sexta-feira, 6 de maio de 2011

NOTÍCIA: REDE UNIVERSITÁRIA DE TELEMEDICINA (RUTE)

Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora inaugura núcleo Rute
Agência CT, 05-05-2011

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) inaugurou, no dia 20 de abril, o 48º núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Instalado no Hospital da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o núcleo de telemedicina é dotado de equipamentos para conexão em banda larga que permite que a instituição se integre a outras unidades de saúde do país para o intercâmbio de informações em tempo real. Por meio de tecnologias da informação e comunicação, é possível realizar não só atividades de pesquisa e educação continuada em saúde, mas também avaliações remotas de casos clínicos e pré-diagnósticos a distância.

Participaram da cerimônia, realizada na unidade Santa Catarina, Alexandre Zanini, representando o reitor Henrique Duque; o diretor geral do HU, Dimas Augusto Carvalho de Araújo; o coordenador do Núcleo, Fábio Heleno Pace; a diretora de Ensino e Pesquisa do HU, Angela Gollner; o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina; o secretário municipal de Saúde de Juiz de Fora, Cláudio Reiff; o gerente regional de Saúde, Cláudio Reis; e o professor da UFJF e diretor-presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Campos Borges.

Além da comunidade acadêmica – que envolve docentes, técnico-administrativo, residentes, pesquisadores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação – o núcleo Rute do Hospital Universitário beneficiará a população de 90 municípios da Zona da Mata Mineira e do estado do Rio de Janeiro, região de abrangência da Instituição.

Formada por 158 instituições, a Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é apoiada pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). Coordenada pela RNP, a Rute apoia o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.
As próximas inaugurações estão marcadas para o dia 13/5, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), e para dia 20 de maio, no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores