sexta-feira, 27 de novembro de 2015

ARTIGO: A MICROCEFALIA E O CASO BRASILEIRO

Saiba o que é e o que causa a microcefalia
(Por Camila Kosachenco - Diário Catarinense 25/11/2015)

  
Em coletiva realizada na manhã desta terça-feira, em Brasília, o Ministério da Saúde apresentou os números referentes aos casos de dengue, chikungunya, zika e microcefalia no país. Os dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice Aedes aegypti (LIRAa). 

De acordo com a pasta, há 739 casos suspeitos de microcefalia, má-formação que faz com que o cérebro não se desenvolva corretamente. De acordo com o ministro, há 90% de chance de as ocorrências da condição terem relação com zika vírus, doença que, assim como a dengue e a chikungunya, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em Santa Catarina, ainda não foi registrado nenhum caso de zika e não há casos de microcefalia em investigação pelo Ministério da Saúde.  

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O QUE É A MICROCEFALIA? 

É uma má-formação congênita que faz com que a cabeça de um recém-nascido meça menos de 33 centímetros, o que significa que o cérebro não se desenvolveu da maneira correta. Após o nascimento, os bebês são submetidos a três exames de rotina, segundo o neonatologista do Hospital São Lucas da PUCRS Manoel Ribeiro. Um deles consiste em medir o perímetro encefálico da criança. 

O QUE OCASIONA A MICROCEFALIA? 

A condição pode ser ocasionada por diversos fatores, como substâncias químicas que a mãe ingere durante a gestação ou quando é infectada por bactérias e vírus. Conforme Ribeiro, as causas mais comuns são a toxoplasmose e a rubéola.

HÁ SEQUELAS?

Como o cérebro não se desenvolve, há um risco muito grande de a má-formação refletir em quadros de retardo mental ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor da criança. 

HÁ TRATAMENTO? 

Não existe tratamento, mas é possível minimizar as sequelas com acompanhamento pediátrico e neurológico. 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO? 

Ribeiro afirma que a microcefalia só pode ser diagnosticada após o nascimento. Durante o pré-natal, exames como ecografia, por exemplo, são capazes de apontar uma alta probabilidade para a má-formação. 

QUAIS ESTADOS REGISTRAM O MAIOR NÚMERO DE CASOS DE MICROCEFALIA? 

Segundo dados divulgados ontem, Pernambuco tem 487 casos suspeitos. Paraíba, 96; Sergipe, 54; e Rio Grande do Norte, 47. Ao todo, são 739 casos suspeitos em todo o Brasil. 

ESTÁ CONFIRMADO QUE O ZIKA VÍRUS É O CAUSADOR DO AUMENTO DE CASOS DE MICROCEFALIA NO PAÍS? 

Não. No entanto, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que as chances de o vírus estar relacionado com o surto de microcefalia são de 90%. Os casos estão sendo investigados. A única evidência concreta até agora foi o genoma do vírus encontrado em duas gestantes da Paraíba que tiveram confirmação de microcefalia. 

QUEM É O TRANSMISSOR DO ZIKA? 

O mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a chikungunya. 

SAIBA O QUE FAZER

A zika, a dengue e a chikungunya são doenças virais transmitidas exclusivamente pela picada do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão entre pessoas.

ONDE PROCURAR AJUDA?

A orientação é se deslocar até uma unidade de saúde assim que uma pessoa apresentar sintomas de qualquer uma das doenças.

COMO COMBATER AS DOENÇAS?

O controle é feito com o extermínio do mosquito Aedes aegypti. Ele se desenvolve em locais com água parada. É fundamental o envolvimento da população para evitar sua proliferação. Para isso, recipientes que acumulam água devem permanecer fechados ou com a boca virada para baixo. Também é imprescindível autorizar a entrada dos agentes de combate à dengue em casa. Eles usam uniforme e são devidamente identificados.

COMO OCORRE A CONTAMINAÇÃO?

O mosquito pica uma pessoa com um dos vírus e é infectado. Ao picar outra pessoa, transmite a doença, que não é passada de uma pessoa para a outra. O mosquito costuma atacar no início da manhã e no final da tarde.


SAIBA COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO

Para saber mais informações sobre o zika vírus e as diferença de sintomas para dengue e chikungunya, acesse www.dengue.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores