provação gera suas recompensas. 

** Vamos ver quais são os três benefícios práticos da paciência:

- Primeiro, a paciência produz esperança. “Estas coisas foram escritas nas Escrituras há muito tempo atrás para nos ensinar. E as Escrituras nos dão esperança e encorajamento enquanto aguardamos pacientemente que as promessas de Deus se cumpram” (Romanos 15:4 NLT).

- Segundo, a paciência produz frutos espirituais. “E as sementes que caíram em boa terra representam as pessoas honestas, de bom coração, que ouvem a Palavra de Deus, se apegam a ela, e pacientemente produzem uma enorme colheita” (Lucas 8:15 NLT).

- Em terceiro lugar, através da paciência você recebe o que Deus prometeu. “Então vocês não se tornarão indiferentes e espiritualmente entorpecidos. Em vez disso, seguirão o exemplo daqueles que irão herdar as promessas de Deus por causa da sua fé e paciência” (Hebreus 6:12 NLT).

Tenha uma semana abençoada, amado(a)!!!

REFLEXÃO: DEUS PROVERÁ



" Mesmo não florescendo a figueira, 
não havendo uvas nas videiras; 
mesmo falhando a safra de azeitonas, 
não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, 
ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei 
no Deus da minha salvação. 
O Senhor Soberano é a minha Força; 
Ele faz os meus pés como os do cervo; 
Ele me habilita a andar em lugares altos" . 

(Bíblia Sagrada NVI. Livro de Habacuque- 3:17-19)

AÇÃO SOCIAL: CAMPANHA DOAÇÃO DE LEITE MATERNO


Campanha quer aumentar em 20% doação de leite materno no país
Edição: Carolina Pimentel - Agência Brasil, 04/10/2012.


Rio de Janeiro – Com o objetivo de incentivar a doação de leite materno no país, o Ministério da Saúde e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) lançaram hoje (4) campanha com a meta de coletar mais de 200 mil litros este ano - aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. A iniciativa integra o Programa Rede Cegonha, com foco no atendimento humanizado e de qualidade às gestantes e crianças.

“Nosso esforço é exatamente sensibilizar cada vez mais pessoas para que sejam doadoras, nossas mães que cada vez mais façam este ato, mostrando o que isto significa e como estas vidas são salvas”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no lançamento da campanha no Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), na zona sul da cidade.

Segundo o ministro, o Brasil tem atualmente “a maior, mais complexa e mais qualificada rede de banco de leite humano do mundo inteiro”, formada por 212 bancos e 110 postos de coleta no país.

A cada ano, são recolhidos cerca de 150 mil litros de leite humano, que passam pelo processo de pasteurização. Mais de 135 mil recém-nascidos são alimentados com o leite doado, principalmente prematuros, aqueles com baixo peso e que estão hospitalizados. Mais de 115 mil mães doam leite materno anualmente. O volume coletado atende de 55% a 60% da demanda nacional.

A campanha deste ano tem o slogan:

“Doar leite materno é multiplicar a vida com esperança: 
é somar saúde com solidariedade; 
é dividir o alimento mais completo que existe; 
é diminuir a mortalidade infantil; 
é igual ao amor – 
quanta mais a gente doa,
 mais a gente tem”.


***MAIS INFORMAÇÕES:

Banco de leite humano
(Portal da Saúde/ SUS)

Se a mãe tiver excesso de leite, pode doá-lo a um Banco de Leite Humano e ajudar outros bebês que necessitam. Informe-se no site www.redeblh.fiocruz.br ou, se preferir, procure uma unidade de saúde. 

Ordenha ou expressão manual do leite

A expressão manual é o método mais útil para a retirada do leite do peito. É indicada para aliviar mamas muito cheias, manter a produção do leite quando o bebê não suga bem, estocar leite para oferecer ao bebê na ausência da mãe e, também, para doar a um banco de leite. Como proceder: 

Preparo do frasco para guardar o leite 

• Lave um frasco com tampa de plástico (maionese, por exemplo), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.
• Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água.
• Ferva por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
• Escorra sobre um pano limpo até secar.
• Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.
• O ideal é deixar vários frascos preparados.

Higiene pessoal antes de iniciar a coleta 

• Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.
• Lave as mamas apenas com água.
• Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.

Local adequado para retirar o leite 

• Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo.
• Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa.
• Evite conversar durante a retirada do leite.

Como fazer para retirar o leite (ordenha)?

• Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo.
• Coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola.
• Coloque o dedo indicador e médio abaixo da aréola.
• Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo.
• Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite.
• Pressione e solte. A manobra não deve doer. No começo o leite pode não fluir, mas depois de pressionar algumas vezes, o leite começa a sair com mais facilidade.
• Despreze os primeiro jatos ou gotas.
• Abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa forrada com um pano limpo, com a abertura para cima.
• Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola.
• Mude a posição dos dedos ao redor da aréola para esvaziar todas as áreas.
• Alterne a mama quando o fluxo de leite diminuir e repita a massagem e o ciclo várias vezes.
• Lembre que ordenhar leite de peito adequadamente leva mais ou menos 20 a 30 minutos, em cada mama, especialmente nos primeiros dias.
• A retirada do leite pode ser feita ao mesmo tempo nas duas mamas.
• Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

Como conservar o leite ordenhado? 

• Após a coleta, guarde imediatamente o frasco na geladeira, congelador ou freezer.
• Leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até 12 horas, e, no freezer ou congelador, por até 15 dias.

Como oferecer o leite ordenhado à criança? 

• O leite deve ser oferecido, de preferência, utilizando-se copo, xícara ou colher.
• Para alimentar o bebê com leite ordenhado congelado, este deve ser descongelado, de preferência dentro da geladeira. Uma vez descongelado, o leite deve ser aquecido em banho-maria fora do fogo. Antes de oferecer o leite à criança, deve-se agitar suavemente para misturar bem o leite.

ATENÇÃO: Leite descongelado não pode ser congelado novamente. 

Faça parte desta Campanha também e 
motive os seus familiares e suas amigas a participarem.

NOTÍCIA: SUS FORNECE REMÉDIOS PARA PSORÍASE ENTRE OUTROS


SUS fornecerá remédios para psoríase e falta de vitamina H
Medicamentos serão oferecidos em até 180 dias a partir desta quinta-feira
VEJA.COM - 04/10/12.

O Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu duas novas drogas na Relação Nacional de Medicamentos (Rename). Uma delas é o clobetasol, indicado para tratar pacientes com psoríase, uma doença crônica da pele caracterizada pela presença de manchas vermelhas e espessas. A outra é a biotina, remédio destinado para pessoas que têm deficiência em vitamina H (ou biotinidase), condição cujos sintomas podem incluir redução da força muscular, perda temporária ou completa dos movimentos e da sensibilidade.

A decisão, tomada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) do Ministério da Saúde, foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU). O SUS estipulou o prazo máximo de 180 dias — ou seja, até abril de 2013 — para que esses remédios passem a ser oferecidos na rede pública.

O clobetasol não é, porém, o primeiro medicamento para tratamento de psoríase que o SUS oferece. As drogas inclusas na rede pública para casos não graves da doença, todas de uso tópico, são a dexametasona, o ácido salicílico, o alcatrão e o calcipotriol. Em relação à condição grave, são oferecidos os medicamentos ciclosporina, metotrexato, sulfassalazina e o leflunomida. No entanto, a oferta varia de acordo com as secretarias de saúde de cada estado do país. Essa doença, que atinge entre 1% e 3% da população mundial, é autoimune, crônica e não contagiosa. Ela se caracteriza por inflamações da pele que causam manchas vermelhas, espessas e descamativas que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. 

A biotina passará a ser o primeiro remédio oferecido pelo SUS para tratar a deficiência em vitamina H. O problema, que atinge cerca de 3.200 brasileiros, é uma doença genética que ocorre quando uma pessoa não consegue metabolizar esse composto, que é uma das vitaminas do complexo B. Os sintomas clínicos mais comuns da condição incluem a perda de força muscular, sonolência, convulsões e falta de equilíbrio. A biotina, segundo o Ministério da Saúde, é capaz de reverter esses efeitos.

Ampliação — No mesmo dia, o Ministério da Saúde também publicou a ampliação do uso de três medicamentos para diferentes doenças. Ou seja, são novas aplicações para remédios que já são oferecidos pelo SUS. São eles a sildenafila, que agora passa a ser indicada a pacientes com esclerose sistêmica; o naproxeno, agora para espondilite ancilosante; e o tacrolimo, agora para síndrome nefrótica primária. O órgão estima que o impacto dessas inclusões para o próximo ano será de R$ 7 milhões.

REPORTAGEM: SEXO ORAL- RISCO DE CÂNCER DE GARGANTA


Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e álcool, diz especialista
Casos da doença relacionados ao HPV aumentaram nos últimos dez anos
Fabiana Grillo, do R7 - 17/9/2012.

O cigarro e o consumo frequente de bebidas alcoólicas sempre foram apresentados como vilões dos cânceres de orofaringe, especialmente na região da garganta. Embora ambos continuem sendo importantes fatores de risco, na última década observou-se um aumento significativo de casos da doença relacionados ao vírus HPV (papilomavírus humano).

O oncologista Dr. Luiz Paulo Kowalski, diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo (SP), explica que houve uma mudança no perfil da doença, ou seja, “o que antes era frequente em homens acima dos 50 anos que fumavam e bebiam, agora é mais comum em jovens (30 a 40 anos) que fazem sexo oral desprotegido e têm vários parceiros”.

NBlogs discute vacinação contra HPV

— É uma epidemia que está começando e acredito que por volta de 2020 o número de casos de câncer na garganta por HPV vai superar o provocado por álcool e tabaco. Atualmente, em São Paulo, cerca de 50% das pessoas com câncer de orofaringe foram infectadas pelo papilomavírus humano.

Para o médico, apesar de a conscientização da sociedade sobre os perigos do tabaco e o consequente abandono do vício, hoje o desenvolvimento do câncer na região da boca é decorrente da mudança de comportamento dos jovens que negligenciam o uso da camisinha.
— A principal forma de contágio é o sexo oral, sendo que ainda existe a possibilidade de transmissão do vírus pelo beijo. Por isso, é importante fazer sexo seguro e procurar restringir o número de parceiros.

Além disso, o especialista reforça que a vacina contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenção e deve ser administrada, de preferência, antes do primeiro contato sexual. No entanto, a ginecologista Dra. Neila Maria de Gois Speck, professora afiliada do departamento de Ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e membro da diretoria da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior, avisa que ela também pode ser usada por pessoas mais velhas.

— A indicação de bula é para mulheres entre 9 a 26 anos, mas trabalhos científicos mostram que ela é eficaz até os 50 anos. Além disso, a vacina é aprovada para o uso em homens.

Diagnóstico***

Entre os sintomas do câncer de garganta, o médico do Hospital A.C. Camargo destaca dor persistente e progressiva na região, geralmente de um único lado, e dificuldade de engolir. Segundo ele, como o assunto está mais conhecido pela classe médica e população em geral, o diagnóstico se torna precoce e a chance de cura é maior.

— A cura depende da extensão da doença, mas em estágios iniciais a chance é de 90%; em casos mais avançados a porcentagem cai para 70%. Mesmo assim, é importante o paciente redobrar as medidas preventivas porque a doença pode voltar.

Assim como para o câncer de mama, o autoexame na boca e garganta é importante. Dr. Kolwaski orienta olhar na frente do espelho e procurar manchas vermelhas, brancas, feridas e bolinhas na região. Se detectado alguma alteração, vale procurar um especialista que pode, inclusive, ser o dentista ou otorrinolaringologista.

— Caso esses profissionais desconfiem de câncer, o oncologista será contatado e assumirá o caso.

ENTREVISTA: SOBRE SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO


Entrevista - estudo busca desvendar síndrome do ovário policístico
Por Dr. Antônio  Sproesser.com

Pesquisa realizada pelo ginecologista Dr. Fábio Lopes Teixeira Filho, professor do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pesquisador do Departamento de Medicina Reprodutiva da Universidade da Califórnia, San Diego, pode ajudar a explicar a origem da síndrome dos ovários policísticos ( SOP) e indicar possíveis caminhos para seu tratamento e cura. Segundo dados internacionais, cerca de 10% das mulheres em todo o mundo apresentam a síndrome dos ovário policísticos, doença pouco conhecida e que tem como principal conseqüência a infertilidade. 


* Em que consiste a síndrome?

Dr.Fábio Lopes: A SOP caracteriza-se pela ausência de ovulação, em função do aumento do nível de hormônios masculinos.O fato provoca alterações na estrutura dos ovários,com formação de microcistos. Estas modificações ocorrem devido a expressão anormal do gene relacionado ao fator de crescimento e diferenciação 9 (GDF-9). Este impede a  formação do óvulo e favorece o acúmulo de pequenos cistos nos ovários, gerando aumento de volume dos mesmos.

* Quais os sintomas apresentados por mulheres com SOP?

FL: Classicamente, elas apresentam atraso menstrual,  aumento de peso, pele oleosa e acne,  presença de pêlos no queixo, buço, tórax, abdômen, braços, face interna das coxas e região dorsal.

* Além da infertilidade, a SOP traz outras consequências?

FL: A síndrome também pode ampliar as chances de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, infarto do miocárdio),câncer do endométrio e abortos, além de aumento do tamanho do clitóris. Observa-se ainda tendência a sobrepeso, quase 60% das mulheres com SOP são obesas.

* Desde quando desenvolve estudos nesse campo? 

FL:  Interessei-me por este tema durante meu mestrado, em 1997. Meu ponto de partida foram estudos realizados por pequisadores da Universidade da Califórnia Stanford. Estes conseguiram bloquear em modelo animal (ratos), através de técnicas de biologia molecular, o gene responsável pela produção do fator de crescimento e diferenciação 9 ( GDF-9). Nessa pesquisa notou-se que as alterações causadas pela ausência do gene nos animais foram muito semelhantes àquelas observadas nos ovários das pacientes com a SOP. Nos roedores, aqueles que tiveram o gene bloqueado não apresentaram desenvolvimento do óvulo, tornando-se inférteis. Tal descoberta, motivou-me a estudar a expressão do GDF-9 em humanos,comparando o padrão de expressão do GDF-9 no processo da foliculogênese (desenvolvimento dos folículos dentro do ovário) em mulheres normais, naquelas com ovários policísticos (OP) e nas que apresentavam a Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Foram analisados cerca de 4 mil folículos ovarianos, de 24 mulheres com idades de 18 a 40 anos.

* De que forma o resultado do estudo pode ajudar a desvendar o distúrbio e contribuir para seu tratamento?

FL: A partir destes resultados é possível partir para um estudo um pouco mais detalhado, em busca da cura para a síndrome. Ainda é preciso identificar os mecanismos que controlam a expressão do GDF-9. Quando tivermos esta informação, poderemos controlar a SPO por meio de medicamentos.  Além disso, a partir de estudos adicionais da expressão do GDF-9 em ovários de mulheres normais, poderemos avaliar a interferência do GDF-9 na qualidade do óvulo, e assim melhorar os resultados da técnica de fertilização in vitro, criar novos recursos anticoncepcionais ou ainda métodos para retardar a menopausa.

* Quais são os tratamentos para SOP disponíveis hoje?

FL: O tratamento é individualizado e multidisciplinar conforme as manifestções clínicas de cada paciente.  Inicialmente,recomenda-se perda de peso por meio de dieta adequada aliada a exercício físico. O tratamento medicamentoso, baseia-se na prescrição da pílula anticoncepcional para as pacientes que não desejam engravidar, ou medicamentos para induzir a ovulação no caso das pacientes que queiram ser mães.  Além disso, pode-se utilizar medicamentos para inibir o aumento de pelos e acne, assim como drogas para reduzir a resistência periférica à insulina,diminuindo desta forma o risco de se desenvolver diabete Tipo 2.

NOTÍCIA: VENENO DE COBRA MAMBA VIRA ANALGÉSICO


Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina
Peptídeos presentes no veneno tóxico da mamba negra podem suprimir a sensação de dor sem causar efeitos colaterais
ISAUDE.NET - 04/10/2012. 

O veneno de uma cobra africana, a mamba negra, contém substâncias que podem produzir analgésicos tão eficazes quanto a morfina no futuro. É o que afirma estudo realizado por cientistas da Universidade de Nice, na França.

Os resultados mostram que dois peptídeos, chamados "mambalgines", presentes no composto são capazes de suprimir a sensação de dor.

Os peptídeos agem inibindo proteínas da família das ASICs, encontradas na membrana dos neurônios e envolvidas no surgimento da dor.

A equipe, liderada por Sylvie Diochot, purificou os peptídeos do veneno e desenhou a estrutura dos compostos. Eles, então, foram capazes de testar as os mambalgines em linhagens de camundongos com vários ajustes genéticos em suas vias de dor.

Diochot e seus colegas determinaram que o mambalgines trabalham bloqueando um conjunto de canais iônicos neurológicos associados com sinais de dor.

Eles descobriram ainda que os peptídeos não causam efeito colateral como risco de insuficiência respiratória que a morfina provoca. Os ratos tratados também desenvolveram menos rejeição a eles ao longo do tempo.

Segundo os pesquisadores, a experiência também ajuda a compreender melhor os mecanismos da dor. "É essencial entender a dor melhor para desenvolver novos analgésicos. Os peptídeos extraídos do veneno da cobra tem o potencial para tratar melhor os pacientes humanos", afirmam os autores.

Marcadores