sábado, 7 de janeiro de 2012

REPORTAGEM: CRIAÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL/ REDE SANS

Saúde Solicita Formação de Conselho Executivo
Comunidade Exkola, 31-12-2011

Os Programas Municipais de Saúde Bucal e de Saúde da Criança, além da Comissão Municipal de Alimentação e Nutrição, solicitam ao Executivo a criação de um Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional a partir de 2012.

O objetivo é aumentar o poder de atuação e participação de Marília, que hoje integra a Rede Sans, em ações regionais, estaduais e até nacionais. Marília é um dos 27 municípios que integram a Rede Sans, de promoção da alimentação saudável, adequada e solidária, mas a falta de um conselho prejudica o município no desenvolvimento de determinadas ações e o deixa alheio às Conferências Regional, Estadual e Nacional de Segurança Alimentar.

"Sem conselho não podemos participar ou interferir positivamente nos resultados dessas conferências", disse a coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal, Olívia Furian Diniz, justificando a solicitação do conselho ao gestor municipal da Saúde, Julio Cezar Zorzetto, que vai levar essa necessidade ao prefeito Mário Bulgareli. Mesmo sem a formação de um conselho, Diniz afirmou que Marília tem caminhado na promoção da alimentação saudável com a implantação da Comissão Municipal de Alimentação e Nutrição.

Segundo ela, a comissão não tem poder de conselho, mas tem envolvido diversos setores da Saúde e até mesmo outras secretarias em ações diversas. O ganho maior veio com a inclusão de Marília, que demonstrou interesse, na Rede Sans, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu. Todo ano de 2011 e mais 2012 as atividades de articulação da dessa rede recebem recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia por meio da FINEP, repassados ao Instituto de Biociências de Botucatu, além do apoio do Instituto Harpia Harpyia, uma agência de defesa e promoção do direito humano ao alimento e à nutrição.

"Um dos pilares da Rede Sans é a formação e em 2011 Marília teve um curso à distância para o desenvolvimento de multiplicadores de ações junto à comunidade onde estão inseridos", informou a coordenadora da Saúde Bucal, que responde pela rede em Marília. Foram formados profissionais da Educação Municipal e agentes comunitários de saúde da rede básica.

Entre as principais ações desenvolvidas em Marília desde que foi integrada à Rede Sans está, além do curso de formação de multiplicadores, o diagnóstico sobre a organização do município na promoção da alimentação saudável, adequada e solidária, o que considera hábitos saudáveis, mas também e principalmente a fatia da população com menos acesso ao conhecimento e aos alimentos de maior valor nutricional.

Foi a partir desse diagnóstico, que ainda será mais trabalhado e detalhado em 2012, que a Saúde Municipal identificou a carência de um Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Rede-SANS

Conforme relato da Olívia Diniz, a Rede Sans "é um sistema de pessoas interconectadas e dispostas a incorporar em suas vidas uma atitude pró-ativa em relação à alimentação saudável, adequada e solidária.

A proposta que se desenvolve nesse contexto é a de buscar integrar duas políticas públicas: A Política de Saúde e a Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Na política de Saúde, resgata-se o conceito mais amplo de saúde que pode ser traduzido na "arte de bem viver", ao vislumbrar o equilíbrio entre aspectos do ambiente e os modos de vida individuais e coletivos dos seres humanos, que se referem à alimentação, relacionamentos, trabalho, recreação. Este é, portanto, o principal ponto de convergência da Saúde com a Segurança Alimentar e Nutricional, que diz respeito ao direito humano de acesso regular e permanente a alimentos saudáveis e adequados, sem comprometer outras necessidades essenciais, que respeite a diversidade cultural e que sejam social e economicamente sustentáveis".

Saudável, adequada e solidária

Saudável é a alimentação que contem, de forma equilibrada, todos os nutrientes necessários à manutenção da estrutura e funcionamento dos organismos, não apresentando qualquer contaminante químico ou microbiológico.

Alimento adequado diz respeito ao alimento próprio para cada indivíduo ou coletividade - ao estado fisiológico, aos hábitos culturais, à geografia do lugar. É um alimento próprio para aquela pessoa e também confere identidade ao lugar.

Solidária é a dimensão do alimento que diz respeito ao coletivo, às escolhas que podemos fazer levando em conta o outro. Propõe uma revisão das regras de mercado entre produtores e consumidores de alimentos, sobretudo, a valorização da economia local.

O papel da Rede SANS é propiciar a formação, a integração e a troca de experiências entre pessoas que fazem parte de diversos contextos sociais, políticos e culturais. Membros da comunidade e gestores das áreas de saúde, assistência social, educação, meio ambiente, produtores de alimentos, religiões, entre outros segmentos.

Prevenção de doenças

Conforme destacou Diniz, as doenças mais incidentes na população, como a obesidade, diabetes, hipertensão e desnutrição, são em grande parte determinadas pelos hábitos inadequados de vida. "O nosso comportamento é o principal agente etiológico dessas doenças que, na sua maioria, não tem cura, mas podem ser evitadas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores