sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MENSAGEM: UM BOM COMEÇO

UM BOM COMEÇO
(Por Bob e Debby Gass. A Palavra Para Hoje)

“Quem [com razão] despreza o dia das coisas pequenas?”
(Zacarias 4:10- AMP)


Tudo que é grande começa com uma coisa pequena, e sua atitude no começo geralmente determina o seu sucesso no fim. A Bíblia diz: “Quem [com razão] despreza o dia das coisas pequenas?”.

Deleite-se com o que Deus lhe der para começar, porque Ele se deleita nisso! Agradeça a Ele pelos seus pequenos começos.

Antes que a seca terminasse e as chuvas viessem, Elias viu uma nuvem do tamanho da mão de um homem (1 Reis 18:44). É algo muito pequeno, mas ele se alegrou com isso porque era o sinal de que coisas maiores estavam por vir.

Não destrua sua semente duvidando do seu potencial. Deus lhe dá uma semente de esperança, algo pequeno – mas alguma coisa é melhor que nada. Pegue essa semente e plante-a, orando por ela e acreditando que Deus dará o aumento.

Muitos de nós jogamos fora a nossa semente. Quando “desprezamos” alguma coisa, reduzimos o seu potencial; não damos atenção e não nos importamos com ela. Quando não cuidamos do que Deus nos dá, nós o perdemos. E se perdermos a nossa semente, nunca desfrutaremos a nossa colheita.

Hebreus 13:5 diz para nos contentarmos com o que temos, e depois prossegue dizendo “Porque Ele [Deus] disse: ‘Não te deixarei, nem te desampararei’” (AMP). É por isso que você pode ficar contente durante os seus pequenos começos.

Você sabe que quando Deus começa algo, Ele termina. Então, seja paciente, tenha expectativa, e continue seguindo em frente.

“Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa” (Hebreus 10:35-36 NKJV).

TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!!!

REFLEXÃO: FIM DA TEMPESTADE, SEGUNDO CAMÕES

“Depois de procelosa tempestade,
noturna sombra e sibilante vento,
traz a manhã serena claridade,
esperança de porto e salvamento.”

(Luiz Vaz de Camões)

NOTÍCIA: PROGRAMA MELHOR EM CASA/ MS

PROGRAMA MELHOR EM CASA/ MS
Com o lançamento de programa, governo pretende bater meta de ter mil equipes de atenção domiciliar pelo SUS nas ruas até 2014.  Médicos e enfermeiros compõem os grupos


O Governo federal lançou na terça-feira o Programa Melhor em Casa, com o objetivo de ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é que, até 2014, o programa tenha mil equipes de atenção domiciliar e 400 de apoio atuando em todo o país.
As equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, vão levar atendimento em casa a pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.

Cada equipe poderá atender, em média, a 60 pacientes, 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira, e em regime de plantão nos fins de semana.

Programa pode reduzir demanda em hospitais da rede pública

- A expectativa é que o atendimento domiciliar do programa ajude a reduzir as filas nas emergências dos hospitais da rede pública e desocupar os leitos de quem pode se recuperar em casa.

“A medicina aprendeu que esse tipo de atenção domiciliar reduz a necessidade de internação, reduz infecção hospitalar e humaniza o atendimento”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

NOTÍCIA: FILTRO DE AR CAPTURA VÍRUS DA GRIPE

Filtro de ar captura vírus da gripe
Inovação Tecnológica, 08-11-2011

Filtros antivirais

Ambientes fechados são lugares altamente desaconselhados em épocas de gripe.
Mas essa facilidade de contaminação poderá ser largamente reduzida com filtros de ar capazes de remover os vírus das gripes e resfriados. Esta é novidade apresentada por Xuebing Li e seus colegas da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, em Lanzhou.

Os pesquisadores criaram um novo material que pode ser incorporado ou substituir as fibras usadas na construção não apenas de filtros de ar-condicionado de edifícios e automóveis, mas também de máscaras de uso pessoal. O material é capaz de capturar os vírus influenza antes que eles cheguem aos olhos, narizes e bocas das pessoas e comecem a causar infecções.

Um filtro passivo, capaz de capturar vírus, pode se tornar uma ajuda valiosa para a redução do uso de medicamentos, com seus altos custos e efeitos colaterais.

Quitosana biofuncionalizada

O material é feito à base de quitosana, uma substância presente nas carapaças dos camarões.

As fibras antivirais são criadas agregando a proteína hemaglutinina às fibras de quitosana.
"A hemaglutinina na superfície do vírus é responsável por grudar o vírus à superfície da célula hospedeira por meio de glicoligantes, como a sialilactose, sendo portanto um alvo atrativo para os projetos antivirais," explicam os pesquisadores.

Eles afirmam ainda que o processo pode ter usos ainda mais amplos na medicina. "Mais importante, esses materiais representam uma abordagem interessante para colocar um ligante de proteína em um suporte de quitosana, que é uma plataforma versátil para a biofuncionalização molecular e, portanto, pode ser usada não só para projetos antivirais, mas também para desenvolvimentos como o diagnóstico e a entrega de medicamentos," concluem.

A quitosana já vem sendo utilizada por pesquisadores brasileiros para a fabricação de materiais hospitalares e de filtros para metais pesados.

NOTÍCIA: NARIZ DETECTA TUBERCULOSE E CÂNCER DE PULMÃO

'Nariz eletrônico' pode detectar tuberculose e câncer de pulmãoPesquisadores indianos acreditam que um aparelho similar aos bafômetros poderão detectar de forma imediata a tuberculose e até o câncer de pulmão já nos próximos anos.
Terra.com, 08-11-2011



Apelidado de "nariz eletrônico", o aparelho está sendo desenvolvido por um grupo de pesquisadores indianos, que receberam nesta segunda-feira, em Nova Délhi, quase US$ 1 milhão da Grand Challenges Canada (GCC) e da Fundação Bill e Melissa Gates. Esta quantia irá subsidiar o desenvolvimento de um protótipo da invenção.

"O nariz eletrônico proporcionará um método não invasivo e fácil de ser utilizado. Ele poderá diagnosticar a tuberculose sem necessidade de múltiplas visitas às clínicas. E será um método acessível para os pacientes de países nos quais a tuberculose é endêmica", declarou à Agência Efe o pesquisador indiano Ranjan Nanda.

O aparelho, que estaria pronto a partir de outubro de 2013 para sua produção em massa, também seria útil para detectar outras doenças pulmonares, como o câncer de pulmão.
"O que é mais importante no nariz eletrônico é que com uma pequena modificação no sensor também podemos utilizá-lo para detectar outras doenças pulmonares, como o câncer de pulmão", afirmou Nanda.

O presidente da Grand Challenges Canada, o médico Peter Singer, declarou à Efe que se o aparelho for utilizado apenas para a detecção de tuberculose, seu impacto nos países em desenvolvimento será enorme.

"É uma ideia genial de muito baixo custo. A tuberculose é um grande problema, que resulta na morte de 1,7 milhões de pessoas no mundo todo, principalmente em países em desenvolvimento. Depois da Aids, essa é a doença mortal infecciosa mais grave que existe", acrescentou o acadêmico canadense.

A tuberculose foi praticamente erradicada nos países desenvolvidos, porém, ainda está presente na África Subsaariana, em regiões da Ásia e na América Latina.  O "nariz eletrônico" multiplicaria a detecção adiantada da doença e aceleraria seu diagnostico e, consequentemente, o início do tratamento, fato que poderia salvar 400 mil vidas por ano, segundo os dados da GCC, uma instituição financiada pelo Governo canadense.

O aparelho desenvolvido por Nanda e sua equipe está baseado na existência de um grupo determinado de moléculas nas pessoas infectadas com tuberculose, uma doença causada por vários tipos de microbactérias, que podem ser transmitidas através da respiração e da saliva.
"As pessoas infectadas com tuberculose possuem uma série de moléculas especificas.

Quando uma pessoa sopra no aparelho, as moléculas, os biomarcadores específicos à tuberculose, interagem com o sensor que é interpretado por um algoritmo de reconhecimento", explicou Nanda.

A equipe indiana do Centro para Engenharia Genética e Biotecnologia de Nova Délhi, dirigido por Nanda e Virander Chauhan, foi o primeiro a identificar essas moléculas características da tuberculose pulmonar, o que permitiu o desenvolvimento do "nariz eletrônico". "Neste momento estamos no processo de patentear a identidade das moléculas", ressaltou Nanda.

A equipe indiana também repassou a identidade dessas moléculas à empresa americana Next Dimension Technologies, que terá a função de desenvolver um sensor capaz de detectar os biomarcadores da tuberculose.

Com os US$ 950 mil da GCC e da Fundação Gates, a equipe indiana vai validar os biomarcadores com amostras recolhidas em centros médicos de toda a Índia, operação que deverá ser encerrada até o mês de dezembro. Já o primeiro protótipo do aparelho deverá estar pronto a partir de outubro de 2013.

Singer destacou que exemplos como o de Nanda comprovam "a existência de muitos pesquisadores com ideias inovadoras nos países em desenvolvimento. Tudo o que é preciso é encontrá-los".

A ideia da equipe de Nanda não é nova. Há poucos meses, a multinacional alemã Siemmens anunciou que desenvolveu um aparelho similar para detectar moléculas de óxido nítrico que advertem um iminente ataque de asma.  Este fato, ao contrário do que se imaginaria, deixou o médico otimista em relação à própria sua pesquisa. "A técnica foi provada com sucesso em outras doenças pulmonares e temos bastantes esperanças que a tuberculose também possa ser identificada com esses marcadores", disse Nanda.

"E se a descoberta provar que funciona com a tuberculose, definitivamente também poderá ser aplicada para identificar o câncer de pulmão", concluiu o médico indiano.



NOTÍCIA: PLANO DE SAÚDE A DEMITIDOS

Plano de saúde a demitidosDireito à manutenção, por até 2 anos, do vínculo com a operadora após desligamento sem justa causa será regulamentado pela ANS. Expectativa é de vigência em 2012
Correio Braziliense, 08-11-2011
Ana Carolina Dinardo

O medo de ficar desempregado e, por consequência, sem o plano de saúde da empresa está entre as principais preocupações dos trabalhadores, principalmente em períodos de crise, como o atual. Porém a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prevê, para 2012, a regulamentação da Lei nº 9.656/98, que estabelece uma série de regras para proteção dos usuários de planos de saúde empresariais em casos de demissão sem justa causa, garantindo a permanência temporária no convênio. A resolução que, na prática, vai viabilizar o direito aos consumidores, pode ser aprovada na próxima semana.

A lei determina que o benefício seja mantido caso o trabalhador demitido tenha permanecido 33% do tempo no plano de saúde vinculado à empresa, respeitando um prazo mínimo de seis meses e, no máximo, de dois anos. Nos planos firmados a partir de 1999, os clientes têm direito de manter o contrato caso sejam demitidos ou exonerados, desde que as mensalidades sejam pagas, integralmente, pelo funcionário. Outro ponto estabelecido pelo documento é o caso de uma nova contratação em uma outra empresa. Se isso ocorrer, o benefício do plano de saúde será cancelado.

Prejuízo

Para os aposentados, há regras de proteção também para o beneficiário de contrato coletivo. Se o plano tiver sido firmado a partir de 1999, o trabalhador tem direito de manter as mesmas condições de cobertura. Porém, o aposentado deverá arcar com o pagamento integral. Se o empregado tiver contribuído por 10 anos ou mais, o plano pode se estender ao longo da vida. Se a contribuição for menor, o direito de manutenção do plano será proporcional ao tempo de contribuição.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é contra a proposta da ANS de permitir a criação de carteiras específicas para ex-empregados aposentados ou demitidos sem justa causa, como forma de garantir o direito de manutenção desses consumidores no plano de saúde. O instituto entende que a criação dessas carteiras prejudica o usuário no direito de manter sua condição de beneficiário, nas mesmas condições de cobertura assistencial durante a vigência do contrato de trabalho.

"O reajuste por sinistralidade aplicado pelas operadoras considera o aumento do uso do plano dentro de cada carteira, o que pode ocasionar acréscimo exagerado no valor das mensalidades, principalmente na carteira dos aposentados", explica a advogada do Idec, Juliana Ferreira. A entidade espera que a ANS, ao regulamentar essa questão, interprete corretamente a lei e que a regulamentação garanta ao consumidor o direito da manter as mesmas condições do plano que usufruía enquanto empregado.

FERRAMENTA PARA O USUÁRIO

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou ontem no Diário Oficial da União a Resolução Normativa nº 277, que cria um programa que dará ao consumidor mais percepção em relação à qualidade de uma operadora de plano de saúde. O programa de certificação das operadoras de planos de saúde vai identificar e definir parâmetros de qualidade a serem utilizados pelas empresas. E tem por finalidade estimular e adotar melhores práticas, já que a adoção dos parâmetros não será obrigatória.

De acordo com a ANS, o objetivo é aumentar a qualidade da prestação dos serviços por meio de critérios de avaliação que possibilitam a identificação e a solução de problemas com mais consistência, segurança e agilidade. Até então elo mais fraco da relação entre operadoras e usuários dos convênios de saúde, o consumidor passa a receber mais atenção do órgão regulador com a iniciativa.

ARTIGO: DESCARTE E REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA

DESCARTE E REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA
(Por Enfª Patrícia Trasmontano)


Muitos bares, restaurantes, residências, hotéis e etc., ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.

Dados apontam que com 1 litro de óleo é possível contaminar 1 milhão de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra no processo de decomposição, o óleo lebera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Há muitos métodos de reciclar o produto: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

Se você se interessa em descartar corretamente o óleo de cozinha, indico a iniciativa da ONG ABAP (Ação Beneficente Amor ao Próximo), localizada em Niterói, RJ/Brasil, que atua através do Programa “Educação Ambiental: Coletando Óleo de Cozinha e Salvando o Meio Ambiente”, que recebe óleo de cozinha para reciclagem. Para maiores informações, entre em contato por meio do telefone: (21) 3477-7649.


Portal Amazônia, 05/06/2007

BRASÍLIA - Quando se pensa em reciclagem não se pode deixar de pensar no óleo de cozinha. Componente fundamental no preparo de alimentos, o descarte inadequado do óleo de cozinha tem graves implicações ao meio ambiente.

O óleo de cozinha quando jogado pelo ralo da pia, seguirá para as redes de esgoto, que são despejadas, em sua maioria, em rios e mares, poluindo estes locais com uma película que impede a passagem de oxigênio e, conseqüentemente, compromete a vida aquática.

Além disso, a consistência viscosa entope o encanamento, o que resulta na necessidade de trocas e reparos constantes nesta rede, explica Rui Dammenhain, diretor do INBRAVISA. Além disto , a presença de óleo contribui com a proliferação de vetores, como ratos e baratas, conclui Dammenhain. Por isto, o correto é armazenar o óleo usado um garrafas tipo pet e entregá-los para a reciclagem. Existem várias ONGs que cuidam desta reciclagem, e o óleo usado se transforma em matéria prima para fabricação de sabão caseiro.

RECEITA DO SABÃO CASEIRO

Se na sua cidade não existe ONG, aprenda a receita do sabão caseiro.


Ingredientes:

- 5 litros de óleo usado e coado
- 1 copo americano de fubá
- 500 ml de detergente líquido de coco
- 1 litro de soda cáustica líqüida
- 1 litro de água fervente

Modo de Preparo:

Em um balde grande, coloque o óleo coado, junte o fubá, o detergente, a soda cáustica e mexa bem. Depois de misturados acrescente a água fervente e continue mexendo por 40 minutos sem parar. Coloque a massa na forma e deixe descansar por 10 dias até endurecer. Se for colocar em um recipiente único, corte no formato desejado antes de a barra endurecer completamente.

Faça parte desta corrente,
contribua na Preservação da Natureza!!!

NOTÍCIA: ROUPA QUE TRATA DERMATITE ATÓPICA

Roupa especial pode tratar doenças da pele
TVI 24, 08-11-2011

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina do Porto anunciou esta segunda-feira que vai iniciar um estudo que pretende avaliar a eficácia da utilização de peças de vestuário com características especiais no tratamento da dermatite atópica.

 A dermatite atópica é uma doença cutânea inflamatória crônica, caracterizada pelo aparecimento de manchas, lesões na pele e comichão. Os investigadores da FMUP pretendem incluir neste ensaio clínico cerca de duas centenas de pacientes com dermatite atópica, com idades superiores a 12 anos.

«A colaboração no projeto não implica a tomada de qualquer medicamento, basta usarem as peças de vestuário todas as noites, durante dois meses», explicou a responsável pelo estudo, Cristina Lopes.

Os participantes serão avaliados por um profissional de saúde no início e no fim do estudo, devendo responder a um questionário relativo à qualidade de vida e efectuar uma análise de sangue. Os sintomas apresentados pelos pacientes serão avaliados antes e depois do uso das peças de vestuário. Esses dados serão depois comparados e a eficácia do pijama avaliada.

A idéia de criar roupa que pudesse tratar a dermatite atópica surgiu no seguimento de um projeto que envolveu o Serviço e Laboratório de Imunologia da FMUP e vários outros centros de investigação (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e Faculdade de Farmácia da U.Porto).

Segundo a investigadora, nesse projeto, criou-se um tecido de algodão orgânico especial, impregnado com quitosano que mostrou reduzir in vitro a proliferação de bactérias provenientes da pele de doentes com dermatite atópica. O quitosano é um componente natural anti-microbiano e cicatrizante, utilizado noutros campos da medicina, como tratamentos de queimaduras e feridas cirúrgicas.

Os têxteis biofuncionais (materiais que funcionam biologicamente sobre a pele humana) são «uma área inovadora e promissora da Medicina. Se for comprovado o efeito benéfico dos têxteis impregnados em quitosano, os doentes com dermatite atópica beneficiarão de uma forma simples de tratamento complementar», salientou Cristina Lopes.

Realizado por uma empresa de têxteis de Guimarães «com grande atividade no desenvolvimento tecnológico dos seus materiais, as peças de vestuário são suaves e confortáveis, mantendo as suas características mesmo após 30 lavagens», referiu.

Afetando sobretudo as crianças (estima-se que cerca de 10 por cento das crianças com 6-7 anos e cinco por cento com 13-14 anos sofrem da doença em Portugal), a dermatite atópica assume contornos mais graves na idade adulta, tendo um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias.

REPORTAGEM: ECOEFICIÊNCIA DE SACOLAS DESCARTÁVEIS E REUTILIZÁVEIS

Ecoeficiência de sacolas depende do comportamento do consumidor
Inovação Tecnologica, 07-11-2011Com informações da UFBA


Em tempos de ecoeficiência, há quem acredite que as sacolas retornáveis são a melhor opção na hora de fazer compras. Mas, de acordo com um estudo inédito, realizado pela Fundação Espaço ECO e Instituto Akatu, não é tão simples assim dizer que as sacolas retornáveis são melhores para o meio ambiente.

O estudo concluiu que a a ecoeficiência de cada tipo de sacola depende do hábito do consumidor.

Ciclo de vida das sacolas plásticas

Os pesquisadores analisaram o chamado "ciclo de vida" de oito opções de sacolas disponíveis no mercado brasileiro. Isso incluiu sacolas descartáveis (de polietileno tradicional, de polietileno de cana-de-açúcar e as aditivadas com promotor de oxibiodegradação) e algumas retornáveis (papel, ráfia, tecido e TNT - tecido não-tecido). Todas foram avaliadas para um período de um ano.

Foram considerados vários cenários, envolvendo maior ou menor volume de compras, maior ou menor frequência de idas ao supermercado e de descarte do lixo, matéria-prima utilizada na produção das sacolas, capacidade de carga, custo de cada uma, número de vezes em que é utilizada, reutilização ou não da sacola como saco de lixo e envio ou não para reciclagem.

"Percebemos que cada material tem um desempenho mais adequado dependendo da função e da maneira como é empregado", explica o gerente de ecoeficiência da Fundação Espaço ECO, Emiliano Graziano.

Vantagens e desvantagens de cada tipo de sacola

Segundo o pesquisador, a relação entre o número de idas do consumidor ao supermercado, o número de vezes que ele dispõe seu lixo em sacolas plásticas e o tamanho de sua compra definem quais sacolas são mais eficientes do ponto de vista da preservação ambiental.

Segundo os pesquisadores, as sacolas descartáveis são vantajosas em um cenário considerado de poucas compras (até duas idas ao supermercado por semana).
Já em situações de mais compras (mais de três visitas semanais ao supermercado), as sacolas descartáveis só seriam vantajosas se usadas no descarte de lixo ao menos três vezes por semana.

As sacolas de papel não se mostraram vantajosas em relação às demais em nenhum tipo de cenário. O motivo é a baixa capacidade de carga, reúso e reciclagem. "O papel, por ter ficado como alternativa mais impactante no caso base do estudo, não significa que será sempre pior nas situações em que pode ser substituído pelo plástico. Ou seja, o desempenho da sacola de papel, como também ocorre nas outras alternativas, está diretamente ligada ao seu eco design (forma, estrutura, quantidade de matéria-prima empregada) e à sua condição de uso e durabilidade," esclarece Graziano.

A sacola oxidegradável também não apresentou desempenho ambiental melhor do que a sacola descartável tradicional.

Polêmicas

O resultado é contrário ao que tem sido apregoado pela mídia, mas é coerente com outras pesquisas:


Este estudo, foi financiado pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, portanto, com interesses na questão.


Outra crítica é que o trabalho não incluiu entre os fatores de impacto ambiental o tempo de decomposição de cada um dos materiais, principal preocupação daqueles que se opõem às sacolas plásticas. Ou seja, perdeu-se uma boa oportunidade para um parecer científico sobre o assunto.

Hoje a população recebe como informação apenas boatos e mitos: é possível encontrar na imprensa estimativas de degradação das sacolas plásticas que variam de 50 a 1.000 anos, sem a citação de nenhum estudo científico para embasar as afirmações.

NOTÍCIA: DESCOBERTO O MECANISMO DA METÁSTASE NO ORGANISMO

Cientistas acreditam ter descoberto como ocorre a metástase no organismo
Correio Braziliense, 07-11-2011

Todo mundo, mesmo o mais saudável dos atletas, possui células cancerosas no organismo — mas, inteligente, o sistema imunológico trata de destruí-las, antes que se dividam em ritmo acelerado e comprometam tecidos e órgãos. Algumas vezes, porém, as próprias estruturas de defesa do corpo acabam contribuindo para a formação do tumor. Saber como isso ocorre é o primeiro passo para a cura do câncer, e foi exatamente o que conseguiu uma equipe de pesquisadores canadenses, da Universidade de Dalhousie, câmpus de Nova Escócia.

Em entrevista ao Correio, David Waisman, professor de bioquímica, patologia e biologia molecular, explica que, para que o tumor cresça e se torne maligno, primeiramente ele recruta células especializadas chamadas macrófagos. Essas células, normalmente, são “do bem”, pois cooperam com os linfócitos, destruindo seres estranhos que atacam o organismo. “Em contato com as cancerosas, porém, elas não só promovem o crescimento das ‘irmãs’ malignas como as tornam capazes de migrar para outros órgãos; ou seja, convertem essas células em metastáticas. Essa é a razão de alguns pacientes com tumores e que possuem uma grande densidade de macrófagos não responderem bem ao tratamento”, diz.

A questão principal, segundo Waisman, é saber como os macrófagos aproximam-se dos tumores. “A jornada deles desde a corrente sanguínea até o local do tumor requer que eles removam barreiras existentes entre o sangue e o câncer. Essas barreiras incluem uma substância que une os órgãos, chamada de cimento da matriz extracelular. Ele é composto por várias proteínas. Descobrimos que os macrófagos usam uma proteína existente em sua própria superfície, a S100A10, que ativa enzimas chamadas proteases. Uma vez ativadas, as proteases atuam como tesouras moleculares, ‘mascando’ toda a matriz extracelular. Se bloquearmos a ação da S100A10, os macrófagos não conseguirão atingir o tumor”, explica. Dessa forma, as células não crescem nem se tornam metastáticas.

“Os mecanismos de ação de várias drogas atualmente utilizadas contra o câncer focam o processo de divisão celular. Evitar que uma célula tumoral se torne duas é o primeiro passo para controlar, e até mesmo eliminar, a doença”, diz o oncologista Charles Pádua, diretor do Cetus-hospital dia, de Belo Horizonte. “Mecanismos de resistência tumoral às drogas, sensibilidade tumoral aos medicamentos, baixo índice de proliferação celular e toxicidade induzida pelo tratamento, entretanto, são exemplos de fatores que limitam o sucesso das terapias convencionais”, pondera.

O oncologista Bruno Carvalho Oliveira, do Grupo Acreditar, avalia, porém, que “a introdução das drogas de alvo molecular representa uma mudança de paradigma na oncologia clínica e na hematologia. Atualmente, testemunhamos a incorporação crescente dessas drogas ao arsenal terapêutico contra tumores sólidos e neoplasias hematológicas”.

Cautela

Uma nova abordagem terapêutica, portanto, poderia enfrentar as dificuldades com as quais os médicos e os pacientes lidam atualmente. David Waisman reconhece que a pesquisa chefiada por ele é um passo importantíssimo rumo ao que, um dia, seria a cura do câncer, mas ele alerta que mais estudos serão necessários. “A cura envolverá muitas outras técnicas, já que até o termo câncer pode ser considerado incorreto — há mais de 200 diferentes tipos de tumores malignos, cada um com características únicas. Até o mesmo câncer pode se comportar de maneiras diferentes, dependendo do paciente. Por isso, essa é uma tarefa tão desafiadora”, diz.

Para que a descoberta da equipe de Waisman torne-se uma realidade clínica, será necessário encontrar anticorpos que consigam bloquear a ação da proteína S100A10. “Se conseguirmos desenvolver uma estratégia efetiva para isso, então o próximo passo será encontrar parcerias na indústria farmacêutica”, conta o cientista.

O oncologista Charles Pádua é otimista quanto aos progressos feitos até agora na luta contra o câncer. “A oncologia caminha a passos largos para uma nova forma de cuidar dos pacientes: a terapia personalizada”, acredita. “Vejo com otimismo que, em breve, poderemos proporcionar melhores taxas de respostas, o aumento da sobrevida e a cura para um maior número de pacientes”, afirma.

NOTÍCIA: EXPLICADO OS MISTÉRIOS DA HOMEOPATIA

Física quântica para explicar os mistérios da homeopatia
Correio Lageano, 05-11-2011

Com mais de 200 anos de história, a homeopatia ainda é um ramo da medicina que é visto com certa restrição. Para tentar mudar essa visão, o físico Walmir Ronald Guimarães Silva, se vale de um dos ramos mais avançados da ciência, a física quântica para provar que a homeopatia funciona.

A homeopatia é uma espécie de remédio que consiste em diluir uma “tinta-mãe” (o componente ativo que estimularia a cura) em água. O coordenador do laboratório de Homeopatia Vegetal da Epagri, professor Pedro Boff explica que se coloca uma parte de tinta-mãe para 100 partes de água, e então se chacoalha de uma forma chamada ‘sucução’.

Depois, o líquido resultante dessa solução se dilui novamente em mais 100 partes de água e se repete isso várias vezes. O resultado é uma solução que praticamente não possui nenhuma molécula de componente ativo, e essa seria a principal razão que os cientistas não aceitariam a homeopatia como um remédio.

Walmir se utiliza de conhecimentos de física quântica para provar isso. Segundo experimentos feitos por ele, o que faz funcionar um remédio homeopático não é a molécula do princípio ativo, mas as ligações químicas de “funções onda”. Essas “funções onda” são como um dispositivo que faz com que exista o funcionamento de algo mesmo que ele não esteja ali.

Mesmo Walmir reconhece que é algo difícil de explicar, porque foge a quase tudo que aprendemos na escola. “Todos os livros de biologia, química,física precisam ser reescritos de acordo com as leis da física quântica”. Essa “função onda” seria algo que vai além do espaço tempo, onde o objeto não precisa estar necessariamente em um local para que tenha um efeito prático.

A prova de que a homeopatia é ineficiente é questionada por Walmir. Um dos argumentos mais fortes usados pela medicina tradicional é a de que os resultados positivos conseguidos através da homeopatia não seriam nada mais que um “efeito placebo”, onde a pessoa pensa que está recebendo remédio e se sente melhor por causa disso, mesmo que não exista nada de efetivo. “Efeito placebo? Por que funciona em plantas então? Em plantas não tem como ter efeito placebo”, questiona o pesquisador.

Ele, que é formado em física, conheceu a homeopatia quando sua mãe ficou doente, e ele quis ajudá-la, foi onde começou o interesse.

A carroça e a descoberta da homeopatia

A sucução é parte essencial da homeopatia, segundo as pesquisas de Walmir. “É assim que se faz a ligação que faz o efeito acontecer”, explica. O pesquisador explica que as pessoas não sabem o porquê da sucução, mas fazem como uma espécie de ‘tradição’, mas que funciona.
A descoberta da sucução se deu há cerca de dois séculos atrás, quando Christian Hahnemann, criou o termo. Ele levava os remédios diluídos de carroça, mas notou que em algumas pessoas a homeopatia não funcionava. Isso acontecia sempre com as primeiras a receberem o remédio, as que ficavam mais distantes acabavam tendo os benefícios de cura.

“Hahnemann percebeu que o andar da carroça, que ‘batia’ os remédios, através de solavancos e pedras durante o caminho, é que faziam com que o remédio funcionasse”, explica Walmir.Por causa dessa constatação é que se começou a fazer a sucução, onde, a cada diluição, se chacoalha por 100 vezes a solução. “Ele (Christian Hahnemann) não sabia como, mas sabia que funcionava e agora estou provando cientificamente que funciona”, diz o pesquisador.

Pesquisas estão sendo feitas em Lages

O professor Walmir Silva veio até a Epagri para fazer uma palestra para o curso de formação em terapêutica homeopática. A estação experimental da Epagri faz pesquisas na área de homeopatia e está construindo um dos maiores laboratórios do Brasil nesta área. O prédio teve um investimento da Finep de R$ 333 mil reais e trabalha com homeopatia voltada para a área agropecuária.

Segundo Walmir a homeopatia pode ser uma alternativa para a quantidade de agrotóxicos que se usa nas plantações hoje em dia. “Cada pessoa come, em média, cinco quilos de agrotóxico por ano”, explica

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MENSAGEM: VOCÊ SAIRÁ POR CIMA

Você Sairá Por Cima
(Por Bob e Debby Gass. Palavras para Hoje, 2011)


“... você levantará o rosto sem envergonhar-se...”
(Jó 11:15 - NVI)

Muitas das pessoas de maior sucesso no mundo um dia foram consideradas um fracasso. Um banqueiro de Iowa riu e disse a Alexander Graham Bell para tirar aquele “brinquedo” do seu escritório. O brinquedo a que ele se referia era o telefone. Isso é que é perder uma oportunidade de investimento! Um produtor cinematográfico um dia carimbou “REJEITADO” no roteiro de E o Vento Levou.

Em 1906, o homem que foi o maior investidor nas empresas de Henry Ford pediu que suas ações fossem vendidas porque ele não acreditava que a companhia chegaria a lugar algum. Imagine viver com essa lembrança! O Sr. Roebuck vendeu sua parte da companhia Sears & Roebuck por vinte e cinco mil dólares porque disse que ela nunca “decolaria”. Mas ela decolou, e no seu apogeu, vendia quatro milhões de dólares em mercadorias por segundo.

Entenda isto: você tem tudo que todos os vencedores da história tinham – e mais, você tem Deus. O Deus do Mar Vermelho, da cova dos leões e das muralhas de Jericó é o seu Deus!

Portanto, tire os olhos do retrovisor e comece a olhar para frente. Celebre o fato de ter sobrevivido. O inimigo pode ter tentado destruir você, mas a boa notícia é que ele fracassou.

Apesar de tudo o que passou, você é um milagre ambulante, falante, vivente e palpitante da graça de Deus. Ele deve ter mantido você por aqui por algum motivo, portanto, descubra qual é e dedique sua vida a ele.

Você diz: “Tenho mais problemas do que Jó”. Talvez, mas Jó confiou em Deus e saiu por cima!

O livro dele diz: “Se você lhe consagrar o coração... então levantará o rosto sem envergonhar-se; será firme e destemido”.

Porção Diária, Leia:  João 11:28-45, Salmos 50.

REFLEXÃO: AUTO-ANÁLISE, SEGUNDO FOUCAULT

"A EPIMELÉIA HEAUTOÚ é uma atitude - para consigo, para com os outros, para com o mundo. Cuidar de si mesmo implica que se converta o olhar do exterior, dos outros, do mundo, etc. 'para si mesmo'.
Também designa sempre algumas ações, ações que são exercidas de si para consigo, ações pelas quais nos assumimos, nos modificamos, nos purificamos, nos transformamos e nos transfiguramos".

(Foucault M.A. A Hermenêutica do Sujeito, 2004)

NOTÍCIA: FIM DA EPIDEMIA DA AIDS

ONU vislumbra fim da epidemia de Aids
Atualmente, metade dos portadores do vírus recebe algum tipo de tratamento
France Press, 21/11/2011



Trinta e quatro milhões de pessoas eram portadoras do vírus HIV, o vírus da Aids, em 2010, um número recorde atribuído em grande medida à generalização de tratamentos que prolongam a vida dos soropositivos e estimulam a esperança de erradicar a pandemia, anunciou a UNAIDS, órgão das Nações Unidas, nesta segunda-feira.

'Nos encontramos na ante-sala de um importante marco na resposta à Aids', afirmou o diretor executivo do órgão, Michel Sidibe.

'Há apenas alguns anos, parecia impossível falar sobre o fim da epidemia a curto prazo. No entanto, a ciência, o apoio político e as respostas comunitárias estão começando a dar frutos claros e tangíveis', completou.

'Atualmente mais pessoas que nunca viveram com o HIV, em grande partida devido ao maior acesso ao tratamento', destaca o relatório, que calcula em 34 milhões - 17% a mais que em 2001 - o número de soropositivos.

Atualmente, metade dos portadores do vírus recebe algum tipo de tratamento. Em 2010, graças a esta situação foram evitadas 700.000 mortes relacionadas com a Aids, afirma o documento de 52 páginas.

'A epidemia de Aids ainda não terminou, mas o fim pode estar próximo se os países investirem de maneira inteligente', destaca a UNAIDS.

O organismo propõe um objetivo ambicioso: 'Nos próximos cinco anos, os investimentos inteligentes podem impulsionar a resposta à Aids até a visão de zero novas infecções por HIV, zero discriminação e zero mortes relacionadas com a Aids'.

A região mais afetada pelo HIV/Aids continua sendo a África subsaariana (5% de prevalência entre a população adulta), seguida pelo Caribe (0,9%) e Rússia (0,9%). Na América Latina a evolução permanece estável desde o início dos anos 2000 (0,4% de prevalência).

ARTIGO: SÍNDROME DO CORRIMENTO URETRAL EM HOMEM

Síndrome do Corrimento Uretral em Homem


*** SOBRE

A síndrome do corrimento uretral masculino é definida como a identificação de um grupo de sintomas e sinais comuns a determinados agentes etiológicos que podem ser adquiridos nas práticas sexuais desprotegidas, podendo causar reação inflamatório na uretra masculina. A presença de corrimento uretral é verificado com o prepúcio retraído ou após compressão da base do pênis em direção à glande (“ordenha”).


Os agentes etiológicos mais frequentes encontrados nas secreções uretrais são: Neisseria gonorrhoeae, Chlamydia trachomatis, Ureaplasma urealyticum, Mycoplasma genitalium, Trichomonas vaginalis, dentre outros. Todos têm, no contato sexual, sua principal forma de transmissão e podem determinar uma infecção assintomática ou um processo infeccioso localizado que poderá desenvolver complicações no próprio aparelho urogenital ou, à distância, alterações sistêmicas.

A síndrome do corrimento uretral masculino pode ser dividida em:

* Uretrite Gonocócica: O gonococo, Neisseria gonorrhoeae, é um diplococo Gram-negativo intracelular, um dos mais frequentes agentes etiológicos causadores da secreção uretral masculina. A gonorréia, popularmente conhecida como pingadeira, gota matinal, escorrimento ou esquentamento, é considerada uma das mais antigas doenças da humanidade, relatada nos textos Bíblicos (Lev.15:1- 19) e escritos Chinês. Atualmente, é um dos problemas de saúde pública mundial, em que nos países em desenvolvimento apresentam altas incidências da doença e altas taxas de sequelas.

Adolescentes e adultos jovens apresentam alto risco para a aquisição da infecção gonocócica, o que é preocupante em vista do aumento da suscetibilidade da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O aumento do risco associado da gonorréia com a infecção pelo HIV 1 é decorrente do aumento da expressão do RNA viral induzida pelo gonococo, que em conjunto com a resposta inflamatória aguda, favorece a perda da integridade da mucosa.

* Uretrite Não-Gonocócica: A Chlamydia trachomatis é o agente mais comum. Essa bactéria, obrigatoriamente intracelular, tem no homem um período de incubação que varia de 10 a 21 dias, sua transmissão tem 20% de risco por intercurso sexual. Estima-se que dois terços das parcerias estáveis de homens com uretrites não gonocócicas hospedem a Chlamydia trachomatis no endocérvix podendo reinfectar seu parceiro sexual se permanecer sem tratamento. Muitos infectados pela clamídia são assintomáticos, outros apresentam uma secreção clara e mucóide, raramente purulenta e abundante, acompanhada de disúria leve ou moderada, em algumas situações o meato uretral encontra-se edemaciado (inchado), hiperemiado (avermelhado) e com alguma sensibilidade dolorosa ou de formigamento.


As complicações urológicas das uretrites masculinas são preveníveis bastando que o homem infectado seja prontamente diagnosticado e tratado, assim como suas parcerias sexuais.

*** ATENÇÃO!!! PROFISSIONAIS DE SAÚDE E USUÁRIOS DOS SERVIÇOS

A Síndrome do corrimento uretral masculino é de notificação compulsória nacional, portanto todo indivíduo com presença de corrimento uretral (mucóide, mucopurulento ou purulento), verificado com prepúcio retraído e/ou pela compressão da base do pênis em direção à glande, deverá ser notificado pelo médico ou outro profissional de saúde no exercício de sua função com o preenchimento do formulário padronizado, seguindo fluxo de informação, com a finalidade de:

- Conhecer o perfil epidemiológico da síndrome do corrimento uretral masculino no Brasil e suas tendências.

- Identificar os casos de síndrome do corrimento uretral masculino; subsidiando as ações de prevenção e controle desse agravo, prevenindo novas ocorrências por meio de ações de educação em saúde.

- Interromper a cadeia de transmissão através da detecção e tratamento precoces dos casos e de suas parcerias.

A abordagem das parcerias deve ser considerada sempre que uma DST for identificada. As parcerias sexuais devem receber informações sobre: a natureza da exposição de risco de infecção, a necessidade de pronto atendimento pelo profissional de saúde, bem como os locais onde consegui-lo e a necessidade de evitar contato sexual até que seja tratado e/ou aconselhado.

Considerações:

- Use preservativos em suas relações;
- Mantenha uma ótima higiene local (genital);
- Busque, o mais cedo possível, orientação médica.

Curioso? Busque ajuda e informação!

Acesse também: http://www.aids.gov.br/


VAMOS GERAR SAÚDE!!!

ARTIGO: EXAMES PRÉ-NUPCIAIS

EXAMES PRÉ-NUPCIAIS

(Por Cíntia Costa, no site: http://planejandomeucasamento.com.br/)


O casamento inaugura uma nova fase de intimidade para o casal, tenham vocês  uma vida sexual ativa ou estejam se preparando para dar os primeiros passos. Tendo em vista a saúde do casal e seus planos em relação a filhos, existe uma série de exames médicos que recomenda-se que os dois façam antes de se casar.

Entrevistei a drª. Silvana Chedid, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana para listar os principais exames pré-nupciais e explicar porque eles são importantes para o casal.

Quais são os exames pré-nupciais indicados para noivas e noivos?

- Para mulher, a avaliação pré-nupcial envolve a consulta com seu ginecologista, que fará uma avaliação através da história clínica da paciente de prováveis fatores de risco para uma gestação, orientação sobre métodos anticoncepcionais e sobre relacionamento sexual. O controle ginecológico através do exame de Papanicolau deverá ser realizado nas pacientes que não são virgens, além de uma ultrasonografia transvaginal. Para as virgens pode ser realizada a ultrasonografia pélvica por via abdominal.
- A mulher deverá também fazer coleta de exames de sangue para avaliar doençaas infecciosas (hepatites B e C, sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus), além de tipagem sanguínea (ABO + Rh), glicemia de jejum para detecção de Diabetes, hemograma para ver anemia e dosagens hormonais para avaliar a função ovariana e a ovulação.
- No caso do homem, os exames de sangue são os mesmos da mulher acrescidos de um espermograma que é o exame através do qual podemos saber se o homem e fértil ou não.

Por que fazer estes exames é importante?

Essa avaliação é fundamental para tratar precocemente problemas que poderiam comprometer o relacionamento conjugal do casal e as chances de se obter gravidez de uma maneira tranquila, saudável e planejada.

A doutora recomenda testes de fertilidade antes do casamento?

Os testes de fertilidade devem ser realizados em mulheres com mais de 35 anos, pois sabemos que o avançar da idade diminui a fertilidade da mulher. Devem também ser realizados naquelas que tenham antecedentes que sabidamente podem levar a infertilidade como – por exemplo – endometriose, doença inflamatória pélvica e problemas de ovulação.

Quais cuidados o casal deve manter depois do casamento? Há quem recomende o uso de camisinha, por exemplo.

No caso de casais que não desejam gestação, a camisinha poderá ser utilizada – a critério do casal – para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Essa questão envolve aspectos relacionados a confiança e respeito mútuo do casal e deverá ser discutido por cada casal.

De quanto em quanto tempo devem refazer exames? Quais?

As sorologias para doenças infecciosas poderão ser repetidas de 6 em 6 meses. Exames como Papanicolau e Ultrasom podem ser repetidos anualmente



Felicidades ao Casal!!!

Marcadores