sábado, 21 de maio de 2011

ENTREVISTA: ALONGAMENTO GERA SAÚDE PARA O CORPO E MENTE!!!

ALONGAMENTO GERA SAÚDE PARA O CORPO E MENTE
(Por Enfª  Patrícia Trasmontano)

Prezados Leitores,
Venho por meio desta entrevista incentivá-los quanto
ao “Alongamento”,
na prática de qualquer atividade física, como:
caminhar, trabalhar, brincar, exercitar...
É saudável, prazeroso, pode ser divertido quando
há interação com outras pessoas,
e promove a saúde de seus participantes.


Conhecendo mais sobre a entrevistada:
A entrevistada de hoje é a Profª. Juliana Ferreira Gomes, graduada em Licenciatura Plena de Educação Física (UNIVERSO) e pós-graduada em Psicomotricidade (UCAM). Contatos: (21) 92560722 e E-mail: jugomestere@hotmail.com .

Vamos a entrevista?

ENTREVISTA

1) Para que é indicado o alongamento?

 Com o passar do tempo, o alongamento se tornou uma forte e importante indicação de atividade física, tanto para a manutenção do corpo (músculos), quanto para melhorar a mobilidade das articulações. O corpo tende a elasticidade: durante a infância, apresenta-se mais maleável; com o passar dos anos, há uma significativa redução. Porém, é possível mantê-la, através da prática do alongamento (treino e estímulo), que propicia ao individuo o exercitar com segurança, independente dele ser sedentário, ativo ou condicionado.

2) Pode ser realizada em todas as idades?

Sim. O alongamento para o bem-estar do corpo e mente, pode ser usufruída por todas as idades (desde a infância até a terceira idade), sem restrições:

  • Criança: Possui o corpo mais maleável, devido as suas formações corporais, ao seu crescimento e desenvolvimento, o que torna as musculaturas mais favoráveis para a exploração de movimentos, como uma em uma simples brincadeira.
  • Jovem e Adulto: Sua formação e crescimento já se apresentam estabelecidos, logo, necessitam de cuidados maiores para a prática de qualquer exercício físico. Em especial, o alongamento contribui no treinamento, por promover aquecimento corporal, seja em uma partida de futebol ou até mesmo para iniciar a atividade de musculação, por exemplo.
  • Idoso: O corpo, no decorrer da vida, sofre perdas devido ao seu envelhecimento, o que é natural. Chegar a melhor idade mantendo-se saudável, não é tão difícil quanto parece. O alongamento é estritamente favorável para a melhoria da postura (reduz a cifose), e ainda, previne quanto ao risco de lesões e quedas (ao diminuir a rigidez da musculatura). Também, possibilita a flexibilidade e a execução dos movimentos que, anteriormente, o individuo possuía dificuldades ao realizá-los.

3) Quais são os benefícios físicos e psicológicos ao praticar o alongamento?

A prática do exercício físico beneficia o corpo em sua totalidade, ou seja, corpo e mente trabalham juntos em prol do bem-estar. O alongamento proporciona ao individuo uma melhor postura; maior amplitude articular (Ex: afastar as pernas ao máximo); possibilita uma respiração adequada; melhora a circulação sanguínea; previne quanto ao risco de lesões; favorece a coordenação de mentos; e outros. Um fator relevante a mencionar é: o trabalho de relação intrapessoal, que ocorre quando o individuo permite a si próprio o toque, o prazer de olhar para si, e entender-se através de suas facilidades e limitações.

4) Quando realizar o alongamento? Antes, durante ou depois de outros exercícios? Por quê?

O alongamento é tão importante quanto qualquer outra atividade, entretanto, a prática antes do treinamento apresenta controvérsias. A sua utilização é válida, pois o corpo para haver preparo, precisa do aquecimento, ou seja, caminhando, saltando, trotando, brincando ou alongando.
Alongar e manter o corpo, articulações, músculos e mente em bom estado não precisa de lugar nem momento. Logo, pode ser realizada antes, durante ou depois. Por quê não se alongar no escritório? Ou na praça enquanto os filhos brincam?
Já visto anteriormente, os benefícios que o alongamento proporciona ao individuo, ao realizá-lo pelo menos de cinco a dez minutos, podem mudar diversos aspectos no cotidiano e na própria saúde. Sentir-se bem é o desejo de todos, mas apenas obtém aqueles que optam por praticá-lo.

5)  Como fazer alongamento de modo seguro?

Toda e qualquer atividade física deve ser acompanhada por um profissional capacitado e registrado (CREF), a fim de orientar o modo correto e seguro de se exercitar.
Ao realizar qualquer movimento do alongamento, leve em conta o principio da individualidade de cada pessoa, ou seja, cada indivíduo possui maior ou menor flexibilidade. É bom sentir o músculo ser alongado, mas alcançar um limite que gere incômodo, é indicativo de parar com a atividade. Lembre-se que uma atividade para ser eficiente, não deve causar dor a ponto de ser insuportável, porém deve ser favorável e prazerosa.

6) Explique a parceria entre alongamento e psicomotricidade:

A necessidade que o corpo tem de se movimentar provém de estímulos recebidos que são correspondidos com uma ação.
  • O que é?
A psicomotricidade é o estudo do corpo em movimento tendo em vista o individuo como um todo, trabalhando os domínios cognitivo, motor e sócio-afetivo.
  • Como age no organismo?
As reações do corpo de mobilizam por fatores sentidos, ou estímulos de dentro para fora ou fora para dentro.
  • Quais os benefícios?
Os benefícios são inúmeros possibilitando a melhoria de diferentes habilidades, como: equilíbrio; lateralidade; coordenação motora fina e grossa; organização espacial e temporal (organizar-se no espaço e no tempo), entre outras.
  • Para que é indicado?
O trabalho conjunto do alongamento e a psicomotricidade oportunizam aqueles que se exercitam a conhecer melhor seu próprio corpo e a capacidade que o mesmo pode exercer, isto é “consciência corporal”.

7) Dê conselhos incentivadores:

Alongue-se levemente e sem pressa, segurando o local mencionado pelo professor que o orientou por cerca de 8 a 10 segundos, assim você poderá se prevenir quanto as lesões, obterá todos os benefícios citados anteriormente, amenizará estresses do dia-a-dia, e manterá seu corpo saudável e relaxado.

VOCÊ SABIA?

ü      Os autores apontam que a flexibilidade decresce com a idade, apontando para perdas mais acentuadas a partir de 30 anos, perdas associadas mais a falta de treinamento do que ao processo de envelhecimento;

ü      A má postura e a falta da flexibilidade estão interligadas. A menor amplitude de movimento articular, devido ao encurtamento e desequilíbrio do desenvolvimento muscular culminam a postura inadequada;

ü      O individuo ao se alongar potencializa seu treinamento, tendo em vista a musculatura com maior elasticidade e as articulações com maior amplitude de movimento, para melhor recrutamento das fibras musculares e prevenindo o encurtamento das mesmas.


☺☺☺ESPERO QUE VOCÊ APROVEITE ESSE CONHECIMENTO
SOBRE O ALONGAMENTO E A PSICOMOTRICIDADE,
E INVISTA NO SEU DIA A BOA PRÁTICA.
AFINAL, O “CUIDAR” GERA SAÚDE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores