quarta-feira, 4 de julho de 2012

NOTÍCIA: FUNDO PARA TRANSPORTE SUSTENTÁVEL


Bancos de desenvolvimento criam fundo para transporte sustentável
Terra.com, 21-06-2012

Os oito maiores bancos multilaterais de desenvolvimento anunciaram nesta quarta-feira na Cúpula da Rio+20 a criação de um fundo com US$ 175 bilhões para implementar sistemas de transporte sustentável.

Os recursos serão investidos durante a próxima década em programas de "desenvolvimento econômico com equidade, proteção ao meio ambiente e saúde pública" que acompanhem as iniciativas de melhorias do transporte, informou a ONU em comunicado.

O diretor de ONU Habitat, Joan Clos, declarou durante a apresentação do fundo que "esses compromissos sem precedentes podem salvar centenas de milhares de vidas, limpando o ar nas cidades e tornando as estradas mais seguras".

"A redução do tráfego e o diminuição do efeito nocivo do transporte nas alterações climáticas e a ideia de criar uma maior eficiência no transporte de cargas e passageiros estimulam o crescimento urbano e o econômico sustentável", afirmou Clos.

O anúncio foi realizado pelo chamado MDB, integrado pelos bancos Mundial, Interamericano de Desenvolvimento (BID), Africano de Desenvolvimento, Asiático de Desenvolvimento, Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, Europeu de Investimentos, Islâmico de Desenvolvimento e de Desenvolvimento da América Latina.

"É uma mudança de visão, pois antes 80% dos investimentos em transporte eram para estradas, agora muda o jogo", disse à agência EFE Ramón Cruz, diretor de Desenvolvimento Sustentável do Instituto para Política de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), com sede em Nova York e que promoveu o fundo.

De acordo com Cruz, o milionário fundo "torna mais equitativo, o transporte em massa, com combustíveis mais limpos, mas com uma dimensão social e efeito multiplicador para os países".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores