sábado, 10 de dezembro de 2011

REPORTAGEM: VACINAÇÃO ANTES DE VIAJAR NESTE FIM DE ANO

Saúde alerta para vacinação antes de viagens de fim de ano
A imunização contra febre amarela está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicada para qualquer pessoa, a partir dos nove meses de idade
Portal RAC, 08/12/2011

A Secretaria da Saúde de São Paulo emitiu um alerta aos paulistas que irão viajar neste final de ano para regiões do País e também do exterior consideradas áreas de risco para doenças como a febre amarela e sarampo.

A imunização contra febre amarela está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicada para qualquer pessoa, a partir dos nove meses de idade. A vacina é indicada para regiões rurais, ribeirinhas e mata.

Quem se vacinou há menos de 10 anos não precisa repetir a dose. O ideal é que as pessoas sejam vacinadas com, ao menos, 10 dias de antecedência à viagem.

Entre os estados considerados de risco para a doença estão Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Dentro do estado de São Paulo, a secretaria alerta para o perigo em cidades como Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e Sorocaba.

A febre amarela costuma ser apresentar como uma doença que causa febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo e amarelamento da
pele e dos olhos. É transmitida por mosquitos e pode levar à morte quando não tratada.

No caso de sarampo, as crianças devem tomar a primeira dose da vacina aos 12 meses e a segunda dose, entre 4 e 6 anos. Para adolescentes de até 19 anos também são recomendadas duas doses e para adultos de até 50 anos uma dose. É indicado que a vacinação contra o sarampo seja realizada 15 dias antes de viajar.

Os principais sintomas do sarampo são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de 'borra de café' e diminuição da urina. 

Serviço
Os postos de saúde abrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores