segunda-feira, 30 de julho de 2012

NOTÍCIA: SUSPENSA A VENDA DE DMMA (DIMETILAMILAMINA)


Anvisa suspende venda e uso de emagrecedor com substância proibida
Folha de São Paulo, 11-07-2012
JOHANNA NUBLAT

Após receber informações sobre efeitos adversos e mortes no país relacionados à substância DMAA (dimetilamilamina), a Anvisa emitiu um alerta, nesta terça-feira, contra o uso de suplementos alimentares com esse estimulante, usado para emagrecimento e ganho de massa corporal.

Os principais produtos com DMAA que circulam no país são Jack3D, Oxy Elite Pro e Lipo-6 Black, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E o consumo desses produtos vem crescendo, principalmente entre jovens que se exercitam em academias, avalia Denise Resende, gerente geral de alimentos da agência.

Até a terça-feira da semana passada, comercializar produtos com DMAA era uma irregularidade. Viajar, trazer suplementos com essa substância na bagagem e consumi-los era permitido. Há uma semana, porém, a Anvisa inscreveu o DMAA na lista de psicotrópicos, o que faz com que vender, trazer na bagagem e consumir produtos com DMAA seja crime.

"Quando é uma substância proscrita, não pode haver consumo ou venda. Vamos comparar com a cocaína, nenhum médico pode prescrever", explica Resende.

Entre os efeitos adversos relacionados ao DMAA estão dependência, insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas. Consequências como essas foram constatadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e informadas ao Brasil.

Resende diz que há casos de mortes no Brasil que podem ter ligação com o DMAA. A Anvisa, porém, não tem essa conta fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores