ONG faz
campanha para divulgar tratamento para lábio leporino
Agência Brasil - 19/04/2013. Edição: Davi Oliveira
Rio de Janeiro – A organização não governamental
(ONG) Smile Train lançou uma campanha de divulgação sobre tratamento de
fissuras labiopalatais (também conhecidas como lábio leporino) em crianças. A
ação está ocorrendo em todo o país por meio do site da ONG (www.smiletrainbrasil.com),
das redes sociais e por meio de parceiros.
O problema ocorre quanto o desenvolvimento do bebê é
incompleto durante a gestação e ele permanece com uma abertura no lábio ou no
palato (céu da boca). A fissura também pode ocorrer simultaneamente no lábio e
no palato.
Os objetivos da campanha são fazer com que as pessoas
saibam que existe tratamento para a fissura e aumentar em 20% o número de
cirurgias corretivas no Brasil. Aproximadamente 4 mil crianças nascem por ano
no país com esse problema, porém apenas a metade consegue passar pelo
procedimento cirúrgico.
Segundo a gerente do programa Smile Train Brasil,
Mariane Góes, a expansão dessa campanha é “fundamental para proporcionar às
pessoas que sofrem com fissura labiopalatal as mesmas oportunidades de uma
pessoa sem esse problema”.
No Brasil desde 1999, a Smile Train auxilia
na realização de cirurgias gratuitas para tratamento de fissuras labiopalatais
e também monitora o resultado pelo acompanhamento de especialista de diversas
áreas – como fonoaudiólogos, dentistas, ortodontistas e otorrinolaringologista.
A ONG alcançou no ano passado o total de 13,5 mil
cirurgias em parceria com cirurgiões e hospitais espalhados pelos estados do
Pará, do Maranhão, do Piauí, do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco, da Bahia, de
Mato Grosso, de Goiás, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do
Paraná e do Rio Grande do Sul.
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