quarta-feira, 4 de julho de 2012

MENSAGEM: A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS NA RECUPERAÇÃO DO ENFERMO


A Importância Da Palavra De Deus Na Recuperação Do Enfermo
(Por Enfermeira Patrícia S.Trasmontano, 04/07/2012)


“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas...”.
(Hebreus 4:12)

O adoecer humano traz consigo aspectos a serem observados, examinados e tratados globalmente. Ainda que a ciência, especificamente a médica, possua uma gama de conhecimentos e experiências acerca da promoção, recuperação e reabilitação da saúde, nem sempre correspondem as reais necessidades, e principalmente, quando estão associadas ao espírito. 

É relevante considerarmos que uma pessoa não pode ser compartimentada, ao contrário do que pensam muitos profissionais da saúde, porque o estado de enfermidade afeta tanto à parte física e psicológica, como também, a parte espiritual de uma pessoa. Por isso, se faz necessária a ampliação das possibilidades de solucionar o sofrimento no “Homem”. 

Conforme o que está escrito na Carta aos Hebreus 4:12, a Palavra de Deus é tão “Viva e Eficaz”, que tem a capacidade de  interferir neste “ser” de modo a tratá-lo integralmente, uma vez que o seu Criador o compreende e o conhece além de qualquer racionalidade e potencialidade humana.

A pessoa que vivencia alguma enfermidade por diversas causas, muitas vezes padece com sofrimentos de impotência, perda, medo, estresse, culpa, vazio espiritual e ausência do sentido para a vida ante a morte... Na assistência aos enfermos, há muitos relatos de que eles para aliviarem seus temores, dores e sofrimentos interiores, devido à terapêutica médica e o processo saúde-doença em si, buscam recorrer aos sistemas de apoio, como a leitura da Bíblia e livretos de reflexões, conversas e orações a Deus, ouvir músicas que falam de esperança e coragem, e aceitar visitas de capelães (conselheiros espirituais), para orientá-los. 

Nota-se que quando há abertura para a atuação do poder de Deus, até através do ministrar e exercitar da “Palavra Santa”, conseqüentemente, ocorre a transformação deste ser, uma vez que ele: adere melhor ao tratamento e cuidados prestados; encontra um significado para a vida ou modos de enfrentamento da enfermidade; adquire vontade de viver; passa a ter fé em si mesmo, nos outros e em Deus; cultiva o amor próprio, a aceitação e o otimismo; encontra suporte emocional; entre outros aspectos positivos.

“E indo, pregai dizendo: É chegado o Reino dos Céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:7 e 8)


A Bíblia em toda a sua dimensão narra episódios de extremos males e a resolução de todos eles, como: Esterelidade (Gn 25:21); Hanseníase (2 Rs 5:1-14); Cegueira (Mt 10:51); Atrofia de Mão (Mc 3:1-5); e outras. E ainda, há passagens na História da Humanidade, de pessoas que ao prestarem cuidados aos pacientes, manejavam a Palavra de Deus. 

Ressalta-se também, os preciosos servos de Deus, espalhados por toda a Terra, que se empenham em levar palavras de Cura, Libertação, Esperança e Transformação aos muitos leitos e lares daqueles que fenecem por uma resposta aos seus conflitos e inquietações.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,
e a prova das coisas que se não vêem”.
(Hebreus 11:1)


=> Ide semear a Fé e gerar a Verdadeira Esperança aos que clamam, e que pelo Mover Divino alcançarão a Restauração!!!  

Acesse Bíblia Online:

2 comentários:

Marcadores