segunda-feira, 11 de agosto de 2014

MENSAGEM: AOS PAIS E FILHOS


MENSAGEM: AOS PAIS E FILHOS
(Extraído)

ERA UMA VEZ...

 

Era uma vez um rapaz que não ia muito bem na escola, nem em sua vida pessoal. Suas  notas e o comportamento eram uma decepção para seus pais que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.

Um dia o pai do rapaz propôs um acordo: “Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos  estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade, eu lhe  darei um carro novinho de presente”.

Por causa do carro prometido pelo pai, o rapaz mudou de vida. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai  estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era  fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel.
O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado  de seus esforços. Assim, o grande dia chegou ! Ele foi aprovado para o curso de medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma  festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel.

Quando pediu a palavra, o pai elogiou o  resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo  que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu rápido e emocionado o pacote, mas, para sua  surpresa, no pacote havia uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado e muito aborrecido, retirando-se imediatamente da festa.

A partir daquele dia, o silencio e a distancia  separavam pai e filho. O jovem se sentia traído e, agora, lutava para ser  independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade.  Raramente mandava notícias à família. O tempo passou, ele se formou, conseguiu um  emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as  tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Até que um dia o velho pai,  muito triste com a situação, adoeceu e veio a falecer.

No enterro, a mãe entregou ao filho a Bíblia que tinha sido o último presente do pai e que havia sido  deixada para trás. De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai,  resolvei folhear a velha Bíblia. Ao abri-la notou que havia um envelope dentro com uma carta e um cheque.

A carta dizia: "Meu querido filho, sei o quanto você deseja  ter um carro Eu prometi e aqui está o cheque para que você escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor, a  Bíblia Sagrada. Nela aprenderás sobre o amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer  da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência". 

Corroído de remorso, ao ler a carta, o filho ingrato caiu em profundo pranto. 
E a carta finalizava assim: "Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isso leva a erros terríveis e a um fim ainda pior. Antes que seja tarde, perdoe  aquele a quem você pensa ter lhe feito mal. Talvez se olhar com cuidado, vai ver  que há também um cheque escondido".

Que linda e preciosa lição de amor, compreensão e zelo pelo filho este pai deixou.

 

Ao ler esta história, me lembrei do maravilhoso texto de I Coríntios 13, chamado também de “o hino do amor”. Abaixo o transcrevemos, e aproveitamos esta ocasião para convidar você, querido leitor, a colocar este texto em prática, amando  sempre, em toda e qualquer situação. Leia e se deleite com a Palavra de Deus:

"Eu poderia falar todas as línguas  que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas  palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento,  entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas  dos seus lugares, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o  que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, 
mas, se eu não  tivesse amor, isso não me adiantaria nada.

Quem ama é paciente e bondoso. Quem  ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.Quem ama não é grosseiro nem  egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando  alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem  ama nunca desiste, 
porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.

O amor é  eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de  falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também  terminará. Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais  são imperfeitos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito  desaparecerá.

Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e  pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. O que  agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois  veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois  conhecerei perfeitamente, 
assim como sou conhecido por Deus.

Portanto, agora  existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. 
Porém a maior delas é o  amor."

ARTIGO: DOENÇA EBOLA



Entenda o que é o ebola e como a doença mortal se espalha
Agentes de saúde pública estão entre os que mais correm risco de contrair o Ebola
BBC/ Brasil – 05/08/2014

A epidemia de ebola no oeste da África é a pior de que se tem registro na história. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 887 pessoas morreram na região por causa da doença, levando autoridades de saúde da Guiné, Libéria e Serra Leoa a correr contra o tempo para tentar controlar o vírus.

 

- O que é o ebola?

Ebola é uma doença causada por um vírus cujos sintomas iniciais incluem febre, fraqueza extrema, dores musculares e dor de garganta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). À medida que a doença avança, o paciente pode sofrer de vômitos, diarreias e – em alguns casos – hemorragia interna e externa.

Humanos contraem a doença por meio do contato com animais - como chimpanzés, morcegos e antílopes - contaminados. Entre humanos, o vírus pode se espalhar por meio do contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais ou órgãos do doente, ou mesmo por meio do contato com ambientes contaminados. Até funerais de vítimas de ebola podem representar risco, se outras pessoas tiverem contato direto com o corpo do defunto.

O período de incubação pode demorar de dois dias a três semanas, e o diagnóstico é difícil. Em humanos, a doença está limitada majoritariamente à África, embora um caso tenha ocorrido nas Filipinas. Agentes de saúde pública também correm risco caso tratem pacientes sem tomar as precauções adequadas para prevenir a contaminação. As pessoas permanecem contaminadas enquanto seu sangue e suas secreções contiverem o vírus – em alguns casos, até sete semanas depois da recuperação.

- Onde a doença ocorre?

Surtos de ebola têm ocorrido primariamente em vilarejos remotos da África Central e Ocidental, segundo a OMS. A doença apareceu originalmente na República Democrática do Congo (quando se chamava Zaire), em 1976. Desde então, se espalhou para o leste, afetando países como Uganda e Sudão.

O surto atual tem a particularidade de ter se iniciado na Guiné, que nunca tinha registrado um caso antes, e de estar se espalhando por áreas urbanas. De Nzerekore, uma área rural no sudeste da Guiné, o vírus chegou à capital, Conakry, e aos países vizinhos Libéria e Serra Leoa.

- Mortes por Ebola

Guiné - 358, de um total de 485 casos
Libéria - 255, de um total de 468 casos
Serra Leoa - 273, de um total de 646 casos
Nigéria - 1 de quatro casos
* Número de casos inclui prováveis casos

Um homem que viajou de avião entre a Libéria e Lagos (Nigéria) em julho foi mantido em quarentena ao desembarcar e depois morreu por causa do ebola - o primeiro caso na Nigéria. Um dos médicos que o trataram foi infectado e oito pessoas com quem ele teve contato agora estão em isolamento.

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) qualifica o surto de "sem precedentes", pois os casos se distribuem por áreas separadas por centenas de quilômetros na Guiné. A ONG diz que a tarefa de acompanhar pessoas que tiveram contato com pacientes de ebola é uma "corrida contra o relógio".

- Que medidas estão sendo tomadas contra o ebola?

O Banco Mundial anunciou que destinará US$ 200 milhões em caráter de urgência para ajudar Guiné, Libéria e Serra Leoa a conter a epidemia de ebola.
Centenas de soldados na Libéria e em Serra Leoa foram mobilizados para conter o pânico nas comunidades afetadas e transportar equipes médicas de um vilarejo a outro. A Libéria já fechou escolas e a maioria das suas fronteiras e colocou em quarentena as comunidades onde o vírus foi encontrado.

Em julho, a morte de um renomado médico liberiano, Samuel Brisbane, ajudou a propagar os esforços de comunicação do governo sobre o vírus. Em Serra Leoa, o médico que liderava os esforços contra a doença também se converteu em uma de suas vítimas.

- Ainda não há cura para o Ebola

As companhias aéreas Asky e Arik Air, que operam no Oeste da África, suspenderam seus voos para Libéria e Serra Leoa. Testes mais rigorosos estão sendo realizados em aeroportos. No início do surto atual, o Senegal fechou sua fronteira com a Guiné.

Países asiáticos, como China e Vietnã, também estão se mobilizando para evitar a entrada do vírus em seu território, com ações como o monitoramento mais criterioso de passageiros nos aeroportos.

- Quais são as precauções a ser tomadas?


  •  Segundo a OMS, evitar o contato com pacientes de ebola e seus fluidos corpóreos.
  • Não tocar nada em ambientes públicos que possa carregar o vírus - por exemplo, toalhas de mão.
  •  Quem estiver cuidando de pacientes de ebola precisa usar equipamento de proteção, como luvas e máscaras, e lavar bem as mãos regularmente.
  • Populações em áreas rurais estão sendo aconselhadas pela OMS a não consumir carnes cruas de animais selvagens e manter a distância de morcegos, macacos e primatas. Alguns tipos de morcegos são considerados iguarias na Guiné, onde o surto teve início.
  •  Em março, o Ministério da Saúde da Libéria aconselhou as pessoas a evitar sexo; o vírus pode ser transmitido pelo sêmen, mesmo até sete semanas depois da eventual recuperação de um paciente, observa a OMS.
  • As recomendações já eram de evitar apertos de mão e beijos.


- O que fazer quando se contrai o vírus?

Manter-se em isolamento e procurar ajuda médica profissional. A chance de sobrevivência aumenta se o paciente começar a receber tratamento imediatamente.

Não existe vacina para o vírus, embora algumas, assim como tratamentos clínicos, estejam em testes.

Como os pacientes ficam desidratados rapidamente, a recomendação é beber líquidos que contenham eletrólitos ou receber fluídos por via intravenosa.

Segundo a Médicos Sem Fronteiras, o atual surto é causado pela variedade mais agressiva do ebola, matando entre 50% e 60% das pessoas que infecta.
Não se sabe que fatores determinam que alguns pacientes se recuperem e outros sucumbam.

NOTÍCIA: SUS INCLUI VACINA CONTRA HEPATITE A NO CALENDÁRIO INFANTIL



SUS inclui vacina contra hepatite A no calendário infantil
Segundo o Ministério da Saúde, a meta é imunizar em 12 meses 95% do público-alvo, cerca de três milhões de crianças – na faixa etária de um até dois anos incompletos
Por Redação da RBA - 29/07/2014

 

Vacina contra a hepatite A pode ser feita concomitante a qualquer outra vacina, sem interferência.

São Paulo –A vacina contra a hepatite A, doença infecciosa aguda que atinge o fígado, passa a fazer parte do calendário de imunização infantil do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a meta é imunizar 95% do público-alvo, cerca de três milhões de crianças – na faixa etária de um até dois anos incompletos – em 12 meses. Com mais esta, o calendário passa a ter 14 vacinas de rotina, atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data para início da vacinação será definida por cada estado. O ministério investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses neste ano.

“A partir do momento em que podemos reduzir cerca de 65% dos casos sintomáticos desta doença e 59% dos óbitos, temos absoluta convicção quer é um investimento que vale a pena ", destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Ele disse ainda que não se trata de uma vacina de campanha, e sim um imunobiológico que entrou na rotina, permanecendo no calendário básico da criança.

Desde 2006, a taxa de incidência de hepatite A no Brasil tem apresentado tendência de queda, atingindo 3,2 casos para cada 100 mil habitantes em 2013. De 1999 a 2013, foram registrados 151.436 casos. A maioria se concentra nas regiões Norte e Nordeste do país, que juntas, representam 55,8% (84.501) das confirmações neste período. As regiões Sudeste abrangem 16,4% (24.835); Sul 16,3% (24.684) e Centro-Oeste 11,6% (17.566) dos casos do país.

O ministério estima que com a vacina para hepatite A, ocorra uma queda de 64% dos casos ictéricos da doença e de 59% das mortes. Em decorrência do agravamento da doença foram registradas 761 mortes por Hepatite A em no período de 1999 a 2012.

A hepatite A, na maioria dos casos, é uma doença benigna e de contágio simples, pela água mal tratada ou alimentos mal lavados. A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico. De acordo com a OMS, todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos da doença no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

Outros tipos da doença

Para a hepatite B também há vacina, disponibilizada na rede pública de saúde. Segundo a OMS, 240 milhões de pessoas no mundo têm a doença, que pode se tornar crônica, dependendo da idade do infectado. As crianças são as mais afetadas. A hepatite B é considerada doença sexualmente transmissível e o vírus está presente no sangue, no esperma e no leite materno.

Cerca de 150 milhões de pessoas no mundo têm o tipo C da doença, que é o mais grave, pois não há vacina. A ação do vírus é lenta e silenciosa e, em 80% dos casos, torna-se crônica em pouco tempo.

A hepatite D é menos comum e depende da presença do vírus do tipo B para a infecção.
Já a hepatite E tem ocorrência rara no Brasil e é comum na Ásia e África. A transmissão é fecal-oral (patógenos das fezes tem contato com a boca), mais comum em áreas sem saneamento básico. A hepatite E pode induzir uma taxa de mortalidade de 20% entre as mulheres grávidas em seu terceiro trimestre, segundo a OMS.

Marcadores