sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ARTIGO: DESCARTE E REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA

DESCARTE E REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA
(Por Enfª Patrícia Trasmontano)


Muitos bares, restaurantes, residências, hotéis e etc., ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.

Dados apontam que com 1 litro de óleo é possível contaminar 1 milhão de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra no processo de decomposição, o óleo lebera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Há muitos métodos de reciclar o produto: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

Se você se interessa em descartar corretamente o óleo de cozinha, indico a iniciativa da ONG ABAP (Ação Beneficente Amor ao Próximo), localizada em Niterói, RJ/Brasil, que atua através do Programa “Educação Ambiental: Coletando Óleo de Cozinha e Salvando o Meio Ambiente”, que recebe óleo de cozinha para reciclagem. Para maiores informações, entre em contato por meio do telefone: (21) 3477-7649.


Portal Amazônia, 05/06/2007

BRASÍLIA - Quando se pensa em reciclagem não se pode deixar de pensar no óleo de cozinha. Componente fundamental no preparo de alimentos, o descarte inadequado do óleo de cozinha tem graves implicações ao meio ambiente.

O óleo de cozinha quando jogado pelo ralo da pia, seguirá para as redes de esgoto, que são despejadas, em sua maioria, em rios e mares, poluindo estes locais com uma película que impede a passagem de oxigênio e, conseqüentemente, compromete a vida aquática.

Além disso, a consistência viscosa entope o encanamento, o que resulta na necessidade de trocas e reparos constantes nesta rede, explica Rui Dammenhain, diretor do INBRAVISA. Além disto , a presença de óleo contribui com a proliferação de vetores, como ratos e baratas, conclui Dammenhain. Por isto, o correto é armazenar o óleo usado um garrafas tipo pet e entregá-los para a reciclagem. Existem várias ONGs que cuidam desta reciclagem, e o óleo usado se transforma em matéria prima para fabricação de sabão caseiro.

RECEITA DO SABÃO CASEIRO

Se na sua cidade não existe ONG, aprenda a receita do sabão caseiro.


Ingredientes:

- 5 litros de óleo usado e coado
- 1 copo americano de fubá
- 500 ml de detergente líquido de coco
- 1 litro de soda cáustica líqüida
- 1 litro de água fervente

Modo de Preparo:

Em um balde grande, coloque o óleo coado, junte o fubá, o detergente, a soda cáustica e mexa bem. Depois de misturados acrescente a água fervente e continue mexendo por 40 minutos sem parar. Coloque a massa na forma e deixe descansar por 10 dias até endurecer. Se for colocar em um recipiente único, corte no formato desejado antes de a barra endurecer completamente.

Faça parte desta corrente,
contribua na Preservação da Natureza!!!

2 comentários:

  1. Achei muito interessante e válida essa ideia de reutilização de óleo de cozinha. visite nosso site: http://www.desentupidorahidrocuritiba.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Agradeço a participação aqui no Blog!

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir

Marcadores