segunda-feira, 5 de março de 2012

REPORTAGEM: EM TESTE, CELULAR PARA CEGOS

CPqD inicia teste para uso de celular por deficientes visuais
DCI, 29-02-2012, por Milton Paes.

O CPqD inicia hoje o teste piloto da solução VozMóvel, que vem sendo desenvolvida em parceria com o Centro de Prevenção à Cegueira (CPC) de Americana, com o objetivo de facilitar o uso de dispositivos móveis por pessoas cegas ou com deficiências visuais. Para isso, a equipe do CPqD entregará dez smartphones a deficientes atendidos pelo CPC que estão participando do projeto e que ficarão com os aparelhos por três meses.

O pesquisador e coordenador do projeto VozMóvel da diretoria de Tecnologia de Serviços do CPqD, Claudinei Martins, disse que a pesquisa aplicada teve início em junho de 2010 e conta com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) administrados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). "Foram várias pesquisas que culminaram nessa aplicação.

Fomos entrevistar os potenciais usuários, identificamos quais são as necessidades deles. Discutimos com eles a melhor forma de pesquisar a informação para que eles, sem a visão, pudessem usufruir das funcionalidades do telefone celular", lembra.

Claudinei Martins explica que o intuito é avaliar a usabilidade dessa aplicação no dia a dia das pessoas e, ainda, dar a oportunidade sugerir melhorias. Ele disse que a VozMóvel usa tecnologia de síntese de voz como base de um novo modelo de interação do usuário com o celular dotado de tela sensível ao toque (touchscreen).

Nesse modelo, a tela do aparelho é dividida em seis quadrantes (áreas), correspondentes às funções do celular, como chamadas, histórico de ligações, contatos, mensagens de texto (SMS), nível de sinal e de bateria e data/hora.

Na medida em que a pessoa toca ou desliza o dedo sobre a tela, uma voz sintetizada informa a função correspondente. Com mais um toque, tem acesso à função. E, se essa função envolver uma informação, como o nível da bateria do aparelho ou uma mensagem de texto recebida, ela também é transmitida por meio do recurso de síntese de voz, que utiliza a tecnologia CPqD Texto Fala.

"A escolha dessas funções baseia-se em pesquisa realizada junto aos próprios deficientes visuais. A pesquisa de interface foi uma das coisas importantes e inovadoras do processo. Padronizamos a tela com apenas seis aplicações por página", diz. A primeira versão foi desenvolvida para o sistema Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores