terça-feira, 21 de agosto de 2012

MENSAGEM: A PÓS-MODERNIDADE E A SUA VOCAÇÃO


 MENSAGEM: A PÓS-MODERNIDADE E A SUA VOCAÇÃO

"Grandes multidões o seguiam [Jesus], vindas da Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e da região do outro lado do Jordão". 
(Mateus 4:25)




Vivemos na chamada “pós-modernidade”. Quais são as marcas deste tempo?
É definida por muitos autores como a época das incertezas, das fragmentações, das desconstruções, da troca de valores.

Às vezes parece que o mundo está de pernas para o ar. No bombardeio de informações e notícias que chegam à sociedade a cada instante, seja por meio do rádio, da televisão, de revistas ou da Internet, a violência, os atos de corrupção, os sequestros, os crimes com requintes de crueldade ganham cada vez mais destaque. A educação recebida dos pais e das escolas, os valores como ética, moral e caráter, a religião, a solidez do casamento e da família, estão perdendo espaço para novas formas de comportamento regidas pelas leis do mercado, do consumo e do espetáculo.
Vive-se numa época de grande barbárie e de pouca solidariedade. São tempos de alta competitividade guiados pela lógica da acumulação de bens e das aparências. Em nome dessa nova ideologia o que importa é ser reconhecido, ser admirado, ter acesso a uma infinidade de produtos e serviços e usufruir o máximo do prazer.
E para isso, tudo é válido. Age-se de acordo com o momento e com a conveniência. Nesse contexto, não há por que esperar e se sacrificar para adquirir bens e ter sucesso, se existe meios mais rápidos para conseguir o que se pretende.
Então, para onde nós estamos indo? Qual é a nossa visão? Para onde olhamos? 
Qual o nosso alvo? Onde queremos chegar?
I)    A visão do chamado (de quem eu sou? quem eu sou? pra onde vou?)

Mateus 5:3 a 11 – esta é a ética do Reino de Deus – Não é para o mundo, mas, para quem quer andar com Jesus, seguir Jesus, aprender de Jesus.
O chamado de Jesus está dividido em três partes:
§  Somos chamados a sair da multidão para estar com Jesus: João 10:9 (“… quem entrar por mim será salvo…”) e Lc. 12:13 – Jesus nos chama para si, para sermos salvos por Ele e para Ele – é preciso que decidamos entrar pela porta.
§  Querer ser transformado – ser como Jesus: Jesus nos chama para sermos discípulos dEle – Romanos 12:2 – nos chama para assumirmos o compromisso de aprendermos dEle, de sermos transformados por Ele.
§  Nos mandar de volta para a multidão para transformá-la: Mt. 5:13 a 16 – ser sal e luz no seu mundo – transformar o mundo em torno de nós.
Quem entende o chamado de Jesus precisa tomar a decisão de ser diferente.
II)    A visão da caminhada (é tempo de guerra entre dois reinos: O Reino de Deus e o reino de Satanás)

A nossa caminhada com Jesus não é um mar de rosas, mas pode ser um tempo de conflitos – Satanás em todo tempo quer confundir, atrapalhar a nossa caminhada – corremos riscos, a caminhada é difícil – é preciso estar atento, esperto – é preciso vestir a armadura de Deus (Efésios 6:11 a 18) e vigiar (I Pe.5:8 e 9).
III)    A visão do alvo  Nosso alvo é Cristo

Efésios 4:12 – somos chamados para caminhar e sermos como Cristo. (Filipenses 3:14) – caminhamos todos os dias olhando para o alvo e sendo transformados para a cada dia sermos mais parecidos com Jesus.
Deus tem um plano individual para você (Salmo 139:15 e 16): Ser como Jesus – onde Deus o tem colocado como médico, engenheiro, advogado, pai, mãe, filho, irmão, amigo, estudante, chefe… etc.
Leia: Mateus  5:1 a 16 (http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/5)
Se você quer transformar, temperar, dar sabor, ser sal, ser luz onde você vive, então, corra para o alvo: ser igual a Jesus!!!

REFLEXÃO: OS SEUS OLHOS



"Os olhos são a candeia do corpo.

Quando os seus olhos forem bons, 
igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz.

Mas quando forem maus, 
igualmente o seu corpo estará cheio de trevas".

(Bíblia Sagrada, Livro de Lucas 11:34)

NOTÍCIA: 1ª CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO INFANTIL


Saúde faz primeira campanha de atualização de caderneta de vacinação infantil
Por: Paula Laboissière - Agência Brasil, 14/08/2012.

Brasília – O Ministério da Saúde lançou hoje (14) a primeira campanha de atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de 5 anos. Começa no próximo sábado (18) e segue até o dia 24 de agosto, em 34 mil postos de saúde espalhados por todo o país.

De acordo com a coordenadora do programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, o objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. A expectativa é chegar a 14,1 milhões de crianças. 

“Temos um calendário complexo, com mais de 14 vacinas, cada uma com duas ou três doses. Muitos pais acham que o esquema está completo, mas não está”, disse. “Esta será a oportunidade de conferir a caderneta da criança e completá-la, caso haja alguma vacina com o esquema incompleto”.

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite) e a dose contra a hepatite B. A VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.

Menores de cinco anos que vivem nas regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, também vão receber suplemento de vitamina A. A ação integra o programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.

Segundo a coordenadora de Alimentação e Nutrição, Patrícia Jaime, 2.434 municípios das regiões selecionadas vão distribuir o suplemento. A expectativa é que três milhões de crianças tenham acesso à megadose de vitamina.

Cálculos da pasta indicam que aproximadamente 20% dos menores de cinco anos apresentam algum tipo de deficiência de vitamina A. A previsão é que, até final do ano, a distribuição do suplemento chegue a todos os municípios que fazem parte do programa Brasil sem Miséria.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que a deficiência de vitamina A está relacionada a problemas como a diarreia e as doenças respiratórias. “Fazer essa distribuição nas regiões mais pobres é um fator importante para reduzir ainda mais a mortalidade na infância e as internações”, concluiu.

FILME: COM QUEM VOCÊ VAI?


FILME: COM QUEM VOCÊ VAI?


SINOPSE: 

Se somente o poder e o dinheiro podem trazer felicidade, a família Dávilla era para ser uma das mais felizes na face da terra. Mas a prosperidade e o êxito nos negócios deram a Sérgio e a Rina Dávilla tudo, menos a felicidade. A beira do divórcio, eles já não tinham nada em comum exceto seus cinco filhos. Será que um deles pode evitar a catástrofe? Com um amor inquebrantável por sua família, Brenton, o filho menor, confia que sua sincera súplica a Deus pode mudar as circunstâncias. Em seu quarto ele murmura uma pequena oração que gera em outro lugar do mundo uma série de surpreendentes eventos cujo desenlace dramático ocorre em sua própria casa.

Responde Deus aos pedidos de um menino? Ou não é a vida uma série de coincidências da sorte? Decida você mesmo depois de ver "com quem você vai?".

FICHA TÉCNICA:

- Título no Brasil: Com Quem Voce Vai
- Título Original: Com Quem Voce Vai
- País de Origem: Mexico
- Gênero: Drama
- Tempo de Duração: 01:17:29
- Ano de Lançamento: 2005
- Direção: Cristobal Crusen

TENHA BONS MOMENTOS DE REFLEXÃO!!!

REPORTAGEM: GERAÇÃO DE ENERGIA BRASILEIRA MAIS SUSTENTÁVEL


Governo prevê menos petróleo e mais vento e biomassa na geração de energia
Representante do Ministério de Minas e Energia defende a energia vinda de hidrelétricas, mas afirma que o governo diversificará as matrizes de energia e caminhará "rumo a sustentabilidade"
Por: Virginia Toledo - Rede Brasil Atual, 06/08/2012.

São Paulo – Em um país com características favoráveis para produção de energia por fontes renováveis, a mudança de um modelo baseado combustíveis fósseis para um chamado "limpo" e "diverso", estruturado por fontes renováveis, como a água e a biomassa, é uma tendência. A consideração é do secretário do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, que confirmou a intenção durante encontro promovido pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) sobre geração de energia.

"Quando nós damos prioridade ao estudo de hidreletricidade e levamos isso para os leilões, a sociedade caminha para essa direção do fim dos combustíveis fósseis. Quando fazemos a mesma coisa para o petróleo, estamos levando o sistema interligado brasileiro para as áreas afastadas do Brasil, onde se consome derivados de petróleo para produção de energia elétrica, naquela região até 2014 vamos substituir toda geração de energia derivado do petróleo", afirmou Ventura.

"Veremos mais adiante um cenário de diminuição da participação da energia hidrelétrica porque nós temos uma política de diversificação da matriz energética, entrando com outras fontes de energia, como a biomassa e a eólica", explicou.

No decênio de 2010 a 2020, o Brasil terá uma geração de 69.200 MegaWatts – a energia vinda de hidrelétricas representará 35 mil mW, a eólica 10.600 mW, a biomassa 12.300mW. As três fontes juntas representarão 81,3% da energia total produzida no Brasil no período. "Esse caminho mostra que seguimos no sentido de ampliar a sustentabilidade", considerou. Ele apresentou dado referente ao petróleo, mostrando que essa matriz energética representará apenas 4.100 MW no período apresentado.

Ventura Filho afirmou, ainda, que a principal política pública do país, no sentido de universalizar o serviço, é referente ao programa de distribuição de energia elétrica, o Luz para Todos. Ele afirmou que a política do governo para energia elétrica "levou luz" para 14 milhões de brasileiros.

REPORTAGEM: CÂNCER DE PELE - TRATAMENTO GRATUITO


Programa nacional de combate ao câncer de pele criado em São Carlos já ofereceu tratamento gratuito para mais de 500 pacientes
SÃO CARLOS AGORA, 07-08-2012

Cerca de 500 pessoas diagnosticadas com câncer de pele não melanoma já tiveram acesso a um método eficaz e indolor na luta contra a doença. Elas fazem parte de um grupo de 8 mil pacientes que deverão receber, até o final de 2013, o tratamento gratuito contra este tipo de câncer dentro do programa "Terapia Fotodinâmica Brasil", resultado de uma parceria entre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), o Hospital Amaral Carvalho (HAC) e as empresas MM Optics e PDT Pharma.

A concepção do programa foi estimulada pelo alto número de casos registrados na sociedade brasileira: segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgados em 2010, o câncer de pele não melanoma é o tipo mais incidente entre a população do País. Apenas em 2010, mais de 110 mil pessoas contraíram a doença.

Essa alta incidência serviu de estímulo para que os pesquisadores do IFSC aprimorassem os estudos sobre os efeitos da terapia fotodinâmica (PDT) nas células tumorais. À MM Optics coube desenvolver um equipamento inovador capaz de otimizar o combate à doença a um custo acessível. Como resultado, a empresa sediada no pólo tecnológico de São Carlos (230 Km de São Paulo) criou o Lince, aparelho único no mundo que conjuga, em uma mesma plataforma, tecnologias com capacidade de realizar o diagnóstico do câncer de pele não melanoma por fluorescência óptica e tratar a doença por meio da terapia fotodinâmica (PDT).

"Após a detecção do tumor, passamos na lesão um medicamento fotossensível, desenvolvido pela PDT Pharma, que é absorvido pelas células tumorais e responsável por levá-las à morte quando iluminadas pela luz da terapia fotodinâmica. O diagnóstico e o início do tratamento podem ser feitos num único dia, o que evita problemas de logística que trazem custos tanto para o governo quanto para o próprio paciente", explica o diretor industrial da MM Optics, Fernando Mendonça Ribeiro.

Resultados

Desde que foi implementado, no segundo semestre do ano passado, o programa "Terapia Fotodinâmica Brasil" já foi levado para cidades de diferentes estados e regiões do Brasil, como Campinas (SP), Curitiba (PR), Linhares (ES), Maceió (AL), Passos (MG), Pelotas (RS), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Rondonópolis (MT), Salvador (BA), além de municípios da Colômbia e do Equador.

A pesquisadora do IFSC e responsável pelo treinamento dos médicos que operam o Lince, Natália Inada, revela que os primeiros resultados estão se mantendo os mesmos da fase de testes (realizada no Hospital Amaral Carvalho), ou seja, com índice de cura superior a 90%. "Caso esse porcentual seja mantido até o final da execução do programa, a terapia será legitimada e o Lince poderá ser usado pelo SUS [Sistema Único de Saúde]", comenta a pesquisadora.

A adoção do tratamento pelo SUS, aliás, é um dos objetivos finais do programa, que foi idealizado como contrapartida tanto da MM Optics quanto do IFSC pelos financiamentos obtidos para o desenvolvimento do Lince e aprimoramento das pesquisas sobre a terapia fotodinâmica. O desenvolvimento do equipamento teve um aporte da ordem de R$ 2,3 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Já o IFSC-USP recebeu um aporte financeiro de R$ 3,5 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para coordenar e garantir a formação dos profissionais que trabalham no programa, escolher os centros médicos para a aplicação da tecnologia, além de realizar, todos os ensaios clínicos e análise de resultados.

NOTÍCIA: PLANO VIVER SEM LIMITE - ACESSIBILIDADE


Plano visa garantir autonomia e direitos das pessoas com deficiência
Pantanal News, 20-08-2012.

O Plano Viver sem Limite tem quatro eixos de atuação: educação, saúde, acessibilidade e inclusão social. “A nossa avaliação é de que o plano está obtendo resultados concretos para a vida das pessoas, mobilizando a sociedade brasileira, estados e municípios, pelos direitos das pessoas com deficiência”, disse a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes. 

Entre as metas previstas para 2014 está a disponibilização de 2.609 veículos acessíveis para transporte escolar, a criação de pelo menos 150 mil vagas de qualificação profissional, a busca ativa de crianças e adolescente com deficiência que estão fora da escola, a implementação de 200 residências inclusivas, a construção de um Centro-Dia de Referência em cada estado e a contratação de 1,2 milhão de casas adaptáveis no Minha Casa, Minha Vida 2. 

Na área da saúde, serão introduzidos novos exames para identificação precoce de deficiências e haverá 45 novos Centros Especializados de Reabilitação em todo o País.“É importante ressaltar que estamos trabalhando a partir de uma nova lógica, que é de autonomia e garantia de direitos das pessoas com deficiência”, avalia a ministra.

Outra ação é o catálogo nacional de produtos de tecnologia assistiva, lançado em novembro de 2011, e o site www.assistiva.mct.gov.br, que é atualizado periodicamente, com base em solicitações e informações dos fabricantes, e já teve 68 mil acessos.

Inovação - Em julho, foi inaugurado o Centro Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, em Campinas (SP), nas instalações do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). Foram habilitados 29 Núcleos Interdisciplinares de Inovação em Tecnologia Assistiva para compor a rede. 

Dentro do Programa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, foi criada uma linha de crédito da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de R$ 90 milhões, sendo que R$ 11 milhões já foram destinados para apoiar oito projetos de inovação em tecnologia assistiva.
Além disso, o início do curso do primeiro centro tecnológico Cães-Guia, em Camboriú (SC), está previsto para setembro. Outros quatro municípios já foram selecionados para abrigar os demais centros.

REPORTAGEM: TREPADEIRAS EM PRÉDIOS - SOLUÇÃO AMBIENTAL


Estudo: trepadeiras em prédios são melhor solução ambiental 
Jornal do Brasil, 06-08-2012


Enquanto novas tecnologias não surgem, cobrir as paredes da "selva de pedra" com verde pode diminuir os níveis de poluição em grandes cidades com mais êxito do que se pensava. Pesquisadores na Inglaterra concluíram que o uso de muros verdes nos chamados vales urbanos - vários prédios altos alinhados nos dois lados de uma mesma rua -, formando verdadeiros corredores de vegetação vertical em movimentadas avenidas, pode reduzir os poluentes do local em até 30%.

O novo estudo das universidades de Birmingham e Lancaster contradiz a percepção anterior de que a melhoria ficaria em apenas 1 ou 2% e aponta que a medida pode ser mais eficaz do que árvores ou telhados verdes. Por meio de simulação em um programa de computador, os cientistas combinaram o que já sabiam sobre o modo que o ar circula nas cidades e como a vegetação o purifica.

O passo à frente, explica o professor de ciência atmosférica Rob MacKenzie, da Universidade de Birmingham, foi o reconhecimento de que o ar leva maior tempo circulando dentro dos vales urbanos, onde a poluição é gerada pelos carros e fica mais concentrada. Por isso, as paredes vivas seriam mais indicadas neste caso do que os telhados verdes.

"Como o vento sopra no topo dos edifícios, o ar na rua circula lentamente entre eles, dando voltas. Se a vegetação estiver dentro dos vales urbanos, a remoção será mais eficiente. Quanto mais poluição houver no local, mais rapidamente é absorvida pela vegetação. É como a agua que drena para fora da banheira mais rápido no início, quando cheia, do que no final, quando está quase vazia", compara o coautor do estudo.

Plantas limpam o ar ao remover dióxido de nitrogênio e material particulado - partículas poluentes que se mantêm suspensas na atmosfera devido ao seu pequeno tamanho -, ambos prejudiciais à saúde. A poluição é capaz de provocar doenças cardíacas, câncer de pulmão e asma, entre outras, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que seja a causa de mais de 2 milhões de mortes por ano.

Trepadeiras ao invés de tecnologia

O novo dado sobre a eficiência dos muros verdes em vales urbanos surge em um momento que as pesquisas científicas precisam avançar para desenvolver tecnologia mais eficiente no combate ao problema.

"Você pensa que, comprando um novo veículo, teria menos poluição do que um carro que está na rua há cinco anos. Mas parece que não temos tido os benefícios que esperávamos, porque as soluções tecnológicas ainda não estão funcionando da maneira que se espera. Por isso, estão olhando para alternativas como muros verdes e supressores de pó (substâncias que funcionam como um adesivo e evita a circulação de partículas poluentes)", aponta Gary Fuller, especialista em medição da qualidade do ar no grupo de pesquisas ambientais do King's College, em Londres.

Preocupados com o problema, órgãos municipais no Reino Unido têm adotado aos poucos a medida, mas ainda longe de formar corredores verdes, como os cientistas de Birmingham e Lancaster sugerem. Segunda maior cidade da Inglaterra, Birmingham conta desde 2010 com um muro vivo temporário, junto a uma parte dos tapumes ao redor da construção da nova biblioteca no centro da cidade.

Já a Transport for London, órgão responsável pelo transporte público da capital britânica, instalou em julho seu segundo muro verde especialmente para aplacar a poluição próximo à estação de metrô Blackfriars, com 15 diferentes variedades de plantas em 120 m², e planeja contemplar no futuro mais locais com altos níveis de PM10, como é chamado o material particulado que pode ser inalado por humanos. Pesquisadores do conceituado Imperial College analisam a mudança na qualidade do ar nesses pontos e se certas espécies funcionam melhores como "filtros" do que outras, mas os resultados ainda não foram divulgados.

Críticas

A ideia de que o verde limpa não é nova, mas, nos últimos anos, estudos apontaram que árvores podem agravar o problema. Ao formar um túnel em uma rua com grande movimento de carros, os galhos "prendem" os poluentes no local - por isso, os muros verdes seriam mais indicados. Apesar disso, a alternativa sofre críticas. "Quanto realmente se precisa para ter algum tipo de impacto? Todo o ar deve estar em contato com a vegetação. Os melhores efeitos dos muros verdes se espera que sejam muito locais", questiona Fuller.

Para MacKenzie, 10% de cobertura não fará diferença, mas com 50% se consegue um resultado notável. Os estudiosos ainda sugerem o uso de "green billboards" (outdoors, como os de publicidade, com vegetação) e garantem que a solução não precisa ter custo elevado - outra crítica recorrente aos muros verdes. Apesar de empresas oferecerem paredes hi-tech, com hidroponia, MacKenzie exemplifica que uma trepadeira como a hera, plantada diretamente no solo, é uma versão muito mais barata.

Mesmo com índices de poluição semelhantes, conforme a OMS, o que funciona em Londres pode não funcionar em São Paulo, alerta Fuller. Além de o clima ser distinto, a frota de carros brasileira utiliza etanol, não usado na Europa. Mas a receita para o controle da poluição nas grandes cidades inclui atacar a origem do problema, ressaltam os especialistas ouvidos pelo Terra.

"Minha visão para uma cidade limpa é que se tenha muito mais plantas dividindo o espaço conosco e bem menos ênfase em carros. Se você combinar isso, será o melhor", defende o professor de ciência atmosférica da Universidade de Birmingham.

REPORTAGEM: ÓLEO DE PEIXE CONTRA EFEITOS DA POLUIÇÃO


Pesquisa mostra que óleo de peixe protege a saúde dos efeitos da poluição
Folha de São Paulo, 02-08-2012, por Iara Biderman.

Suplementos de óleo de peixe podem proteger o coração dos danos causados pela poluição, mostrou um estudo feito pela divisão de ambiente e saúde pública da Carolina do Norte, nos EUA.

Pesquisas anteriores já mostraram que a exposição a partículas poluentes no ar causam uma série de problemas de saúde, como asma, acidente vascular cerebral, arritmia e insuficiência cardíaca.
Há uma forte hipótese de que a poluição altera os níveis de gordura no sangue e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores americanos resolveram testar o efeito do ômega 3 em pessoas expostas a altas concentrações de poluentes. Esse ácido graxo têm ação benéfica sobre a proporção de gorduras "boas" e "ruins" no sangue.

Foi a primeira vez que um estudo controlado mostrou a associação entre o consumo dos suplementos de óleo de peixe e a menor alteração dos níveis de gordura no sangue e na variabilidade da frequência cardíaca, fatores que aumentam o risco de problemas cardíacos.

COMO FOI FEITA A PESQUISA

Para o estudo, 29 pessoas saudáveis entre 50 e 72 anos tomaram suplementos de óleo de peixe e de óleo de oliva por um mês. Depois disso, 16 deles foram escolhidos aleatoriamente para consumir três gramas de óleo de peixe e 13, a mesma quantidade de óleo de oliva, ambos em forma de suplemento por mais um mês.
Os voluntários então usaram uma máscara para respirar o ar filtrado (proveniente da rua onde fica o laboratório da Universidade da Carolina do Norte) e, no dia seguinte, ar não filtrado concentrado.
A variabilidade da frequência cardíaca, o tempo que as células cardíacas levavam para voltar ao estado de repouso e os níveis de gordura no sangue dos participantes foram medidos após eles respirarem o ar filtrado e o concentrado, e 20 horas depois da experiência.

EFEITO 'DESPOLUIDOR'

Os pesquisadores observaram que, entre os que consumiram suplementos de óleo de oliva, as alterações na frequência cardíaca e nos níveis de gordura do sangue foram muitos maiores do que as constatadas no grupo que tomou suplementos de óleo de peixe.

Apesar de a pesquisa ter sido feito com um número pequeno de participantes, as evidências de que o óleo de peixe reduz os efeitos da poluição na saúde cardiovascular foram consideradas muito importantes.

Ainda assim, uma pesquisa com poucos participantes não representa a população geral e é preciso investigar o que acontece com pessoas de diferentes idade, sexo e etnias para generalizar as vantagens do óleo de peixe como "despoluidor" do organismo.

NOTÍCIA: VACINA TETRAVIRAL A PARTIR DE 2013


Brasil passará a produzir vacina tetra viral a partir do ano que vem
Jornal do Brasil, 06-08-2012.

O calendário básico de imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS) passará a contar a partir de 2013 com a vacina tetra viral que inclui a imunização contra a varicela, mais conhecida como catapora, além de sarampo, caxumba e rubéola, já contempladas na tríplice viral ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde 1992.

Hoje (4) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, um acordo para a produção da vacina varicela entre o laboratório público Biomanguinhos e o laboratório privado GlaxoSmithKline (GSK), que vai transferir gradualmente para o Brasil a tecnologia e a fórmula do princípio ativo da vacina.

“Com apenas uma picada o Brasil vai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase 11 mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 160 óbitos. Além disso, tem uma economia no trabalho dos profissionais de saúde, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação”, declarou o ministro.

Ainda segundo Padilha, as internações causadas pela varicela custam cerca de R$ 7 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério vai investir R$ 127 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano até 2015, quando está prevista a transferência completa de tecnologia para o Brasil, com produção da tetra viral 100% nacional.

“Ao produzir novas vacinas aqui no país, a gente fica imune a qualquer oscilação do valor dólar ou de qualquer crise econômica internacional, a situações em que indústrias fora do Brasil decidem parar de produzir determinado medicamento ou vacina em função de decisões estratégicas dos interesses de seus países”.

Esta é a sétima parceria entre a Fiocruz e o laboratório GSK e estão em vigor 36 parcerias que envolvem 37 laboratórios – 11 públicos e 26 privados, nacionais e estrangeiros.

Segundo o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, além de capacitar os profissionais e criar plataformas para o desenvolvimento de outras vacinas, esse tipo de acordo barateia significativamente o preço das doses. “O preço global da vacina tetra custará R$ 28 por unidade, incluindo o preço da tríplice. No mercado privado, essa vacina custa R$ 150. Só podemos ter um programa que distribui gratuitamente vacinas para todo o país, porque temos a competência nacional de produzi-las”.

A tetra viral é dada em duas doses: para crianças de até 12 meses e a segunda aos 4 anos de idade. Hoje a vacina só é oferecida na rede pública em épocas de surto. Com a tetra viral, o SUS passa a contar com 25 vacinas, sendo 13 ofertadas no calendário básico de imunizações.

RECEITA: GELATINA MOSAICO LIGHT


RECEITA: GELATINA MOSAICO LIGHT
(Cyberdiet.com)


Ingredientes:

- 1 envelope de gelatina sabor limão (pode ser diet)
- 1 envelope de gelatina morango
- 1 envelope de gelatina abacaxi
- 1 envelope de gelatina sem sabor
- 3 xícaras (chá) de água fervente
- 3 xícaras (chá) de água fria
- 1 caixinha de creme de leite light sem soro
- 1 caixinha de leite condensado desnatado

Modo de Preparo:

Prepare as gelatinas de limão, morango e abacaxi separadamente da forma convencional com cerca de 4 horas de antecedência. Dissolva o pó da gelatina de limão em 1 xícara (chá) de água fervente e junte mais 1 xícara (chá) de água fria. Despeje em um recipiente refratário raso e molhado e leve à geladeira. Repita a mesma operação para os outros sabores de gelatina. Quando as três gelatinas estiverem bem firmes, corte em cubinhos e reserve. Dissolva a gelatina sem sabor em 1/4 xícara (chá) de água e aqueça em banho maria, até derreter. Junte 1/2 xícara (chá) de água quente e mexa bem, adicionando em seguida o leite condensado e o creme de leite. Deixe esfriar e despeje em um refratário grande misturando com as gelatinas coloridas. Leve à geladeira até endurecer.

Valor nutricional e calórico por porção:

1 porção = 125 g
número de porções = 16
calorias = 105 kcal
carboidratos = 18.86 g
proteínas = 3.11 g
lipídios = 2.19 g

REPORTAGEM: ALERTA A MEDICINA ANTIENVELHECIMENTO


Conselho de Medicina condena uso de hormônios para retardar envelhecimento
Para o órgão, não há evidências científicas que justifiquem a medicina antienvelhecimento
Por: Paula Laboissière - Agência Brasil, 06/08/2012.

Brasília – Parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicado hoje (6) indica que não há evidências científicas que justifiquem a prática da medicina antienvelhecimento, que tem como base o uso de hormônios como a testosterona, a progesterona e o corticoide. De acordo com o vice-presidente do órgão, Carlos Vital Corrêa, o documento vai servir de base para a publicação de uma resolução que proíba a indicação hormonal para pessoas saudáveis. Dessa forma, profissionais de saúde que insistirem na prática vão responder por conduta antiética e estarão sujeitos a sindicâncias e sanções.

Dados do CFM apontam que pelo menos cinco médicos foram cassados nos últimos quatro anos por praticar procedimentos sem comprovação científica, enquanto dez profissionais foram punidos com suspensão.

“A questão da eterna juventude ainda está no campo das fábulas. Do ponto de vista técnico-científico não há nenhuma afirmação de um procedimento que possa retardar ou retornar a juventude daquele que já envelheceu”, destacou Vital.

Para a geriatra e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Maria Lencastre, a manipulação hormonal deve ser indicada apenas nos casos em que o paciente apresente algum tipo de disfunção na produção de hormônios, como nos casos de hipotireoidismo (distúrbio hormonal que afeta o metabolismo do organismo).

Maria Lencastre lembrou que o fator genético responde por um terço das causas do envelhecimento e que a melhor maneira de retardar o processo é a modificação de hábitos, que incluem a prática de exercício, a alimentação adequada e a perda de peso.

“Envelhecimento não é doença”, disse. "Medicamentos que não são necessários, além do risco, significam custo com uma população que já tem grandes custos [com patologias como doenças do coração], completou.

Marcadores