segunda-feira, 7 de agosto de 2017

CAMPANHA: HARPA PARA CRIANÇAS DO ESPAÇO CULTURAL GROTA/ NITERÓI - RJ

PROJETO “UMA HARPA PARA A GROTA”
(Por Gustavo Jiménez)



SOBRE AS AULAS DE HARPA             

Gustavo Jiménez é um harpista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluiu seus estudos em 2013 na classe da professora Cristina Braga, referência no cenário brasileiro e internacional. Em 2014, Gustavo foi convidado para dar aulas em um projeto social no sul do Brasil, na cidade de Jaraguá do Sul - SC. Durante quase 3 anos, Gustavo esteve a frente do departamento de harpas da Sociedade Cultura Artística, a instituição com a maior quantidade de harpas na America Latina, onde desenvolveu seu trabalho iniciando mais de 30 alunos nos estudos de harpa, além de desenvolver um trabalho com o Grupo de Harpas da SCAR, o maior Harp Ensamble do país.

Retornando ao Rio de Janeiro, em 2017, Gustavo procurou Márcio Selles e Lenora Mendes, seus primeiros professores de música, para desenvolver as aulas de harpa na Grota.

Desde março deste ano, Gustavo esteve lecionando harpa para 8 alunos do projeto social da Grota e durante vários meses, esteve transportando sua própria harpa para poder realizar o trabalho com os alunos. Como qualquer aprendizado em música, além da realização das aulas é necessário que os alunos pratiquem o que foi feito durante as lições para poderem se aperfeiçoar, mas infelizmente os alunos não possuem um instrumento no Espaço Cultural da Grota para poderem praticar e se aperfeiçoar ainda mais, e aí que você, que está lendo esse texto agora, pode nos ajudar!

SOBRE O ESPAÇO CULTURAL DA GROTA

O projeto social do Espaço Cultural da Grota é um dos mais conceituados da cidade de Niterói - RJ e atende a jovens e crianças da comunidade da Grota do Surucucu. Este projeto de ação social teve início na década de oitenta, quando Otávia Paes Selles, professora aposentada, resolveu ajudar as crianças da comunidade que apresentavam dificuldades na escola com aulas de reforço escolar.

Em 1995, Otávia pediu ao seu filho Márcio Paes Selles, músico, que desse aulas de música, e foi então que começou a ensinar flauta doce, violino, viola e violoncelo. Em 1998, após o falecimento de Otávia, Márcio e sua esposa Lenora Mendes assumiram a direção do trabalho, formando o núcleo do que mais tarde seria a Orquestra de Cordas da Grota.

O objetivo inicial era apenas transmitir conhecimento musical, mas junto com a música foram conquistadas apresentações no país e no exterior (Portugal, Nova Iorque, Panamá, Nicarágua, Costa Rica, Honduras e Belize), geração de renda e a perspectiva de um futuro melhor.

Com o trabalho foram adquiridos reconhecimentos e premiações: a Orquestra, em 2004, e o projeto Multiplicando Talentos, em 2006, receberam o Prêmio Cultura Nota 10 do Governo do Estado do Rio de Janeiro; o Prêmio de Direitos Humanos Aluisio Palhano – PMN, em 2005. Foi também semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef e Todos pela Educação, em 2007. Em 2008 recebeu o Título de Utilidade Pública concedido pela Prefeitura de Niterói, e logo depois o Prêmio da Cultura 2009 – Música Erudita e o reconhecimento como Ponto de Cultura pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em 2010, tornou-se Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói. Em 2011, foi reconhecido como Utilidade Pública Federal. Em 2012 recebeu o Prêmio da Cultura do Estado do Rio de Janeiro como Empreendedor Social, e em 2013 teve sua metodologia reconhecida como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

Hoje, o Espaço Cultural da Grota pretende ser referência de cultura em Niterói, oferecendo diversas atividades ao público. Funciona de segunda-feira a sábado, na Rua Vereador Otto Bastos, 23, em São Francisco, Niterói – Rio de Janeiro.


CONTRIBUIÇÕES:

- Acesse Vaquinha Virtual: https://www.catarse.me/umaharpaparaagrota
- Site Oficial: http://ecg.org.br/

ENDEREÇO E CONTATO: 

- Endereço: Rua Otto Bastos n° 23, Grota do Surucucu, São Francisco, Niterói/ RJ, Brasil.
- Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, de 9h às 17h; sábado de 9h às 12h
- Tel: (21) 9178-0001 / 9463-7203
- Contato: contato@ecg.org.br
- Assessoria de Comunicação: imprensa@ecg.org.br

APOIE ESTA NOBRE CAUSA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores