quarta-feira, 18 de março de 2015

ARTIGO: GERAR ENERGIA - UMA SOLUÇÃO? SAIBA COMO



Em tempos de crise, gerar energia é a solução
(GreenPeace - Postado por Luciano Dantas - 12/10/201) 

 Image result for gerar energia

Mesmo com o enorme potencial que o Brasil possui, ainda faltam políticas públicas que favoreçam o cenário energético no país. 

Há dois anos o brasileiro já pode gerar sua própria eletricidade e, com isso, receber descontos em sua conta de luz, fazendo com que a economia e parte dos benefícios sejam sentidos no bolso pelo consumidor. Essa possibilidade veio com a regulamentação da resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que estabeleceu as condições gerais para a micro e minigeração renovável.

Gerar sua própria energia é algo que ganha ainda mais importância em um ano marcado pela estiagem e pela crise do setor elétrico, que eleva os custos da eletricidade e faz com que o cidadão pague mais por ela: em média, as tarifas de energia já subiram 30%. E com a perspectiva de entrarmos no quarto ano seguido de uma das estiagens mais severas que o país já enfrentou, a única certeza dada é que os aumentos continuarão.

No Brasil, já temos ao menos 289 sistemas instalados. Apesar de pequeno para o potencial do país, houve um crescimento de mais de 100% em relação ao número do ano anterior (131). O crescimento do número de sistemas confirma o interesse dos brasileiros nas energias renováveis. “Para que esse número seja ainda maior, é preciso que o governo melhore as condições da microgeração, com criação de linhas de crédito para a aquisição dos sistemas e desoneração do ICMS incidente na conta do microgerador”, afirma Bárbara Rubim, da campanha de Energias Renováveis do Greenpeace Brasil.

ACESSE A CARTILHA: Para ajudar a disseminar essa possibilidade ao consumidor, o Greenpeace publicou uma cartilha com os passos que devem ser tomados por aquele que deseja ter um sistema em uma casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores