quarta-feira, 13 de maio de 2015

LEGISLAÇÃO: PRIORIDADE ESPECIAL PARA IDOSOS MAIORES DE 80 ANOS



CCJ aprova prioridade especial entre os idosos para pessoas com mais de 80 anos
(Rádio Câmara/ Rádio Agência. Reportagem: Marcello Larcher - 07/05/2015)

 Image result for idoso 80 anos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (6) um projeto (PL 3575/12) que concede prioridade especial entre os idosos para pessoas com mais de 80 anos.

Pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), têm direito a tratamento prioritário pessoas com 60 anos de idade ou mais.

A proposta determina, expressamente, que os maiores de 80 anos terão prioridade em processos judiciais e nos atendimentos de saúde, exceto em emergências, onde a ordem de prioridade deve ser decidida por profissionais de saúde.

Há mais de três milhões de brasileiros acima dos 80 anos.

Para a relatora da proposta, deputada Maria do Rosário (PT-RS), a medida é importante porque cada vez mais brasileiros estão ultrapassando os 70 anos. "É para um momento em que cada vez mais acima de 60 anos nós vamos chegar à maioria da população. Então, priorizar os mais idosos, seja no procedimento judicial, seja nas políticas públicas de modo geral, é fundamental para a qualidade de vida que a gente tem de ter. Viver mais é muito bom, mas viver com mais qualidade também é ainda melhor."

A expectativa média de vida dos brasileiros hoje é de 72 anos para os homens e de 75 para as mulheres, mas há mais de três milhões de pessoas com mais de 80 anos no Brasil.

A proposta de prioridade entre os idosos para pessoas com 80 anos em julgamento de processos judiciais e nos atendimentos de saúde vai para análise do Senado, se não houver recurso para votação em Plenário na Câmara.

Rádio Câmara - Disque-Câmara: 0800 619 619.

2 comentários:

  1. Não entendi nada, afinal qual a vantagem de ter mais de 80 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      Neste caso, se aplica prioridade em processos judiciais e nos atendimentos de saúde, exceto em emergências; se comparado aos idosos de faixa etária abaixo de 80.

      Ou seja, terá mais prioridade aquele que tiver mais de 80 anos, do que aquele que está na faixa dos 60 ou 70. É como se eles estivessem classificado a "terceira idade" em níveis de prioridade para atendimento.

      Acredito que um advogado poderá te dar melhores esclarecimentos.

      Faça valer seus direitos.
      Grata pela participação!!!

      Excluir

Marcadores