sexta-feira, 6 de maio de 2011

ENTREVISTA: ATIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ GERA SAÚDE

ENTREVISTA: ATIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ GERA SAÚDE
(Por Enfª Patrícia Trasmontano)


Queridos leitores,
dedico esta entrevista a todos aqueles que estão vivenciando a gravidez,
tanto as “mamães” que estão gerando,
quanto aos “papais” que estão lendo este texto
para incentivar as suas amadas.



ATIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ GERA SAÚDE
(Por Enfª Patrícia Trasmontano)

Vivenciar a gravidez é um momento único, maravilhoso e incomparável...

Mas se cuidar, também, faz deste momento, ser agradável, prazeroso e saudável. Ainda há muitas dúvidas acerca da prática de atividades físicas durante o período da gestação e após à ela. Por isso, aproveitando o Dia Das Mães que se aproxima (08/05/2011), elaborei esta entrevista com um profissional capacitado a esclarecer mais sobre o assunto.

Conhecendo mais sobre o entrevistado:

O entrevistado de hoje é o Prof. Alan Barreto de Moraes, graduado em Licenciatura Plena e Bacharelado em Educação Física (UNIVERSO). Contato: (21) 9673-0262. E-mail: prof.alanbarreto@gmail.com.

Vamos a entrevista ???

1) O que é necessário para a gestante iniciar uma atividade física?

Para iniciar um programa de treinamento de atividades físicas regular voltado à gestante, primeiramente, ela deve realizar uma avaliação médica completa e receber orientações adequadas sobre quais atividades físicas podem ser realizadas, intensidade, a duração e freqüência, avaliando-se a relação psico-benefícios. A gestante, ainda deve ser bem orientada, quanto aos sintomas que indicam a necessidade de interrupção das atividades (exercícios). Reafirmo que o acompanhamento médico é fundamental e deve ser sistemático!!!

2) Em que período da gravidez a atividade física pode ser iniciada?

O período para iniciar uma atividade física é após os três primeiros meses de gravidez, para não interferir na formação do feto, bem como é necessário o repouso. Depois, com a liberação do médico que a acompanha, a gestante pode iniciar um programa de baixo impacto e de intensidade bem moderada.

*Caso a gestante já tiver um histórico de atividades físicas regulares bem antes de engravidar, não tem o “porquê” parar com tudo! Ela pode manter as suas atividades normais, sendo que deve seguir algumas restrições, como: intensidade de treino mais moderado. Mas, é necessário ter um educador físico ao seu lado, bem como supervisão médica.

**Já a gestante que não tinha um histórico de atividades físicas, deve, primeiramente, procurar o médico que a acompanha, a fim de conversar com ele sobre o interesse de praticar uma atividade física regular. Esclareço que não ter o hábito de realizar exercícios físicos, aumenta a possibilidade de restrições ao realizá-los.


3) Quais são os benefícios biopsicológicos para mãe e para o bebê?

Quando a gestação está normal e sem complicações, pode beneficiar tanto a mãe quanto o bebê. A mãe adquire melhorias cardiovasculares e respiratórias equilibradas, o que propicia ao feto, um ambiente favorável ao seu desenvolvimento. Além de outras vantagens como: redução de dores lombares, fadiga, depressão, ansiedade, obesidade e gordura corporal armazenada; viabiliza o equilíbrio postural; previne o diabetes e a hipertensão gestacional, entre outros. O bebê ainda é beneficiado quanto o aumento da tolerância ao estresse antes e depois do parto.

4) Que tipo de atividades físicas são indicadas para as gestantes?

* Atividades Aeróbicas: de baixo impacto, onde a FC (freqüência cardíaca) materna deverá ser mantida no limite máximo de 140 bpm (batimentos por minuto), ou respeitando a intensidade de 70% do vO2 máximo. Alerta: uma FC materna elevada durante os exercícios, pode causar um aumento na temperatura fetal, comprometendo assim, o desenvolvimento do feto.

* Atividades Contra-Resistência: devem ser mais moderadas como o de costume, devido às cargas de pesos que são utilizados nos exercícios. Avalie com o seu personal, quais aparelhos são permitidos e quais devem ser evitados.

* Atividades de Flexibilidade: podem ser mantidas normalmente, mas deve-se aumentar a amplitude dos alongamentos, sem forçar tanto. Nos alongamentos, deve ter uma grande atenção quanto a postura da gestante.

5) Qual é a importância de se ter o acompanhamento de um profissional especializado para esta finalidade?

Com o educador físico profissional ao seu lado, a gestante ficará mais confiante em realizar as atividades; durante a realização do exercício será monitorada quanto a FC e etc., por aparelhos específicos, onde os limites são pré-estabelecidos e, ao ser alcançado, o aparelho soará um alarme; terá estrutura para que as suas atividades sejam prescritas e realizadas de forma a obter uma melhor relação risco-benefício, garantindo a saúde do bebê.

6) É possível dar continuidade aos exercícios no pós-parto? Quais são as restrições?

Sim, mas só depois de uma avaliação médica e conseqüente liberação. Vale lembrar que a mãe deve seguir algumas orientações quanto: estar sempre próxima ao bebê para amamentá-lo, acariciá-lo e demonstrá-lo o seu carinho e afeto materno. A intensidade das atividades será aumentada conforme a recuperação da puérpera e as suas necessidades, de modo cauteloso.

7) Dê um conselho incentivador:

Gravidez não é desculpa para deixar de se cuidar! Pelo contrário, pode ser motivo de sobra para incentivar as mães a se cuidarem e manterem a saúde, a boa forma, o bem-estar e a qualidade de vida, tanto durante a gravidez, quanto depois do nascimento do bebê. Antes de iniciar qualquer atividade física, tenha sempre a motivação como aliada e não se esqueça de buscar boa orientação profissional. Seja Feliz !!!


MÃES!!!
CUIDEM BEM DA SUA SAÚDE
E DO SEU BEBÊ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores