terça-feira, 14 de março de 2017

AÇÃO SOCIAL: CRUZ VERMELHA - INTERNACIONAL E BRASILEIRA

Comitê Internacional da Cruz Vermelha

(Por Patrícia Trasmontano, para o Blog Gera Saúde - Adaptado de irc.org e cruzvermelha.org)

Image result for cruz vermelha internacional

Sobre

Fundado em 1863, o CICV trabalha no mundo todo para levar assistência humanitária às pessoas afetadas por conflitos e pela violência armada e para promover as leis que protegem as vítimas da guerra. É uma organização independente e neutra e o seu mandado se origina essencialmente das Convenções de Genebra, de 1949. Com sede em Genebra, Suíça, a organização tem cerca de 14 mil colaboradores em 80 países e é financiada principalmente por doações voluntárias dos governos e das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Mandato e missão do CICV


O trabalho do CICV tem como base as Convenções de Genebra de 1949, os seus Protocolos Adicionais, os seus Estatutos – assim como os do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho – e as resoluções das Conferências Internacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. O CICV é uma organização independente e neutra que assegura a proteção humanitária e a assistência às vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência. Toma iniciativa em resposta a emergências e, ao mesmo tempo, promove o respeito ao Direito Internacional Humanitário (DIH) e a sua implementação na legislação nacional de um país.


Para proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados e violência e para levar assistência”.


Declaração da Missão do CICV


O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma organização imparcial, neutra e independente, cuja missão exclusivamente humanitária é proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados e outras situações de violência, assim como prestar-lhes assistência.
O CICV também se esforça para evitar o sofrimento por meio da promoção e do fortalecimento do direito e dos princípios humanitários universais.

Saiba mais em:



Cruz Vermelha Brasileira


Image result for cruz vermelha internacional


Sobre


A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.


Contatos:

- Endereço: Praça da Cruz Vermelha, 10, Centro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
- Tel: +55 (21) 2507 33 92


Saiba mais em:





PARTICIPE, CONTRIBUA, ABRACE ESTA CAUSA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores