quarta-feira, 13 de maio de 2015

REFLEXÃO: DAR AS MÃOS, SEGUNDO BOB MARLEY



"Se todos nós dermos as mãos,
quem sacará as armas?"
 

Image result for se todos nós dermos as mãos quem sacará as armas

(Bob Marley)

REPORTAGEM: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE - 2015



Postos de saúde iniciam hoje vacinação contra a gripe
(Por Paula Laboissière, da Agência Brasil - 04/05/2015. OBS: Foi alterado o tempo verbal das palavras)

 Image result for CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE - 2015

A meta do governo é vacinar 39,7 milhões de pessoas contra a gripe.

Brasília – Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país iniciaram (4) a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Serão disponibilizados 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, totalizando 39,7 milhões de pessoas.

Devem ser vacinadas crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem se dirigir aos postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

No sábado (9), foi feito o Dia D de mobilização nacional. Os postos ficaram abertos para facilitar o acesso dos que não conseguiram ir às unidades em dias de semana. A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 22 de maio.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas, com pneumonias, que buscam atendimento em hospitais e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, ao tossir ou ao espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e objetos contaminados.

Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

REFLEXÃO: DIA DAS MÃES - TODOS OS DIAS!



As Prezadas Leitoras,

Você que é uma mamãe que concebeu seu filho, ou que é uma mamãe que abriu o seu coração para acolher à muitos filhos, 
esta homenagem é para vocês! 
Pois dia das mães é todo dia, toda hora, de múltiplas formas, 
e em qualquer lugar!!!

Um abraço do Blog Gera Saúde!!!

 

Obrigado, Mãe
(Intérprete: Cristina Mel)

"Sua benção, mãe
Deus te abençoe, minha filha
Te amo muito
Deus te abençoe"

Sabe, mãe
Hoje eu peguei você ajoelhada
Falando com Deus
Agradecendo pela benção de filhinha
Que um dia Ele lhe deu
Para alegrar seu coração nos dias seus

Sabe, mãe
Ainda estava em sua barriga e já sentia amor
Até a música que mais gostava
Eram as batidas do meu coração
Embalando o seu sono e as emoções

Mas, sabe mãe
É você a maior benção que alguém já pode ter
Já sei falar, andar, brincar e ainda sou o seu bebê
Obrigado, mamãezinha, pelas noites mal dormidas

Obrigado, mãe
Pra me fazer feliz você até virou menina
Rola comigo entre os meus brinquedos e me ensina
Que o melhor presente que eu ganhei da vida foi você

Mas, sabe mãe
É você a maior benção que alguém já pode ter
Já sei falar, andar, brincar e ainda sou o seu bebê
Obrigado, mamãezinha, pelas noites mal dormidas

Obrigado, mãe
Pra me fazer feliz você até virou menina
Rola comigo entre os meus brinquedos e me ensina
Que o melhor presente que eu ganhei da vida foi você.

LEGISLAÇÃO: PRIORIDADE ESPECIAL PARA IDOSOS MAIORES DE 80 ANOS



CCJ aprova prioridade especial entre os idosos para pessoas com mais de 80 anos
(Rádio Câmara/ Rádio Agência. Reportagem: Marcello Larcher - 07/05/2015)

 Image result for idoso 80 anos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (6) um projeto (PL 3575/12) que concede prioridade especial entre os idosos para pessoas com mais de 80 anos.

Pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), têm direito a tratamento prioritário pessoas com 60 anos de idade ou mais.

A proposta determina, expressamente, que os maiores de 80 anos terão prioridade em processos judiciais e nos atendimentos de saúde, exceto em emergências, onde a ordem de prioridade deve ser decidida por profissionais de saúde.

Há mais de três milhões de brasileiros acima dos 80 anos.

Para a relatora da proposta, deputada Maria do Rosário (PT-RS), a medida é importante porque cada vez mais brasileiros estão ultrapassando os 70 anos. "É para um momento em que cada vez mais acima de 60 anos nós vamos chegar à maioria da população. Então, priorizar os mais idosos, seja no procedimento judicial, seja nas políticas públicas de modo geral, é fundamental para a qualidade de vida que a gente tem de ter. Viver mais é muito bom, mas viver com mais qualidade também é ainda melhor."

A expectativa média de vida dos brasileiros hoje é de 72 anos para os homens e de 75 para as mulheres, mas há mais de três milhões de pessoas com mais de 80 anos no Brasil.

A proposta de prioridade entre os idosos para pessoas com 80 anos em julgamento de processos judiciais e nos atendimentos de saúde vai para análise do Senado, se não houver recurso para votação em Plenário na Câmara.

Rádio Câmara - Disque-Câmara: 0800 619 619.

Marcadores