segunda-feira, 30 de julho de 2012

NOTÍCIA: FACILITADO O ACESSO AO TAMIFLU


Ministério da Saúde facilita acesso ao Tamiflu
Medicamento que trata gripe A pode ser vendido sem que a receita fique retida nas farmácias.
(R7 Notícias, 12-07-2012)

Diante do aumento no número de mortes causadas pela gripe A, o Ministério da Saúde decidiu, nesta quarta-feira (11), facilitar o acesso ao Tamiflu, medicamento que trata a doença. O remédio foi retirado da lista de substâncias sujeitas a controle especial.

A partir de agora, o paciente pode retirar o remédio, tantos nas farmácias privadas como nos centros de distribuição da rede pública, apresentando apenas uma receita simples assinada pelo médico. Não é mais necessária aquela receita especial que era cobrada em duas vias, para que uma ficasse retida no estabelecimento.

O Ministério da Saúde garante que o há medicamentos em estoque suficiente para atender toda a população e faz um alerta aos médicos: o tratamento com o remédio deve começar assim que aparecerem os primeiros sintomas. A secretária substituta de Vigilância em Saúde, Sônia Brito, afirma que quanto antes os pacientes começarem a tomar o medicamento, melhor.

- É preciso que o remédio seja usado imediatamente, após o início dos primeiros sintomas de síndrome gripal.

10 dicas para afastar o risco de contrair o vírus H1N1

Os sintomas são febre, tosse , dor de garganta, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais ou dor muscular intensa.

O Governo garante que o medicamento é seguro e orienta os médicos a receitarem o remédio. De acordo com o Ministério da Saúde, foram enviados, somente neste ano, quase 419 mil caixas do de Tamiflu às secretarias estaduais de saúde. Cada caixa contém 10 comprimidos, suficientes para um tratamento completo.

O último balanço do Ministério da Saúde revela que foram registrados, até agora, 1099 casos de gripe A em todo país e 110 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores