segunda-feira, 20 de maio de 2013

NOTÍCIA: FAO RECOMENDA O CONSUMO DE INSETOS


FAO quer explorar potencial alimentício dos insetos
Da EFE - 13/05/2013.


Insetos são uma fonte importante e facilmente acessível de alimentos nutritivos e ricos em proteínas facilmente encontrados nas florestas.

Roma - A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) ressaltou hoje (13) que os insetos já são uma fonte de proteínas que faz parte da dieta de pelo menos dois bilhões de pessoas e que têm um potencial inexplorado não só como alimento, mas também como ração para gado.

Esta agência das Nações Unidas apresentou hoje em sua sede de Roma o relatório "Insetos Comestíveis: Perspectivas de Futuro para a Segurança Alimentar e Alimentação para o Gado", durante a Conferência Internacional sobre Florestas para Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece até a próxima quarta-feira.

Segundo o estudo, realizado em colaboração com a holandesa Universidade de Wageningen, os insetos são uma fonte importante e facilmente acessível de alimentos nutritivos e ricos em proteínas que são facilmente encontrados nas florestas. A coleta e criação de insetos, que, com cerca de um milhão de espécies conhecidas representam mais da metade de todos os organismos vivos classificados no planeta, podem gerar empregos e renda, até agora em nível familiar, mas também potencialmente em nível industrial.

"Não estamos dizendo que as pessoas devam comer animais", ressalta em comunicado divulgado pela FAO Eva Muller, diretora da Divisão de Economia, Políticas e Produtos Florestais da agência das Nações Unidas e co-autora do relatório. "O que dizemos é que os insetos são só um dos recursos brindados pelas florestas, e que se encontra praticamente inexplorado seu potencial como alimento, e, sobretudo, como ração".

A FAO lembra que os seres humanos já consomem no mundo mais de 1,9 mil espécies de insetos, sendo os mais utilizados os besouros, as lagartas, as abelhas, as vespas, as formigas, os grilos e os gafanhotos, que, por exemplo, têm mais conteúdo em ferro que a carne bovina. Além disso, a criação de insetos pode ajudar a evitar a exploração florestal, pois a produção de algumas espécies como o verme da farinha, que já são produzidos em nível comercial em alimentos para animais de estimação, zoológicos e para a pesca recreativa, poderia baixar os custos até tornar rentável a substituição da farinha de peixe na alimentação do gado.

Os insetos produzem, além disso, uma reduzida quantidade de emissões como metano, amoníaco, gases do efeito estufa e de estrume e podem ser utilizados para decompor os resíduos, ajudando nos processos de compostagem, que devolvem os nutrientes a terra e, por sua vez, reduzem os maus odores. As leis da maioria dos países impedem algumas destas práticas, sobretudo a alimentação dos animais com resíduos, estrume líquido e resíduos alimentícios, e, por isso, a FAO quer "pesquisar mais, especialmente no que diz respeito à criação de insetos aproveitando o vazamento de resíduos".

"As florestas contribuem ao sustento de mais de um bilhão de pessoas, incluídas muitas das mais necessitadas do mundo. As florestas proporcionam alimentos, combustível para cozinhar, forragem para os animais e renda para comprar comida", explica na nota o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva. "Os animais silvestres e os insetos são frequentemente a principal fonte de proteínas para a população nas zonas florestais, enquanto folhas, sementes, fungos, mel e frutas proporcionam minerais e vitaminas, garantindo uma dieta nutritiva", acrescenta Graziano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores