domingo, 15 de abril de 2012

MENSAGEM: CANAS E PAVIOS

Canas e Pavios
(Bob e Debby Gass)


“Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o pavio que fumega...” 
 (Mateus 12:20 NKJV)

Canas.

Poucas coisas são mais frágeis do que uma cana quebrada. Nos dias de Cristo, as crianças que brincavam ao lado do rio faziam flautas com elas. Elas as esvaziavam para que ficassem ocas e faziam buracos nelas. Mas, depois, elas eram quebradas e descartadas.

Talvez um dia você tenha sido alto e forte, estava enraizado no leito do rio e era alimentado por ele. Mas agora você está escondido nos arbustos, ferido por palavras ásperas, pela traição de um cônjuge, pelo seu próprio fracasso ou por uma severa religiosidade.

Pavios.

Nada está mais perto da extinção do que um pavio que fumega. Quando o óleo das lâmpadas primitivas acabava e o pavio queimava, ele se extinguia, era jogado fora como algo inútil e era substituído.

Você um dia ardeu cheio de fé, iluminando o caminho para outros até que os ventos gelados da crítica, da falta de perdão e do julgamento o deixaram em trevas?

O que estas pessoas têm em comum: uma mulher tremendo diante de uma multidão enfurecida ameaçando apedrejá-la; uma casa cheia de pessoas e um paralítico em uma maca e seus amigos determinados a levá-lo até Cristo; um cego clamando por sua vista e discípulos mandando-o se calar?

Todos são canas quebradas e pavios que fumegam dos quais Jesus se recusou a desistir.

O mundo acha que sabe o que fazer com você – quebrá-lo e apagá-lo!

Mas Jesus não: “Ele não esmaga o fraco, nem apagará a menor esperança que houver” (Mt 12:20 ABV).

Por pior que se sinta hoje, você não está fora do alcance da graça de Deus.
Venha, Ele vai tratá-lo com carinho. Ele vai curar você!!!

REFLEXÃO: PALAVRAS COMO MEL, SEGUNDO PROVÉRBIOS


"As palavras suaves são favos de mel,

doces para a alma, e saúde para os ossos".

(Provérbios 16:24)


ARTIGO: CUIDADOS PARA HOMENS

ARTIGO: CUIDADOS PARA HOMENS

(Por Enfª Patrícia Trasmontano)
Olá rapazes!!!
OBS: NADA DO QUE FOR FALADO FERIRÁ A SUA MASCULINIDADE! (RISOS)
QUE TAL COMEÇARMOS?
Bem sabemos que as mulheres se preocupam ou dão maior importância a
saúde e a beleza do que os homens. Será?
Mas não quero culpá-los com este comentário. É apenas uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, que merece atenção. Sei também que há muitos homens que, verdadeiramente, buscam o melhor para o seu bem estar e qualidade de vida.
Por isso, pensando em você, “rapazinho”, que preza pela sua saúde, e você “mocinha”, que se interessa em promover a saúde de seus amados (pai, companheiro, amigo...) e que indicará este artigo, venho refletir sobre alguns cuidados de saúde que são importantes de serem retratados, referente a saúde do homem...
Mas antes, responda as seguintes perguntas:
- Você se preocupa com a higiene íntima e do corpo?
- Como “encaras” uma consulta periódica ao urologista?
- Tens o conhecimento de doenças que acometem os órgãos sexuais?
- Sabes quais exames são interessantes de serem realizados para identificar possíveis problemas?
- Já ouviu falar sobre o auto-exame dos testículos?
Uffa!!! Haja perguntas!
Que tal esclarecê-las, se ainda restam dúvidas?
Vamos lá!
HIGIENE MASCULINA
- Bom, aprendemos que um bom banho, faz muito os seus efeitos. Pelo menos dois a três por dia. Não prolongue muito, façamos a utilização consciente da água! Use cosméticos (sabonete, xampu, condicionador...) que mais se adéquam ao seu tipo de pele e cabelo.  E não se esqueça de um desodorante e um perfume, afinal, isto contribui para fazer “presença” nos ambientes e para você mesmo. Evite exageros, hein!?
- Continuemos, agora, com uma excelente higiene bucal (escovação correta dos dentes, próteses e aparelhos, além do uso do fio dental) e cuidados odontológicos (avaliação do dentista, periodicamente), afinal uma boca saudável, gera saúde para todo o corpo. E atente-se para as suas palavras, pois, poderá prejudicar todo esse trabalho com a sua boca, ou seja, o que adianta ter um sorriso perfeito para atrair olhares, e ser um “baita boca suja”?
- E a higiene íntima? Tratemos dela, então! Primeiramente, aproveite o banho para identificar anormalidades nas mamas, isso mesmo! Homens também podem ser acometidos de câncer nas mamas. Examine também, qualquer outra parte do corpo, bem como o órgão genital. Lembre-se de retrair o prepúcio e limpar a pele da sua parte interna e da cabeça do pênis, pois é uma região muito sujeita a infecções. Logo, evite o acúmulo de secreções. Antes e após uma relação sexual, é relevante a higienização, afinal, muitos microorganismos podem estar escondidos nos fluídos, na pele e pelos, podendo ocasionar doenças. E não vai vacilar, use a camisinha!
UROLOGISTA
- É um bom amigo, ao contrário do que você pode pensar. Ele pode orientá-lo e tratá-lo, quanto a sua saúde. Não precisa estar doente ou com preocupações para procurá-lo. Uma avaliação dele é essencial, ainda que de rotina. Saiba que ele pode te ajudar!!!
DOENÇAS E ÓRGÃOS SEXUAIS
Não tem como abordar de todas, neste momento, mas estimulo-o a buscar conhecer mais sobre algumas doenças que apontarei. Primeiro, saiba que a prevenção é o melhor remédio! Os passos anteriores contribuem para isso. Problemas podem surgir tanto no aspecto físico, psicológico e espiritual. Mas, não custa nada observar, caso ocorram com você:
- corrimento peniano;
- dificuldades de gerar filhos(as);
- dores durante a relação sexual;
- bolhas, manchas, nódulos (caroços), inchaços, coceira; identificáveis no corpo;
- dificuldade de ereção ou ejaculação;
- perda de libido, desinteresse na relação, cansaço;
- entre outras.
CONSULTE UM MÉDICO!!!
Destaco que há doenças que podem levar a essas manifestações (diabetes, hipertensão, estresse, depressão...), como também o uso de medicamentos e hábitos de vida (consumo de álcool e outras drogas, exercícios físicos extremos, múltiplos parceiro(a)s sexuais...). São tantas doenças que poder se manifestar sobre o corpo, mas não se apavore, você já sabe que é necessário se cuidar. No caso, destacarei apenas:
* Doenças e distúrbios referentes ao sistema reprodutor:
- Estenose uretral; Doença de Peyronie; Câncer (pênis, próstata, testículo...); Varicocele; Epididimite; Orquite; Hiperplasia Prostática Benigna; Prostatite; Cistite; Priapismo; Hidrocele; Torção do Testículo; DST’s (uretrite: gonocócica e não gonocócica; úlceras genitais: herpes genital, sífilis primária, cancroide, granuloma inguinal e linfogranuloma venéreo; verrugas genitais: papilomavírus humano - HPV, escabiose, pediculose pubiana – piolhos, molusco contagioso, hepatite e infecções entéricas, proctite e HIV/AIDS).
EXAMES
Um médico especialista em urologia, poderá indicá-los, conforme seu histórico de saúde, a realizar os seguintes exames:
- Dos 20 aos 30 anos: exames de rotina (sangue, urina, fezes); pressão arterial; exame para identificar AIDS e Hepatite B.
- Dos 30 aos 40 anos: exames ergométricos, níveis de colesterol.
- Dos 40 anos aos 50 anos: exame do toque, colonoscopia, ultrassom, PSA (sangue).
- Depois dos 50 anos: teste de função hepática, níveis hormonais e todos os outros citados, anteriormente.
Ressalto que não há uma regra quanto a fase de vida, mas quando necessários, independente da idade, serão solicitados. Por isso, exige o acompanhamento de um médico habilitado para isso.
AUTO-EXAME DOS TESTÍCULOS (AET)
Me espanta saber que há homens que desconhecem este assunto, por isso, resolvi descrever.
- Frequência: 1 vez por mês;
- Quem fará? Obviamente, você! Homem!!!
- Horário: Depois de um banho quente na banheira ou chuveiro, para relaxar a bolsa escrotal;
- Aparência normal: Quando o testículo está liso e de consistência uniforme;
- Como fazer o auto-exame?
1- usar ambas as mãos para apalpar o testículo, sendo que uma mão levantará o pênis para cima, enquanto a outra irá apalpar o testículo;
2- com os dedos indicador e médio sob o testículo e o polegar em cima, rolar suavemente o testículo em um plano horizontal entre os dedos; busque identificar qualquer evidência de nódulo ou anormalidade;
3- seguir o mesmo procedimento e palpar para cima, ao longo do testículo;
4- localizar e palpar o epidídimo, uma estrutura semelhante a um cordão, no ápice e atrás do testículo, que armazena e transporta os espermatozoides. Localizar também o cordão espermático e apalpá-lo.
5- repetir o exame no outro testículo. Não se assuste caso perceba que um testículo é maior que o outro, pois isto é normal;
6- se você encontrar qualquer evidência de um pequeno nódulo semelhante a uma ervilha, ou se o testículo estiver inchado (possivelmente devido a uma infecção ou tumor), consultar o seu médico.
PALAVRAS FINAIS
Até que enfim, chegamos aqui, depois de extensa, porém fundamental leitura!!!

Parabéns a você que se ama e se cuida!

Continue sendo este “menino” (risos) interessado sobre a sua saúde. E seja “camarada”, compartilhe com os seus familiares e amigos, os conhecimentos que você adquiriu com este “breve” artigo.

Espero que tenha gostado, e se quiser, sinta-se a vontade para comentar sobre, de modo a acrescentar mais informações! Aproveite também, para descobrir outros assuntos, aqui no blog, tão informativos como este!
Até mais!!!
Fonte:
BRUNNER & SUDDARTH. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 2 v.12ª ed. Rio de Janeiro; Guanabara Koogan, 2011.
CARROLL, Stephen; SMITH, Tony. Guia da Vida Saudável. 1ª ed. São Paulo: Folha da Manhã S/A, 1995.
MINHA VIDA: saúde, alimentação e bem estar. [site de internet]. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/ 13679-homens-devem-fazer-exames-diferentes-de-acordo-com-a-idade. Acesso em: 15 abr 2012.

RECEITA: TORTA LIGHT DE BANANA COM CANELA

Torta Light de Banana com Canela
http://cyberdiet.terra.com.br/torta-light-de-banana-com-canela-8-2-7-605.html

Ingredientes:

- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- adoçante em pó a gosto de forno e fogão
- 1/2 colher (sopa) de margarina light
- 1 1/2 xícaras (chá) de leite desnatado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 4 bananas nanicas
- canela em pó a gosto
- adoçante forno e fogão para polvilhar
Modo de Preparo:

Bata em uma batedeira a farinha, o adoçante, a margarina, o leite e o fermento, até ficar uma mistura homogênea. Em seguida, unte uma fôrma com margarina light e despeje a massa. Corte as bananas já descascadas, no sentido longitudinal, e coloque-as sobre a massa. Polvilhe o adoçante com a canela sobre a banana. Em seguida, asse em fogo brando por cerca de 40 minutos.

Rendimento:

1 porção = 85 g (1 fatia média).
Número de porções = 10.

Valor nutricional e calórico por porção

calorias = 117 kcal
carboidratos = 24.62 g
proteínas = 3.32 g
lipídios = 0.8 g

NOTÍCIA: IMPLANTE SUBSTITUI VÁLVULAS NAS VEIAS

Criado um implante para substituir válvulas das veias
Inovação Tecnológica, 10-04-2012

Cientistas alemães estão desenvolvendo uma prótese para as válvulas das veias.

Ao contrário das válvulas cardíacas, que, quando dão defeito, são rotineiramente substituídas por implantes, quando as válvulas das veias dão problema, o único tratamento disponível é via medicação, nem sempre com os resultados esperados.

Válvulas das veias

Se você não sabia que veias têm válvulas, basta se perguntar por que é que o sangue não se acumula nas pernas, puxado pela gravidade.

Na verdade, às vezes ele se acumula, provocando edemas e até úlceras, um mal que acomete duas vezes mais as mulheres dos que homens.

Para ajudar o coração, as veias possuem válvulas que se fecham após cada pulsação.

Assim, nas veias das pernas, por exemplo, a válvula se fecha e evita que o sangue que acaba de ser bombeado pelo coração desça novamente, puxado pela gravidade.

No próximo batimento, ele sobe um pouco mais, parando na próxima válvula, e assim por diante.

Implante para veias

O problema é quando as válvulas venosas deixam de funcionar, gerando a chamada deficiência venosa crônica.

O Dr. Oliver Schwarz e seus colegas do Instituto Fraunhofer criaram o primeiro protótipo de um implante que, depois dos testes clínicos necessários, poderá se tornar uma alternativa definitiva para as "veias fracas".

Imitar a membrana natural foi possível graças a um equipamento inovador, um aspersor 3D, que permite a criação de estruturas plásticas em formato livre.

É uma espécie de impressão 3D mais avançada, uma vez que as camadas não precisam ser aplicadas sobre uma base plana, permitindo criar estruturas extremamente complexas e muito precisas.

"A tecnologia de distribuição de gotas 3D é uma técnica de fabricação aditiva que permite que geometrias tridimensionais sejam criadas camada por camada usando um polímero," resume o Dr. Schwarz.

Camadas sem costura

O polímero usado é o policarbonato-uretano (PCU), um plástico particularmente forte, mas flexível, e que se liga facilmente aos tecidos circundantes.

Como a impressão 3D de formato livre permite a criação de películas muito finas, o material se mostrou o substituto ideal para as válvulas das veias.

Isso depois que os engenheiros aprimoraram a "impressão", que, para funcionar como as válvulas biológicas, precisa de nada menos do que seis camadas com diferentes graus de elasticidade e dureza - e sem nenhuma "costura", ou seja, com um material aparentemente homogêneo.

Quando aprovados pelas autoridades de saúde, os implantes venosos poderão ser inseridos nas veias dos pacientes por catéteres.

NOTÍCIA: PREFERÊNCIA A COMPRA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE SAÚDE

Governo estabelece em junho margens de preferência da saúde
PROTEC, 11-04-2012
Zich Moysés

O Ministério da Saúde planeja oficializar em junho as margens de preferência a serem adotadas nas licitações públicas para compra de materiais e equipamentos de saúde. O anúncio foi feito por Zich Moysés, diretor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, no 1º Congresso Nacional da Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde (Cimes), nesta terça-feira (10/04), em São Paulo. Ele antecipou os percentuais que o governo vai propor. Para produtos com concorrência predatória (luvas, seringas, coils e outros), serão até 25%. Aqueles que mantém integração produtiva mínima de 60% contarão com a margem de 20%. Os itens apenas montados no Brasil terão margem de 5%, pelo prazo de dois anos. A proposta passará por consulta pública.

Segundo Moysés, o Governo agora vai priorizar o uso do poder de compra do Estado para o setor de equipamentos para saúde, depois da experiência bem-sucedida na área de fármacos e medicamentos. "Vamos usar nossos instrumentos de compra. O ministro da Saúde já autorizou, portanto esta é a prioridade do plano estratégico", declarou na primeira plenária do Cimes, que teve como tema "Fomento, preços, compras e encomendas".

As diretrizes do trabalho serão os investimentos nas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), as compensações tecnológicas, as margens de preferência e a cooperação com o setor privado. Dentro do plano de usar as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) para incentivar a indústria nacional, está prevista, por exemplo, ampliação dos serviços de radioterapia, com a compra de aceleradores lineares.

O Governo pretende também centralizar as compras para fomentar a fabricação de produtos de alto valor agregado, conseguindo dessa forma também ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. Dar a oportunidade dessas empresas se qualificarem para fazer produtos de alta tecnologia significa também aproveitar o mercado interno e reduzir o déficit comercial. Hoje, 55% dos produtos que abastecem o Brasil são importados, o que gera dependência externa.

"Quando o mercado internacional está aquecido ou acontece uma crise, falta produto aqui. O Brasil tem porte econômico, escala produtiva e segurança de investimentos para sustentar até a exportação para seus vizinhos", defendeu Moysés. "Queremos usar o poder de compra para todos os produtos da saúde que nos interessa", enfatizou.

Buy brazilian

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório (Abimo), Franco Pallamolla, revelou que a entidade está trabalhando em um projeto de lei no estilo Buy American Act, instituindo a preferência obrigatória da indústria nacional nas compras públicas sempre que existir produção local.

Pallamolla defendeu que as margens de preferência sejam usadas por todo o SUS, incluindo órgãos que têm competências sobre as próprias compras, como o caso das Santas Casas. Ele relatou outros problemas, como prefeituras que não têm profissionais para ajudar no descritivo dos equipamentos para os editais de licitação.

Ele apontou ainda a necessidade de envolvimento do Ministério da Educação (MEC), para evitar que os hospitais escola sejam exclusivamente equipados com importados, como acontece hoje.

Incentivos à inovação

Na plenária, Pedro Palmeira, chefe do Departamento da Indústria da Saúde do BNDES, apresentou os números do Profarma, que financiou R$ 232 milhões em equipamentos para saúde, o correspondente a 13% do total liberado. De todo o desembolso do programa, apenas 8% dos recursos foram para inovação. Para Palmeira, os valores precisam ser incrementados com mais procura da indústria. "Estamos ávidos para discutir projetos viáveis de inovação", disse.

Na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre 2004 e 2011, os desembolsos para o Complexo Industrial da Saúde somaram R$ 1,8 bilhões para 997 projetos de financiamento. O setor corresponde a cerca de 10% do orçamento da Finep nas linhas de subvenção e crédito. O segmento de equipamentos e materiais de saúde recebeu R$ 143 milhões para 129 projetos no período, sendo 63% do valor liberado pela subvenção econômica, cujos editais acumulam atrasos consecutivos.

Questionada sobre o fato, Eliane Bahruth, assessora da presidência da Finep, disse que o problema é causado pelos recursos que devem obrigatoriamente constar no edital, com prazos de até 60 dias. O que estranha na justificativa é que o tempo de recurso faz parte do cronograma, portanto não deveria contar como atraso.

Mercado externo

Abordando o incentivo à indústria brasileira por meio da promoção comercial, Rogério Bellini, diretor da Apex Brasil, apresentou as frentes de ação da entidade, durante a plenária "Exportar é Inovar". O Projeto Brasil Trade oferece suporte para empresas que pretendem começar a exportar. No caminho inverso, o Projeto Comprador aproxima os compradores internacionais dos fornecedores brasileiros.

A Apex oferece ainda suporte em projetos setoriais - só com a Abimo são mais de 80 -, feiras multissetoriais e missões comerciais, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, promovendo rodadas de negócios e abrindo novos mercados para as companhias nacionais.

REPORTAGEM: ROUPAS QUE FAZEM MAL À SAÚDE

O perigo no armário: roupas que fazem mal à saúde
Valor Econômico, 03-04-2012
MELINDA BECK


Baila Steinman notou uma dormência na perna pela primeira vez durante uma viagem a Israel, em dezembro. "Do joelho até a pélvis, estava tudo adormecido, ao ponto de ser doloroso", lembra a terapeuta ocupacional de 52 anos.

De volta a Nova York, Steeinman consultou um neurologista, que fez vários testes e logo perguntou: "Você usa roupas apertadas, como meia-calça de alta compressão ou cintos?". Quando ela respondeu que sim, o médico, Irving Friedman, exclamou: "É isso!".

O culpado: os cintos largos e ajustados que Steinman gosta de usar. Friedman explicou que eles podem comprimir um nervo importante, o nervo cutâneo femoral lateral, que vai do abdome até a parte externa da coxa. Ele disse que vê com frequencia esse problema, chamado meralgia parestésica, em policiais que carregam armas nos quadris e bailarinos que usam tutus apertados. "Tudo o que coloca pressão sobre o nervo pode causá-lo", disse Friedman. "É muito, muito comum."

Roupa e acessórios muito apertados, muito soltos, muito pesados, muito altos ou muito leves podem criar problemas de saúde que as pessoas muitas vezes não associam com o que estão vestindo. A seguir, uma lista do que talvez deva ser eliminado do armário:

Jeans apertado: Espremer um corpo rechonchudo em um jeans apertado não só pode causar compressão de nervos como também interferir na digestão, concluiu a publicação "Archives of Internal Medicine" em 1993. O médico Octavio Bessa, de Stamford, Estado de Connecticut, escreveu que ele estava vendo de 20 a 25 pacientes por ano, geralmente homens de meia-idade ou mais velhos, que sofriam de desconforto abdominal, distensão, azia e gases poucas horas depois de comer. "O diagnóstico pode ser feito facilmente no consultório, comparando o tamanho das calças com a circunferência abdominal.

Geralmente, há uma discrepância de 7,5 centímetros ou mais", escreveu Bessa, cunhando o termo "síndrome da calça justa".

Desde então, os estilos de jeans ficaram ainda mais ajustados e também passaram a ser responsabilizados por dores lombares, infecções fúngicas em mulheres e um transtorno raro chamado lipoatrofia semicircular, em que lesões horizontais aparecem ao redor das coxas.

Modeladores de corpo: Quando são muito apertados ou muito longos, os modeladores de corpo podem causar tanto a compressão de nervos como problemas digestivos, além de vergões dolorosos onde termina o tecido e começa a pele. Os modeladores que comprimem a parte superior do abdome também podem impedir que os pulmões se encham de oxigênio, provocando tonturas.

Camisas e gravatas: Você tem dores de cabeça, visão embaçada ou formigamento em torno das orelhas, especialmente no escritório? Gravatas e colarinhos de camisa apertados podem reduzir a circulação para o cérebro e aumentar a pressão intra-ocular, um fator de risco para o glaucoma, alertam os especialistas. Gravatas apertadas também podem diminuir a amplitude de movimento do pescoço e aumentar a tensão muscular nas costas e ombros, segundo um estudo com trabalhadores de escritório na Coreia do Sul, publicado ano passado na revista "Work".

Muitos homens precisam se desapertar: 67% compram camisas com colarinhos menores que seus pescoços, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Cornell em 1993.

Roupas interiores: Peritos de lingerie dizem que 75% das mulheres usam sutiã de tamanho errado. Um sutiã que é muito grande não dá nenhum suporte, o que pode causar dores no peito e tensão nas costas. Um que é apertado demais pode ferir a pele.

Samba-canção ou cueca tradicional? Especialistas em fertilidade aconselham os homens que querem ter filhos a não passar longos períodos em shorts de ciclismo ou cuecas apertadas que podem elevar a temperatura dos testículos, reduzindo a produção de espermatozóides.

Tecido e detergente: alergias a fibras específicas são relativamente raras, embora ocorram com mais frequência com produtos sintéticos e mesclas que com tecidos 100% de algodão, lã ou seda, de acordo com Apra Sood, médico especializado em dermatites de contato. Pessoas que desenvolvem erupções cutâneas e outras irritações pelo contato com a roupa estão reagindo, com mais frequência, aos corantes e amaciantes de tecidos que podem incluir formaldeído. "Lavar roupa nova antes de usar pode reduzir isso", diz Sood.

Roupa de criança: Peças com cordões aumentam o risco de estrangulamento para bebês e até crianças mais velhas e podem ficar presas em brinquedos no parquinho. Zíperes, que podem machucar a pele também não são recomendados para a roupa das crianças.

Ultimamente, pediatras vêm alertando para outro problema, hiperpigmentação provocada por elásticos apertados em meias, que criam vergões avermelhados em torno dos tornozelos. As marcas são inofensivas, mas podem durar anos, alertam os médicos.

Sapatos: Saltos com mais de cinco centímetros têm sido associados a joanetes, dedos do pé em martelo, fraturas de estresse e torções de tornozelo. Outras doenças podem ser saliências ósseas no tornozelo, neuroma de Morton (uma lesão no nervo entre os dedos) e infração de Freiberg (em que alguns ossos do pé morrem devido à falta de circulação).

Depois de anos usando salto alto, os tendões de Aquiles de algumas mulheres encurtam, tornando sapatos baixos desconfortáveis.

Sapatos sem nenhum salto também podem causar problemas, especialmente aqueles com solas finas sem suporte. Qualquer sapato sem suporte para o arco pode levar a uma fascite plantar, inflamação na faixa de tecido ao longo da parte inferior do pé.

Chinelos de dedo são ainda piores, de acordo com a Associação Americana de Pediatria. Pesquisadores da Universidade de Auburn filmaram 39 voluntários e perceberam que eles tinham que contrair os dedos para manter os chinelos no pé, ocasionando fadiga de músculos do pé, da panturrilha e alteração no andar, o que poderia no longo prazo causar problemas no tornozelo e quadril.

As populares botas do estilo Ugg também não escapam. Essas botas forradas com lã e sem salto podem gerar os mesmos problemas. Além disso, o revestimento pode ser um terreno fértil para fungos e pé de atleta. "Elas absorvem a umidade, mas a umidade não tem para onde ir", diz Jeffrey Benabio, um dermatologista californiano. Ele recomenda usar as botas de lã com meias, por períodos curtos, deixando-as secar.

NOTÍCIA: CONGRESSO VIRTUAL DISCUTE ECONOMIA VERDE

Congresso virtual discute economia verde e agricultura familiar na pauta da Rio+20

São Paulo - Com o objetivo de universalizar o debate sobre os temas a serem discutidos na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Rio+20, um congresso virtual abordando itens como agricultura familiar e inclusão socioprodutiva será disponibilizado a partir de hoje (9) até o dia 30 de abril. Professores e pesquisadores como Ricardo Abramovay e Renato Maluf estão entre os conferencistas.

Promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o congresso virtual debaterá temas como desenvolvimento rural sustentável, recursos naturais, soberania alimentar e medidas para produção e consumo sustentável. Sem nenhum custo, as palestras estão abertas a quem se interessar, acessando o site: www.congressorio20.org.br

"Uma das políticas mais consistentes para uma inclusão socioprodutiva, visando o enfrentamento da pobreza no mundo rural é a agricultura familiar. Inclusive pelo peso que ela tem hoje na composição da cesta básica alimentar da população brasileira", afirmou Carlos de Miranda, diretor executivo do Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável, ligado ao IICA.

Os resultados do congresso serão consolidados em um informe técnico e uma revista especial que irão compor a sistematização dos debates temáticos e as principais reflexões dos temas da Rio+20.

FILME: PROVA DE FOGO / FIREPROOF/

Prova de Fogo
(Fireproof, 2008)



Sinopse: Caleb Holt é um heróico capitão bombeiro que preza a dedicação e o serviço ao próximo acima de tudo. Mas a parceria mais importante de sua vida, seu casamento, está prestes a se desfazer em fumaça. Esta história cativante acompanha o desejo de um homem de transformar sua vida e seu casamento através do poder curativo da fé e de seguir adiante pelo lema dos bombeiros: nunca deixe seu parceiro para trás.

• Palavras-chave: bombeiro, divórcio, religião. 
• Direção: Alex Kendrick
• Roteiro: Alex Kendrick, Stephen Kendrick
• Gênero: Drama
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 122 minutos

• Tipo: Longa-metragem

NOTÍCIA: INFORMAÇÕES SOBRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

ONG lança página na internet com informações sobre unidades de conservação ambiental
(Por: Carolina Gonçalves, da Agência Brasil, 08/04/2012)
Brasília – As principais características de algumas unidades de conservação (UCs) brasileiras, como espécies que habitam o local e biomas existentes, começaram a ser reunidas em uma página da internet criada pela organização não governamental (ONG) WWF Brasil. Mesmo com a falta de dados de algumas regiões, o Observatório de Unidades de Conservação, como foi batizado o projeto, já pode ser consultado por qualquer pessoa.
O espaço virtual concentra dados como o tamanho das unidades, mapas, fotos, principais ameaças, legislação e informações sobre outros sistemas oficiais, como o monitoramento de chuvas ou o Cadastro de Conservação, mantido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Com o sistema de busca, é possível organizar informações por estados, categoria (se é parque nacional, reserva extrativista ou floresta estadual, por exemplo), esfera (federal ou estadual) e grupo (proteção integral ou uso sustentável).
Para Giovanna Palazzi, do Departamento de Áreas Protegidas do ministério, o banco de dados pode contribuir para o mapeamento e o acompanhamento feitos pelo governo, que já cadastrou e validou, tecnicamente, 1,7 mil unidades de conservação (UCs) do país. “Hoje temos 100% das UCs federais, além de quase 95% das estaduais. Agora estamos entrando com as informações municipais. A ideia é aprimorar o cadastro com esses outros instrumentos criados por parceiros”.
Maria Cecília Wey de Brito, secretária geral da WWF Brasil, acredita que, além de servir como uma fonte atualizada de informações, o observatório também vai funcionar como um instrumento de cobrança de políticas e ações do Poder Público. “Para os tomadores de decisão, a importância das UCs já deveria estar clara. Se não está, os dados mostram o capital que o país tem, o que está faltando para fazer melhor e as ameaças [às unidades]. Quando [o Poder Público] vê que só tem uma unidade em Mato Grosso do Sul que conserva o que restou do Rio Paraná, não vai ter argumentos para, naquele pedaço do rio, fazer uma obra”.
A representante da ONG acredita que as autoridades brasileiras precisam rever conceitos de valor dessas unidades. Ela lembra que, recentemente, a WWF precisou reunir estudos e promover debates para garantir a preservação de uma área de restinga no litoral paulista que poderia ter se transformado em mais uma área de exploração imobiliária.

REPORTAGEM: CRISE ECONÔMICA AMEAÇA A SAÚDE

Crise econômica é a maior ameaça à saúde no planeta, alerta presidente do Conselho Nacional de Saúde
(Por: Gilberto Costa, da Agência Brasil , 07/04/2012)

Brasília – A crise econômica internacional e a consequente diminuição de gastos públicos na saúde devem ser a principal preocupação da humanidade hoje (7), data que marca a passagem do Dia Mundial da Saúde. A avaliação é do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

“A maior ameaça [à saúde no mundo] é o momento político. Em função de uma crise estrutural, a saúde está cada vez mais ameaçada pela possibilidade de ser transformada única e exclusivamente em mercadoria e não tratada como direito do ser humano”, opinou Batista Júnior.

A crise econômica diminui a oferta de emprego em outros países e restringe as fontes de financiamento baseadas em descontos nos salários para custeio de seguridade social. O presidente do CNS diz que se preocupa, especialmente, com a situação dos países europeus que, em função de problemas de orçamento do Estado, estão diminuindo o alcance das políticas de bem estar social.

Para ele, o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), em tempos de crise internacional, é um trunfo brasileiro. “A reforma sanitária que levou ao SUS foi pensada na lógica da saúde sendo um direito universal das pessoas; como direito inalienável e inquestionável e não um bem a ser vendido do mercado”, defendeu.

De acordo com o especialista, o SUS “é o maior responsável pela melhoria da qualidade de vida do Brasil”. Antes do sistema (previsto na Constituição de 1988), o país padecia com “diversas moléstias” e hoje tem uma “situação sanitária de mais qualidade” e “com acesso a tecnologias de última geração”, ressaltou.

O presidente do CNS reconhece, no entanto, que o SUS não foi implementado integralmente. “Está em desacordo com o que diz a legislação e a Constituição Federal”, disse fazendo referência ao “subfinanciamento” e às “lacunas graves na prevenção”.

REPORTAGEM: PERIGO DO MERCADO BRASILEIRO DE AGROTÓXICOS

Mercado brasileiro de agrotóxicos, gigante e concentrado, preocupa Anvisa
Dados divulgados pela agência mostram que dez empresas controlam 75% das vendas
(Por: Rede Brasil Atual,11/04/2012)
Indústria de agrotóxicos mantém política agressiva de vendas no país, sem responsabilidades sociais, como proteção a trabalhadores.
São Paulo – O mercado brasileiro de agrotóxicos cresceu ao dobro da razão mundial entre 2000 e 2010 e segue um ritmo de concentração preocupante, segundo relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na última safra, do segundo semestre de 2010 ao primeiro semestre de 2011, foram vendidas 936 mil toneladas de venenos agrícolas. A esse dado somam-se outros já conhecidos, como o de que o Brasil lidera o mercado mundial de venenos agrícolas desde 2008. Já em 2010, o mercado nacional representava US$ 7,3 bilhões para as empresas do setor, ou 19% do mercado global de agrotóxicos. Os Estados Unidos, responsáveis por 17% das vendas, movimentaram US$ 5,12 bilhões.
Ao analisar o balanço de vendas de 96 empresas, responsáveis por quase 100% do total, a Anvisa notou que as dez maiores corporações dominam 75% da comercialização. “Trata-se de um mercado extremamente polarizado e de difícil espaço para concorrência”, diz o diretor da agência, Agenor Álvares.
Outro problema é que apenas 50% dos agrotóxicos registrados chegam aos produtores, o que significa que as empresas entram com pedido de liberação de novos produtos simplesmente para garantir uma reserva de mercado. Outro ponto do relatório expõe que 53% das empresas de agrotóxicos instaladas no Brasil não possuem fábrica. “São empresas que atuam como verdadeiros escritórios de registro, sendo responsáveis pelo aumento do entulho burocrático, sem agregar nenhum benefício para a sociedade”, diz Álvares.
Quanto à categoria de produtos, novamente nota-se uma distribuição desigual. Os herbicidas representaram 45% do total na última safra, seguidos por fungicidas, com 14%, e inseticidas, com 12%. Por ingredientes ativos, o herbicida glifosato, controlado majoritariamente pela empresa Monsanto, tem uma fatia de 29% de todos os venenos vendidos. A Anvisa lembrou que essa tendência de polarização do mercado também ocorre em escala global. As 13 maiores empresas de agrotóxicos detêm o controle de 83% do mercado mundial do setor.
Segundo o coordenador do Observatório da Indústria de Agrotóxicos, Victor Pelaez, esse mercado se configura como um oligopólio com elevado grau de concentração. “A própria estratégia oligopolistas estabelece cooperação entre as empresas que já estão no mercado e barreiras para as que estão de fora”, concluiu.

NOTÍCIA: REMÉDIO PARA AVC NA LISTA DA REDE PÚBLICA

Remédio para tratamento de AVC passa a fazer parte da lista da rede pública
(Por: Christina Machado, da Agência Brasil,13/04/2012)
Brasília – O Alteplase, usado por alguns hospitais da rede particular no tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, passa a fazer parte da lista de medicamentos disponibilizados pela rede pública de saúde. A portaria regulamentando o emprego do remédio foi publicada hoje (13) no Diário Oficial da União.
Os hospitais deverão solicitar o credenciamento do medicamento às secretarias de Saúde nos estados, que encaminharão a demanda para autorização do Ministério da Saúde.
Para o credenciamento, os hospitais deverão disponibilizar um conjunto de procedimentos destinados ao tratamento desses pacientes, desde o atendimento básico, com a aplicação do medicamentos, até a oferta de leitos e a infraestrutura para a reabilitação.
A medida é fruto de consulta pública aberta pelo Ministério da Saúde, no ano passado. O medicamento já era usado pelo sistema público para casos de infarto agudo do miocárdio. Em casos de AVC isquêmico, quando a obstrução de um vaso interrompe o fluxo sanguíneo para o cérebro, o Alteplase dissolve o coágulo e normaliza a passagem do sangue.
De acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), o AVC é a segunda maior causa de morte e a principal causa de incapacidade no mundo. Com base nas informações do DataSUS, de 2005 a 2009, foram registrados no Brasil cerca de 170 mil internações por AVC ao ano, com um percentual de óbitos de 17%.
Os AVCs são classificados como hemorrágico ou isquêmico, sendo esse último o mais frequente, representando em torno de 85% dos casos. Aterosclerose de pequenas e grandes artérias cerebrais é responsável pela maioria dos AVCs, seja hemorrágico ou isquêmico.

NOTÍCIA: DROSPIRENONA TRAZ RISCO DE COÁGULO

Anticoncepcional drospirenona traz risco de coágulo
Alerta é da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA)
France Press, 10/04/2012.

Dirospirenona é uma progestina sintética que pode suprimir a ovulação e, com isto, evitar a gravidez quando tomada sozinha ou combinada com um componente de estrogênio.
Autoridades sanitárias americanas concordaram nesta terça-feira em revisar as tarjas de algumas pílulas anticoncepcionais, entre elas as comercializadas com o nome fantasia Yaz, da gigante farmacêutica alemã Bayer, para alertar para um risco possivelmente maior de aumentar o risco de desenvolvimento de coágulos sanguíneos.

'As mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais com drospirenona (como a Yaz) podem correr um risco maior de desenvolver um coágulo no sangue', segundo uma nova tarja da Yaz divulgada na página da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).

'Alguns estudos reportaram que o risco de coágulos sanguíneos foi maior em mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais que contêm drospirenona do que nas que tomam pílulas anticoncepcionais que não contêm drospirenona', destacou o organismo regulador. No entanto, a FDA admitiu que os estudos demonstraram resultados mistos.

'Os estudos revistos não proporcionaram estimativas consistentes sobre o risco comparativo de coágulos sanguíneos entre as pílulas anticoncepcionais que contêm drospirenona e as que não', destacou a FDA em um comunicado.

'Os estudos também não levaram em conta importantes características das pacientes (conhecidas e desconhecidas) que podem influenciar na prescrição e provavelmente influenciam no risco de coágulos sanguíneos', acrescentou.

'Por essas razões não está claro se o risco maior de coágulos de sangue observado em alguns dos estudos epidemiológicos é, na realidade, devido ao fato de as pílulas anticoncepcionais conterem drospirenona', emendou.

A drospirenona é uma progestina sintética que pode suprimir a ovulação e, com isto, evitar a gravidez quando tomada sozinha ou combinada com um componente de estrogênio.

Há 11 versões aprovadas deste tipo de pílula só no mercado americano, entre elas as de nome comercial Gianvi, Loryna, Ocella, Safyral, Syeda e Zarah.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

REFLEXÃO: FELIZ PÁSCOA!!!

FELIZ PÁSCOA
(Por Priscila Trasmontano e
Ednaldo Cavalcante de Araújo)

Prezados Leitores ,
Magnífico é o amor de Deus por nós
Somos eternamente gratos por entregar Seu único Filho,
o Cordeiro Santo, a nos redimir, mesmo sem merecermos!
Imensurável o sofrimento ao tomar sobre Si as nossas transgressões...
Hoje, podemos celebrar o Redentor, Jesus Cristo,
que vive e reina para todo o sempre!

Nós cristãos, estamos comemorando a Páscoa —

considerada a festa mais importante do Calendário Cristão,
pois foi a comprovação do poder deJesus Cristo,
que veio a terra para salvar a humanidade
do pecado ereestabelecer a relação com Deus!

O significado da Páscoa vai muito além

de um simples ovo de Páscoa! É uma festa cristã e
 o objetivo é comemorar a ressurreição de JesusCristo,
que de acordo com a história bíblica, Jesus foi morto na cruz
e emseguida colocado em um sepulcro, onde permaneceu
por três dias e noterceiro dia ressuscitou!

Antes de ser uma festa, a passagem da Páscoa

é uma grande oportunidade para se reunir com familiares
e amigos e refletir sobre a vida de Jesus Cristo,
pois o renascer, a vitória da morte sobre a vida,
a libertação, acontecem após um período de provações
e aprendizado, sempre!

Portanto, aproveite a Páscoa para se renovar,

 libertar-se e vencer através de uma nova vida,
 deixando morrer tudo que não é mais necessário!

Desejamos a todos FELIZ PÁSCOA!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

MENSAGEM: DÊ UM PASSO DE FÉ E FAÇA

Dê um Passo de Fé e Faça
(Bob e Debby Gass, Palavra para Hoje)


“Andamos por fé, e não por vista.”
 (2 Coríntios 5:7)

Não é que você não saiba disso, mas sempre esquece e precisa ser lembrado: Deus pode usar você!
Sim, o mesmo Deus que operou através de Moisés e Ester, Débora e Paulo opera hoje, através de pessoas imperfeitas como você. Ele pode lhe dar vitória em lugar de derrota e transformar a humilhação do ano passado na celebração deste ano.
Todos os grandes conquistadores da Bíblia tinham uma coisa em comum: eles eram apenas pessoas comuns que assumiram riscos em obediência a Deus, acreditaram Nele e realizaram coisas impressionantes.
Você pode imaginar tentar ocupar o lugar de Moisés?
Deus o havia usado para secar o Mar Vermelho, para eliminar o exército egípcio, para receber os Dez Mandamentos no Monte Sinai e para alimentar milhões de israelitas todos os dias no deserto.
Como você poderia pretender substituir alguém assim?
A simples ideia deve ter feito Josué estremecer até os ossos. Mas Deus lhe garantiu: “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo” (Js 1:5 ARA). Quando ouviu essas palavras, Josué teve a confiança necessária para começar de onde Moisés havia parado.
A Bíblia diz: “Andamos por fé, e não por vista”. O “mau” não se importa se você disser palavras de fé desde que não dê passos de fé. Portanto, confie em Deus. Quando Ele diz alguma coisa a você, é sempre por um bom motivo.
Quando Ele lhe disser para fazer alguma coisa, também lhe dará a força e os recursos para fazê-la.

O que Deus está lhe pedindo para fazer?

Dê um passo de fé e faça!

Marcadores