quarta-feira, 28 de março de 2012

MENSAGEM: AQUARELA, SEGUNDO TOQUINHO - ANIVERSÁRIO BLOG GERA SAÚDE

QUERIDOS LEITORES!!!
(Por Enf. Patrícia Trasmontano)


COM MUITA ALEGRIA, COMEMORO COM VOCÊS
ESTE DIA 28 DE MARÇO DE 2012,
O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO BLOG GERA SAÚDE!
AGRADEÇO A DEUS, PELA INSPIRAÇÃO E CRIATIVIDADE;
SOU GRATA POR VOCÊS FAZEREM PARTE
DESTA HISTÓRIA JUNTO COMIGO!
GOSTARIA DE PRESENTEÁ-LOS COM ESTA LINDA MÚSICA:
 
 
AQUARELA


AQUARELA (TOQUINHO)

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...


Vai voando
Contornando a imensa curva Norte e Sul

Vou com ela viajando Havaí Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela brando navegando
É tanto céu e mar num beijo azul...

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos vivendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente
O futuro está...
 
 
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda a nossa vida
E depois convida a rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...

quinta-feira, 22 de março de 2012

MENSAGEM: OS SEUS HÁBITOS DETERMINAM O SEU FUTURO

OS SEUS HÁBITOS DETERMINAM O SEU FUTURO
(Por Bob e Debby Gass. A Palavra para Hoje)


“Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava...”
(Daniel 6:10 NVI)

Os seus hábitos trabalham a seu favor ou contra você?
Pegue qualquer hábito que você tenha, multiplique-o por 365 dias, depois multiplique por setenta ou oitenta anos e você poderá escrever o seu próprio obituário. É simples assim: grandes pessoas têm grandes hábitos.
Um bilionário diz: “Chego ao meu escritório às 7 da manhã. É um hábito”.
Um escritor de best-sellers diz: “Levanto-me à mesma hora todos os dias. Começo a escrever às 8 da manhã, e paro às 4 da tarde. Faço isso todos os dias. É um hábito”.
Jesus era uma pessoa de hábitos. “Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler” (Lc 4:16).
Daniel orava três vezes ao dia; sua vida de oração era tão previsível que seus inimigos a usaram para preparar uma armadilha para ele.
Se você for observado tomando como base o mesmo padrão, como descreverão a sua vida de oração?
 Dizem que se você puder fazer algo regularmente por vinte e um dias você provou que pode fazê-lo por vinte e um anos.
 Você vai falhar algumas vezes?
Com certeza, você é humano. Mas quando tiver experimentado o sucesso, será difícil satisfazer-se com menos.
Jesus disse: “Se vocês permanecerem na minha Palavra, vocês são verdadeiramente meus discípulos” (Jo 8:31 NAS). Observe a palavra “permanecer” – ela é o segredo da verdadeira grandeza.
O seu sucesso pode ser observado em sua rotina diária. Se você leva a sério a decisão de transformar sua vida, precisa parar de ter maus hábitos e começar a criar bons hábitos.

Tem testemunhos sobre a PPH? contato@palavraparahoje.com.br


REFLEXÂO: HOMEM E MULHER, SEGUNDO D. L. MOODY


"Ao formar a mulher, Deus não retirou uma parte da cabeça do homem para que fosse superiora; nem de seus pés, para que fosse desprezada por ele; mas de perto do seu coração, para que
pudesse amá-la e cuidar dela".



(Dwight. L. Moody)


RECEITA: SALADA DE FRUTAS

Salada de Frutas
http://cyberdiet.terra.com.br


Ingredientes:
- 2 bananas prata
- 2 maçãs vermelhas
- 1 mamão papaya
- 2 laranjas pêra (suco)
Modo de Preparo: Lave as frutas. Descasque as bananas e o mamão. Esprema a laranja e adicione ao suco, as demais frutas picadas. Sirva a seguir
Rendimento:
- 1 porção = 125 g
- número de porções = 6
INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Valor nutricional e calórico por porção:
calorias = 105 kcal
carboidratos = 27.20 g
proteínas = 1.30 g
lipídios = 0.50 g


NOTÍCIA: FUMO CUSTA 1 BILHÃO DE VIDAS ATÉ O FIM DO SÉCULO

Um bilhão deve morrer por causa do fumo até fim do século
Previsão consta de relatório da Fundação Mundial do Pulmão e da Sociedade Americana do Câncer divulgado hoje (21).
Agência Brasil, 21/03/2012.
Um bilhão de pessoas devem morrer por uso e exposição ao fumo até o final deste século. O número é equivalente a uma morte a cada seis segundos. A previsão consta de relatório da Fundação Mundial do Pulmão e da Sociedade Americana do Câncer divulgado hoje (21).

Na última década, as mortes pelo uso de tabaco triplicaram, chegando a 50 milhões. Somente em 2011, 6 milhões de pessoas morreram, sendo 80% delas em países pobres e em desenvolvimento. De acordo com a fundação, o cigarro e outros derivados de tabaco são responsáveis por 15% das mortes de homens em todo o mundo e 7% entre as mulheres.

As projeções se baseiam no fato de que estudos indicam que o organismo de quem fuma continuadamente fica mais propenso a desenvolver doenças como câncer, ataques cardíacos, diabetes, doenças respiratórias crônicas, dentre outras.

A China é o país onde há mais vítimas do fumo. A cada ano, 1,2 milhão de pessoas morrem em decorrência do uso do tabaco. Esse número deve saltar para 3,5 milhões até 2030, segundo as entidades, que elaboram um atlas com dados sobre os efeitos do tabaco desde 2002.

Conforme o relatório, a indústria do tabaco tem trabalhado em todas as partes do mundo para postergar ou abolir a adoção de medidas contra o hábito de fumar, como propagandas de advertência, leis de restrição ao consumo e introduzindo no mercado produtos ditos de baixo teor. Nos últimos dez anos, 43 trilhões de cigarros foram consumidos e a produção cresceu 16,5% no mesmo período.

No último dia 13, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação e venda de cigarros com sabor no país, entre eles, os mentolados e de cravo. Os produtos sairão das prateleiras dentro de dois anos. Para a agência reguladora e entidades de combate ao tabagismo, os cigarros com sabor são usados pela indústria para atrair jovens e adolescentes. Os fabricantes rebatem a crítica e alegam que a proibição vai aumentar o comércio ilegal desses produtos no Brasil.

.


MENSAGEM: DIA MUNDIAL DA ÁGUA, SEGUNDO BAN KI-MOON

Dia Mundial da Água
ONU, 22 de março de 2012.
http://www.onu.org.br/dia-mundial-da-agua-22-de-marco-de-2012/


Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
Nas próximas décadas, alimentar uma população global crescente e garantir a segurança alimentar e nutricional para todos dependerá do aumento da produção de alimentos. Esta, por sua vez, significa assegurar o uso sustentável do nosso recurso finito mais crítico – a água.
O tema deste ano do Dia Mundial da Água é a água e a segurança alimentar. A agricultura é de longe a maior usuária de água potável. Se não formos capazes de usar a água com sabedoria na agricultura, falharemos em acabar com a fome e vamos abrir a porta para uma série de outros males, incluindo a seca, a fome e a instabilidade política.
Em muitas partes do mundo, a escassez de água está aumentando e as taxas de crescimento da produção agrícola têm diminuído. Ao mesmo tempo, a mudança climática está agravando o risco e imprevisibilidade para os agricultores, especialmente para os agricultores pobres em países de baixa renda, que são os mais vulneráveis e os menos capazes de se adaptar.
Estes desafios interligados estão aumentando a concorrência entre as comunidades e países de escassos recursos hídricos, agravando antigos problemas de segurança, criando novas e dificultando a realização dos direitos humanos fundamentais de comida, água e saneamento. Com cerca de um bilhão de pessoas com fome e cerca de 800 milhões com falta de fornecimento seguro de água potável, há muito o que se fazer para fortalecer os alicerces da estabilidade local, nacional e global.
Garantir a alimentação sustentável e a segurança da água para todos exigirá o empenho total de todos os setores e atores. Implicará a transferência de tecnologias de apropriação de água, capacitando pequenos produtores de alimentos e conservando os serviços ambientais essenciais. Isso exigirá políticas que promovam os direitos da água para todos, uma maior capacidade reguladora e a igualdade de gênero. Os investimentos em infraestrutura de água, desenvolvimento rural e gestão de recursos da água serão essenciais.
Devemos todos nos incentivar pelo interesse político renovado em segurança alimentar, como evidenciado pela alta prioridade dada a esta questão pelas agendas do G8 e G20, com ênfase na relação dos alimentos, água e energia no relatório global Painel de Sustentabilidade Global, e o número crescente de países que se comprometeram na Escalada Nutricional.
Neste Dia Mundial da Água, insto todos os parceiros a utilizarem plenamente a oportunidade proporcionada pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). No Rio, temos que ligar os pontos entre a segurança da água e segurança alimentar e nutricional no contexto de uma economia verde. A água vai desempenhar um papel central na criação do futuro que queremos.

REPORTAGEM: RECURSOS HÍDRICOS- DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Universalização de recursos hídricos é tema de atividades do Dia Mundial da Água
REDE BRASIL ATUAL, 21/03/2012.
A luta contra a privatização da água e pela universalização dos recursos hídricos levará os movimentos sociais e entidades sindicais às ruas nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, em várias cidades do país. De acordo com nota da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU/CUT) e Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA), as iniciativas vão “reafirmar a água como bem público e um direito humano”.
Embora o país tenha avançado nos últimos anos em relação à legislação e ao financiamento dos recursos hídricos, as entidades relatam a necessidade de “garantir a universalização do acesso à água e ao saneamento em quantidade e qualidade adequadas para todos os brasileiros e brasileiras independente da sua capacidade de pagamento”.
Outro esforço dos movimentos social e sindical é evitar a privatização da água. Desde novembro de 2011, Federação Nacional dos Urbanitários e a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental encabeçam uma campanha nacional contra as Parcerias Público Privadas (PPPs), chamada “Água Para o Brasil”. No mesmo sentido, em 2010, a ONU aprovou resolução que garante a água e o saneamento como direito humano fundamentais.
Entre as atividades de rua desta quinta estão o 'XII Grito da Água', em Salvador (BA), que parte em caminhada do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves, a partir das 15 horas e a 'Marcha em Defesa da Água' em Goiânia (GO), às 14 horas, no Cepal setor Sul.

REPORTAGEM: PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Governo lançará três programas para cumprir Plano Nacional de Resíduos Sólidos
Por: Yara Aquino, Agência Brasil , 21/03/2012.
Brasília - O governo vai lançar nas próximas semanas um programa para tratamento de resíduos sólidos baseado em três eixos: Brasil sem Lixão, Recicla Brasil e Pró-Catador. A informação foi repassada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e as ações do programa estão estruturadas no sentido de cumprir as determinações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, aprovado em 2010.
O primeiro eixo terá ações conjuntas entre estados, municípios e o governo federal e visa a eliminar os lixões de todas as cidades até agosto de 2014. O segundo irá estimular a reciclagem, e o Pró-Catador atuará para estruturar as cooperativas e tornar os catadores um elo importante para o alcance das metas do plano nacional.
O programa está na fase final de elaboração e, de acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os próximos passos são formatar os aspectos jurídicos e discutir o texto com a presidenta Dilma Rousseff.
Ao falar sobre um dos maiores desafios do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que é a eliminação dos lixões até 2014, a ministra lembrou que, a partir do plano, essa passou a ser uma responsabilidade compartilhada entre os entes federados.
“Esse esforço não é só do governo federal, é de competência também dos estados e municípios e dá a todos a responsabilidade de lidar com a questão do fim dos lixões, de incrementar a reciclagem, a logística reversa, de discutir as regiões do país que não têm aterros sanitários”, disse hoje (21) após participar da abertura do encontro Diálogos Sociais Rumo à Rio+20. A ministra observou também que muitas cidades ainda não têm a infraestrutura para implementar o patamar necessário de reciclagem no país.
Conforme o texto do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, após o dia 2 de agosto de 2014, o Brasil não poderá ter mais lixões, que serão substituídos pelos aterros sanitários. Os aterros vão receber apenas rejeitos, ou seja, aquilo que não é possível reciclar ou reutilizar. Os aterros são estruturas que contam com preparo no solo para evitar a contaminação de lençol freático, captam o chorume que resulta da degradação do lixo e contam com a queima do metano para gerar energia.

ARTIGO: RESPOSTA SEXUAL DA MULHER

RESPOSTA SEXUAL FEMININA
Arquivos De Sexologia De Magnus Hirschefeld
Curso 1. Traduzido Por Dr. Rui Malta


O único propósito deste resumo é fornecer a homens e mulheres alguma informação geral sobre os processo fisiológico que podem acompanhar a atividade sexual. As variações individuais devem ser esperadas. Ainda assim, as respostas básicas de uma mulher geralmente são as mesmas ao longo da sua vida, independentemente da atividade sexual que escolha.

1- Excitação

Não são apenas os homens, mas também as mulheres, que podem ficar excitados sexualmente de forma súbita, e algumas delas podem experimentar um ou mais orgasmos em poucos minutos. De fato, existem mulheres que atingem o orgasmo quinze a trinta segundos após o início do coito. No entanto, parece que as mulheres nas primeiras fases da excitação, são mais facilmente distraídas do que os homens, e dependem mais da estimulação física direta. Por esta razão, algumas mulheres parecem precisar de mais tempo para atingir o orgasmo durante o coito do que os seus parceiros do sexo masculino, cuja excitação é muitas vezes mantida e aumentada por fatores psicológicos. De forma geral, as mulheres são menos estimuladas por meras visões e sons, ou por fantasias eróticas ou antecipações.

* A vagina:
O crescendo da excitação sexual produz duas grandes alterações na vagina:
1. Ingurgitamento com sangue, i.e. tumescência
2. Alargamento dos 2/3 proximais do canal vaginal, i.e. um efeito em tenda.
* Tumescência:
Durante a excitação sexual, os órgãos sexuais tornam-se ingurgitados de sangue, i.e. tornam-se tumefactos (do lat. Tumescere: inchar). Nas mulheres, o primeiro e mais óbvio sinal de excitação sexual é a lubrificação da vagina. Em resposta a uma estimulação eficaz, as paredes vaginais começam a segregar um liquido claro que rapidamente fornece um revestimento húmido a toda a vagina de modo a preparar o coito. Sem esta lubrificação, a inserção do pénis na vagina poderia ser dolorosa para ambos os parceiros. (Nos homens, o sinal correspondente à tumefacção é a erecção do pénis. Em resumo, à medida que o pénis fica pronto para entrar na vagina, a vagina fica pronta para o receber).
* Efeito em tenda:
Com o continuar da excitação, os dois terços proximais da vagina aumentam tanto em tamanho como em largura, criando um efeito em tenda ou balão. (No seu estado não excitado, a vagina é um tubo colapsado, i.e. as paredes tocam-se). Ao mesmo tempo, existe uma alteração na coloração vaginal do vermelho habitual para um púrpura carregado, que se torna ainda mais escuro durante as fases seguintes.

2- Planalto
A fase de planalto não é mais do que a continuação da fase de excitação. A palavra planalto é usada indicar que um certo nível estável de excitação foi atingido, nível esse que depois é mantido por um tempo antes de se atingir o orgasmo.

* A vagina: Plataforma orgásmica
Durante esta fase, existe apenas um pequeno aumento do tamanho e largura dos dois terços proximais da vagina. Contudo, o seu terço distal fica congestionado com sangue. Como resultado, esta parte da vagina, que pode ter-se alargado durante a fase de excitação, agora estreita-se em cerca de 33%. Este terço distal, congestionado e apertado, da vagina foi chamado de “plataforma orgásmica” por Masters e Johnson.
* Os grandes e pequenos lábios
Enquanto que os grandes lábios não exibem mais alterações durante a fase de planalto, os pequenos lábios continuam a escurecer em cor, especialmente em mulheres que já deram à luz. Esta pronunciada mudança de cor é um sinal de que o orgasmo se avizinha.
* O clítoris
Uma vez atingido determinado patamar de excitação, o clítoris retrai-se no interior do prepúcio, tornando-se inacessível à estimulação direta pela mulher ou parceiro sexual. (No passado, nem sempre se considerou que esta retração do clítoris significa um aumento, e não uma diminuição, da excitação sexual).
* As glândulas vestibulares (de Bartholin)
As maiores glândulas vestibulares (de Bartholin), (que correspondem às glândulas bulbouretrais [de Cowper] no homem) podem segregar uma pequena quantidade de liquido durante a fase planalto ou no final da fase de excitação.
* Útero e Mamas
O útero é traccionado para cima em direcção ao abdómen, aumentando ainda mais em tamanho. As mamas também atingem a sua expansão máxima durante a fase planalto.
* “Flush” sexual e incremento da tensão muscular
O “flush” sexual, no caso de ter ocorrido, pode agora tornar-se mais intenso e atingir uma área maior. A tensão muscular voluntária e involuntária aumenta muito em todo o corpo. A frequência cardíaca e a tensão arterial aumentam, e a respiração torna-se mais rápida.

3- Orgasmo
O orgasmo [gr. Orgasmos: excitação com luxúria] é a libertação súbita da tensão muscular e nervosa no auge da excitação sexual. A experiência representa o prazer físico mais intenso que um ser humano é capaz de sentir, sendo basicamente o mesmo nas mulheres e nos homens. Um orgasmo dura apenas uns instantes e é experimentado como uma espécie de uma convulsão, ou melhor, uma série de convulsões que envolvem todo o corpo, conduzindo ao relaxamento completo.

* A vagina
Nas mulheres, o orgasmo começa com contracções fortes e rítmicas do terço distal da vagina, que Masters e Johnson chamaram de plataforma orgásmica. Estas contracções, que podem ser de três a quinze, repetem-se inicialmente em menos de um segundo, e à medida que se tornam mais fracas, em intervalos maiores.
* Útero e esfíncter anal
Quase em simultâneo, o útero começa a contrair-se. No entanto, as contracções uterinas são irregulares. Começam no topo e vão descendo em direcção à vagina, ao contrário das contracções na primeira fase do trabalho de parto. Os músculos do esfíncter anal também se podem contrair algumas vezes em simultâneo com a plataforma orgásmica.
* Tensão muscular, frequência cardíaca e tensão arterial
No geral, existe uma grande tensão arterial, não apenas na zona pélvica, mas também noutras partes do corpo, como o pescoço, braços, mãos, pernas, e pés. A frequência cardíaca e a tensão arterial sobem um pouco ainda mais do que na fase planalto, e a respiração torna-se muito rápida. A intensidade de todas estas reacções físicas depende, é claro, do grau e duração da tensão sexual.

Ejaculação?
Nos homens sexualmente maduros, o orgasmo é acompanhado de ejaculação de sémen. As mulheres não produzem sémen, e em forma de regra, não ejaculam. Contudo, existem excepções: em algumas mulheres, certas glândulas parauretrais (i.e. glândulas próximo da uretra) desenvolvem-se até um ponto em que produzem um liquido semelhante ao prostático, que pode ser expulso através da uretra durante as contracções musculares do orgasmo. Nestes casos, muito investigadores falam em “próstata feminina” e em ejaculação feminina.

Orgasmos múltiplos?
Como tem sido enfatizado repetidamente, as respostas sexuais são comparáveis em ambos os sexos. Enquanto que a experiência do orgasmo em si seja essencialmente a mesma em homens e mulheres, as ultimas parecem estar melhor equipadas para terem mais do que um orgasmo num curto espaço de tempo. Existem casos raros de homens, particularmente em idade jovem, que são capazes de vários orgasmos numa sucessão rápida. Contudo, esta capacidade é bastante comum nas mulheres. Existem mais uma diferença: enquanto que o padrão do orgasmo no homem praticamente nunca varia, as mulheres podem manifestar vários padrões possíveis. Nalgumas mulheres, o orgasmo é relativamente curto e ligeiro; noutras, é prolongado e violento. Mesmo a própria mulher pode achar-se a responder de maneira diferente consoante a ocasião. No entanto, os processos fisiológicos básicos subjacentes a estas variações possíveis permanecem os mesmos.

NOTÍCIA: NOVA DROGA COMBATE CÂNCER DE OVÁRIO

Droga brasileira combate câncer de ovário
FINEP NOTÍCIAS, 20/03/2012.

Uma empresa apoiada pela FINEP – a Recepta Biopharma –, que desenvolveu uma droga contra o câncer de ovário, obteve reconhecimento internacional para o seu potencial clínico no tratamento da doença. Esta é a primeira vez que uma companhia brasileira recebe a designação Orphan Drug, do FDA (Food and Drug Administration), agência norte-americana responsável pela validação de drogas e alimentos, pela importância de sua tecnologia no combater ao tumor. Ao todo, a FINEP aprovou cerca de R$ 20 milhões em financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis diretamente relacionados às pesquisas da nova droga.

A atribuição foi baseada na análise dos resultados obtidos no primeiro teste, referendando o potencial clínico do produto desenvolvido – o anticorpo monoclonal RebmAb 100. Por ser relativamente raro, com seis mil novos casos por ano no Brasil, o tumor de ovário ainda é pouco estudado pelos laboratórios.

A diferença do novo tratamento é que, enquanto a quimioterapia ataca todas as células que se multiplicam rapidamente – até mesmo as saudáveis –, os anticorpos monoclonais atuam apenas em alvos específicos, ou seja, as células doentes.

De acordo com o físico José Fernando Perez, diretor-presidente da Recepta, o anticorpo é uma proteína desenvolvida por um longo processo biotecnológico. Os pesquisadores introduzem o gene responsável pela produção da proteína em uma célula animal. Esta célula, então, passa a produzir a proteína em escala para que possa ser aplicada em pacientes.

“Associada ao reconhecimento da Recepta, foi validada também nossa estratégia de considerar tumor de ovário como prioritário entre as diversas opções que podem ser consideradas para esse anticorpo”, explica Perez.

Perez ressalta que não se trata ainda da aprovação da droga. Porém, do ponto de vista prático, o reconhecimento cria uma série de benefícios significativos para o desenvolvimento do produto, como pedido de aprovação com tratamento acelerado (fast track) e qualificação da Recepta para receber auxílios não reembolsáveis do FDA.

Além disso, após sua aprovação, a droga terá sete anos de garantia de exclusividade nos Estados Unidos, mesmo que a patente já tenha expirado. “Acreditamos que dentro de cinco a gente possa ter o produto no mercado”, finaliza Perez.

Na segunda-feira, 19/03, o reconhecimento do FDA para a empresa Recepta foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo.

REPORTAGEM: REVISÃO DO CÓDIGO FLORESTAL

Para presidente da Embrapa, Código Florestal terá de ser revisto em cinco anos
Por: Carolina Gonçalves e Danilo Macedo, da Agência Brasil ,16/03/2012.

Brasília – Mesmo com o texto do novo Código Florestal em tramitação no Congresso Nacional e sob a ameaça de ter a votação adiada para depois da Rio+20 – a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável –, em junho, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, acredita que, ainda que o Legislativo chegue a um consenso, o texto terá que ser revisto em cinco anos.
Para Arraes, o novo código representa um avanço sobre o tema e precisa ser aprovado, mas está prejudicado por questões políticas e ideológicas. Esses componentes, segundo ele, podem expor a necessidade de ajustes.
A Embrapa foi uma das instituições que subsidiaram o debate no Legislativo, apresentando resultados de estudos técnicos e científicos e, segundo Arraes, também sobre pontos que exigem "bom-senso".
"Há um item, por exemplo, que diz que o produtor pode tirar 20 metros cúbicos [de madeira] por hectare por ano para seu consumo. Se é 20, 5 ou 10 [metros cúbicos], isso é uma decisão política e prática. Você acha que alguém vai controlar o produtor que tira a madeira para cozinhar para os filhos dele? Ele vai ter que pedir autorização para o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]? Cria-se uma lei e como vai ser aplicada? Em um país desse tamanho, com essa diversidade?", indagou o presidente da Embrapa.
Além das regras que podem ficar comprometidas pela incapacidade de fiscalização de todo o território nacional, Arraes também alerta sobre as diversas realidades produtivas que existem no país. Na sua opinião, é difícil construir uma legislação nacional para uma questão que guarda tantas especificidades.
Em algumas regiões do Rio Grande do Sul, que vêm sofrendo constantemente com a estiagem, por exemplo, os produtores retêm a água dos rios próximos como uma medida preventiva e de resguardo da produção e renda. "Ele não pode reter água porque tira aquele resquício de mata nas margens, mesmo que diga que vai fazer uma represa e plantar muito mais em volta. Como você põe isso em legislação nacional? Outra questão, no Sul do país, é a conveniência de plantar maçãs naquela inclinação. Você vai a Portugal e é tudo assim há mil anos", disse.
A diversidade de biomas também foi apontada por Pedro Arraes como uma dificuldade no cálculo exato e nacional do que seria o estoque de florestas suficiente para garantir uma agricultura sustentável. Segundo ele, o georreferenciamento por satélite que está sendo elaborado pela empresa, mapeando a produção e os tipos de solo do território nacional, deve oferecer um cenário mais preciso para balizar políticas públicas de incentivo por parte do governo.

FILME: O PODER DA GRAÇA /THE GRACE CARD/

FILME: O PODER DA GRAÇA

 

SINOPSE:
The Grace Card é uma poderosa história sobre perdão com a violência de policiais ao lidar com o crime. O filme conta a história de Mac, que ao perder o filho em um acidente sente raiva de Deus e de todos os outros, guardando amargura e dor por 17 anos. Ele deve unir forças com seu colega de patrulha para superar suas diferenças para ajudar um ao outro.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
- Titulo Original: The Grace Card
- Título Traduzido: O Poder da Graça
- Gênero: Drama
- Duração: 120 Minutos
- Diretor: David Evans
- Ano de Lançamento: 2011
- Idioma: Português,Inglês

REPORTAGEM: A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA O CORAÇÃO

Campanha do InCor destaca importância do sono para a saúde do coração
Médico do Laboratório do Sono afirma que é cada vez mais frequente as pessoas dormirem menos; (16) é o Dia Mundial do Sono
Por: Daniel Mello, da Agência Brasil , 16/03/2012,
São Paulo – O Dia Mundial do Sono foi lembrado hoje (16) com uma ação do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor) a fim de divulgar a importância de dormir bem para preservar a saúde cardíaca. A equipe do Laboratório do Sono distribuiu panfletos e ficou a disposição da população na sede do InCor, zona oeste paulistana, para orientar sobre as doenças relacionados ao sono.
O diretor do laboratório, Geraldo Lorenzi Filho, destacou que é cada vez mais frequente as pessoas dormirem menos por estarem envolvidas em outras atividades. “A gente vai dormir cada vez mais tarde, vendo televisão, fica na internet e no dia seguinte tem de acordar cedo”, exemplificou.
“Isso, em médio e longo prazo, pode acarretar problemas. Desde os problemas mais óbvios, você estar cansado no dia seguinte, com menos memória, maior risco de acidentes, menor produtividade, até problemas cardíacos”, alertou Lorenzi.
O médico destacou ainda o problema da apneia obstrutiva do sono, quando o paciente tem dificuldades para respirar durante a noite. “As manifestações clínicas são o ronco alto, que incomoda os outros. A pessoa acorda muitas vezes durante a noite, tem cansaço e sonolência durante o dia”, destacou Lorenzi. Segundo ele, a doença afeta 33% dos paulistanos.
Em longo prazo, a apneia pode comprometer a saúde coronária. “Na hora que você vai dormir, que seria um momento de descanso, essas pessoas ficam como se estivessem mergulhando o tempo todo, se sufocando”, explicou o médico. Ele recomenda que as pessoas com esses sintomas façam o exame de polissonografia, que avalia o comportamento do paciente durante o sono.
Após a mulher ter de mudar de quarto para conseguir dormir, o comerciante Miguel Galhardi resolveu ir ao InCor em busca de tratamento. “Ronco demais, a ponto de a minha esposa mudar de quarto, porque ela não aguentava”, contou, acrescentou que, além do incômodo do ronco, apresenta cansaço durante o dia, pelas noites maldormidas. Hoje (16), Galhardi foi ao hospital para levar o aparelho que monitorou o seu sono para indicar os motivos do ronco.
Se for constatado que o comerciante sofre de apneia, ele poderá precisar usar uma máscara para dormir, que utiliza ar sob pressão para abrir a garganta do paciente durante o sono. Outra opção é uma técnica desenvolvida pelo InCor que, com exercícios, fortalece os músculos da garganta para reduzir a intensidade da doença.

REPORTAGEM: RIO+20- PENSAR EM SUSTENTABILIDADE

A 100 Dias da Rio+20, ONU tenta estimular governos a pensar em sustentabilidade
REDE BRASIL ATUAL,14/03/2012.


São Paulo – A 100 dias da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro, a ONU pede que governos, empresas e sociedade civil sejam mais ambiciosos em seus projetos para que o evento alcance um resultado que efetivamente acelere a mudança para soluções mais sustentáveis para os problemas mais urgentes do planeta.
"Os desafios estão aumentando. Temos 100 dias até a Rio+20. Cem dias para uma oportunidade única em uma geração. Devemos concordar em soluções sustentáveis para construir o futuro que queremos", afirmou ontem (13) o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em nota.
Segundo o dirigente, enquanto o mundo enfrenta desafios globais urgentes – que vão do acesso à água, energia e alimentos, mudança climática, oceanos poluídos, desemprego, às desigualdades e às crises financeiras – a Rio+20 é uma oportunidade histórica para que os líderes de governo e os participantes da sociedade civil possam desenvolver políticas e medidas para promover a prosperidade e reduzir a pobreza, conseguir a equidade social e assegurar a proteção ambiental.
Para lembrar o marco de 100 dias e destacar a campanha "O Futuro que Queremos", os parceiros globais, chamados "Major Groups" e os parceiros do Sistema das Nações Unidas dão início a uma campanha mais intensa, por meio das mídias sociais, para compartilhar mensagens de apoio e destacar algumas das questões mais importantes acerca do tema, bem como os objetivos da Rio+20.
"O envolvimento da sociedade civil é essencial para o sucesso da Rio+20", disse Sha Zukang, secretário-geral da Conferência. "Pelos meios de comunicação social, esperamos atingir um número cada vez maior de pessoas para destacar a importância deste evento mundial e a necessidade de agir agora para promover o desenvolvimento sustentável."
Os países continuarão as negociações na próxima semana sobre os resultados propostos pela Rio+20 em uma reunião intersessional, que será realizada em Nova York nos próximos dias 19 a 27. Outra rodada de negociações está agendada para ocorrer de 23 de abril a 4 de maio, também em Nova York, com a rodada final no Rio, de 13 a 15 de junho, antes da Rio+20, entre 20 e 22 de junho.

Metas


Orientar os países e comunidades sobre como avançar para uma economia verde, acelerando os esforços para erradicar a pobreza, será o principal eixo das discussões da Rio+20. Segundo a ONU, os governos também vão considerar maneiras de melhorar a eficácia das instituições internacionais que apoiam o desenvolvimento sustentável. A expectativa é de que governos, empresas e outras partes interessadas registrarão mais de mil compromissos voluntários, concretos e mensuráveis de apoio à sustentabilidade global.
Ban designou o desenvolvimento sustentável como uma questão prioritária para a ONU nos próximos cinco anos e lançou uma grande iniciativa em energia para prover até 2030, acesso universal a eletricidade, o dobro da taxa de melhoria da eficiência energética e uma duplicação da quota das energias renováveis no cenário global.
Os estados-membros e outras partes interessadas estão considerando o lançamento no Rio de um conjunto de "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", que se concentrarão e estimularão um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável. Os objetivos abordariam os três aspectos do desenvolvimento sustentável – social, econômico e ambiental – de forma integrada.

Mundo

 

Mais de 100 presidentes e primeiros-ministros, junto com milhares de parlamentares, prefeitos, funcionários da ONU, executivos, líderes de ONGs, acadêmicos e representantes de muitos outros grupos da sociedade civil vão se reunir no Rio de Janeiro. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas para participar da conferência, com outros milhares esperados no Rio de Janeiro no mesmo período. Fora das discussões oficiais, cerca de mil eventos focados em questões relacionadas estão programados antes e para o período da Rio+20.

ARTIGO: RESPOSTA SEXUAL DO HOMEM

Estágios da Resposta Sexual Masculina
http://boasaude.uol.com.br
Fonte: Patologia e Terapia Sexual - 1ª Ed. - 1994.
Copyright © 2000 eHealth Latin America
A maioria dos homens que vivencia uma excitação sexual que se prolonga até a ejaculação exibe as alterações fisiológicas descritas abaixo. Contudo, como verificaremos na seção seguinte, esses estágios seqüenciais resultam de respostas coordenadas em sistemas diferentes, ainda que inter-relacionados isso explica o fato de que, em certas condições clínicas, os estágios não são coordenados e não ocorrem seqüencialmente.

As provas clínicas e fisiológicas indicam que há três componentes distintos na resposta sexual masculina:
- (1) um estágio de desejo sexual;
- (2) uma reação vasocongestiva do pênis, que produz uma ereção (fases de excitação e nivelamento), e;
- (3) as contrações musculares clônicas que acompanham o orgasmo masculino (fase orgásmica).
Pode-se observar uma dissociação dos dois últimos componentes em certos estados clínicos, nos quais, por exemplo, o homem tem uma ereção, mas a ejaculação fica involuntariamente inibida, ou ejacula sem que ocorra ereção.

A separação da resposta sexual humana nessas fases é comprovada pelo fato de que a ereção e a ejaculação se apóiam em estruturas anatômicas e mecanismos fisiológicos separados, sendo cada uma delas diferentemente afetada por certos traumas psicológicos e físicos, estados de doença, drogas e envelhecimento.

Além disso, sabe-se agora claramente que o desejo, a ereção, a ejaculação e o orgasmo, embora habitualmente coordenados e tendo a aparência de uma resposta unificada, constituem, na verdade, respostas separadas. Por exemplo, uma pequena percentagem dos homens submetidos à
castração enquanto sexualmente maduros e ativos, e que não recebem uma terapia substitutiva à base de testosterona, continua a experimentar algum desejo, ereção e orgasmo, embora sem nenhuma emissão, durante anos.

De modo semelhante, 1 a 2% dos homens submetidos a cirurgia em decorrência de
carcinoma da próstata, dos quais todos os órgãos sexuais internos são removidos, relatam ocasionalmente a experiência de ereção e sensação de orgasmo, a despeito da ausência de qualquer emissão de sêmen.

Ademais, as síndromes clínicas que implicam um prejuízo do desejo, ereção e ejaculação apresentam etiologias um tanto diversas, reagem a diferentes estratégias de tratamento e têm prognósticos diferentes.

As três fases sucessivas no ciclo de resposta sexual masculina normal são:
- (1) desejo;
- (2) lubrificação-intumescência (as fases de excitação e nivelamento);
- (3) fase orgásmica.
Embora as bases fisiológicas do desejo sexual sejam precariamente conhecidas, diversos fatos já ficaram estabelecidos.
1- Fase de Desejo

Primeiro, o desejo sexual masculino geralmente exige quantidades suficientes de testosterona, embora não seja simples estabelecer a relação entre o nível de desejo e a quantidade de hormônio.

Segundo, o impulso sexual está relacionado, de algum modo, com o funcionamento do sistema límbico, posto que alguns pacientes com convulsões psicomotoras experimentam alterações substanciais no impulso sexual; o uso de medicamentos que reduzem a atividade convulsiva ou a execução de uma lobotomia temporal altera ainda mais o impulso sexual.

Terceiro, sabemos que há neurotransmissores centrais de amina envolvidos, posto que os distúrbios afetivos, como a depressão e a mania, nos quais se acham implicadas alterações na disponibilidade funcional dessas substâncias, estão geralmente associados com aumentos ou reduções substanciais no impulso sexual. As doenças ou intervenções médicas que afetam esses sistemas neurotransmissores centrais podem modificar o nível de interesse sexual.

2- Fase de Excitação (estágio inicial da fase de lubrificação-intumescência)

No homem, a primeira resposta à estimulação sexual eficaz é a ereção. Há também uma reação mais generalizada de vasocongestão e tensão muscular aumentada. Os batimentos cardíacos aumentam, a pressão sangüínea eleva-se e a respiração torna-se mais profunda e mais rápida. Outras modificações durante esse estágio incluem achatamento e espessamento do saco escrotal e encurtamento dos cordões espermáticos, que resulta na elevação dos testículos.

- Fase de Platô (estágio avançado da fase de lubrificação-intumescência)

A fase de platô é um prolongamento e uma extensão da fase de excitação. Com o aumento da estimulação e da excitação sexual, as respostas vasocongestiva e miotônica continuam e o pênis atinge seu ingurgitamento máximo com sangue. Os testículos também se tornam túrgidos, aumentando cerca de uma vez e meia em relação a seu tamanho no estado não-congestivo.

Os testículos dão continuidade à elevação iniciada no estágio de excitação, atingindo eventualmente uma posição estreitamente oposta ao períneo. Durante esse estágio, aparecem duas ou três gotas de material mucóide, que emerge do meato peniano. Acredita-se que a fonte desse material seja a glândula de Cowper.

3- Fase Orgásmica

Ambos os componentes da ejaculação masculina foram descritos por Masters e Johnson. O primeiro componente, que consiste nas contrações dos órgãos acessórios internos da reprodução, é acompanhado pela sensação de ejaculação iminente e, em seguida, inevitável. Esse aspecto da fase orgásmica é chamado "emissão".

Durante o segundo componente, denominado "ejaculação propriamente dita", ocorrem contrações de recorrência regular do esfincter uretral e dos músculos bulboesponjosos, isquíocavernoso e transverso superficial e profundo do períneo, todos dando origem a diversos jorros ejaculatórios a intervalos de 0,8 segundo.

As sensações mais intensamente prazerosas são experimentadas nesse estágio. A emissão ocorre um ou dois instantes antes da ejaculação propriamente dita: Acredita-se que os orgãos internos se contraiam de modo a que os vários componentes do ejaculado possam acumular-se na uretra bulbar, imediatamente antes da expulsão efetuada pelo poderoso mecanismo muscular bulbar.

Após a ejaculação, o homem fica resistente à estimulação sexual adicional, no sentido de que se faz necessário o decurso de um período variável de tempo antes que outra ejaculação se torne possível. Há um período inicial absolutamente resistente, durante o qual nenhuma quantidade de estimulação desencadeia outra ejaculação, seguido por um período mais longo e relativamente resistente, no qual a ejaculação pode ocorrer, embora exija estimulação mais intensa e mais prolongada.

Em geral, o período resistente dos homens torna-se mais longo à medida que envelhecem. Assim, na adolescência, é possível que sejam necessários alguns momentos a um ou dois minutos para que o homem seja capaz de experimentar uma segunda ejaculação, mas, nos homens mais velhos, o período resistente pode prolongar-se por horas, ou, em alguns casos, dias.

Nos homens mais velhos, Masters e Johnson observaram que, mesmo sem a ejaculação, a capacidade de conseguir novamente uma ereção após sua perda pode ficar adiada por várias horas. Os autores denominaram esse fenômeno de "período resistente paradoxal".

Estágios de Resolução

Durante a resolução, as modificações que acompanham a tensão sexual aumentada retrocedem, à medida que o organismo volta a seu estado de repouso, não-estimulado. Tendo ocorrido o orgasmo, a respiração, o ritmo cardíaco e a pressão sangüínea retornam rapidamente ao nível basal. Os testículos decrescem de tamanho e voltam a sua posição habitual de repouso.

Exceto nos homens jovens, o pênis detumesce em duas etapas após o orgasmo. Há uma redução imediata de 50% do tamanho, provavelmente em vista do esvaziamento dos corpos cavernosos. A detumescência da segunda etapa é mais retardada, em decorrência do esvaziamento mais lento do corpo esponjoso e da glande.

A primeira etapa da involução do pênis prolonga-se quando os estágios de excitação e nivelamento do ciclo da resposta sexual são deliberadamente estendidos. A segunda etapa é retardada quando há alguma estimulação sexual residual, tal como ocorre quando o pênis permanece no interior da vagina.

Quando o período imediatamente pós-ejaculatório é desprovido de estímulos sexuais, como pode acontecer se o homem levantar-se e andar, falando sobre algum assunto diferente, a detumescência completa ocorre com maior rapidez.

NOTÍCIA: FÁRMACO INORGÂNICO CONTRA TUBERCULOSE

Brasileiros desenvolvem fármaco inorgânico contra tuberculose
Com informações do IFSC. Diário de Saúde, 22/03/2012.

Nanocarregadores

Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo novos fármacos contra tuberculose, capazes de reduzir o tempo médio atual de tratamento, que é de seis meses.

Para isso, os cientistas utilizam carregadores, moléculas que levam os agentes do medicamento pelo organismo até o lugar de origem da doença.

Esses carregadores, também conhecidos como nanopartículas inteligentes, devido ao seu tamanho, são baseados em complexos organometálicos de rutênio.

Os experimentos em laboratório com proteínas in vitro e em pequenos animais foram concluídos com êxito.

Os estudos estão sendo realizados pelos professores Javier Ellena, do IFSC (Instituto de Física de São Carlos, da USP), Alzir Batista, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Clarice Queico Leite, da Faculdade de Farmácia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara.

Complexos organometálicos

Os pesquisadores procuram investigar as barreiras biológicas que devem ser ultrapassadas por medicamentos até seu alvo específico dentro do corpo, ou seja, os problemas de transporte que acabam por reduzir a eficácia do fármaco contra a doença.

"Para isso, utilizamos os chamados carregadores, que são moléculas maiores e mais flexíveis, com propriedades específicas que as permitem passar através de tecidos e levar os agentes do medicamento até o lugar de origem da doença, que no caso da tuberculose é uma enzima específica", conta o professor Javier.

Estas moléculas estão intimamente relacionadas à atividade de complexos organometálicos de rutênio.

"O corpo humano tem complexos organometálicos, mas em pouca quantidade", aponta o professor do IFSC. "Em grande quantidade, eles podem se ligar a algumas proteínas e danificá-las, causando intoxicação".

O mercúrio, que se encaixa nesta categoria de íons pesados, causa um grande número de intoxicações graves. Por esta razão, os pesquisadores trabalham com o rutênio, um complexo mais estável, mais tolerado pelo organismo humano (portanto menos perigoso) e muito mais bem estudado pela ciência.

"O principal diferencial entre o tratamento atual e este novo fármaco é este carregador, ou seja, temos um novo sistema de liberação dos agentes", esclarece Javier.

Os testes in vitro - aplicação do medicamento em proteínas isoladas em laboratório - já foram realizados com ótimos resultados, além dos testes in vivo, em pequenos animais.

O próximo passo é dar início a experimentos clínicos, em humanos, o que exige grandes preparativos e financiamentos, além de parcerias com empresas farmacêuticas responsáveis pela supervisão dos testes.

Mas uma das grandes superações do projeto foi a investigação da atuação do composto desenvolvido pelos pesquisadores sobre a enzima específica que é fonte da tuberculose no corpo humano.
Biossíntese

Os pesquisadores conseguiram entender melhor a atuação do fármaco dentro do corpo, o que é muito difícil em qualquer medicamento - a atuação dos compostos ocorre ao nível da biossíntese, na parede celular das bactérias.

Outra etapa consiste na caracterização e controle de qualidade de insumos farmacêuticos em estado sólido, ou seja, em forma de comprimidos. "Normalmente, quando se desenha um fármaco, costuma-se pensar em uma produção em pequena escala, mas para garantir que as maiores quantidades utilizadas em testes em laboratório tenham uma ação idêntica ao fármaco pensado originalmente, precisamos fazer uma análise físico-química e verificar se o processo resulta no mesmo produto, com as mesmas qualidades", explica Javier.

Segundo ele, a chave para o bom desenvolvimento da pesquisa foi a interdisciplinaridade e a colaboração de especialistas de diversas áreas. "Conseguimos, em conjunto, produzir um medicamento inorgânico contra a tuberculose", comemora. "Em colaboração, podemos obter resultados muito melhores do que aqueles produzidos sozinhos.".

Lei do mercado

Em países desenvolvidos, segundo o professor Batista, um fármaco leva em média quinze anos para ser disponibilizado no mercado.

O caso da tuberculose é ainda mais complexo, pois continuam a ser pouco atrativos, enquanto investimento, para empresas farmacêuticas internacionais, devido ao baixo poder econômico das populações atingidas.

O fármaco inovador, portanto, além de acenar para a possibilidade de um tratamento mais ágil, atuaria com maior eficiência, com menos efeitos colaterais e pode ser utilizado em conjunto com outros medicamentos, em uma terapia mista, como um coquetel.

Devido a estas otimistas perspectivas, Batista foi convidado para o conceituado Congresso Europeu de Química Inorgânica Biológica, que acontecerá em setembro na Espanha, para apresentar os resultados das pesquisas desta parceria.

REPORTAGEM: CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO E CONSEQUÊNCIAS

Chumbo pode causar comportamentos transgressores em jovens

Por Thiago Minami - Agência USP
Chumbo por chumbo
Comportamento agressivo, atos de vandalismo e baixo desempenho escolar.
Fatores assim, normalmente associados a problemas psicossociais nos jovens, podem ter uma causa extra.
Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP mostra que a exposição ao chumbo leva ao aumento das atitudes transgressoras e causa prejuízos psicológicos.
A pesquisadora Kelly Polido Kaneshiro Olympio, confirmou a relação, que já havia sido detectada por pesquisadores estrangeiros, em uma amostra de 173 jovens em Bauru, interior de São Paulo.
Chumbo no organismo
O corpo de crianças absorve chumbo com mais facilidade que o de adultos. Além disso, os pequenos tendem a colocar objetos como brinquedos na boca, aumentando o risco da exposição.
"Não há um nível de exposição ao chumbo que seja seguro à saúde humana. Estudos recentes têm demonstrado prejuízos neurocomportamentais ligados a concentrações muito baixas no sangue", diz a pesquisadora.
Kelly analisou o esmalte - a parte que enxergamos do dente - para identificar a carga corporal de chumbo nos jovens. Também foram aplicados questionários a pais e filhos sobre o estabelecimento de comportamento antissocial, cometimento de atos infracionais, condições familiares e contexto socioeconômico.
O cruzamento dos dados apontou uma associação entre agressividade, tendência a quebrar regras, problemas sociais, e queixas físicas com maiores níveis de chumbo no corpo.
Contaminação por chumbo
Os mais afetados viviam em regiões próximas a fábricas que utilizam o chumbo ou que conviviam com empregados dessas empresas.
"O metal está presente em muitos itens do nosso cotidiano, como cerâmica, plásticos, pigmentos e baterias. Também em esmalte anticorrosivo para portões, brinquedos de baixa qualidade e produtos domésticos de baixa qualidade", explica a pesquisadora.
Ela ressalta que a redução do uso de chumbo é muito desejável. "Há um movimento global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para eliminação de chumbo em tintas. Também preocupa a contaminação pelo metal causada pelas baterias, devendo haver um esforço para que se regule o caminho percorrido por este produto, desde sua origem até o descarte final", explica.
E é necessário que haja uma fiscalização mais rigorosa sobre os importados, "principalmente aqueles de baixa qualidade destinados ao público infantil", conclui.
Além disso, a pesquisadora recomenda a conscientização de pessoas que trabalham com chumbo, para que saibam evitar ou minimizar a exposição e não levem a ameaça para casa. E é preciso reforçar a vigilância ambiental dessas indústrias, para minimizar a exposição da população vizinha e os consequentes efeitos à saúde.
Exposição ao chumbo
Os prejuízos nos jovens permanecem até idades mais avançadas. Um estudo publicado nos Estados Unidos, em 2008, mostrou uma associação entre exposição a chumbo durante o crescimento e comportamento criminoso em adultos. Neles, a exposição pode causar hipertensão, neuropatias, perda de memória e irritabilidade, entre outras doenças. Pode-se chegar até a morte, dependendo do nível da exposição.
Segundo Kelly, a América Latina está pouco preparada para lidar com a situação. No Brasil, só em 2008 foi aprovada uma lei que limita a quantidade de chumbo na fabricação de tintas imobiliárias e de uso infantil e escolar, vernizes e materiais similares.
A situação é diferente nos Estados Unidos, onde o uso é restrito há mais tempo. Lá, a lei foi recentemente atualizada, delimitando a concentração de chumbo permitida a níveis mais baixos do que os fixados no Brasil.
"Ainda precisamos conhecer a extensão do problema da contaminação por chumbo no Brasil", diz Kelly.

Marcadores