quinta-feira, 28 de julho de 2011

MENSAGEM: LIBERTE O GRITO!!!

LIBERTE O GRITO!
(Por Missª Iari Trasmontano)

“... gritai, então a muralha cairá...”
(Josué 6:5)


Você está lutando em uma batalha e está com medo de não vencer?

De quem você está dependendo; de Deus ou de si mesmo?

Em 2 Crônicas 20:15 diz: “a batalha não é de vocês, mas de Deus...” E Ele nunca perdeu uma batalha! A Josué Ele disse: Entreguei em suas mãos Jericó... (Josué 6:2). Israel já tinha vitória, agora eles estavam chamados para agir com base nela.

Como agir?
A resposta de Deus foi: “Gritai!!!”.

Josué disse aos israelitas: Quando as trombetas soarem... o povo todo dará um forte grito; o muro da cidade cairá abaixo e o povo subirá nele (Josué 6:5).

Ora, nenhuma pessoa racional esperaria que um grito, por mais alto que fosse, derrubasse as muralhas de uma grande cidade. Mas este não era um grito comum; era um grito de fé, baseado em uma promessa que Deus havia feito.

Embora a vitória parecesse impossível, quando Israel gritou, Deus respondeu, derrubando as muralhas e abrindo as portas para a Terra Prometida.

Quando você está procurando uma porta aberta é tudo o que pode ver: a muralha de tijolos. A última coisa que você tem vontade de fazer é gritar “vitória”, não é verdade? Mas você precisa agir, porque:

1- o grito de louvar leva a vitória;
2- ele coloca a sua fé a mostra;
3- ele confunde o inimigo e rouba dele duas das suas maiores armas: a dúvida e o desânimo;
4- a obediência, mesmo quando você não entende, sempre dará resultado. Portanto, grite, pois a vitória é sua!

O Pai Eterno te capacita a avançar, frutificar e a entrar pela porta aberta que Ele tem preparado para o seu novo futuro.

Você foi formado para ser bem sucedido e vencedor!

O que fazer?

Crer, movimentar, gritar e gritar para que as barreiras que te assolam, caiam por terra em nome de Jesus. Deus te faz prosperar na terra da aflição. O amor Dele é tão imenso que tem milagres até o findar do nosso viver.

Conquiste o milagre da Porta aberta, pois o seu grito chegará ao trono da Glória!

Eu e a minha família já passamos por isso, hoje as portas tem sido abertas por onde quer que andamos, para honra e glória de Deus. O Senhor é imutável, espera de você o “grito” para sua liberdade.

Avance para frente e para o alto, pois os ouvidos Dele estão atentos ao seu clamor e pronto para lhe atender.

Lembre-se a sua vitória não é a minha, nem do outro é a sua,
então grite muitíssimo, Deus lhe espera!


LIBERTE O GRITO!!!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

REFLEXÃO: CROSS THE LINE - O QUE VOCÊ FARIA???

♦ Por Enfª Patrícia Trasmontano.

Pensando em você...
Resolvi perguntar:

Quantas pessoas  passam pela sua vida,
sem que você faça diferença para algumas delas?

Quantos já vieram te pedir ajuda,
e que através de desculpas como falta de tempo,
sem condições no momento,
não nasci para isso..., você não fez nada?
Quer dizer, nem se importou, ignorou, deixou no esquecimento?

Cruze a Linha!!!

Agora,
Quantas pessoas passaram e ainda passam pela sua vida,
e você foi e ainda é um diferencial para elas?

Quantas vezes destes de comer ao faminto,
destes de beber ao sedento,
estendestes as mãos para cooperar,
compartilhastes o amor para cuidar, tratar, acolher e afagar os corações?

Vamos refletir juntos: "Cross the Line".

Existe uma linha que separa dois mundos.
Em um típico cenário urbano, uma bela jovem se depara com uma situação
inesperada na qual ela tem a escolha de poder mudar a realidade.



O que você faria???

Seria capaz de mudar a realidade de alguém???

Façamos a nossa parte,
afim de que as pessoas vivam mais saudáveis!!!

NOTÍCIA: ALERTA AO CONSUMO EXCESSIVO DE SAL

Campanha Nacional: alerta para consumo excessivo de sal

Veja, 26/07/2011.



Estima-se que o brasileiro consuma, em média, 7 gramas a mais de sal por dia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde lançam nesta terça-feira a campanha Menos Sal. Sua Saúde Agradece!, que busca reduzir o consumo de sal do brasileiro. A proposta é conscientizar a população sobre os problemas causados à saúde pela ingestão excessiva de sal.

De acordo com a Anvisa, estima-se que o brasileiro consuma hoje, em média, cerca de 12 gramas de sal por dia. A quantidade é mais de duas vezes maior do que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até cinco gramas diárias.

Epidemiologia – O consumo em excesso de sal é um fator de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e doenças renais. De acordo com a OMS, em 2001 essas doenças foram responsáveis por 60% do total de 56,5 milhões de mortes notificadas no mundo.

Segundo informações da Anvisa, no Brasil, essas doenças responderam por 72% do total das mortes por causa conhecida. No período de 2001 a 2010, houve aumento de 63% dos gastos do SUS com internações associadas à hipertensão. Internações por acidentes vasculares cerebrais, infarto do miocárdio e outras doenças isquêmicas oneraram em 2010 quase 20 milhões de dólares o sistema de saúde brasileiro.

NOTÍCIA: PLANO NACIONAL CONTRA DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS

Ministério da Saúde recebe sugestões para plano nacional contra doenças crônicas não transmissíveis


Proposta prevê ações para redução de 2% ao ano nas mortes prematuras por essas enfermidades, que concentram quase 70% de todos os óbitos no país

Portal da Saúde, 25/07/2011.

A partir desta segunda-feira (25), o Ministério da Saúde recebe contribuições da sociedade civil e demais parceiros para consolidar o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). O Plano, que será implantado nos próximos dez anos, prevê uma série de medidas para reduzir as internações e mortes prematuras por tais doenças, além de promover ações para que os brasileiros tenham uma vida mais saudável.


No Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de morte, concentrando 67,3% do total de óbitos, em 2007. Entre elas, as que mais matam são as doenças cardiovasculares (29,4%), o câncer (15,1%), as doenças respiratórias crônicas (5,6%) e o diabetes mellitus (4,6%) – veja quadro abaixo. O enfrentamento dessas doenças é uma preocupação mundial: estima-se que 63% das mortes no mundo, em 2008, tenham ocorrido por DCNT, um terço delas em pessoas com menos de 60 anos de idade.

Número absoluto e proporção (%) de óbitos segundo causas básicas. Brasil, 2007

CAUSA
ÓBITOS (N)
%
Doenças crônicas não transmissíveis
705.597
67,3
- Cardiovasculares
308.466
29,4
- Neoplasias
158.600
15,1
- Doenças respiratórias
59.154
5,6
- Diabetes mellitus
47.718
4,6
- Outras doenças crônicas
131.659
12,6

Diante desse cenário, a Organização das Nações Unidas (ONU) abordará a questão na próxima Assembleia Geral de alto nível, que ocorrerá em Nova York (EUA), em setembro deste ano, quando serão estabelecidos compromissos e prioridades mundiais. “A conferência, que reunirá os chefes de Estado, será uma grande oportunidade para que esta preocupação da Saúde entre no debate internacional e passe a envolver os diferentes setores da sociedade”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Plano de Ações para DCNT é a resposta brasileira para enfrentar essa preocupação mundial. “Ninguém deve começar a prevenção e a promoção com os primeiros sintomas dessas doenças. Por isso, queremos sensibilizar toda a sociedade para um problema que já começa na infância e na adolescência, em consequência do aumento no índice de obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada”, alerta o ministro.

FATORES DE RISCO – Entre as estratégias previstas para a década 2012-2022, estão ações de vigilância, promoção e cuidado integral da saúde. Nesse processo, a estratégia é partir da prevenção, atuando a partir dos fatores de risco que podem ser modificados e são comuns aos quatro grupos de DCNT que mais matam. São eles: tabagismo, consumo abusivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável. Adicionalmente, os dois últimos fatores de risco resultam, na maioria dos casos, em outra preocupação: sobrepeso e obesidade.

Em crianças de 5 a 9 anos, o percentual de obesidade mais do que dobrou em dez anos, subindo de 7,6% para 16,6%, entre 1998 e 2008. Esse índice supera a frequência em adultos, com 15% de obesos, de acordo com o Vigitel 2010 – última edição do inquérito telefônico realizado anualmente pelo Ministério, desde 2006. Por isso, uma das metas do Plano prevê a redução da obesidade em crianças e adolescentes, em percentuais que ainda serão definidos.

Outro indicador preocupante se refere à inatividade física. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de pelo menos 30 minutos de atividade física, em cinco ou mais dias da semana. O Vigitel 2010 mostra que 16,4% dos brasileiros adultos são fisicamente inativos. Para estimular a prática de exercícios físicos, está prevista a implantação de 4 mil unidades do Programa Academia da Saúde, até o final de 2014. A redução da prevalência do tabagismo e do consumo abusivo de álcool também está prevista na proposta.

CUIDADO INTEGRAL – Em relação à assistência aos portadores de DCNT, o Plano apresenta ações como o programa Saúde Toda Hora, que reorganiza e qualifica da rede de atenção às urgências. Uma dessas estratégias é a atenção domiciliar para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com dificuldades de locomoção ou pessoas que precisem de cuidados regulares ou intensivos, mas não de hospitalização. Nos hospitais, serão criadas Unidades Coronárias, Leitos de Retaguarda e Unidades de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral.

A distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes, iniciada em fevereiro de 2011, é outra iniciativa do Ministério para reduzir internações e mortes prematuras por DCNT. Com isso, o número de brasileiros que obtiveram medicamentos de graça para estas duas enfermidades praticamente dobrou em quatro meses, saltando de 1,5 milhão, em fevereiro, para quase 2,9 milhões de usuários assistidos pelo programa, em junho deste ano.

METAS – A partir das ações de vigilância e promoção da saúde, assim como de melhores respostas na assistência, o Ministério da Saúde trabalhará com a meta de reduzir em 2% ao ano a taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis. É considerada prematura a morte por essas em doenças em pessoas com menos de 70 anos de idade.

Para alcançar esse resultado na redução de mortes de mulheres por câncer, por exemplo, a meta é ampliar a cobertura dos principais exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mama (mamografia) em pelo menos 95% das mulheres na idade recomendada para tais exames.

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 25 e 59 anos tenham feito papanicolau pelo menos uma vez nos últimos três anos. No caso da mamografia, a recomendação é que mulheres de 50 a 69 anos tenham feito o exame pelo menos uma vez nos últimos dois anos. De acordo com o Vigitel 2010, o percentual de mulheres que realizaram papanicolau na idade indicada varia de 75,7%, nos estados do Centro Oeste, para 88,4%, nos do Sul. No caso da mamografia, a variação regional foi de 62,8%, no Norte, a 78,6%, no Sul.

A íntegra da proposta está disponível no Portal
www.saude.gov.br. Na página, é possível acessar formulário específico para enviar sugestões ao Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamentos das DCNT. Depois desta etapa, o documento preliminar será levado ao Fórum de discussão, previsto para ocorrer em Brasília, nos dias 18 e 19 de agosto de 2011.

SERVIÇO
Consulta ampliada para sugestões ao Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1818
Por Alethea Muniz – Ascom/MS (61) 3315 6261/ 3580/ 3315 2351

NOTÍCIA: PINTAR CABELO NA GRAVIDEZ - RISCO DE CÂNCER NO BEBÊ

Uso de tintura de cabelo na gravidez aumenta risco de câncer em bebês

R7 Notícias, 20/07/2011

Segundo pesquisa, chance de a criança desenvolver leucemia aumenta em duas vezes. O uso de tinturas ou alisadores de cabelo durante os três primeiros meses de gravidez aumenta em quase duas vezes o risco de o bebê desenvolver leucemia nos primeiros dois anos de vida. Embora seja considerada uma doença rara, a leucemia atinge cerca de 5% das crianças nessa idade.

A conclusão é do primeiro estudo epidemiológico brasileiro que investigou o tema. O trabalho foi realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública em parceria com o Inca (Instituto Nacional de Câncer) por mais de dez anos.
Ao menos por enquanto, os dados sugerem que as mulheres não devem pintar os cabelos durante a gravidez.

O trabalho foi realizado em 15 centros de todas as regiões do país, exceto a Norte. Foram analisadas 650 mães: 231 com filhos diagnosticados com leucemia antes de 2 anos de idade e 419 mães sem filhos com câncer.

Segundo o biólogo da ENSP Arnaldo Couto, autor do estudo, das 231 mulheres cujos filhos tiveram leucemia, 35 (ou 15,2%) usaram produtos químicos no cabelo no primeiro trimestre da gravidez. Entre as 419 mães controle, 41 (ou 9,8%) utilizaram tinturas no mesmo período.

- O estudo mostrou que a doença não se manifestou ao acaso. Há uma associação significativa entre a exposição a tinturas e alisantes com o desenvolvimento de leucemia.

Maria do Socorro Pombo de Oliveira, chefe do programa de hematologia e oncologia pediátrica do Inca, que coordena o estudo, confirma a importância do achado e afirma ter ficado surpresa com os resultados.

- É a primeira vez que um trabalho olha para essa direção. Mas, como se trata de uma doença rara, o número de casos precisa ser confirmado em análises experimentais posteriores.

REPORTAGEM: INTERRUPÇÕES NO SONO - ALTERAM MEMÓRIA

Estudo afirma que interrupções no sono causam alterações na memória
Quando há muitos intervalos, tempo de sono não faz diferença.

Do G1, em São Paulo, 26/07/2011. 
Até pouco tempo, os cientistas não conseguiam apontar no cérebro os efeitos que partes diferentes, porém interligadas, produziam durante o sono. Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira usou uma técnica recém-desenvolvida, que usa a luz para monitorar as células do cérebro – chamada optogenética –, e mostrou que o sono fragmentado debilita a memória dos camundongos.

Segundo o estudo, “o mínimo de sono interrompido é crucial para a consolidação da memória, independentemente da quantidade total de sono”.

A descoberta confirma uma desconfiança antiga dos cientistas, mas a área é muito difícil de pesquisar e nunca antes a hipótese pôde ser confirmada.

O grande desafio que os cientistas da Universidade Stanford, nos EUA, encontraram foi como eles fragmentariam o sono dos camundongos em períodos curtos sem afetar a duração nem provocar estresse.

Roedores são animais muito sensíveis, como explica Luis de Lecea, um dos autores do estudo, e qualquer um dos dois aspectos alteraria o resultado.

Segundo Lecea, a descoberta só foi disponível por causa da optogenética, definida em suas palavras como “uma forma muito, muito sutil de fragmentação de sono”.

A longa desconfiança dos cientistas, entre eles os especialistas de Stanford, se dá pelo fato de que os problemas de memória são comuns entre pacientes com alcoolismo e apneia do sono, que raramente conseguem uma noite de sono contínuo.

Os resultados da pesquisa foram publicados pela revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)". Pesquisa da Universidade de Stanford foi publicada pela PNAS.

EVENTO: 14ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

O Conselho Nacional de Saúde (CNS)

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS - de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho.

É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CNS a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.

A Conferência de Saúde tem sido uma importante ferramenta para o CNS e o SUS.

Assista ao pronunciamento da 14ª Conferência Nacional de Saúde, apresentado pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha.



TEMA:

"Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública,
 patrimônio do Povo Brasileiro"


EIXO:

"Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS"

- Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade;
- Participação da comunidade e controle social;
- Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

DATA: Nacional - 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011.

MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE:


CONTATO:

Equipe de Comunicação do CNSFone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site:
www.conselho.saude.gov.br

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF.

ARTIGO: INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS

INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS: OS EFEITOS À SAÚDE DO TRABALHADOR AGROPECUÁRIO E DA POPULAÇÃO

(Por Enfª Patrícia Trasmontano)



Pra início de conversa...

O manuseio inadequado de agrotóxicos é um dos principais responsáveis por acidentes de trabalho no campo. A ação das substâncias químicas no organismo humano, podem ser lenta e demorar anos para se manifestar. O uso de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças. Segundo a OMS, há 20.000 óbitos/ ano em conseqüência da manipulação, inalação e consumo indireto de pesticidas, nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

Os agrotóxicos são a classe de produtos que mais levam a óbito. Este dado significativo, pode ser justificado por muitas causas, como:

     - O despreparo dos trabalhadores;
     - O desconhecimento ou omissão dos empregadores, à respeito de oferecer    treinamentos para o manuseio dos produtos;
      - O uso excessivo e contínuo;
      - A não fiscalização da aviação agrícola;
      - O uso de produtos proibidos;
      - Deficiente uso de roupa protetora (EPI);
      - Entre outros.

Onde são utilizados?

Os agrotóxicos podem ser utilizados em algumas áreas, especificamente:

      a)Agricultura: no controle de insetos, fungos, ácaros e ervas daninhas;
      b)Pecuária: no controle de carrapatos, pulgas e mosca-do-chifre;                                      
      c)Domicílio: para matar pulgões e larvas em plantas, eliminar cupins,  ratos, baratas,  algas em  piscinas,  carrapatos e pulgas em animais.

Como são classificados cor/ toxidade?

      Classe I    Extremamente tóxicos;
      Classe II   Altamente tóxicos;
      Classe III  Medianamente tóxicos;
      Classe IV  Pouco ou muito pouco tóxicos.

Quais são os Sinais e Sintomas da intoxicação?

n      Subagudos:

      Curto Período: cefaléia, tontura, náusea, vômito, fasciculação muscular, parestesias, desorientação, dificuldade respiratória, coma, morte.
      Longo Período: hemorragias, hipersensibilidade, teratogênese, morte fetal.

n      Crônicos:

      Curto Período: paresia e paralisias reversíveis, ação neurotóxica retardada irreversível, pancitopenia, distúrbios neuro-psicológicos.

       Longo Período: lesão cerebral irreversível, tumores malignos, atrofia testicular, esterilidade masculina, alterações neuro-comportamentais, neurites periféricas, dermatites de contato, formação de catarata, atrofia do nervo óptico, lesões hepáticas, etc.

Como realizar os Primeiros Socorros?

n      Intoxicação Cutânea:

a)  retirar as roupas sujas e colocá-las em saco plástico;
b) lavar bem a pele contaminada com água corrente e sabão por, no mínimo, 10 minutos;
c)  não esquecer de lavar cabelos, axilas, virilhas, barba e dobras do corpo;
d) no caso de contaminação nos olhos lavar bem com água corrente por 15 minutos.

n      Intoxicação Inalatória:

a) remover a vítima para local fresco e ventilado;
b) afrouxar as roupas;
c) fazer respiração boca a boca se houver dificuldade respiratória.

n      Intoxicação Oral:

a) ler o rótulo do produto para ver se é recomendado provocar vômito;
b)não provocar vômito em pessoas desmaiadas, durante convulsões ou em  crianças menores de 3 anos;
c) quando recomendado, provocar vômito baixando bem  a   cabeça  do  intoxicado  e  pressionando a base da língua com o cabo de uma colher ou objeto similar;
d) não fazer com que o intoxicado beba leite ou álcool.
     
Após os primeiros socorros deve-se
procurar os serviços de saúde mais próximos,
levando o rótulo ou embalagem do agrotóxico e
o receituário agronômico.
Pode também, entrar em contato
pelo telefone imediatamente para o
Centro de Informações Toxicológicas
(CIT) – 0800 722 6001.


Como realizar a Prevenção?

a) Comprar agrotóxico somente com receita agronômica;
b) Ler e seguir rigorosamente as recomendações do rótulo;
c) Não carregar e nem armazenar junto com alimentos;
d) Não  utilizar  embalagens  vazias; 
e)Não  utilizar  utensílios   domésticos   na  mistura    de produtos;
f) Crianças,  gestantes   e  mulheres  que  estão  amamentando, não  podem  ter contato com  agrotóxicos;
g) Não fumar, beber ou comer enquanto estiver manuseando agrotóxicos;
h) Após o trabalho, tomar banho com água corrente e sabão;
i) Lavar as roupas de trabalho e equipamentos de uso diário após o trabalho;
j) Utilizar equipamento protetor: máscara; óculos; luvas;   chapéu;   botas;   avental; camisa  de manga comprida e calça comprida.

Algumas Considerações...

Aprendemos como é importante conhecermos os perigos causados pela utilização de agrotóxicos. Também, observamos que para podermos socorrer alguma pessoa intoxicada por agrotóxicos, é necessário termos o conhecimento acerca de tudo o que envolve esta temática.

Cremos que o desenvolvimento de programas voltados a alertar a população, incluindo empregadores e trabalhadores, seria de grande valia. Devemos atuar na educação, a fim de contribuir para a redução da incidência de intoxicação por agrotóxicos, além de estar contribuindo não apenas para a saúde da sociedade, mas também, o meio ambiente.

Busque mais informações:

Sintox - Sistema Nacional de Informações Toxico Farmacológicas: http://www.fiocruz.br/sinitox_novo/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

REFLEXÃO: VIVA A REVOLUÇÃO DO AMOR

♥♥♥ Por Enfª Patrícia Trasmontano

Precioso(a) Leitor(a),
Creio que você pôde encontrar muitas mensagens e reflexões neste blog,
cujo objetivo é o de promover a sáude
em você e a todos que estão em sua volta.
Por isso, compartilho com você esta música,
que soa como uma oração. Que todos como um só corpo,
possamos fazer parte da Revolução do Amor!!!

Esta é a sublime lição,
que o Nosso Grande Pai tem nos ensinado.



♥ Revolisyon Lanmou
Li ki te vinn sevite e te umilyel
Te anseye kisak renmen, kisa ki viv
Li te aprann de tout sal´ te soufri
Li bay lavi li, lanmou li pou toutan

Se tan pou nou leve kanpe
E chanje tout istwa plas sa a
Se tan pou nou rekomanse
E viv revolisyon lanmou

Tout moun ap mande kote Bondye te ye
Nan dezas soufrans ak solitid
Nou se repons tout Criz sa yo
Pou nou bay lavi nou ak lanmou nou pou toutan

Revolisyon lanmou
♥ Revolução do Amor
Aquele que foi servo e se humilhou
Ensinou o que é amar o que é viver
Ele aprendeu por tudo que sofreu
Entregou a sua vida e amou até o fim
Chegou a hora de se levantar
E mudar toda a história deste lugar
Chegou a hora de recomeçar
E viver a revolução do amor
O mundo se pergunta onde estava Deus
No desastre, sofrimento e na solidão?
Nós somos a resposta a este clamor
Ao dar a nossa vida e amar sem fim
Revolução do amor

NOTÍCIA: BRASIL E ARGENTINA NEGOCIAM PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS

Brasil e Argentina negociam para produzir medicamentos
Gazeta Online, 27/07/2011

O Brasil negocia com a Argentina uma cooperação binacional para a produção de medicamentos biotecnológicos, disse ontem o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a abertura dos trabalhos da Rede de Institutos Nacionais de Câncer, dos países membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Esses medicamentos são definidos como produtos farmacêuticos fabricados por métodos de biotecnologia, com produtos de origem biológica, geralmente envolvendo organismos vivos ou seus componentes ativos. "A proposta é fazer cada vez mais parcerias com a indústria internacional e fortalecer parcerias com a América Latina.

Temos interesse em fazer parcerias com a indústria da Argentina, a do Equador, que está surgindo agora, e de outros países da região", disse Padilha. Segundo ele, uma empresa argentina já demonstrou interesse no projeto.

ARTIGO: MAPA GLOBAL DA DEPRESSÃO

MAPA GLOBAL DA DEPRESSÃO
Agência FAPESP, 26/07/2011




O episódio depressivo maior (MDE, na sigla em inglês) é uma preocupação considerável para a saúde pública em todas as regiões do mundo e tem ligação com as condições sociais em alguns dos países avaliados.

Essa é a principal conclusão de um estudo que reuniu dados epidemiológicos provenientes de 18 países, incluindo o Brasil. Os resultados foram apresentados no artigo Epidemiologia transnacional do MDE, publicado nesta terça-feira (26/7) na revista de acesso aberto BMC Medicine.

A depressão é uma doença caracterizada por um conjunto de sintomas psicológicos e físicos, associada a altos índices de comorbidades médicas, incapacitação e mortalidade prematura.

Os países foram divididos em dois grupos: alta renda (Bélgica, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos) e baixa e média renda (Brasil – com dados exclusivamente de São Paulo –, Colômbia, Índia, China, Líbano, México, África do Sul e Ucrânia).

De acordo com o relatório, nos dez países de alta renda incluídos na pesquisa, 14,6% das pessoas, em média, já tiveram MDE. Nos 12 meses anteriores, a prevalência foi de 5,5%. Nos oito países de baixa ou média renda considerados no estudo, 11,1% da população teve episódio alguma vez na vida e 5,9% nos 12 meses anteriores. A maior prevalência nos últimos 12 meses foi registrada no Brasil, com 10,4%. A menor foi a do Japão, com 2,2%.
O trabalho faz parte da Pesquisa Mundial sobre Saúde Mental, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que integra e analisa pesquisas epidemiológicas sobre abuso de substâncias e distúrbios mentais e comportamentais. O estudo é coordenado globalmente por Ronald Kessler, da Universidade de Harvard (Estados Unidos).

A pesquisa São Paulo Megacity Mental Health Survey, que gerou para o relatório os dados relativos ao Brasil, foi realizada no âmbito do Projeto Temático “Estudos epidemiológicos dos transtornos psiquiátricos na região metropolitana de São Paulo: prevalências, fatores de risco e sobrecarga social e econômica”, financiado pela FAPESP e encerrado em 2009.

Entre os autores do artigo estão Laura Helena Andrade, professora do Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP), e Maria Carmen Viana, professora do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Andrade conduziu o Temático em parceria com Viana, que teve bolsa de pós-doutorado da FAPESP entre 2008 e 2009 no Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do IP-FM-USP, coordenado por Andrade.

Segundo Viana, o São Paulo Megacity Mental Health Survey é um estudo epidemiológico de base populacional que avaliou uma amostra representativa de residentes da região metropolitana de São Paulo, com 5.037 pessoas avaliadas em seus domicílios.
Todas as entrevistas foram feitas com base no mesmo instrumento diagnóstico. Atualmente, cerca de 30 países participam da Pesquisa Mundial sobre Saúde Mental com pesquisas semelhantes .

“Em todos os países foi aplicada a mesma metodologia. No artigo internacional, foram incluídos exclusivamente os dados sobre depressão maior, mas a nossa pesquisa avalia diversos outros transtornos mentais, entre eles os de ansiedade – como pânico, fobias específicas, fobia social e transtorno obsessivo compulsivo – e transtornos de humor, como o transtorno bipolar, distimia e a própria depressão maior”, disse Viana à Agência FAPESP.
Também foram publicados recentemente resultados sobre transtorno bipolar, suicídio e tabagismo. “No estudo São Paulo Megacity estimamos que 44,8% da população já apresentou pelo menos uma vez na vida algum transtorno mental. Nos 12 meses anteriores à entrevista, a prevalência foi de 29,6%”, disse.

Segundo o levantamento transnacional, a depressão maior é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. “Os dados epidemiológicos, no entanto, não estão disponíveis em muitos países, em especial os de baixa e média renda, como o Brasil. Por isso é tão importante termos esse tipo de estudo de base populacional”, afirmou Viana.
A assistência à saúde mental no Brasil, segundo Viana, deixa a desejar do ponto de vista da Saúde Pública. "Acredito que a divulgação de dados como esses devem servir de alerta e de embasamento para políticas públicas de prevenção e assistência à saúde mental. É preciso que essas políticas possam ser traçadas e implementadas levando em consideração as necessidades que identificamos na nossa população", afirmou Viana.

Prevalência maior em mulheres

Os resultados do estudo mostraram que, nos países de alta renda, a idade média de início dos episódios de depressão maior foi de 25,7 anos, contra 24 anos nos países de baixa e média renda. Incapacitação funcional mostrou-se associada a manifestações recentes de MDE.

O estudo também revelou que a prevalência é duas vezes maior entre as mulheres em relação aos homens. Nos países de alta renda, a juventude está associada com uma prevalência mais alta de depressão nos 12 meses anteriores à entrevista. Por outro lado, em vários dos países de baixa renda, as faixas etárias mais altas mostraram ter maior probabilidade de episódios depressivos.

A condição de separação de um parceiro apresentou a correlação demográfica mais forte com o MDE nos países de alta renda. Nos países de baixa e média renda, os fatores mais importantes foram as condições de divórcio e viuvez.

O relatório recomendou que futuras pesquisas investiguem a combinação de fatores de risco demográfico que estão associados ao MDE nos países incluídos na Iniciativa Pesquisa Mundial sobre Saúde Mental.

O artigo Cross-national epidemiology of DSM-IV major depressive episode, de Ronald Kessler e outros, pode ser visto em acesso aberto na BMC Medicine em www.biomedcentral.com/bmcmed

DEPRESSÃO ou HIPOTIMIA


O termo Depressão, mais comumente usado que Hipotimia, pode significar um sintoma que faz parte de inúmeros distúrbios emocionais sem ser exclusivo de nenhum deles, pode significar uma síndrome traduzida por muitos e variáveis sintomas somáticos ou ainda, pode significar uma doença, caracterizada por marcantes alterações afetivas. Portanto, não está errado dizer que o termo Depressão seja por demais descritivo e muito pouco explicativo.

Há sempre uma estranha expectativa do público ao ouvir, do psiquiatra, com freqüência, que isso ou aquilo é Depressão, sem muito zelo com maiores explicações sobre este misterioso fenômeno.

SINAIS E SINTOMAS

A psicopatologia recomenda como válida a existência de três sintomas depressivos básicos, os quais dão origem a variadíssimas manifestações de sintomas. Essa tríade da Depressão seria:

1 - Sofrimento Moral,
2 - Inibição Global e,
3 - Estreitamento Vivencial.

Em crianças e adolescentes, por exemplo, o humor deprimido pode se manifestar com irritabilidade, rebeldia, baixo rendimento escolar ao invés de tristeza. O adulto deprimido também pode experimentar sintomas adicionais na Depressão, incluindo alterações no apetite ou peso, alterações do sono e da atividade psicomotora, diminuição da energia, sentimentos de desvalia ou culpa, dificuldades para pensar, concentrar-se ou tomar decisões, pensamentos recorrentes sobre morte ou ideação suicida.
 
De qualquer forma, a Depressão deve ser acompanhada por sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou outras áreas importantes da vida da pessoa. Para algumas pessoas com Depressão mais leves, o funcionamento sócio-ocupacional pode parecer normal, mas exige um esforço acentuadamente aumentado. O estado depressivo freqüentemente é descrito pela pessoa com sentimentos de tristeza, desesperança, falta de coragem ou como estando "na fossa", mas essa não é uma regra absoluta. Há quem manifeste a depressão com sintomas exclusivamente ansiosos.

Em alguns casos, a tristeza pode ser negada de início, mas subseqüentemente pode ser revelada na entrevista, por exemplo, quando a pessoa chora ou pela fisionomia aborrecida e entristecida. Outras pessoas, entretanto, podem dizer que se sentem indiferentes, apáticos ou ansiosos ou, ainda, podem referir queixas somáticas sem correspondência clínica, muito mais do que sentimentos de tristeza. Muitos referem ou demonstram irritabilidade aumentada, tendência para responder a eventos com ataques de ira ou culpando outros, ou um sentimento exagerado de frustração por questões menores.
TRATAMENTOS PARA DEPRESSÃO

Hoje se aceita que a melhor orientação terapêutica para a Depressão é a combinação da psicoterapia e da farmacoterapia. As principais técnicas de psicoterapias usadas são:

Terapia Cognitiva. É calcada na tentativa de corrigir distorções cognitivas presentes no transtorno depressivo, isto é, procura corrigir esquemas de pensamento falhos próprios dos deprimidos. Os principais objetivos da terapia cognitiva são: aliviar sintomas por correção dos pensamentos viciosos da depressão, identificar cognições autodestrutivas e modificar esquemas de pensamentos errôneos.

Terapia Comportamental. Baseia-se na hipótese de que padrões de comportamentos mal-adaptativos, próprios dos deprimidos, resultam acabam resultando no mau relacionamento com a sociedade em geral e, em particular, com a família. Ao tratar dos comportamentos mal adaptativos os pacientes aprendem a se relacionar com o mundo à sua volta de modo mais harmônico.

BUSQUE AJUDA!!!
VIVA COM QUALIDADE!!1

Marcadores