segunda-feira, 23 de maio de 2011

REPORTAGEM: GLAUCOMA= TRATAMENTOS JÁ PERMITEM VIDA NORMAL

GLAUCOMA: TRATAMENTOS JÁ PERMITEM VIDA NORMAL
Gazeta de Tatuapé. 23-05-2011

Estimativas recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o crescimento de portadores de glaucoma de 60 milhões para 80 milhões de pessoas na próxima década no mundo. No Brasil, cerca de 2% da população é portadora e, em muitos casos, desconhecem e não tratam. Apesar da expectativa sombria, o tratamento para o glaucoma evoluiu bastante nos últimos anos, segundo a especialista do Hospital Oftalmológico de Brasília, a oftalmologista Hanna Flávia Gomes

Ela afirma que a maior parte dos portadores de glacoma necessita de tratamentos simplificados. "Com a evolução da indústria farmacêutica nessa área, hoje muitos pacientes conseguem controlar a pressão intraocular apenas com a utilização de colírios, sem submeterem-se a procedimentos invasivos", diz.

O glaucoma, ou neuropatia óptica glaucomatosa, explica a médica, é resultado do dano no nervo óptico determinado principalmente pela pressão intraocular inadequada. Os diversos tipos de glaucoma representam a segunda maior causa de cegueira no mundo, sendo a maior nos casos de perda irreversível de visão. Dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 2% da população brasileira é portadora de glaucoma, atualmente.

TIPOS

O glaucoma de ângulo aberto, o mais comum, ocorre quando a capacidade de produção de humor aquoso (líquido presente no interior do olho) é superior à habilidade de absorção. "Esse fenômeno aumenta o volume de líquido presente no olho e, por consequência, eleva a pressão intraocular. Esse tipo de glaucoma só apresenta sinais percebidos pelo portador depois de uma perda irreversível de 40 a 50% da estrutura do nervo óptico, pois começa a sentir a diminuição do campo de visão", explica Hanna. 

Já o glaucoma de ângulo fechado, ou agudo, ocorre quando a produção de humor aquoso no interior do olho é normal, mas o globo ocular não consegue absorver adequadamente o líquido. "A dor nos olhos é intensa, ocorre embaçamento visual, há visualização de halos coloridos em volta das luzes, vermelhidão ocular, dor de cabeça, náuseas e vômito", ilustra a médica.

TRATAMENTO

"O glaucoma não tem cura, tem controle", alerta a oftalmologista. Os tratamentos seguem uma linha de indicações. "Começamos pelo tratamento clínico, a base de colírios e medicamentos. Se o paciente não se adaptar ao método ou se não houver progresso, parte-se para as aplicações a base de laser. Se esse último também não surtir o efeito esperado, então as cirurgias são consideradas", esclarece.

A abordagem clínica, onde a utilização de colírios antiglaucomatosos e medicações orais são indicados, registrou uma grande evolução. O controle da pressão intraocular, com a utilização correta dos medicamentos (colírios) do glaucoma é suficiente na maior parte dos casos. A especialista constata que "a resposta dos medicamentos evoluiu tanto que inclusive pacientes que seriam caso cirúrgico estão conseguindo controlar o glaucoma com aplicação de colírios".

Segundo observa Hanna Flávia os pacientes portadores de glaucoma devem ficar atentos à utilização correta dos colírios. "O paciente não pode pingar os colírios em quantidade maior do que a indicada pelo médico, pois o remédio deixa de fazer o efeito desejado e passa a estimular o aumento da pressão intraocular, revertendo o resultado e piorando o quadro de glaucoma", adverte.

2 comentários:

  1. tenho glaucomo no angulo fechado diagnosticado a quase 1 mês, os oftamologistas senpre si espantam, com o fato de eu ser muito novo mesmo sendo genetica do meu avô, ja que esta avançando muito rapido, alguem pode me explicar o porque isso esta acontecendo comigo ja que pela minha idade, não era pra isso acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Posso lhe informar que o glaucoma pode ocorrer em todas as idades, e pode ser congênita, ou por um outro fator, como o genético, por exemplo. A evolução da doença pode ocorrer devido a fatores raciais, idade, sexo, e fatores predisponentes oculares e sistêmicos. Afim de tirar suas dúvidas, lhe indico o e-mail do Oftalmologista Dr. Walter Gomes Amorim Filho (perguntas@walteramorim.com.br), seu site (http://walteramorim.com.br) e seu contato (11)3044-2244 ou (11)30442223. Espero tê-lo ajudado... Minha Experiência: Não perca as esperanças, pois eu fui curada desta situação, eu confiei em Deus, busquei também ajuda de especialistas, e confirmaram com espanto que eu nada mais tinha. Na minha família houve casos dessa patologia, mas superei. Deus o abençoe e o ajude nesta situação!!!

      Excluir

Marcadores