sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ARTIGO: REFLEXÕES, SEGUNDO OS PENSAMENTOS DE HELLEN KELLER

ARTIGO: Reflexões, segundo os pensamentos de Hellen Keller

(Trabalho proposto à disciplina de “Educação Especial”, ministrada pela Profª Patrícia Trasmontano, ao Curso de Pedagogia Cristã, do Seminário Teológico Betel Brasileiro/ ISTBB-RJ. Ano 2011).

***Proposta do Trabalho

As alunas deveriam pesquisar sobre a história de Hellen Keller e selecionar frases da escritora, a fim de refletir de acordo com o ponto de vista pessoal e espiritual, as lições que poderiam ser extraídas, frente à realidade de um portador de necessidades especiais.


*** Uma Breve história

O que você olharia se tivesse apenas três dias de visão?
(Revista Cérebro e Mente/ UEC. Disponível em: http://www.cerebromente.o rg.br/n16/curiosidades/hele n.htm. Obs: O texto sofreu adaptações)

Helen Keller (1880-1968), [nascida no Alabama, provou como deficiências sensoriais não impedem a obtenção do sucesso]. Uma mulher extraordinária, cega, surda e muda desde bebê [devido a uma doença diagnosticada como “febre cerebral” (acredita-se que era ‘escarlatina’)], nos chama a atenção para a apreciação de nossos sentidos, algo que normalmente não percebemos.

Apenas de posse do sentido do tato e uma perseverança inigualável, sob a orientação de Anne Sullivan Macy [sua professora, companheira e protetora], Keller pôde aprender a ler e escrever pelo método Braille, chegando mesmo a falar, por imitação das vibrações da garganta de sua preceptora, as quais captava com as pontas dos dedos. [A história do encontro entre as duas é contada na peça “The Miracle Worker” (William Gibson), que virou o filme “O Milagre de Anne Sulivan”, em 1962, e dirigido por Arthur Penn (em Portugal, “O Milagre de Hellen Keller”)].

O esforço de sua mente em procurar se comunicar com o exterior teve como resultado o afloramento de uma inteligência excepcional, considerada a maior vitória individual da história da educação. Ela foi uma educadora, escritora, [filósofa e conferencista] e advogada de cegos. Tinha muita ambição e grande poder de realização. Ao lado de Sullivan, percorreu vários países do mundo promovendo campanhas para melhorar a situação dos deficientes visuais e auditivos. É considerada uma das grandes heroínas do mundo.  A Srta. Helen alterou nossa percepção do deficiente.

*** Reflexões com base nos pensamentos de Hellen Keller

“As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas nem tocadas, mas o coração as sentem”.

- Por Vanusia Fernandes Lopes:

Hellen Keller não podia ver, porém tinha um coração sensível. Imagine ver uma bela paisagem ou conhecer um lindo lugar, com um coração amargurado? Nada fica lindo, nem belo. Porém, quando se experimenta o amor..., até o preto fica branco, o feio fica lindo. E isso, Hellen experimentou quando conheceu Anne Sulivan, que lhe ensinou tudo, como professora, e outras coisas, como grande amigas que se tornaram. Anne cuidou de Hellen com tanto amor, que ela foi capaz de realizar o sonho de entrar em uma universidade, de aprender três idiomas e até mesmo de falar. Por mais que seus olhos [Hellen] não pudessem ver, ela podia sentir o amor, o carinho, o respeito, a dedicação de uma vida anulada [Anne] para cuidar de outra vida, com certeza, esta é uma linda paisagem!

- Por Mônica Carvalho Fonseca:

Não é preciso ter ouvidos para ouvir, nem ter olhos para poder enxergar, tampouco ter voz para falar. Do que adiantaria tudo isso, se não utilizássemos cada sentido através do coração?  Só ele consegue expressar os mais belos e puros sentimentos, os mais doces e verdadeiros valores. E quanto ao amor, que também provém dele? Este supre todas as necessidades, ajuda-nos a superar limites e nos ensina acerca do genuíno valor da vida.

- Por Mariana Neves Ribeiro Gonçalves:

As coisas do coração é algo que o homem não pode entender, imaginar ou mesmo tocar... Por isso, aquilo que vem diretamente dele ♥, é lindo e precioso. Ao lermos essa frase, entendemos que as coisas materiais não se comparam com aquilo que o coração expressa e sente. É difícil mesmo, colocarmos em palavras. Assim também, temos o exemplo do nosso Senhor Jesus, que de maneira simples e maravilhosa, o sentimos com o coração.

- Por Elizabeth Ribeiro Valverde e Terezinha Maria da Silva Barros

Feliz é aquele que sabe fazer silêncio em meio ao tumulto cotidiano, pois quando se calam, podem perceber e sentir com o coração, as coisas mais belas do mundo, como a voz de Deus, a fé, o amor, a alegria, a esperança e a paz.

“Embora o mundo seja cheio de sofrimentos, ele também é cheio de superação”.

- Por Elaine Gomes Monsores:

Algumas pessoas, diante dos obstáculos, desanimam ao lutar e conquistar, param no meio do caminho e vivem se lamentando. Não amadurecem, só vivem... Já outras pessoas, tomam posições diferentes. Apesar do preconceito, da discriminação, da luta, das palavras contrárias, se enchem de fé e esperança e focam na visão, nos seus objetivos e vão em frente. Não param nem desistem. Estão sempre em busca de aperfeiçoamento. Não se intimidam com suas limitações, e se esforçam para alcançarem as vitórias. Sendo assim, são verdadeiros exemplos de força, vontade, perseverança e superação.

Evitar o perigo não é, em longo prazo, tão seguro quanto se expor ao perigo. A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada”.

- Por Jaqueline Mª Montes de Lima e Natalia Gonçalves Corrêa:

Subestimamos nossa capacidade e deixamos de alcançar objetivos maiores, acomodados na nossa “zona de conforto”, onde não corremos riscos, limitando nosso crescimento. Nossa capacidade vai além do que pensamos, embora não sabermos usá-la.

“Não há barreiras que o ser humano não possa transpor”.

- Por Lauremar Lopes Sampaio e Josiane A. Bernardo Teixeira:

Essa frase traduz o espírito de superação de Hellen. Nós que colocamos o limite de superar barreiras, o que é evidente, ante ao desânimo gerado pelas dificuldades. A vontade dela atingir o alvo foi muito superior ao que ela possuía de dificuldade, tornando possível o que não era aos olhos humanos.

- Por Elizabeth Ribeiro Valverde e Terezinha Maria da Silva Barros:

Deus é capaz de fortalecer e dar suporte a todos os seres humanos que Nele crerem, ainda que em meio à escuridão. E com Ele, são capazes de nela enxergarem raios de luz, assim, não perdendo a esperança. Por mais que se deparem com os obstáculos ou desafios, seguem em frente, sem perder jamais “o chão”. Ficam firmes na caminhada.

- Por Vanusia Fernandes Lopes:

Hellen Keller ultrapassou todos os limites, barreiras e dificuldades, e foi capaz de aprender a falar, cursar uma universidade, escrever vários livros e etc. Às vezes, por causa de uma mínima dificuldade, nós que consideramos ser “normais”, pensamos em desistir, seja por palavra de desânimo, por preguiça, por medo do novo ou por acharmos que não somos capazes. Hellen nos dá uma lição de vida e de coragem, de força e de perseverança, ela é um exemplo para todos nós. [Quando queremos algo e não temos capacidade de fazê-lo sozinhos, podemos pedir ajuda ao Senhor Jesus, e Ele nos dará coragem]. Não podemos deixar que nenhum empecilho nos pare ou nos faça desistir, por isso, precisamos ter olhos sensíveis para enxergar e ouvidos atentos para ouvir, temos que entender que as dificuldades e as barreiras servem para sermos provados, mas acima de tudo, para sermos vencedores.

“Não há melhor maneira de agradecer a Deus pela visão, do que dar ajuda a quem não possui”.

- Por Lauremar Lopes Sampaio e Josiane A. Bernardo Teixeira:

o Que foi dado por Deus, mesmo que pareça pouco, não é somente para o nosso proveito, mas devemos colocar a serviço Dele. Devemos ser gratos pelo que temos e usar nossos atributos em prol do outro. Hellen não podia enxergar com os olhos naturais, mesmo assim, através de suas atitudes, contribuiu positivamente para muitos cegos e surdos. Ela desenvolveu trabalhos nas instituições pelos quais pertenceu, que possibilitaram estimular portadores de necessidades especiais a buscarem superação.


“Nenhum pessimista, jamais descobriu os segredos das estrelas, nem viajou a uma terra inexplorada, nem abriu um novo céu para o espírito humano”.

- Por Cleodinalva Rodrigues S. Flores e Silvania Braga Silva:

Nos dias atuais, e nos diferentes lugares que passamos, encontramos pessoas que ainda são pessimistas e que não acreditam muito em seus objetivos e idéias de vida. Elas só vivem reclamando de tudo e de todos, achando que nada vai dar certo, apontando sempre dificuldades em cada momento. No entanto, se alguém tentar convencê-los de que acreditar nas coisas impossíveis é enxergar o sobrenatural de Deus, estes, porém, não lhe ouvirão, por preferirem acreditar que as coisas acontecem por acaso e por optarem em viver na absoluta razão do seu conhecimento: consideram ser uma verdade.
Dessa forma, todo pessimista atrai para si, coisas negativas, desilusões e até mesmo a depressão (causadora de males que afetam e prejudicam a vida das pessoas).  Nestes aspectos, todo pessimista jamais desejará procurar a luz para além do horizonte, ou sonhar algo favorável e fortalecedor. Ao contrário de tudo, o que passa na mente de um pessimista é desistir no primeiro momento, pois para ele é mais fácil do que ser corajoso, perseverante e persistente.  Saiba que é melhor acreditar, ainda que os nossos olhos não possam ver as coisas acontecerem. Devemos ter certeza de que um dia iremos conquistar os sonhos, os projetos de vida, e alcançaremos nossos ideais. É claro que, tendo muita fé e confiança em Deus, pois a Bíblia nos ensina que nunca devemos desistir, por mais difícil que seja a situação, porque Deus é sempre conosco.

“Nunca se deve engatinhar quando o impulso é voar”.

- Por Jaqueline Mª Montes de Lima e Natalia Gonçalves Corrêa:

A simplicidade da vida deveria ser mais desejada e desenvolvida. O ser humano se preocupa com o que é material, ou seja, aquilo que ele pode tocar ou ver, deixando de desfrutar do que realmente traz alegria, felicidade e amor e outros sentimentos que só o coração pode sentir, independente do auxílio das mãos e dos olhos.

- Por Danielle Leodat de S. Duarte Santos:

Tenho esperança de que vidas como a da Hellen, servem como inspiração, que nos impulsiona a voar cada vez mais alto, a fim de alcançar um bem maior, e de fazer a existência valer a pena.

- Por Mônica Carvalho Fonseca:

Muitas vezes, as limitações impostas em nossas vidas, já parecem estar embutidas em nós, talvez por uma deficiência natural ou adquirida por alguém. E isso, nos leva a um certo preconceito conosco, que até uma falta de apoio, pode nos fazer esquecer o que é voar, crescer, ousar, conquistar e ir além. Tais complexos, como por exemplo, os de inferioridade e incapacidade, nos pressiona a rastejar e acomodar, nos impedindo de dar o impulso para voar.

- Por Andressa Soares do Nascimento:

É muito comum, vermos na sociedade, as pessoas fazendo a obra de Deus [caridade], de qualquer maneira. Muitos têm condições de dar o melhor, mas ao contrário disso, oferecem uma coisa “mais ou menos” ao nosso Pai e muitos irmãos. Precisamos analisar as nossas vidas, a fim de enxergarmos se o que estamos fazendo é engatinhar. Uma vez, que o nosso impulso deve ser o de voar. Temos que pedir a Deus, que derrame em nós, a Unção de Ousadia, para fazermos não só o que está ao nosso alcance, mas também, o que aos nossos olhos parece impossível. Assim como o apóstolo Paulo, precisamos ter consciência de que podemos todas as coisas Naquele [Deus] que nos fortalece. Portanto, é de extrema importância, que façamos o melhor para o Criador, pois Ele não deu qualquer pessoa para morrer por nós, e garantir a vitória através da ressurreição; mas deu o seu único Filho Jesus, Ele deu o Seu Melhor, por nos amar, e nos tornou filhos como Ele.

- Por Vanusia Fernandes Lopes:

Engatinhar é um percurso da vida pelo qual passamos. Pois, para aprender andar, primeiro, é preciso engatinhar. Para tomar impulso do vôo, é necessário desprender-se do medo, das dificuldades, dos obstáculos colocados e, principalmente, do comodismo, que nos deixa estagnados e [que nos impedem] de experimentar o melhor. Todos temos capacidade, dons e talentos, tanto na vida [área] espiritual, quanto na secular [material]. [Devemos entender que] Deus nos criou para o melhor, Ele quer nos levar a lugares altos, temos que tomar posse disso, [assim como] Hellen Keller, que não permitiu que as suas limitações a impedissem de voar.

- Por Elizabeth Ribeiro Valverde e Terezinha Maria da Silva Barros:

Não devemos viver engatinhando, pois somos capazes de sairmos do “mundinho” que criamos, de abandonarmos a nossa “casca de proteção” e enfim, podermos voar tão alto como a águia. Deus nos habilita a conquistarmos o que de bom desejarmos. Ele nos ajuda a superar os nossos medos, a fim de contemplarmos as vitórias.

“O otimismo é a fé que leva à realização. Nada pode ser feito sem esperança ou confiança”.

- Por Cleodinalva Rodrigues S. Flores e Silvania Braga Silva:

Ao contrário do pessimista, o otimista é uma pessoa sempre corajosa, lutadora e perseverante, por acreditar e encarar sempre, o problema como algo possível de ser solucionado e nunca como barreira ou pedra no caminho. A sua visão vai além e o seu pensamento é muito positivo, pois tem em mente que todas as coisas impossíveis aos olhos humanos, são possíveis de serem concretizadas, desde que coloque a sua confiança em Deus, e não permita que o desânimo prevaleça em sua vida. Desse modo, o otimista supera todas as dificuldades, com muita fé e persistência, e não permite que pensamentos negativos dominem a sua mente. Ele é portanto, uma pessoa equilibrada e, acima de tudo, é vencedor, pois atrai para si tudo o que é bom, através das suas ações. O seu exemplo de vida, leva ao realizar de seus sonhos, pois a esperança que brilha no seu coração, se renova a cada dia. [Conclui-se então que para ser um otimista de sucesso, deve-se colocar a fé e a confiança em ação, diariamente].

- Por Mariana Neves Ribeiro Gonçalves:

Creio que o otimismo é a chave da realização, pois quando se entra numa guerra, já sabendo ou pensando que vai perder, suas chances são resumidas em atitudes sem garra, sem ânimo, sem esperança. Porém, aquele que acredita que é capaz, luta com amor, com garra, com ânimo e, no final, ainda que não receba o prêmio de vencedor, dentro de si, sabe que venceu, pois investiu tudo o que tinha.

“O resultado mais sublime da educação é a tolerância”.

- Por Elaine Gomes Monsores:

Isso não quer dizer que o tolerante se calará diante de uma situação [desagradável], mas sim, usará palavras certas para o momento. Dessa forma, terá o controle da conversa sem se exaltar. Vai saber usar as palavras de modo conveniente e moderada, mantendo um diálogo saudável.

“Podemos fazer tudo o que quisermos se formos perseverantes”.

- Por Andressa Soares do Nascimento:

Em alguns momentos da nossa vida, nos sentimos incapazes de fazer qualquer coisa. Observamos a vida das outras pessoas e parece que as coisas só dão errado para nós. Essa frase, chama muito a nossa atenção, pois nos leva a refletir que na verdade, o erro está em nós. É muito comum, acomodarmos com as circunstâncias da vida e acharmos que nada vai dar certo, ou seja, não somos perseverantes. Temos na Bíblia, o exemplo de uma mulher acometida por um fluxo de sangue intermitente, que queria ser curada. Aconteceu que Jesus a curou, mas para isso ocorrer, ela teve que ser perseverante, pois para alcançar o Mestre, era preciso romper a multidão que o seguia. Em um primeiro momento, ela poderia até ter pensado que não iria conseguir, mas a fé que ela tinha no coração, a fez perceber que poderia fazer o que quisesse, se fosse perseverante.

- Por Mônica Carvalho Fonseca:

Somos capazes de transpor barreiras, superar limites e frustrações, podemos nos livrar do medo e de tudo aquilo que nos faz recuar. Para isso, devemos dedicar e empenhar tempo suficiente para realizar os nossos sonhos, ainda que pareça impossível, tirando-os da mente ou do papel, e trazendo-os a vida.

- Por Cleodinalva Rodrigues S. Flores e Silvania Braga Silva:

A perseverança é um ponto crucial para obtermos uma vida com sucesso e feliz! Acredita-se que quando uma pessoa se torna perseverante, nenhum obstáculo que acontece no cotidiano, vai abalar ou enfraquecer a sua fé. O perseverante contagia todos que estão a sua volta e preenche o ambiente com muita certeza da sua conquista. Uma das razões de sermos perseverantes é, sabermos olhar sempre para o alvo e lutarmos para conquistar as metas, mesmo que tudo pareça tão difícil ou impossível de acontecer. Perseverar é algo que deve fazer parte das nossas vidas,a fim de alcançarmos vitórias. Assemelha-se com o otimista, que acredita na possibilidade das coisas darem certo, quando coloca a fé em ação, e insiste para que de fato, os sonhos sejam realizados.

“Quando uma porta da felicidade se fecha, outra se abre, mas costumamos ficar olhando tanto tempo para a que se fechou, que não vemos a que se abriu”.

- Por Bianka Rangel da Silva:

É triste testificar que nós somos assim, em diversos momentos, principalmente em relação a Deus. Pois quando pedimos a Ele para tomar conta das nossas vidas, nós continuamos a tomar as decisões por conta própria, e quando nos deparamos com portas fechadas, ficamos arrasados, tristes, presos e insistimos a Deus para abri-las. Leva um tempo para entendermos que talvez, essas portas não seriam as melhores para a nossa vida, e assim, nos revoltamos, pensando que Deus nos abandonou, e deixamos de perceber que outras foram abertas mais à frente. É admirável, a forma que a autora conseguia passar todo o seu conhecimento aos corações, daqueles que acreditavam e até aqueles que não acreditavam em Deus.

- Por Andressa Soares do Nascimento:

Quando estamos passando por algum momento difícil em nossa vida, o que mais fazemos é clamar a Deus para que Ele nos tire dessa situação. Porém, é muito comum, Deus mandar o socorro, e  não percebermos o agir de D’Ele.  Por mais que a situação pareça irreversível, temos que pedir a Deus que nos ajude a enxergar o socorro que Ele tem mandado. Muitas vezes, ficamos olhando para o passado, olhando para a situação do irmão que está ao nosso lado, e perdemos a chance de sermos felizes, através da porta que Deus está abrindo para nós.

- Por Lauremar Lopes Sampaio e Josiane A. Bernardo Teixeira:

Nós tendemos a olhar para os problemas e as circunstâncias, assim, não percebendo o que está em nosso redor. Hellen não deixou de ser vencida pelas portas da visão e audição que se fecharam, mas encontrou soluções nos sentidos que lhe restaram, e usou-os de forma tão plena, que foi capaz de buscar vôos inimagináveis, tão belos quanto os de alguém que possuía todos os sentidos preservados.

“Tenho andado com pessoas cujos olhos estão cheios de luz, mas que nada enxergam no mar ou no céu,, nem nas ruas da cidade, nem nos campos. Seria muito melhor navegar para sempre na noite da cegueira com consciência, sentimento e propósito, do que se contentar com o simples ato de enxergar. A única escuridão que não tem luz é a noite escura da ignorância e da insensibilidade”.

- Por Elaine Gomes Monsores:

Existem pessoas tão incessíveis que por terem o privilégio da visão, acham que sempre estão vendo tudo. Mas não saboreiam e nem aproveitam o que estão vendo. Olham, mas não enxergam, tem visão limitada por não ver com o coração. Perdem muito tempo olhando para si.

“Tenho o desejo de realizar uma tarefa importante na vida. Mas, meu primeiro dever, está em realizar humildes coisas como se fossem grandes e nobres...”

- Por Mariana Neves Ribeiro Gonçalves:

Muitas vezes, estamos preocupados em olhar e buscar a realização de feitos grandes, em deixar algo de valor para a sociedade e família, em construir grandes impérios (isso influenciados por um mundo consumista, que pensa em adquirir mais e maiores coisas). Infelizmente, esquecemos que pequenas atitudes colaboram para grandes atos, como a mulher que lavou os pés de Jesus, com o vaso de alabastro, e Ele disse que por causa daquele gesto (que muitos julgaram sem valor), ela seria lembrada por todo o mundo.

“Várias vezes penso que seria uma benção se todo ser humano, de repente, ficasse cego e surdo, por alguns dias, no princípio da vida adulta. As trevas o fariam apreciar mais a visão, e o silêncio lhe ensinaria as alegrias do som”.

- Por Bianka Rangel da Silva:

É impressionante, como esta autora tinha a inteligência e a sensibilidade aguçada, de maneira a escrever coisas simples e profundas, para despertar em nós, um senso para dádivas que ganhamos ao nascer e, muitas das vezes, não damos o menor valor. Somente aquele que não temo sentido da visão, que realmente poderia nos despertar para essa graça que Deus nos dá. Muitas vezes, olhamos para as pessoas e fazemos julgamentos, sem dar a elas uma oportunidade de conhecê-las melhor. Perdemos até a oportunidade de ficarmos calados para aprender a cantar, pelo ouvir do canto dos pássaros... Ou apreciar o som das crianças brincando, na janela de casa. Se pensarmos um pouco, vamos ficar com a mesma vontade de Hellen. Deus espera de nós, que sejamos cuidadosos e zelosos com o nosso corpo,  como também, nos preocupemos com o nosso próximo, que assim como nós, Ele também o separou para ser chamado de filho.

“Um olhar é, às vezes, a própria alma daquilo que se diz”.

- Por Bianka Rangel da Silva:

Esta frase me tocou profundamente, tanto pela sua simplicidade, como por sua profundidade. Pois, quando reflito sobre uma pessoa cega, que pode enxergar a alma de outras pessoas, percebo que é algo maravilhoso, uma vez que há pessoas que tem o sentido da visão, mas não possui tamanha sensibilidade para enxergar além. Logo, entendi como a Hellen ficou conhecida mundialmente: uma mulher surpreendente. Pois, em muitos momentos, as frases dela tocam os nossos sentimentos mais profundos, que outrora estavam adormecidos. Ela é uma heroína, por que mudou a forma de o mundo enxergar e acolher os portadores de necessidades especiais.


Querido(a) Leitor(a),

Que você possa ter boas reflexões através do que acabastes de ler.
Lembre-se, que a "superação" não é impossível de ser alcançada!!!
Conquiste-a, pois você é capaz!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores