sábado, 6 de abril de 2013

REPORTAGEM: REDE SENTINELA - PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE


Profissionais de saúde recebem orientações sobre segurança do paciente
(Portal Brasil - 03/04/2013)


Profissionais de mais de 90 instituições de saúde de todo o País tiraram dúvidas relacionadas às medidas previstas no Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Profissionais de saúde que trabalham em hospitais que integram a Rede Sentinela conheceram, nessa terça-feira (2), as diretrizes do Programa Nacional de Segurança do Paciente, iniciativa que visa prevenir e reduzir incidentes que resultam em danos ao paciente nos serviços de saúde públicos e privados.

O objetivo do programa é prevenir e reduzir incidentes que resultam em danos ao paciente.

A apresentação aconteceu por meio de videoconferência, realizada pelo Ministério da Saúde, para mais de 90 instituições de saúde de todo o País, que tiraram dúvidas relacionadas às medidas anunciadas.

Um dos pontos fortes destacados pelos gestores e técnicos que acompanharam a apresentação é a oportunidade de capacitação dos profissionais da saúde oferecida pela iniciativa. Imediatamente, será aberto curso com 1,2 mil vagas para farmacêuticos de atuação hospitalar, resultado de parceria com o Hospital Albert Einstein. Em 90 dias será elaborado o Plano de Capacitação e confeccionado material de apoio aos profissionais da saúde.

Consulta Pública da Anvisa

O Diário Oficial da União dessa terça-feira (2) traz a Portaria nº 529, que institui o programa, e a Consulta Pública nº 9/2013, com a proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre as medidas que serão adotadas. As principais novidades são a instituição de Núcleos de Segurança do Paciente em todos os serviços de saúde do País e a obrigatoriedade da notificação dos eventos adversos ocorridos nesses estabelecimentos.

Os núcleos devem funcionar como espaço de referência para os pacientes e familiares, locais para que os cuidados com as pessoas dentro dos hospitais sejam avaliados constantemente. Já as notificações são consideradas essenciais para que a vigilância sanitária possa acompanhar o que acontece nos serviços de saúde de todo o Brasil e tomar as providências necessárias.

A Consulta Pública receberá contribuições entre os dias 9 de abril e 8 de maio deste ano. Ainda esta semana devem entrar em consulta três protocolos de prevenção a eventos adversos que vão orientar sobre higiene das mãos, cirurgia segura e prevenção à úlcera por pressão.

Outros três protocolos entrarão em consulta pública em 30 dias: identificação do paciente, prevenção de quedas e prescrição, uso e administração de medicamentos.
Os seis protocolos funcionam como guias e normas que devem ser observadas nos hospitais e também as práticas mais recomendadas para manter a segurança ao paciente.

Rede Sentinela

A Rede Sentinela é um projeto da Anvisa, em parceria com os serviços de saúde, que tem promovido a construção de uma rede de serviços para notificar eventos adversos e queixas técnicas relacionadas a produtos de saúde. Essa experiência, que ajudou na construção do Programa de Segurança do Paciente, foi consolidada em 2011, quando 192 serviços comprovaram a adoção de medidas na rotina, tais como o monitoramento de infecções sanguíneas adquiridas durante internação, uso de medicamentos e de produtos como próteses. A Rede responde por, aproximadamente, 60 mil leitos e cerca de 40 mil atendimentos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores