segunda-feira, 6 de novembro de 2017

NOTÍCIA: OBSERVATÓRIO NACIONAL DE CLIMA E SAÚDE - BRASIL

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE CLIMA E SAÚDE
(Por Clima Saúde/ ICICT-FIOCRUZ)

Resultado de imagem para OBSERVATÓRIO NACIONAL DE CLIMA E SAÚDE

De olho nas mudanças climáticas e seus efeitos na saúde humana, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), juntamente com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), estão à frente do Observatorium, um projeto que reúne e conjuga informações de diversas naturezas com o objetivo de facilitar a análise da relação entre clima e saúde

Para tal são necessários dados ambientais, climáticos, epidemiológicos, socioeconômicos e de saúde pública. Estes dados são coletados e disponibilizados por diferentes instituições, porém de maneira dispersa, o que dificulta a sua análise de forma integrada. 

Nesse sentido, o Obervatorium atua como um mediador, disponibilizando, de forma livre e gratuita por meio de um site interativo, um grande conjunto de dados, estudos, metodologias e resultados. 

Essas informações possibilitam alertar e acompanhar situações de emergência na saúde geradas por eventos climáticos, além de permitir acompanhar tendências a longo prazo das mudanças ambientais e climáticas.

Além de permitir o acesso integrado a dados, o Observatorium realiza estudos para a identificação dos padrões climáticos e seus efeitos sobre a saúde. 

Para a realização destas análises foram definidos temas prioritários agrupados a partir do binômio saúde-ambiente:

- O impacto de ondas de calor, inundações e secas sobre a saúde;
- A expansão das áreas de transmissão de doenças transmitidas por vetores;
- A crise da água e o aumento da incidência de doenças de veiculação hídrica;
- A potencializarão do efeito da poluição atmosférica sobre as doenças respiratórias.


O Observatorium direciona os seus esforços para três grupos prioritários: 

- Os pesquisadores, que encontram em um só lugar um conjunto de variáveis antes contidas em diferentes bancos de dados; 
- Os gestores, no auxílio à tomada de decisão; 
- A sociedade civil, por meio da troca de informações que deve, de forma recíproca, contribuir para difundir o conhecimento acerca dos fenômenos climáticos e seus efeitos na saúde. 

Nesse sentido, o Observatorium é um espaço interativo que permite a participação dos cidadãos por meio da postagem de informações potencialmente relevantes sobre clima e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores