sábado, 31 de agosto de 2013

RECEITA: SUCOS DA BELEZA

Sucos da beleza: Cinco receitinhas para melhorar seu corpo e sua pele
(Juliana Falcão, MBPress e Mais Equilíbrio.com)


Mesmo com a grande quantidade de cosméticos e tratamentos estéticos existentes no mercado, as mulheres nunca abrem mão de uma receitinha caseira para garantir a beleza dos cabelos e da pele.
E se essa receita for para beber então, melhor ainda! Sabe por quê? A nutricionista funcional Gabriela Maia explica: "No suco conseguimos misturar mais ingredientes e fazer combinações de frutas e fibras que, pelo volume ou sabor de alimentos, seria mais difícil de consumir." Por exemplo: imagine uma sugestão de suco para a pele com morango, goiaba, amêndoas e semente de chia.

É bem mais fácil bater tudo no liquidificador do que comer todos os ingredientes separados, não é?
E a nutricionista dá outra dica valiosa: "Lembre-se sempre de colocar na receita uma fonte de fibras, como a linhaça, chia, flocos de quinoa ou farinha de banana verde. Ela ajuda no funcionamento do intestino e ele é essencial para a saúde da pele, cabelo, para desintoxicar o organismo... Por isso, fique atento!"

Gabriela garante que grande parte da saúde da pele e do cabelo é puro reflexo da alimentação do dia a dia. Desse modo, de que adianta você tomar o suco no café da manhã e ao longo do dia se encher de açúcar e fritura? "Além disso, o intestino deve estar funcionando muito bem, porque é um importante órgão de eliminação de toxinas."
Para potencializar os resultados do suco prefira ingeri-lo em jejum, pois nessa hora o corpo está mais "apto" a absorver nutrientes, além de ser um bom momento para começar o dia com mais disposição! E não se esqueça também de beber bastante água. Ela ajuda, e muito na pele, no intestino, no cabelo... Enfim, em tudo!

A pedido do Maisequilíbrio, Gabriela Maia criou cinco receitinhas para diferentes funções. Anote tudo, faça em casa e desfrute dos resultados!

Suco para hidratar a pele
- Ingredientes: 200 ml de água de coco natural, 6 morangos orgânicos, 5 amêndoas.

- Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Não coe para garantir as fibras.

- Informações importantes:
A água de coco é um hidratante natural por ser ótima fonte de potássio e sódio.

Se não gostar de morangos, escolha outra fruta vermelha, como amora, framboesa e açaí. Elas são riquíssimas em fitoquímicos - como os polifenóis e os flavonóides - e em ácido elágico. Essas substâncias ajudam o organismo a neutralizar os radicais livres produzidos, acelerando o processo de eliminação das toxinas acumuladas no fígado e no intestino. E também contém vitamina C, que faz parte da formação do colágeno. E como consequência disso tudo, temos a melhora do viço da pele.
A amêndoa é fonte de boa gordura - a poliinsaturada. E, em se tratando de envelhecimento, é fonte riquíssima de cobre e manganês, que auxiliam na síntese de colágeno, promovendo a manutenção do tônus e da saúde da pele.

Suco para nutrir o cabelo
- Ingredientes: 200 ml de suco de laranja,1 cenoura pequena (se possível orgânica), 1 fatia de gengibre, 1 colher de sopa de semente de linhaça dourada.

- Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Não coe para garantir as fibras.
- Informações importantes:

Tanto o suco de laranja quanto a cenoura fazem uma boa dupla, porque são fontes ricas de betacaroteno, que ajuda a manter a vitalidade e o brilho dos fios de cabelo. Por ser antioxidante, previne o estresse oxidativo e ajuda a evitar a morte do bulbo capilar, que provoca a queda do cabelo.
O gengibre é anti-inflamatório e estudos já mostram que combater o processo inflamatório é importante para a manutenção dos fios do cabelo.

A linhaça dourada é rica em zinco, um mineral superimportante para a estrutura do fio de cabelo. E também é fonte de complexo B (B1, B6 E B12), que é essencial para a multiplicação das células e ajuda no crescimento do cabelo.
Suco para fortalecer as unhas

- Ingredientes: 200 ml de água filtrada,1 colher de sobremesa de semente de girassol, 1 folha de couve orgânica, Suco de 1 limão.
- Modo de fazer:  Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Não coe para garantir as fibras.

- Informações importantes:

A semente de girassol é fonte de zinco e cálcio. Esses dois minerais fazem parte da estrutura da unha.
As folhas verdes são ricas em vitamina E, ácido fólico e vitamina C, o que garantem boa produção de células, reparação e de quebra ainda ajudam na formação da queratina.

O limão é rico em vitamina C, que faz parte da formação da queratina e garante unhas mais fortes.
Suco para evitar estrias ou celulite

- Ingredientes: 100 ml de chá de capim limão, 1 colher de sobremesa de salsinha, 1 fatia média de abacaxi
- Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Não coe para garantir as fibras.

- Informações importantes:
O chá de capim limão é bastante digestivo e reduz a retenção de líquido. Essa dupla de ações é essencial para evitar a celulite.

A salsinha é rica em vitamina C, que auxilia na manutenção do colágeno e é bastante diurético. Ajuda também na circulação sanguínea, prevenindo e combatendo a celulite.
O abacaxi é uma fruta diurética e anti-inflamatória, o que garante pouca retenção de líquido e diminui o processo inflamatório que está ocorrendo na pele.

Suco para desintoxicar o organismo
- Ingredientes:100 ml de chá verde,100 ml de água de coco natural, 1 fatia média de melão.

- Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Não coe para garantir as fibras.
- Informações importantes:

O chá verde é rico em catequinas, poderosos compostos antioxidantes que aumentam a capacidade do corpo de eliminar toxinas e ajudam a prevenir o envelhecimento cutâneo.
A água de coco natural vai amenizar o sabor mais amargo do chá verde, além de ser boa fonte de sais minerais, como o potássio, que auxilia na eliminação de toxinas.

O melão é riquíssimo em água, é diurético e garante uma grande ajuda na eliminação de toxinas. Além disso, é boa fonte de potássio, que ajuda a evitar o excesso de sódio, responsável pela piora da sensação de inchaço e pela maior dificuldade de eliminação de toxinas.
BOM APETITE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores