quinta-feira, 22 de março de 2012

REPORTAGEM: RECURSOS HÍDRICOS- DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Universalização de recursos hídricos é tema de atividades do Dia Mundial da Água
REDE BRASIL ATUAL, 21/03/2012.
A luta contra a privatização da água e pela universalização dos recursos hídricos levará os movimentos sociais e entidades sindicais às ruas nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, em várias cidades do país. De acordo com nota da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU/CUT) e Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA), as iniciativas vão “reafirmar a água como bem público e um direito humano”.
Embora o país tenha avançado nos últimos anos em relação à legislação e ao financiamento dos recursos hídricos, as entidades relatam a necessidade de “garantir a universalização do acesso à água e ao saneamento em quantidade e qualidade adequadas para todos os brasileiros e brasileiras independente da sua capacidade de pagamento”.
Outro esforço dos movimentos social e sindical é evitar a privatização da água. Desde novembro de 2011, Federação Nacional dos Urbanitários e a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental encabeçam uma campanha nacional contra as Parcerias Público Privadas (PPPs), chamada “Água Para o Brasil”. No mesmo sentido, em 2010, a ONU aprovou resolução que garante a água e o saneamento como direito humano fundamentais.
Entre as atividades de rua desta quinta estão o 'XII Grito da Água', em Salvador (BA), que parte em caminhada do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves, a partir das 15 horas e a 'Marcha em Defesa da Água' em Goiânia (GO), às 14 horas, no Cepal setor Sul.

2 comentários:

Marcadores