sábado, 24 de novembro de 2012

AÇÃO SOCIAL: CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE


Olá Queridos Leitores!

Agradeço a participação de vocês no Blog. Caso desejarem participar do conteúdo do Blog, mande-me uma mensagem, que sendo viável, publicarei (pati10st@hotmail.com). 

Segue abaixo a divulgação da CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE, dica de Wagner Tamanaha do Portal Digital de Comunicação.




25/11 – Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Cadastre-se no Banco de Doadores no Facebook e divulgue essa corrente.

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Com o
objetivo de apoiar e divulgar a data, convidamos todos a se cadastrarem, nesse dia, no Banco de Doadores no Facebook. A doação de sangue é um grande ato, e as pessoas devem fazer dela um hábito. Doe sangue, essa corrente precisa de você.

O aplicativo Banco de Doadores cadastra doadores de sangue em todo o Brasil, informando o tipo sanguíneo e os dados do perfil do usuário. O intuito é reunir o maior número de pessoas, residentes na mesma cidade, para fazer parte do Banco de Doadores. Assim, quando alguém ou o hemocentro de uma determinada região precisar de doação, o banco acionará possíveis doadores.

App Banco de Doadores no Facebook:

Como a data é importante para todos e o assunto é de utilidade pública, pedimos sua atenção e apoio na divulgação do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Se precisar de informações adicionais, é só avisar.
Qualquer comentário, dúvida, crítica ou sugestão, continuo à disposição.

Links relacionados:

Confira outros artigos sobre:

- AÇÃO SOCIAL: DOADORES DE SANGUE EM REDES SOCIAIS

http://gerasaude.blogspot.com.br/2012/07/noticia-doadores-de-sangue-em-redes.html

- AÇÃO SOCIAL: DOAÇÃO DE SANGUE

http://gerasaude.blogspot.com.br/2011/08/artigo-doacao-de-sangue.html

sábado, 3 de novembro de 2012

MENSAGEM: A ALEGRIA ESTÁ NA JORNADA


A Alegria Está na Jornada
(Por Bob e Debby Gass - Palavra para Hoje, UCB)



“... Eu vim para que tenham vida... plenamente.”
(João 10:10 NVI)

Às vezes, quando conquistamos as coisas pelas quais lutamos, descobrimos que elas não nos realizam tanto assim. Quando olhamos para trás, percebemos que nossa maior alegria não estava no objetivo que alcançamos, mas no crescimento que tivemos a caminho dele.

O cientista Koichi Tanaka descreve esse fenômeno e como ele pode acontecer durante a agradável busca de um sonho. Enquanto trabalhava tentando criar um íon com lasers, ele disse: “Fracassei durante semanas e meses antes de obter êxito em fazer um íon. Por que eu continuei com a experiência? Porque eu tinha prazer nisso. Para mim era divertido aprender algo que eu não sabia antes, e essa diversão me permitiu perseverar”. Essa perseverança ajudou-o a ganhar um Prêmio Nobel em química.

Você tem o potencial para fazer muitas descobertas maravilhosas na vida, mas nenhuma será maior do que as suas descobertas sobre Deus e sobre si mesmo.

Um especialista em liderança escreveu: “A busca pelo meu sonho me tirou da minha zona de conforto, colocou minha maneira de pensar em outro patamar, deu-me confiança e confirmou meu senso de propósito. Minha busca pelo sonho e meu crescimento pessoal passaram a estar tão interligados que hoje eu me pergunto: ‘Eu fiz o sonho, ou o sonho me fez?’”

Quando sua mente aceita uma ideia nova ou aprende uma nova verdade, ela é transformada para sempre. E uma vez que seus horizontes são ampliados, ela passa a ter uma nova estrutura e nunca volta à sua forma original. Quando isso acontece, você experimenta a verdadeira realização.

Não é de admirar que a escritora de livros infantis Elizabeth Coatsworth tenha dito: “Quando sonho, não tenho idade”.

TENHA UMA ABENÇOADA SEMANA!!!

REFLEXÃO: VOCÊ, FRUTO DA SABEDORIA DIVINA!




"Tu criaste o íntimo do meu ser 
e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável.  
Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Meus ossos não estavam escondidos de ti 
quando em secreto fui formado 
e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu embrião; 
todos os dias determinados para mim 
foram escritos no teu livro 
antes de qualquer deles existir.
Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus!

Como é grande a soma deles!"

(Salmos 139:13-17)

AÇÃO SOCIAL: BANCO DE ALIMENTOS


AÇÃO SOCIAL: Banco de Alimentos


A ONG Banco de Alimentos, organização não governamental, foi fundada em abril de 1998 pela economista Luciana Chinaglia Quintão através de uma iniciativa civil e pioneira, tendo sua primeira arrecadação de alimentos em fevereiro de 1999.
Objetivo:

Minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania.
Missão:

Ser modelo e multiplicador na luta pela conscientização da sociedade quanto a seu papel de protagonista na construção do desenvolvimento social, e fazer com que cada vez mais um número maior de pessoas tenham acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para uma alimentação saudável.

Visão:

Todo ser humano é cocriador da realidade. Somos todos coresponsáveis por tudo que está à nossa volta, individual e coletivamente.

A iniciativa da ONG Banco de Alimentos representa a formação de um ciclo sustentável: Ao passo que são arrecadados excedentes de produção e comercialização, diminui-se o acúmulo de lixo orgânico e o desperdício de alimentos próprios para consumo, que complementarão a alimentação de milhares de pessoas em situação de risco alimentar e social. Há também desta forma um favorecimento à inclusão social destes indivíduos por meio de melhoria da saúde e estímulo ao desenvolvimento psicomotor. Isso porque, além de visarmos uma alimentação balanceada por meio de realização de ações profiláticas e educativas voltadas às comunidades atendidas, beneficiamos somente instituições que possuam em seu programa ações de inclusão social.

No entanto estas ações seriam insuficientes se o problema não for tratado em sua origem: ou seja, minimizando a cultura do desperdício e estimulando o não preconceito em relação às partes não convencionais dos alimentos (cascas, folhas, talos e sementes).

Trata-se de uma idéia única por ser sustentável em diversos aspectos, evolvendo questões de responsabilidade ambiental, social, econômica e nutricional.



Obs: O Blog apenas divulga, isentando-se da responsabilidade das ações da Ong.

NOTÍCIA: CRIADA PRIMEIRA CÉLULA DE ENERGIA SOLAR


Cientistas criam primeira célula de energia solar feita só de carbono
Ambiente Brasil, 03/11/12.

Cientistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, criaram a primeira célula de energia solar feita inteiramente de carbono, em uma tentativa de substituir os materiais caros que compõem as atuais placas de energia solar.

A pesquisa foi publicada nesta no site do periódico “ACS Nano”, nesta quarta-feira (31). Ao contrário das tradicionais placas, que são rígidas e usadas geralmente em telhados, o protótipo de carbono é flexível e poderia dar origem, no futuro, a revestimentos de células solares em certas superfícies, apontam os cientistas.

Segundo o professor Zhenan Bao, responsável pelo estudo, é possível que em alguns anos células de carbono flexíveis sejam usadas para revestir superfícies de carros, janelas ou edifícios, para gerar eletricidade.

As placas solares comuns exigem um processo demorado para serem construídas, afirmam os cientistas. Já as células de carbono são simples de serem produzidas e não exigiriam máquinas nem ferramentas caras, aponta Bao.

Um dos problemas da célula de carbono é que ela ainda é menos eficiente em absorver a energia solar do que as placas convencionais, ressaltam os cientistas. “Nós ainda temos um grande caminho até termos um produto eficiente”, afirmou Bao no estudo. Ele espera melhorar o protótipo, no futuro. (Fonte: Globo Natureza)

REPORTAGEM: A INGESTÃO DE CREATINA


Creatina: vá com calma
Por Michelle Veronese. Revista Saúde/ Editora Abril.

A creatina divide opiniões até mesmo entre os especialistas. Conheça os contras e os benefícios desse suplemento que promete aumentar os músculos e torná-los mais resistentes.
Se você ousar fazer uma enquete entre o público de academias sobre um composto chamado creatina, arranjará polêmica na certa. Muita gente defende que a substância, ingerida na forma de suplemento, dá mais pilha para os músculos e aumenta o muque. Os entusiastas lembram que seu uso não é considerado dopping e que craques como Zidane, da seleção francesa de futebol, já recorreram a essa espécie de, digamos, combustível. Seus detratores, porém, garantem que ela pode causar danos ao organismo.

Quem tem razão? Os especialistas ainda não têm uma resposta na ponta da língua, mas já sabem um bocado a respeito. É inegável que a suplementação de creatina torna a musculatura mais resistente. "Há evidências experimentais de que ela possibilita um melhor desempenho em atividades de força e também em esportes que necessitam de explosão muscular", confirma Sérgio Andrade Perez, professor do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista.

Por isso ela é tão popular, especialmente entre corredores, ciclistas e nadadores. Alguns médicos, no entanto, vêem os resultados com cautela. "Faltam estudos e os que existem não têm muito peso científico", opina Renata Castro, diretora científica da Sociedade de Medicina do Esporte do Rio de Janeiro (Somerj). Um dos temores é de que o tal composto comprometa o funcionamento dos rins.

Para tirar essa história a limpo, cientistas da Escola de Educação Física e Esporte da USP avaliaram praticantes de esportes que ingeriam 10 gramas de creatina em pó por dia. "Nenhum deles apresentou comprometimento da função renal", tranqüiliza o pesquisador Bruno Gualano. E veja bem: isso apesar de os voluntários terem ultrapassado de longe o limite recomendável de 3 gramas do suplemento — dosagem que, segundo boa parte dos especialistas, não oferece nenhum perigo, desde que ingerida por um período máximo de três meses.

O que explicaria, então, os rins sãos e salvos do grupo estudado pelos cientistas da USP? Eles próprios arriscam duas hipóteses: o curto tempo de ingestão e a qualidade da creatina utilizada na pesquisa. Exceção feita às farmácias de manipulação, a venda desse tipo de suplemento está proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, desde 1998. A justificativa é de que a substância não é um suplemento alimentar. Por isso — recomenda o órgão —, como um remédio, só o médico deve receitá-la.

Muita gente costuma driblar a proibição recorrendo a produtos importados ou ao mercado informal — o que, lógico, é arriscado. Nunca se garante se a creatina encontrada por aí não vem misturada com outras substâncias, sabe-se lá quais. E o leigo, claro, não consegue separar o joio do trigo quando os componentes da fórmula aparecem no rótulo. A nutricionista Nailza Maestá enfatiza a importância de procurar a orientação de um bom profissional e jamais ingerir o suplemento por conta própria.

"Não se pode fazer a prescrição com base apenas nas informações da embalagem", adverte Nailza. "O consumo indiscriminado não apenas prejudica a saúde como pode piorar o rendimento físico", avisa ainda Daniela Telo. Sem contar que os efeitos são temporários. Quer dizer, temporários em termos de ganho muscular. Já as conseqüências para os rins, essas podem até ser irreversíveis, fique bem entendido.

REPORTAGEM: ALERTA AO NECROCHORUME DOS CEMITÉRIOS


Cerca de 75% dos cemitérios do país têm problemas ambientais e sanitários
ISaúde.net, 03/11/12.
Com informações da Agência Brasil.


Problemas começam com a proliferação de vetores de doenças e continuam no subsolo, com a contaminação do lençol freático.

Levantamento feito em mais de mil cemitérios do país, entre públicos e privados, aponta que pouco mais de sete em cada dez têm problemas de ordem ambiental e sanitária. De acordo com estudo do geólogo e mestre em engenharia sanitária Lezíro Marques Silva, os problemas começam na superfície com a proliferação de animais vetores de doenças e continuam no subsolo com a contaminação do lençol freático.

" Se o necrochorume escapa do túmulo, ele pode entrar em contato com o lençol freático, criando uma mancha de poluição que atinge quilômetros de distância a ponto de contaminar poços e rios" , explica o geólogo. O necrochorume é um líquido formado durante a decomposição de cadáveres enterrados, similar ao gerado pelos resíduos sólidos em aterros sanitários. " Ele é rico em substâncias tóxicas como putrecina, cadaverina e alguns metais pesados" , explica.

Lezíro Marques informou ainda que a contaminação do lençol freático ocorre em quase a totalidade dos cemitérios públicos com problemas ambientais e sanitários. Ele destaca que a saturação desses equipamentos públicos agravam ainda mais os prejuízos provocados por essas condições. " Com o esgotamento da capacidade de sepultamento, o que sobra são terrenos do ponto de vista geológico inadequados, como lençol freático raso, área de várzea e morro" , critica.

Construção inadequada

O professor Walter Malagutti, do Departamento de Geologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que também desenvolve pesquisa na área, explica que não havia a preocupação de observar os critérios geológicos para construção de cemitérios. " Pode ocorrer de alguns terem sido implantados em locais inadequados. Muitos estão em áreas nobres, como as regiões centrais."

Ele avalia que o ideal seria considerar os mesmos critérios dos aterros sanitários, como lençol freático mais profundo possível, rocha impermeável e distância dos centros urbanos, para construção de cemitérios.

Walter Malagutti explica ainda que os cemitérios são fonte renovável de contaminação, pois, diferentemente dos aterros, eles não costumam ser desativados. " Pela legislação brasileira, depois de cinco a sete anos, quando ficam só ossos, eles são removidos e colocado outro corpo no local" , relata. Segundo o professor da Unesp, um diagnóstico ambiental dos locais de enterro já existentes e a observação de critérios geológicos para a implantação de novos cemitérios são algumas medidas para amenizar a situação.

Contaminação

Já a pesquisa desenvolvida por Lezíro Marques resultou no desenvolvimento de substâncias capazes de neutralizar o necrochorume, reduzindo o nível de contaminação. " A grande meta é não permitir que o líquido extravase" , destacou. Para tanto, foi criada uma espécie de colchão a ser colocado na sepultura, o qual possui um líquido que elimina os efeitos dos poluentes. Uma ação semelhante é conseguida por uma substância que lava o subsolo retirando o necrochorume. " Tem solução, mas pouco é feito" , avalia.

O geólogo destaca ainda a necessidade de uma legislação mais específica, que oriente a construção de lajes de contenção e obrigue uso de substâncias neutralizadoras do necrochorume.

Os pesquisadores concordam que a cremação seria a solução mais adequada para a preservação do meio físico. Eles avaliam, no entanto, que a questão cultural é o principal empecilho para o uso da técnica. " A cremação é muito incipiente no Brasil. E isso não tem a ver diretamente com o custo. Enquanto se paga entre R$ 350 e R$ 400 para cremar um corpo, o enterro mais simples custo no mínimo R$ 2 mil. É uma questão cultural" , avalia Lezíro.

NOTÍCIA: TRATAMENTO DE CÂNCER NO SUS - INÍCIO EM 60 DIAS


SUS terá 60 dias para iniciar tratamento contra o câncer: Texto aprovado pelo Senado prevê que prazo terá início a partir do diagnóstico

Veja.com, 31/10/12.

O Senado aprovou nesta terça-feira o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei que estabelece o prazo máximo de 60 dias, contados na data do diagnóstico, para o início do tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema único de Saúde (SUS). O texto agora segue para sanção presidencial. Considera-se iniciado o tratamento somente com a realização de intervenção cirúrgica, radioterápica ou quimioterápica, de acordo com a indicação para o caso. A lei entrará em vigor 180 dias após a sua publicação.

O texto prevê ainda o acesso "gratuito e privilegiado" a analgésicos, derivados de ópio, para os portadores de câncer que estejam sofrendo dores. Os estados devem dispor de instalação de serviços especializados em oncologia, de modo que áreas não contempladas passem a ter acesso a esses serviços. O descumprimento será punido com penalidades administrativas.

De iniciativa do ex-senador Osmar Dias (PDT-PR), a proposta foi ampliada na Câmara dos Deputados para fixar o prazo máximo do tratamento. A relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), lembra no seu parecer que a demora em começar o tratamento é o principal problema na terapêutica de câncer no Brasil. Ana Amélia reconhece que a simples conversão da lei não resultará no fim das mortes por câncer no Brasil, mas que representará um marco histórico para a terapêutica oncológica no país.

(Com Estadão Conteúdo)

ARTIGO: CIPA- COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES


Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA
Por Ambiente Brasil.


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA deve ser composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto na Norma Regulamentadora de Segurança e Medicina do Trabalho, NR 5.

A CIPA tem como principais atribuições:

- Identificar os riscos do processo do trabalho, elaborando um mapa de riscos;
- Elaborar um plano de trabalho com ações preventivas de segurança e saúde ocupacional;
- Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas preventivas;
- Verificar os ambientes e condições de trabalho;
- Avaliar o cumprimento das metas fixadas;
- Colaborar no desenvolvimento do PPRA e PCMSO;
- Participar, anualmente, de Campanhas de Prevenção da AIDS, em conjunto com a empresa;
- Promover, anualmente, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Saiba Mais:

RECEITA: BACALHAU DA ALDEIA


Bacalhau da Aldeia
(CyberDiet.com)


 Ingredientes:

- 500g de bacalhau porto demolhado
- 3 batatas cozidas
- 3 ovos cozidos cortados em 4 (sentido do comprimento)
- 1 maço de brócolis cozido
- 2 cebolas em rodelas
- 50g de azeitona preta picada
- azeite a gosto

Modo de preparo:

Deixe o bacalhau de molho por pelo menos 12 horas,trocando a água periodicamente. Desfie em lascas. Afervente e reserve. Ponha tudo em um refratário grande: o bacalhau, as batatas, os ovos,o brócolis,a cebola em rodelas e as azeitonas. Regue com azeite e leve ao forno até assar.

Valor nutricional e calórico por porção:

1 porção = 2 colheres (servir)
número de porções = 7
calorias = 270kcal
carboidratos = 7,15g
proteínas = 25,10g
lipídeos = 15,53g

Bom Apetite!!!

REPORTAGEM: PERIGO DAS BEBIDAS ALCOÓLICAS CLANDESTINAS


Bebidas alcoólicas clandestinas podem conter substâncias tóxicas, aponta estudo da Unifesp
Agência Brasil, 30/10/2012.
Por Fernanda Cruz, Repórter. Edição: Fábio Massalli.

São Paulo – Uma pesquisa feita com amostras de bebidas – como cachaças, uísques falsificados e licores artesanais – produzidas de forma clandestina, de sete municípios de São Paulo e Minas Gerais, apontou a presença de substâncias tóxicas como cobre, metanol e carbamato de etila. O estudo foi feito pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio parcial do Icap (International Center for Alcohol Policies). Além do Brasil, participaram da pesquisa países como Rússia, China, Índia, México e Sri Lanka.

Para as análises brasileiras, foram consideradas 65 amostras de bebidas (51 somente de cachaças) colhidas nas cidades de São Paulo e Diadema, município localizado na região metropolitana de São Paulo, durante o ano de 2010. Dessas, 61 foram obtidas entre consumidores e vendedores informais. O restante foi pego diretamente com produtores. “Coletamos principalmente as [bebidas] que achávamos que eram falsificadas, porque percebíamos claramente que eram falsas. Quando tinham rótulos, não tinham selo de garantia do Ministério da Agricultura e os preços eram muito baixos”, explicou Elisaldo Carlini, professor do Cebrid e coordenador do estudo.

Outras 87 amostras (63 apenas de cachaças) foram obtidas em cinco cidades de Minas Gerais, entre elas a capital Belo Horizonte, além de cidades famosas pela produção de cachaça como Passa Quatro e Salinas. As bebidas foram colhidas entre 2011 e 2012, em bares, festas e vendedores de rua.

Os resultados do estudo foram apresentados hoje (30) na capital paulista durante um simpósio sobre o assunto. De acordo com Carlini, um dos elementos tóxicos encontrados nas amostras foi o metanol, tipo de álcool altamente tóxico e que, se ingerido, pode causar cegueira e até levar à morte, explicou o professor.

Entre as amostras mineiras, em 25 do total de 87 garrafas foi encontrado metanol, mas nenhuma das amostras ultrapassou o limite permitido de 200 partes por milhão (ppm), disse Carlini. Das amostras paulistas, 24 das 54 que foram levadas para análise apresentaram o álcool tóxico, mas apenas uma amostra de vinho registrou índice acima do limite legal.

Outro elemento presente nas bebidas foi o cobre, que pode prejudicar a absorção de minerais no organismo. O elemento foi encontrado em 11 amostras de São Paulo e em 15 das mineiras. Algumas  estavam muito acima do limite legal, de 5 ppm, chegando a 26 ou 27 ppm.

O carbamato de etila, um agente cancerígeno, também estava presente em 65 das 87 bebidas de Minas Gerais. “Em algumas amostras, [a concentração] era tão grande que dava para saber que estava exagerado”, concluiu o pesquisador.
Outra irregularidade constatada foi que a concentração alcoólica de 27 das 51 amostras de São Paulo e de 30 das 63 amostras de Minas Gerias ficaram abaixo do que determina a lei. “Ficamos surpresos. Não sabemos se isso é ruim ou se é bom, nós só sabemos que não está legal”.

Além de analisar as bebidas, o estudo ouviu 430 adultos do estado de São Paulo e 564 de Minas Gerais. Os participantes eram, majoritariamente, homens com idades entre 18 e 30 anos, e nível de escolaridade entre nível médio e superior. A ampla maioria dos entrevistados, 60,1% dos mineiros e 96,3% dos paulistas, declarou consumir álcool.

O tipo de bebida mais frequente foi a cerveja, seguido pelo vinho. A cachaça ficou em terceiro lugar como a mais consumida em Minas Gerais e em quarto entre as preferidas dos paulistas. As razões apontadas pelo estudo para esse alto consumo de cachaça foram o baixo preço e o fácil acesso à bebida.

NOTÍCIA: PARCERIAS PARA PRODUÇÃO DE REMÉDIOS E VACINAS


Governo fecha parcerias para produção de 19 remédios e duas vacinas
Agência Brasil, 31/10/2012.
Por Paula Laboissière -Repórter. Edição: Carolina Pimentel.

Brasília – Os ministérios da Saúde, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior assinaram hoje (31) acordos para formalizar 20 novas parcerias de Desenvolvimento Produtivo que vão resultar na produção nacional de 19 remédios e duas vacinas.

As parcerias envolvem 29 laboratórios (12 públicos e 17 privados) e contemplam 11 classes terapêuticas de medicamentos, entre elas, contra asma, contra mal de Parkinson, doenças psiquiátricas, distúrbios hormonais, câncer, além de antirretrovirais e hemoderivados.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a produção de um medicamento considerado de última geração indicado para o tratamento da hemofilia A, o Fator 8 Recombinante. No decorrer dos próximos cinco anos, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) deverá passar a produzir o remédio, que será usado por cerca de 10 mil hemofílicos.

De acordo com a pasta, a maior parte dos remédios contemplados nas parcerias é importada pelo e ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS). No caso do medicamento contra câncer, Docetaxel, e das vacinas tetraviral e hepatite A, a previsão é que passem a estar disponíveis na rede pública a partir de 2013.
“Isso significa uma economia de R$ 940 milhões por ano para o ministério. Esse esforço de economia e de combate ao desperdício permite incorporar novos medicamentos ao SUS. Saímos de 500 tipos de medicamentos ofertados em 2011 para mais de 800 em 2012”, disse Padilha.

A pasta analisa ainda a possibilidade de incluir a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) no SUS e pediu que laboratórios públicos e particulares apresentem, até 1º de dezembro, propostas de parceria para transferência de tecnologia.

Pelos acordos firmados hoje, os laboratórios estrangeiros se comprometem a transferir aos brasileiros tecnologia para a produção nacional dos remédios e vacinas, dentro de um prazo de cinco anos. Como contrapartida, o governo federal vai garantir exclusividade na compra desses produtos, pelo valores cotados no mercado mundial, durante o mesmo período.

Com os 20 acordos, completam-se 55 parcerias de Desenvolvimento Produtivo em vigor no país que possibilitam a produção nacional de 47 medicamentos, cinco vacinas, um contraceptivo, um teste rápido e um acordo para pesquisa.

Cada parceria é acompanhada e avaliada periodicamente, segundo o ministério. Caso seja comprovado o descumprimento de alguma etapa prevista no cronograma de execução, o acordo pode ser cancelado. Em seguida, o ministério reabre o processo de análise e aprovação de parceria para a produção do mesmo medicamento.

A estimativa é que as parcerias atuais resultem em uma economia anual aproximada de R$ 2,5 bilhões para os cofres públicos.

Marcadores