sexta-feira, 27 de maio de 2011

NOTÍCIA: PADILHA DEFENDE PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS

Remédio Vital Deve Ser Liberado Mais Rápido Que Cosmético,
Diz Padilha
Olhar Direto, 24-05-2011

Ministro da Saúde compareceu a abertura de feria em São Paulo, político quer que Anvisa dê preferência aos medicamentos vitais.

O ministro da Saúde Alexandre Padilha defendeu nesta terça-feira (24) o papel da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para facilitar a liberação de remédios e equipamentos vitais. "É preciso ter um 'fluxo prioritário' de medicamentos, equipamentos e insumos", disse o ministro, que compareceu à abertura de uma feira internacional na área médica em São Paulo.

O evento também contou com as presenças do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano.

Padilha elogiou a recente admissão de Brabano ao posto máximo da agência e lembrou o compromisso com a aprovação prioritária para remédios importantes à população. "Um cosmético não pode ser vendido com a mesma velocidade que um medicamento para tuberculose", disse o ministro.

Defendendo a ideia de desonerar a saúde no país, Padilha negou que essa medida esteja necessariamente ligada à reforma tributária a ser apresentada pelo governo Dilma Rousseff. "Nosso objetivo é estabelecer medidas diretamente com o setor, como financiamentos por meio do BNDES, da Finep", afirmou o ministro.

"Queremos discutir a questão tributária. Recentemente, conseguimos reduzir em 48% o custo para aquisição de um remédio quimioterápico, em parte por conta da redução de ICMS", lembrou Padilha.

Vacinas

Durante o evento, o ministro da Saúde também destacou a posição do Brasil na fabricação de vacinas, citando o fato de que 96% das doses em circulação no país foram produzidas em solo nacional. "O Brasil pode assumir uma posição de destaque na área de construção de vacinas. Podemos produzir, por exemplo, para os milhões de africanos que não têm acesso [às imunizações]", completou Padilha.

Ministério Da Saúde Estuda Oferecer Alternativas De Crédito Para O Setor De Medicamentos
A Tribuna da Baixada Santista (SP), 24-05-2011
 
O Ministério da Saúde estuda oferecer alternativas de crédito para o setor de medicamentos e equipamentos médico-hospitalares por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A proposta faz parte de agenda de discussões para a formulação de uma política de financiamento para o setor. A informação foi dada pelo ministro Alexandre Padilha, que participou da abertura da 18ª Feira Hospitalar, na capital paulista.

"Uma agenda que estamos construindo para que o setor possa ter medidas de financiamento em situações favoráveis", afirmou. "Nós iremos discutir com o setor para poder induzir ainda mais a produção nacional", acrescentou. O ministro defendeu que o debate inclua discussões na área tributária com governadores e o Congresso. "Uma agenda tributária que possa ampliar o acesso a medicamentos, garantindo preços menores, interessa ao Ministério da Saúde", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores