sexta-feira, 21 de abril de 2017

ARTIGO: DESABAFO SOBRE O JOGO BALEIA AZUL/ BLUE WHALE E O SUICÍDIO

DESABAFO SOBRE O JOGO BALEIA AZUL/ BLUE WHALE E O SUICÍDIO
(Por Patrícia Trasmontano - Do Blog Gera Saúde)


Resultado de imagem para reportagens sobre o jogo baleia azul BLUE

Olá Prezados Leitores,

Como uma enfermeira, profissional de saúde, que ama cuidar e orientar cuidados, venho por meio deste artigo derramar as minhas lágrimas e desabafar a minha dor pelas vidas que estão sendo perdidas; a minha indignação com os criadores e "curadores" deste desafio Baleia Azul/ Blue Whale; e a minha preocupação com as famílias que não estão enxergando e/ ou se importando com o sofrimento vivenciado por suas crianças, adolescentes e jovens.

SOBRE

O Portal Exame da OAB (Abril/ 2017) cita que, o jogo teve início na Rússia, aproximadamente no ano de 2015; e que cerca de 130 jovens já teriam cometido suicídio em razão do jogo, cujas orientações partem de uma pessoa denominada de "curador".

Segundo o Jornal O Globo (20/04/17), o jogo consiste em uma série de 50 desafios diários, enviados à vítima por um curador. Há desde tarefas simples como desenhar uma baleia azul numa folha de papel até outras muito mais mórbidas, como cortar os lábios ou furar a palma da mão diversas vezes. Em outra tarefa, o participante deve "desenhar" uma baleia azul em seu antebraço com uma lâmina. Como desafio final, o jogador deve se matar. O "curador" é quem envia ao participante do jogo os 50 desafios que ele deve cumprir diariamente até chegar ao suicídio.

É totalmente inaceitável, nós, pais, mães, irmãos, amigos e cidadãos de bem, ficarmos apenas perplexos e não fazermos nada quanto a isso! É urgente cobrar atitudes das autoridades para combater estes crimes que assolam não apenas o Brasil, mas outros países ao redor do mundo. Tudo é uma questão de tempo para aparecer mais casos, se não agirmos imediatamente!

Conforme a Revista Veja (20/04/17), aqui no Brasil, oito estados já emitiram alertas policiais e de saúde sobre fenômeno que pode levar ao suicídio; deputados devem ouvir Facebook, Unicef e Youtuber, em uma audiência pública a ser realizada na Câmara (Proposta do Deputado Sandro Alex/ PSD-PR).

Resultado de imagem para reportagens sobre o jogo baleia azul BLUE

RECOMENDAÇÕES

Convoco a todos para integrarem ações de combate a este mal, que tem assolado os imaginários e corações do público infanto-juvenil. E que fiquemos alertas! Pois de acordo com a Revista Época/ Negócios (20/04/2017), as autoridades recomendam às famílias a monitorarem o uso da internet dos filhos, frequentarem suas redes sociais, observarem comportamentos estranhos e, sobretudo, conversarem e conscientizarem os adolescentes a respeito das consequências de práticas perigosas. Com os jovens que apresentam tendência à depressão, a atenção deve ser redobrada, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul.


Temos que ter a consciência que não é apenas um "desafio" que está roubando a vida de muitas pessoas, mas transtornos mentais não observados e/ ou tratados, que estão induzindo a busca pelo encorajamento ao suicídio.

BUSQUE AJUDA!!!

Querido leitor, caso você tenha se identificado com este artigo; se você está vivenciando um sentimento que te motiva buscar a morte; ou se você conhece alguém que precisa de ajuda neste aspecto, segue alguns links úteis para buscar socorro:

- CVV (Centro de Valorização da Vida)

Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias. LIGUE 141 ou ACESSE: http://www.cvv.org.br/

- ABEPS (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio)

Informações sobre a temática, materiais de estudo, notícias, congressos, artigos e outras ações, ACESSE: http://www.abeps.org.br/prevencao/

- Linhas Telefônicas de Prevenção do Suicídio ao Redor do Mundo

As linhas de combate ao suicídio ajudam as pessoas que precisam. Entre em contato com uma linha direta caso necessite de ajuda para você mesmo ou caso precise de suporte para ajudar um amigo. Caso esteja preocupado com algum amigo, por favor o encoraje a também entrar em contato com a linha direta.

CARTILHAS COM ORIENTAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Caro profissional de saúde, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em uma ação inédita com o Conselho Federal de Medicina – CFM, firmaram parceria para combater os altos índices de suicídio no Brasil. Segundo dados 17% das pessoas no Brasil já pensaram, em algum momento, em tirar a própria vida. Por isso, as duas entidades se empenharam em criar uma cartilha para orientar os médicos e profissionais da área de saúde em casos de tentativa de suicídio ou para identificarem possíveis casos em seus pacientes. A cartilha foi uma iniciativa do Conselho Federal de Medicina, representado pelo vice-presidente Emmanuel Fortes e pela Comissão de Estudos e Prevenção de Suicídio – ABP.

A cartilha “Suicídio: informando para prevenir” fala sobre como abordar um paciente, explica de que forma as doenças mentais podem estar relacionadas ao suicídio, os fatores psicossociais e dados atualizados sobre o tema. Conheça e compartilhe a cartilha “Suicídio: informando para prevenir”: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14

O Ministério da Saúde, também lançou um manual que orienta sobre Prevenção do Suicídio, voltado para profissionais de saúde e equipes de saúde mental, ACESSE: http://www.cvv.org.br/downloads/manual_prevencao_suicidio_profissionais_saude.pdf

Resultado de imagem para vida feliz

VAMOS NOS UNIR A FAVOR DA VIDA!!!
VAMOS GERAR SAÚDE!!!

4 comentários:

  1. Boa tarde,

    Felizmente a realidade deste jogo veio à tona, conscientizando a população das consequências desastrosas que traz à vítima e sua família.

    A melhor forma de prevenção é a conscientização, deixando todos cientes dos malefícios que este "jogo" traz.

    Ótimo texto Patrícia! Parabéns!

    Abraço de seu amigo, Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Amigo,

      É sempre um prazer tê-lo aqui no Blog.

      Grata pela percepção e sinceras palavras.

      Bjs!!!

      Excluir
  2. Bom dia, Paty!

    Adorei o desabafo! Foi muito enriquecedor! Concordo com você, e devemos nos preocupar mais com nossos jovens.Temos que conversar, aproximar, observar, acompanhar nossos jovens no cotidiano. Parabéns por mais uma informação importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga,

      Me alegrou sua presença aqui.

      Como profissionais de saúde, temos que gerar vida e cuidar.
      Vamos passar adiante estas informações e ajudar a quem precisar!!!

      Grata pelo elogio!
      Bjsss!!!

      Excluir

Marcadores