quarta-feira, 4 de julho de 2012

REPORTAGEM: PRESCRIÇÃO DE COMBINAÇÕES DE REMÉDIOS PROIBIDOS


Médicos ainda prescrevem combinações de remédios proibidas
Por: Cida de Oliveira, Rede Brasil Atual, 29/06/2012.

São Paulo – Apesar de proibida por aumentar os riscos à saúde, a combinação de inibidores de apetite com antidepressivos como fluoxetina ou com o ansiolítico clordiazepóxido ainda é muito prescrita pelos médicos. A constatação é de um estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a venda de medicamentos para emagrecer divulgado ontem (28). 

O levantamento avaliou o consumo dos anfetamínicos mazindol, anfepramona, femproporex e sibutramina nas capitais brasileiras e no Distrito Federal entre 2009 e 2011, conforme dados do Ministério da Saúde e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), da Anvisa. No ano passado, a agência cancelou o registro do mazindol, anfepramona, femproporex e impôs um maior controle para a comercialização da sibutramina.

Segundo a Anvisa, um dado surpreendente da pesquisa é que, a cada 1% de aumento da população obesa, o consumo de inibidores caiu em média 8,3%. Houve redução também no consumo de inibidores de apetite entre os adultos que têm uma dieta rica em frutas e hortaliças. Foi identificado ainda que 79% dos consumidores de inibidores de apetite fazem uso contínuo desses medicamentos.

No período analisado, as vendas cresceram em Belo Horizonte, Cuiabá, Recife, Salvador, São Paulo e Vitória. Entre as recomendações dos autores do estudo estão o aprimoramento de políticas de saúde que reforcem o uso racional de medicamentos no país e o fortalecimento da educação permanente sobre boas práticas de prescrição.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo mais da metade de todos os medicamentos não são prescritos, dispensados e vendidos de maneira correta. O mesmo percentual se aplica a pacientes que tomam remédios incorretamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores