segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ARTIGO: SÍNDROME DO CORRIMENTO URETRAL EM HOMEM

Síndrome do Corrimento Uretral em Homem


*** SOBRE

A síndrome do corrimento uretral masculino é definida como a identificação de um grupo de sintomas e sinais comuns a determinados agentes etiológicos que podem ser adquiridos nas práticas sexuais desprotegidas, podendo causar reação inflamatório na uretra masculina. A presença de corrimento uretral é verificado com o prepúcio retraído ou após compressão da base do pênis em direção à glande (“ordenha”).


Os agentes etiológicos mais frequentes encontrados nas secreções uretrais são: Neisseria gonorrhoeae, Chlamydia trachomatis, Ureaplasma urealyticum, Mycoplasma genitalium, Trichomonas vaginalis, dentre outros. Todos têm, no contato sexual, sua principal forma de transmissão e podem determinar uma infecção assintomática ou um processo infeccioso localizado que poderá desenvolver complicações no próprio aparelho urogenital ou, à distância, alterações sistêmicas.

A síndrome do corrimento uretral masculino pode ser dividida em:

* Uretrite Gonocócica: O gonococo, Neisseria gonorrhoeae, é um diplococo Gram-negativo intracelular, um dos mais frequentes agentes etiológicos causadores da secreção uretral masculina. A gonorréia, popularmente conhecida como pingadeira, gota matinal, escorrimento ou esquentamento, é considerada uma das mais antigas doenças da humanidade, relatada nos textos Bíblicos (Lev.15:1- 19) e escritos Chinês. Atualmente, é um dos problemas de saúde pública mundial, em que nos países em desenvolvimento apresentam altas incidências da doença e altas taxas de sequelas.

Adolescentes e adultos jovens apresentam alto risco para a aquisição da infecção gonocócica, o que é preocupante em vista do aumento da suscetibilidade da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O aumento do risco associado da gonorréia com a infecção pelo HIV 1 é decorrente do aumento da expressão do RNA viral induzida pelo gonococo, que em conjunto com a resposta inflamatória aguda, favorece a perda da integridade da mucosa.

* Uretrite Não-Gonocócica: A Chlamydia trachomatis é o agente mais comum. Essa bactéria, obrigatoriamente intracelular, tem no homem um período de incubação que varia de 10 a 21 dias, sua transmissão tem 20% de risco por intercurso sexual. Estima-se que dois terços das parcerias estáveis de homens com uretrites não gonocócicas hospedem a Chlamydia trachomatis no endocérvix podendo reinfectar seu parceiro sexual se permanecer sem tratamento. Muitos infectados pela clamídia são assintomáticos, outros apresentam uma secreção clara e mucóide, raramente purulenta e abundante, acompanhada de disúria leve ou moderada, em algumas situações o meato uretral encontra-se edemaciado (inchado), hiperemiado (avermelhado) e com alguma sensibilidade dolorosa ou de formigamento.


As complicações urológicas das uretrites masculinas são preveníveis bastando que o homem infectado seja prontamente diagnosticado e tratado, assim como suas parcerias sexuais.

*** ATENÇÃO!!! PROFISSIONAIS DE SAÚDE E USUÁRIOS DOS SERVIÇOS

A Síndrome do corrimento uretral masculino é de notificação compulsória nacional, portanto todo indivíduo com presença de corrimento uretral (mucóide, mucopurulento ou purulento), verificado com prepúcio retraído e/ou pela compressão da base do pênis em direção à glande, deverá ser notificado pelo médico ou outro profissional de saúde no exercício de sua função com o preenchimento do formulário padronizado, seguindo fluxo de informação, com a finalidade de:

- Conhecer o perfil epidemiológico da síndrome do corrimento uretral masculino no Brasil e suas tendências.

- Identificar os casos de síndrome do corrimento uretral masculino; subsidiando as ações de prevenção e controle desse agravo, prevenindo novas ocorrências por meio de ações de educação em saúde.

- Interromper a cadeia de transmissão através da detecção e tratamento precoces dos casos e de suas parcerias.

A abordagem das parcerias deve ser considerada sempre que uma DST for identificada. As parcerias sexuais devem receber informações sobre: a natureza da exposição de risco de infecção, a necessidade de pronto atendimento pelo profissional de saúde, bem como os locais onde consegui-lo e a necessidade de evitar contato sexual até que seja tratado e/ou aconselhado.

Considerações:

- Use preservativos em suas relações;
- Mantenha uma ótima higiene local (genital);
- Busque, o mais cedo possível, orientação médica.

Curioso? Busque ajuda e informação!

Acesse também: http://www.aids.gov.br/


VAMOS GERAR SAÚDE!!!

117 comentários:

  1. Olá! tenho uma parceira fixa a mais de um ano, e hoje de pois de uma semana te ter mantido relação com ela percebi um corrimento branco feito leite e uma ardencia leve na hora de urinar. na ultima relação que tive logo apos ejacular percebi um pouco de sangue saindo da uretra misturado com o esperma achei que devia ser pelo tempo da relação que durou mais de uma hora pasições etc. e hoje percebi isso o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clecio!

      Fique atento aos possíveis sinais de DST (Doença Sexualmente Transmissível), pois isto pode colocar a sua vida em risco e de sua parceria.

      Sentiu que algo "fugiu" do normal em sua saúde e corpo, busque orientação e tratamento médico específico.

      Vamos gerar Saúde!!!

      Excluir
    2. Boa tarde.
      Notei um corrimento e ardência urinar após uma relação desprotegida. Tomei uma dose intramuscular de Ceftriaxona 500mg para tratar uma possível gonorréia, porém ainda continuo com um leve corrimento branco, sem odor e um pouco de desconforto ao urinar. O exame de urocultura não apresentou crescimento bancteriano. O que pode estar acontecendo comigo?

      Excluir
    3. Olá!

      Caro leitor, sugiro que retorne ao seu médico urologista para avaliar o que se passa contigo. Pois você pode ter gerado uma resistência ao tratamento proposto. Ou você pode ter sido reinfectado novamente, não necessariamente pela mesma bactéria ou micro-organismo. Ou ainda, pode ser outra situação.

      Por isso, ser tão importante uma nova avaliação médica, ok?!
      Ah, lembre-se de se proteger nas próximas relações. E caso mantenha relação com a mesma pessoa da relação anterior, é importante também que esta busque uma avaliação médica. Pode ser que ela também esteja infectada.

      Grata pela participação!
      Vamos gerar saúde!

      Excluir
  2. oi bom meu nome e rafael .queria saber se é normal. veja so tenho 36 anos e a mais de 6 anos quando tenho tesao,sai aquele liquido transparente tambem conhecido como mucoide, o problema e que sai muito muito mesmo, e as vezez quando vou ao banheiro fazer o numero 2 quando forço muito tbm sai, mais sai d forma amarelada parecido com uma gelatina, ja fui em medicos e com os exames em maos eles sempre diz que e normal , mais pra mim nao é. pq o esperma que perco ele tanto no vazo ou nas preliminares, creio que me faz falta. alem de nao ser muito comodo a parceira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Parabéns por sua participação no Blog Gera Saúde.

      Pesquisei um pouco sobre a sua situação, mas primeiramente, recomendo: busque um médico, urologista, confiável e atualizado, que some quanto ao ponto de vista a fim de que haja um consenso diagnóstico.

      Como enfermeira, não tenho habilitação para diagnosticar, mas posso contribuir com algumas informações:

      1-Muitos homens produzem esse “líquido” ou seja “secreção” (acredito ser “pré-ejaculatório”), de forma diminuída, e até em excesso, mas que não seja um problema, mas sim o modo de funcionamento do organismo. Mas deve-se observar sempre as características desta situação, pois pode se tornar um potencial meio de infecções.

      2-Fique atento quanto à aparência deste líquido, devendo ser sem odor forte, de aspecto transparente e viscoso. Caso contrário, sem estas características e com alguns sinais associados à coceira ou irritação, entre outros, independente de estar excitado, busque orientação e acompanhamento de um médico (urologista).

      3-ALERTA: Cuide-se para que o preservativo (camisinha) não fique escorregadio, devido ao excesso de líquido, a ponto de colocar em risco a sua saúde e a saúde sexual de sua parceira, no que condiz a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e também, uma gravidez não planejada. Se ocorrer este incômodo, faça uma higiene e seque a região do pênis antes de vestir o preservativo.

      4-Sob outro ponto de vista, há algumas respostas do organismo, que são intimamente ligadas as situações psicológicas. Se este for o caso, converse com o seu médico sob a possibilidade de um acompanhamento psicológico (psicólogo, orientador sexual, psiquiatra) para te ajudar a lidar com esta situação, sem medos ou constrangimentos. Converse também com a sua parceira, para que ela também possa ajudá-lo com todo suporte necessário para resolver ou amenizar esta situação.

      Espero ter contribuído com informação. Não há nada melhor que buscar ajuda a quem realmente pode orientá-lo e compreendê-lo.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Tenha agradáveis momentos!!!

      Por Enf. Patrícia Trasmontano.

      Excluir
    2. Rafael, o liquido transparente quando ficamos excitados é normal, mas ele é totalmente transparente e sem cheiro, é como um lubrificante. Agora, quando você vai no vaso e sai esperma é porque as fezes passam muito próximas à próstata e podem pressioná-la, fazendo com que libere o esperma, mas isso ocorre, geralmente, quando a próstata está inflamada, mas pode ser que sua anatomia facilite esse processo.

      Excluir
  3. oi meu nome é pedro . as vezes quando eu acordo e eu aperto a cabeça do meu penis sai uma gotinha de secreçao amarelada mais nao tem cheiro nao doi quando vou urinar nao sinto nada .queria saber o que pode ser. e o que fazer pra parar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      *** Muitos homens têm feito perguntas semelhantes a essas. No caso, como enfermeira,cabe orientar. Reflita algumas perguntas a seguir, pois serão úteis para a compreensão:

      - Primeiramente, você tem realizado a higiene local (genital), pelo menos 3 vezes ao dia, com água e sabão?

      - Você tem parceria fixa, múltiplas, ou fixa compartilhada com mais uma pessoa?

      - Tens usado preservativos durante a relação íntima?

      - Você visita um médico urologista, pelo menos, anualmente?

      - Já teve este episódio relatado, em outras vezes?

      - Alguma vez você foi acometido ou alguém de sua parceria, de DST (Doença Sexualmente Transmissível)?

      *** Creio que ainda está com dúvidas.

      Por isso recomendo que busque avaliação por um médico urologista capacitado para dar um diagnóstico preciso, enquanto antes, a fim de que isto relatado não seje um incômodo para você e sua parceria.

      Caso você tiver um diálogo aberto com a sua parceria, ambos podem ser avaliados por um médico, a fim de prevenir, identificar e tratar problemas futuros.

      Agradeço a participação!

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
    2. Olá me chamo Ramon! Ja tive esse mesmo problema! Me curei da seguinte forma! Tomei fluconazou 150 mg duas dose tomei as 2 pilulas de uma vez soh... e passei a trocar a cueca 3 vezes ao dia apos fazer a acepsia. De preferencia lavar bem o penis cm sabão de coco. Cm mais 2 dias apos a primeira dose de fluconazou 150 mg 2 capsula... tomei mais 2 capsula da mesma! E fikei uma semana sem fazer sexo. Ao fim desses 7 dias ñ tinha mais aquela gotinha amarela ao acordar pela manhã... e pronto fikei bom! Agr sempre faço o msm troco a cueca 3 veses ao dia e lavo as partes intimas cm sabão de coco. Relatos de quem ja passou por isso. Vlw!

      Excluir
    3. Olá Ramon!

      Grata pela participação.

      Mas, se considerar que as causas podem ser diversas, e que cada organismo reage de formas diferentes aos medicamentos, sugiro que os leitores busquem orientação médica.

      Parabéns por se cuidar!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
    4. Oi, também tive este mesmo problema. Já fiz exames de HIV e Sífilis. Deram negativo. Pensei em fazer exames de Gonorreia, mas me informaram que é feito somente com corrimento. Então estou aguardando, se sair algo do normal vou procurar um urologista. Mas também não sinto dor, nem ardência, e nem corrimento abundante. Apenas aconteceu isso pela manhã.

      Excluir
    5. Olá leitor!

      Parabéns por buscar assistência em saúde!
      É muito importante cuidar do nosso corpo.

      Grata pela participação!!!
      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  4. Ola me chamo Gil, ultimamente quando acordo e aperto a cabeça do meu penis sai um liquido amarelado e durante todo o dia sinto que esta saindo algum corrimento do mesmo porem quando aperto a cebeça sai apenas um liquido incolor. Há tambem a questão do odor visto que no final do dia meu penis esta com um odor forte. Nao sei se o problema da falta da vontade de sexo seja por isso (corrimento) ou por problemas psicologicos. Vou procurar um médico, mas queria saber qual a opiniao sobre meu caso visto que acho que nao seja uma DST porque começei a notar isso a alguns dias e fazem cerca de 2 meses que nao tive relações sexuais.

    ResponderExcluir
  5. Olá Gil!!!

    *** Primeiramente, vale algumas considerações que pesquisei:

    - A cor do líquido seminal (esperma) é variável de acordo com a freqüência das relações sexuais. Às vezes, ela fica mais concentrada (quando a pessoa fica um período longo sem transar). Existe uma situação que sai sangue junto com o esperma, chama-se hemospermia. Nesse caso, a pessoa poderá estar com uma prostatite ou uma vesiculite (inflamação na vesícula seminal).

    - A "textura" e o volume de esperma (líquido seminal) não varia de dia para dia. Exceto se você ficar muito tempo sem ter relações, poderá ejacular um sêmen mais carregado ou mais concentrado, porém, não muito perceptível.

    - Não afirmo que seja uma possível DST, mas saiba que há DST's que não apresentam sintomas, portanto qualquer um pode estar contaminado com uma dessas doenças e não saber.

    - Para se identificar qualquer DST, você deve prestar atenção em alguns sintomas como: pequenas feridas, verrugas ou corrimento, no ânus, ou no pênis. Ou mesmo, coceira, dor, ou ardor nestes lugares, seja durante ou após a relação sexual, ou quando urinar. Porém, muitas pessoas estão doentes e não sentem nada, ou têm sinais pouco específicos.

    - Visitas periódicas anuais ao médico podem dizer como vai a sua saúde.

    - Mais importante do que saber o nome das doenças e seus sintomas principais é conhecer o próprio corpo, aprender a se observar, a se tocar, a se examinar e perceber as mudanças que acontecem. Notando algo estranho, temos que perder a vergonha, não adiar e procurar o serviço de saúde.

    - Lembre-se de que a maioria dessas doenças são tratáveis, curáveis e quanto mais cedo diagnosticadas melhor. Isto vale para os homens e mulheres! Existem serviços públicos gratuitos que atendem e que tratam pessoas com DST's.

    *** Não deixe pra depois:

    - Busque um Urologista para orientar e identificar possíveis problemas, a fim de tratá-los.

    - Consulte um Psicólogo e ou Psiquiatra, caso não esteja se sentindo bem emocionalmente e mentalmente. Existem terapias que podem te ajudar a superar as preocupações.

    - Alimente seu espírito, com reflexões e agradáveis literaturas, passeios ao ar livre com natureza circundante, viva com boas companhias, curta a vida com responsabilidade e amor.

    *** Espero ter ajudado... O cuidado integral te fortalecerá e te encoragerá neste momento.

    Leia também os outros comentários que há neste post.

    Vamos Gerar Saúde!!!

    ResponderExcluir
  6. ola meu nome é carlos tenho uma parceira fixa a mais de dois anos mais essa semana começou a sair um liquido amarelado e uma pequena ardencia na hora de urina. oq sera?

    ResponderExcluir
  7. Olá Carlos!

    Posso orientá-lo a consultar um urologista, a fim de que um diagnóstico correto possa ser realizado.

    Creio que ele indicará, pelo menos, a realização de exames de sangue e de urina, inicialmente, para avaliar se é uma possível infecção urinária, DST's ou qualquer outra patologia neste sentido.

    Não demore, pois enquanto antes identificado, melhor é para ser tratado. E encoraje a sua parceria a realizar uma consulta também, para identificar sinais e/ ou eliminar riscos.

    Aconselho também a utilizar camisinha durante as relações, até descobrir o que realmente está acontecendo contigo, e para proteger a sua parceria.

    Vamos gerar saúde!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Já faz uns 37 dias que tive a ultima relação sexual, porém tenho notado nos últimos dias que tem saído um líquido amarelado e um pequeno ardor. O que seria?

    ResponderExcluir
  9. Olá leitor!!!

    Siga as orientações anteriores ao comentário...

    Creio que serão bem úteis.

    Vamos Gerar Saúde!!!

    ResponderExcluir
  10. esse liquido transperente que sai do penis pela manha é normal? todo medico diz que é normal,,, tenho todos examas em dia, so que pela manha sai sempre esse liquido! é normal? desde ja obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Oi pessoal meu nome e Thiago,tenho a vida sexual ativa, e a alguns dias fazendo amor com minha parceira no calor do momento meu pênis dobrou de uma vez na hora doeu muito i depois de um dia esta saindo um corrimento sem cheiro uma espécie de leite sai bem pouquinho e quando vou urinár dói. Oque pode ser pessoal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapazes, como vocês estão cheios de dúvidas!!!

      Busquem conhecer mais o seus corpos e como eles funcionam. Frequentem mais vezes um consultório médico urologista para uma conversa "responsável" e "esclarecedora".

      Aqui cabe expor a informação, a fim de que vocês tomem atitudes benéficas a favor de sua saúde e de sua parceria. Leia o artigo completo e os comentários... A preocupação com o que se passa com vocês, é um bom começo para uma conversa mais informativa.

      Eu compreendo que culturalmente, os homens tem dificuldades de serem acompanhados e avaliados por médicos e outros profissionais de saúde, porém faz-se necessários.

      Não ouçam tudo o que as pessoas dizem para vocês fazerem, busquem profissionais de saúde habilitados e capacitados para compreenderem o que se passa em seus corpos e saúde.

      Agradeço a participação aqui no Blog!

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  12. olá meu nome é anderson ,eu tenho ardência ao urinar já fiz todo tipo de exames e nada costa ,fiz um de um tipo de (arame)desdo pênis até a bexiga a adv na constou ,fiz 6 ultimos exames faz um mês q custou carro e adv,,nada acusou ....já pesquisei sobre cistite e segundo o médico eu posso ter sindorme uretal ,,,,+ eu tenho esse problema desde 2004 e até hj ninguem descobriu ,,alguem pode me dar uma ajuda????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Aconselho buscar outra opinião médica...

      E não deixar de se cuidar quanto aos aspectos já abordados pelo artigo...

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  13. Ola, o cheiro forte quer dizer alguma coisa?

    ResponderExcluir
  14. Olá meu nome é João de Macapá-Ap, não tenho outra me relaciono com outras mulheres a não ser minha esposa estou pesquisando na internet sobre corrimentos pois no mês de março apareceu um secreção primeiro transparente, depois de um dia começou a ficar branco e na hora de urinar sentia um ardume, procurei o urologista e o mesmo informou que era gonoreia me passou o medicamento azitraxgu 1000mg c/2 cumprimidos 1 ao dia, minha esposa não fez tratamento quando foi hoje atarde voltou os mesmos sintome apos 3 meses, sera que não fiquei totalmento curado? a doença pode fica encubada? O medicamento está correto para o tratamento? ficarei aguardando sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João,

      Oriento que tanto você quanto sua parceira, busque tratamento médico. Não adianta ser apenas um a ser tratado.

      E faça visitas ao urologista e ginecologista, não apenas quando necessário, mas pelo menos, uma vez ao ano.

      Quanto ao tratamento proposto, não possuo habilidades para respondê-lo. Mas se há dúvidas, busque uma segunda opinião médica.

      Agradeço a sua participação.

      Prevenir e cuidar é o melhor caminho!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  15. Prezados Leitores,

    Recomendo mais uma vez que procurem mais de uma opinião médica, caso os sinais continuarem persistindo.

    Não deixem de seguir o tratamento proposto pelo profissional médico competente, que esteja te acompanhando.

    Faça avaliação periódica no urologista, pelo menos uma vez no ano, ou quando houver sinais de desconforto.

    Atenção as demais recomendações acima, do blog. No caso, apenas informo e motivo a buscarem ajuda.

    Se cuidem rapazes, e de suas parcerias também!!!

    Vamos Gerar Saúde!!!

    ResponderExcluir
  16. Ola, ha alguns dias sai um liquido branco do meu penis mas nao dói nem arde na hora de urinar, apenas escorre sozinho, gostaria de saber o que devo fazer e ou tomar... Att

    ResponderExcluir
  17. Olá leitor,

    Segue as recomendações já propostas pelo blog.

    Cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  18. Ola sou casado e n tenha relação com outras mulheres, mas ultimamente está saindo un líquido do meio pênis não dou e nem tem odor o que pode ser??

    ResponderExcluir
  19. Olá leitor,

    Segue as recomendações já propostas pelo blog e nos comentários. Não deixe de se consultar com o urologista, ele poderá esclarecer dúvidas e possivelmente solucionar necessidades identificadas.

    Cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá! percebi um corrimento branco feito leite e uma ardencia leve na hora de urinar. e hoje percebi isso o que pode ser

    ResponderExcluir
  21. Patrícia, estou tendo dificuldade para acessar artigos mais antigos, quando clico, por exemplo no link das 10 principais doenças do homem no Brasil, entre outros, o artigo não abre, e o site recarrega a página atual.
    Gostaria de parabenizar sua iniciativa em relação a este blog, com muitas informações pertinentes.
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Agradeço a sua participação e as considerações sobre o Blog Gera Saúde.

      Quanto a dificuldade apontada, verifiquei e está funcionando normalmente. Talvez seja o navegador, pop-up...

      Caso ainda queira acessar algum artigo, sugiro fazer a busca pela ferramenta "FAÇA SUA PESQUISA", com o tema ou o título de interesse.

      Qualquer dúvida, sendo possível, esclarecerei em breve.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Um abraço!

      Excluir
  22. Quando acordo e faço esforço pra urinar, antes de sair a urina do penis, noto uma pequena quantidade (meia gota mais ou menos)de liquido, transparente e sem cheiro. Já no decorrer do dia e até o dia seguinte não sai mais nada. Isto quer dizer o quê? É normal?

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,

    Dez dias depois de uma relação sexual, senti uma forte ardencia ao urinar nos dois primeiros dias saiu um liquido de cor amarelada... Mas no terceiro dia parou.... MAs começou a escorrer um liquido transparente sem odor algum. As vezes sinto que esta escorrendo quando ando ou estou sentado.
    E parou de arder tambem no terceiro dia, Comecei a tomar mais agua. E desde o primeiro dia do "Escorrimento" Sinto uma irritação nas amidolas.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Cara Patricia

    Há duas semanas a atrás comecei a ter um ardor a urinar e ter que ir muitas vezes a casa de banho, fui ao médico, disse que era uma cistite deu me um antibiotico no qual tomei uma semana seguida , melhorou, mas ainda tenho um pequeno ardor ,desconforto, urino mas parece que fica ainda alguma urina na uretra externa onde me da esse pequeno ardor e vontade de ir urinar outra vez...

    ResponderExcluir
  25. *** RAPAZES,

    Como vocês estão cheios de dúvidas... Leiam primeiramente os demais comentários... Seguem mais dicas:

    - Aprendam a conhecer mais sobre o corpo do "homem", principalmente no que diz respeito ao sistema reprodutor e genitália, bem como noções de higiene, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis... Isto é essencial ao cuidado de saúde.

    - Não deixem de consultar profissionais especializados no assunto, pois eu como enfermeira, apenas informo e os sensibilizo a se cuidarem melhor e buscarem ajuda. Busquem esclarecer as dúvidas advindas dos problemas físicos e psicológicos com: urologista, clínico geral, psicólogo, sexólogo, por exemplo, habilitados e registrados em seus respectivos conselhos profissionais.

    - Nunca interrompa um tratamento por conta própria, mesmo que apresente uma aparente melhora;

    - Não desaparecendo os sintomas, retornem ao profissional que está os acompanhando, para que ele norteie outras possibilidades terapêuticas;

    - Se sentirem inseguros, busquem uma segunda opinião com um profissional de mesma especialização;

    - Lembre-se que se vocês são sexualmente ativos, devem também se importar com a saúde de suas parcerias, logo, incentive-as buscar também uma avaliação médica, afim de ambos não correrem riscos e agravos de saúde.

    Espero ter ajudado,

    Vamos gerar saúde e cuidado!!!

    ResponderExcluir
  26. Ola, meu caso e meio estranho, tenho 16 anos, e quando fui fazer xixi, começou a sair algo do anus, nao senti nenhuma dor, mais quando passei o papel higienico, saiu algo do anus parecido com uma clara de ovo.. ESTOU PREOCUPADO, ME AJUDE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitor, apesar de você ter 16 anos, espero que já tenha ido algum dia, à uma consulta médica de urologia. Ele é o melhor especialista para esclarecer dúvidas quanto ao sistema urinário e reprodutor.

      Que tal bater um papo com ele???
      E caso seja necessário ele te encaminhará para um proctologista.

      Eu apenas informo... Diagnósticos e tratamentos, apenas o profissional médico está habilitado a fazer. Espero que compreendas...

      Mas bem sei que a prevenção é o melhor remédio!!!
      Busque ajuda profissional médica e de confiança!

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  27. Amigos, tive e tenho o mesmo problema que vocês. Curioso que as perguntas são sempre as mesmas, fez a higiene direito? Tem somente uma parceira? Como se fossemos os culpados por isso. Observem há quanto tempo o tópico está aberto e tem gente com dúvidas ainda. Bem, vamos lá a essa história tão complicada. Primeiramente, nenhum médico dá importância a isso. Já fui em mais de treze médicos durante minha vida. Já fiz 25 exames e os médicos limitaram-se a dar um antibiótico "pra ver" se curava, mas o problema não é esse, o problema é a falta de interesse em pesquisar a fundo a origem do problema. Ocorre comigo o seguinte: na maioria das vezes que tenho relação sexual ou me masturbo, se não lavar o pênis, urinar e secar imediatamente após a relação ou masturbação a glande do meu pênis começa a ficar avermelhada, no outro dia sinto como se minha uretra permanecesse úmida o tempo todo e sinto também como se um líquido corresse por ela, é como se tivesse alergia ao próprio esperma. Em três dias a glande do meu pênis está murcha, amarelo/esbranquiçada, coçando levemente e começa sair uma secreção da uretra pela manha, muito pouca, amarela clara e sem cheiro. Isso permanece assim, não importa quanto tempo, até que eu tome antibiótico. Muitos médicos olham e falam que é gonorreia, tenho relações exclusivamente com minha esposa há 20 anos sem proteção e ela nunca teve nenhum problema de corrimento ou algo semelhante, mas basta eu ter uma relação ou me masturbar e demorar uma ou duas horas para lavar meu pênis e urinar e acontece tudo novamente. Descobri por conta própria, depois de muito tempo e um custo emocional muito elevado, que devo lavar meu pênis com shampoo de bebê e secar criteriosamente após cada lavagem ou urinar. Não descuido nenhum momento. Tenho um suporte de papel no meu banheiro que está sempre à disposição, pra onde vou levo papel descartável. Não posso descuidar um minuto. Tive sérios problemas psicológicos na adolescência por achar que tinha uma gnorréia incurável, pois o médicos diziam que era, e ela voltava sozinha, do nada, de três em três meses, passei anos tomando antibiótico, chegou ao ponto de eu mesmo aplicar nas nádegas, tinha estoque em casa. E não adianta dizer pra procurar um médico, porque eles não estão nem aí. Se não conhecem, não tratam e desfazem de você, não acreditam em você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, agradeço as contribuições, mas não podemos radicalizar... Aqui é um espaço para debates, logo creio que surgirão várias dúvidas e exposição de vivências...

      Lembre-se que esta foi a sua experiência, isso não quer dizer que será igual para todos que enfrentam alguma situação parecida...

      A mim cabe apenas informar, logo permanecem os esclarecimentos acima mencionados.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
    2. Concordo com você... os urologistas não querem nem saber, mandam tomar antibiótico pra ver se melhora e tchau, pra mandar tomar antibióticos eu poderia muito bem procurar um farmaceutico, não um médico. Mas é a triste realidade. A matéria do blog é muito boa, quem dera todos os médicos tivessem esse interesse em ir a fundo nos problemas.

      Excluir
  28. Boa noite !!
    Estou tendo fortes dores na hora de urinar , parece que o meu pênis esta sendo cortado !! E hoje saiu um liquido verde do pênis !!
    Eu nunca tive relações sexuais !! Me masturbava muito , mas faz 1 mês que parei !!
    Estou com alguma doença? o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitor,

      Não espere mais tempo, busque um urologista o mais rápido possível, pois ele poderá ajudá-lo neste momento.

      O seu ato não significa que causará um corrimento. Mas depende da forma como é feito. Sabe-se que há corrimentos uretrais provocados, independente de se ter uma relação sexual.

      Para melhores informações, além da orientação médica que você buscará, acesse esses links:

      - Manual de Controle das DST's (Ministério da Saúde)

      http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes /manual_controle_das_dst.pdf

      - Artigo sobre Uretrites (ABC Saúde)

      http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?442

      - Entrevista sobre Uretrites (Dr. Dráuzio Varella)

      http://drauziovarella.com.br/sexualidade/uretrites/

      Vamos Gerar Saúde!!!
      Se cuide!!!

      Excluir
  29. Ola sou roberto tenho 16 anos quando eu urino arde i sai um liquido branco isso aconteceu pq todo dia eu min masturbava. O que e isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovem, busque orientação com um Médico Urologista. Pois ele o ajudará a compreender mais o seu corpo...

      Vamos gerar Saúde!!!

      Excluir
    2. Oi boa noite...
      Faz mais ou menos uma semana que eu tive relação sexual, porém como foi muito rápido e eu já estava meio alcoolizado fiz sem proteção :/
      Depois de dois dias comecei a verificar algumas mudanças em mim.
      Passei a sentir ardência após urinar e tbm notei a presença de um líquido branco porém com um cheiro estranho ( eu acho que é pus)... Estou assustado pois noto a presença desse líquido sempre e de forma involuntária!
      Gostaria de saber qual a melhor ajuda ou caminho a ser tomado agora, desde já agradeço :/

      Excluir
    3. Olá leitor!!!

      Busque um médico urologista, que ele poderá esclarecer as suas dúvidas e avaliar o seu caso.

      E siga as orientações já postadas por mim...

      Creio que serão bem úteis.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  30. óla, meu nome é fabio cabral, há uns 20 dias tive relação sexual por uma noite, com uma mulher de ótma aparência não apresentava nenhum sinal de doença, tanto no corpo como nas partes genitais, após 2 semanas comecei há sentir um leve formigamento no pênis, depois disso comecei a urinar mais vezes, e quase que toda vez que eu aperto o pênis sai um liquido meio esverdeado e as vezes mais claro sem cheiro nenhum, e as vezes sinto um pouco de ardência ao urinar, e as vezes tenho que fazer um pouco mais de força além do normal para urinar, estou extremamente preocupado, por favor saberia saber alguma coisa sobre isso qualquer coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Por favor, leia as respostas dos comentários anteriores, creio que contribuirão para esclarecer dúvidas...

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  31. Olá. . Me chaml Lourenço, nos ultimos dias tem aparecido pela manhã uma secreção meio amarela no meu pênis antes ds Primera urina do dia.. se eu precionar a cabeça do meu pênis ela sai uma gota somente.. e durante o dia tenho a sensação q ta saindo e de fato ta.. quando pressiono durante o dia as vezes sai um líquido incolor.. nao sinto dores.. as vezes ao urinar sinto uma pequena ardência. . Aumentou tbm a vontade de urinar.. quase q constante.. ah muito tempo atras fiz exames e constatou clamidia. . Então fiz o medicamento. E na epoca.curou.. hj voltou a aparecer.. nao fui ao médico ainda.. mas por dedução e pelos sintomas serem similares imaginei q fosse clamidia e logo ingerir duas doses.de azitromicina.. estou no terceiro dia e continua. . Gostaria de saber se o tratamento de clamidia dura.quanto. tempo pra curar após tomar a dose.de azitromicina. . Quero saber tbm se faz mal ou tem algum problema. Tomar duas doses. . Tipo tomei dois comprimidos.de 500 antes de ontem.e após 24 horas tomei.mais 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor,

      Me perdoe, mas não sou habilitada a prescrever ou sugerir o uso de algum medicamento... Isto é apenas competência do profissional médico.

      Meu papel, neste caso, é apenas informar e auxiliar na prevenção.

      Mas alerto: EVITE AUTOMEDICAÇÃO ou ALTERAÇÃO DE DOSES PREVIAMENTE PRESCRITAS POR UM PROFISSIONAL MÉDICO HABILITADO.

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  32. A verdade é que é difícil saber a origem da uretrite sem um exame específico, a tempos atrás comecei com um corrimento uretral, um corrimento claro, em pouca quantidade, pesquisei na internet e descobri que o corrimento da gonorréia é abundante e purulento, pensei "não tenho isso", passado alguns dias o corrimento ficou cor de leite mas ainda era escasso, após fazer um exame chamado "bacterioscopia de secreção" foi confirmado o diagnóstico para "gonorréia", fiz o tratamento e, passados 15 dias fiz um exame chamado "sedimentoscopia urinária corada (1º jato) já que não havia secreção suficiente para realizar outra bacterioscopia, então o resultado foi negativo. Se tem dúvida e não quer procurar um médico de cara vá a um laboratório e diga que quer fazer um exame particupar, esses exames custam em torno de R$ 20,00 (pelo menos na minha cidade), e o resultado, geralmente, é super fácil de interpretar, havendo dúvidas, leve ao médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante contribuição!!!

      Mas ainda assim, recomendo um acompanhamento médico, e se necessário, a demais equipe de saúde.

      Este espaço é aberto para debates...

      Agradeço a participação...

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  33. Bom, eu fazia academia e apareceu uma dor no meu rim direito mas ate ai normal de certa forma, achei que tinha sido apenas um mal jeito, um dia me masturbando me esforcei muito pois ja havia gozado mas continuei o ate pra chegar segunda vez, i logo depois de gozar sentir meu penis doer mas pensei ser norma pelo fato do esforço, so que depois de tres semanas comecei a sentir uma ardencia ao urinar como se tivesse rasgando por dentro ai logo em seguida reparei do corrimento de um liquido transparente que escore durante o dia, mas o engraçado que a ultima pessoa com quem mantive relaçao sexual nao possui nada. estou assustado com algumas informaçoes que encontrei, mas a pergunta seria se com essas informaçoes podeeria se tratar de uma DST?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Perdoe, mas não tenho a competência de te dar um diagnóstico preciso... Mas se queres cuidar direitinho, busque a ajuda de um médico urologista. Pois ele poderá investigar tanto enfermidades nos rins, quanto nos órgãos sexuais. E esclarecer dúvidas sobre DST's.

      Agradeço a sua participação!!!

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  34. Comentário: Tenho 43 anos , moro nos estados unidos, as perguntas que tenho são as seguintes.
    Sou Solteiro, e quando encontro mulher para transar, muitas vezes meu penis não fica com ereção legal, se fica quando fico com muito tesão o Penis perde a ereção, Quando me masturbo e a mesma coisa, demora muito para gosar, e quando goso sai pouco esperma , antes de gosar sai como uma agua branca, quando sinto o prazer sai branco, depois amarelado e depois sai so um pouco Braco, creio que e o que fica no corpo do penis,

    Tomo medicamento chamado “Keppra e Phenorbabital” ant convulsão.

    Mais para corrigir um medico disse para mim tomar “CIALIS” Para ter erecão, funciona, mais tem vezes que fico 2 semanas sem prazer no meu penis. alguma outra pergunta , lhe responderei , tem uns 30 minutos que me masturbei, tomei o CIALIS antes de dormir e quando acordei o penis estava muito duro, comecei a masturbar ele caiu… Pode ser piscologico??????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro leitor,

      Primeiro, peço para que relate com seu médico o que está acontecendo... Pois talvez esta medicação deverá ser trocada por outra, ou seja necessário um outro tratamento.

      Quanto a dúvida referente a problemas psicológicos, não há mal algum buscar ajuda psicológica, e até a de um terapeuta sexual, se assim perceber que é preciso.

      Sabe-se que o ato de masturbar pode sim trazer problemas psicológicos e físicos, pois:

      - detona sua sexualidade
      - diminui seu apetite sexual, pois comunica ao seu cérebro que você já esta satisfeito sexualmente e sua mente lhe mantém preso dentro de sua zona de conforto
      - oculta seus feromônios (hormônios da atração sexual)
      - diminui muito a testosterona de seu sangue
      - te deixa cansado e preguiçoso
      - e muitas vezes causa até uma certa frustração e tristeza
      - além disto pode causar sim dependência e vício.

      Que tal pensar e agir referente a estas informações???

      Agradeço a sua participação!!!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  35. Olá meu nome e Felipe . Sempre que eu vou ao banheiro fazer o numero 2 sai uma secreção transparente com cheiro e esperma isso e normal? ? Me ajudem to muito preocupado com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      O próprio ato de forçar para a defecação, pode causar este efeito...

      Mas se queres mais orientações, visite um médico urologista, que poderá esclarecer estas e outras dúvidas, que é bem capaz que você tenha!!!

      Agradeço a sua participação!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  36. ola meu nome e beto, tive relaçoes com uma mulher e depois disso começou a sair uma secreçao purulenta do meu penis ela foi ao medico ele disse que era gardnerella ela tomou secnidazol e uma pomada e se curou, ja eu tomei secnidazol 6 pilulas de secnidazol, pesquisei muito n curou sobre gonorreia gardnerella clamydia tomei uns 10 comprimidos de azitromicina, uns 15 de ciprofoxacino e n curou sei que vai me mandar ir ao urulogista mais posso estar com algum tipo de gonorreia que n tem cura ? vc pode me recomendar alguns remedios que podem ser eficazes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Primeiro parabenizo a atitude de sua mulher, por ter ido buscado ajuda na pessoa certa.

      Não está mais do que na hora de você tomar coragem, e fazer o mesmo?

      Segundo, é necessário que você faça exames, tenha um acompanhamento mais de perto pelo médico urologista, pois se não está adiantando, um dos motivos é a falta de tratamento adequado.

      A gonorreia tem cura, mas será que você não esta sendo recontaminado? Busque ajuda profissional enquanto é tempo!!!

      Não posso indicar medicamentos, pois isto é apenas competência do médico...

      Agradeço a participação!

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  37. olá Patricia, eu fiz o tratamento conforme o medico tinha me passado com a dose unica e mais um que eu não lembro o nome, mas tomei por 12 dias, minha duvida é, eu tenho ainda o virus? não tenho mais nenhum sintomas do virus. estou curado? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Caro leitor,
      Parabéns pela iniciativa de buscar tratamento!

      Ainda que não se tenha os sintomas da doença, siga o tratamento no prazo determinado pelo seu médico.

      E depois de cumprir esse período, retorne ao médico, para que este peça algum exame laboratorial específico, a fim de que comprove se houve êxito, ou se terá que realizar um outro tratamento.

      Agradeço a sua participação!

      Prevenir e cuidar é o melhor caminho!
      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  38. transei com uma mulher se preservativos, ela pode sentir sintomas depois de 3 a 4 dias? ela sente dor de bexiga e pontada, mas ela tomou banho de chuva fim de semana e tals, o motivo pode ser do frio que ela passou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Primeiro, esta mulher é sua parceira fixa? Os relacionamentos sem preservativos é um risco a sua saúde e de sua parceira...

      Segundo, se ela manifesta sinais como estes, incentive fazer uma visita à ginecologista, e você vá ao urologista. Uma simples chuva ou frio não causaria este sinal. E pode ser diversos motivos, independente destes apresentados. É necessário investigação médica, algo que eu não posso fazer.

      Toda pessoa que tem uma vida sexual ativa, deve pelo menos, uma vez ao ano, fazer uma visita ao médico específico, para avaliar a saúde.

      Ainda que seja uma parceria fixa, não se sabe das histórias passadas ou omitidas, que possivelmente, poderiam ser risco ao relacionamento atual.

      Agradeço a participação,
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  39. Boa tarde .sou o Rodrigo .quando um homem ta com tipo de corrimento branco leito ,o que essa pessoa deve fazer nesses casos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor!!!

      Busque um médico urologista, que ele poderá esclarecer as suas dúvidas.

      E siga as orientações anteriores ao comentário...

      Creio que serão bem úteis.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  40. Olá. Tenho parceira fixa. Eu apresento uma secreção branca e leitosa saindo do meu pênis quando aperto a cabeça dele pela manhã. É branca e sem cheiro (na verdade o. Cheiro não é podre, parece cheiro de fluido normal). Não sinto coceira nem ardência. Enfim, é algo que acontece quase que "naturalmente". Poderia ser fluido lubrificante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Acredito que sim. Qualquer dúvida, busque orientação específica.

      Saiba mais:

      - Cor Normal: varia do branco ao transparente, conforme o período de intervalo entre as ejaculações ou com a abstinência sexual.
      - Cor Anormal "Marrom": Sugere sangramentos da próstata ou vesículas seminais.
      - Cor Anormal "Amarelada" e/ou purulenta: Infecções virais ou bacterianas.
      - Cheiro Anormal Forte ou Pútrido: busque ajuda!!!
      - Textura: semelhante à gelatina.
      - Volume: (3,5 - 5 ml)Pode variar conforme a frequência da ejaculação, relações sexuais, masturbação e etc.

      Busque mais orientações com um médico Urologista e/ou Clínico Médico, que poderão esclarecer estas e outras dúvidas, que é bem capaz que você tenha!!!

      Agradeço a sua participação!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  41. bom dia, gostaria de saber se quando acabo de urinar e sinto uma pequena ardencia e logo após sai um liquido gelatinoso. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Pode ser, mas ardência não é algo normal. Qualquer dúvida, busque orientação específica.

      Saiba avaliar melhor:

      - Cor Normal: varia do branco ao transparente, conforme o período de intervalo entre as ejaculações ou com a abstinência sexual.
      - Cor Anormal "Marrom": Sugere sangramentos da próstata ou vesículas seminais.
      - Cor Anormal "Amarelada" e/ou purulenta: Infecções virais ou bacterianas.
      - Cheiro Anormal Forte ou Pútrido: busque ajuda!!!
      - Textura: semelhante à gelatina.
      - Volume: (3,5 - 5 ml)Pode variar conforme a frequência da ejaculação, relações sexuais, masturbação e etc.

      Busque mais orientações com um médico Urologista e/ou Clínico Médico, que poderão esclarecer estas e outras dúvidas, que é bem capaz que você tenha!!!

      Agradeço a sua participação!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  42. Olá,
    tive uma relação de risco a um mês, porém no segundo dia após a relação tive febre, só duas vezes, fui pesquisar na internet os sintomas agudo do hiv, assim que li coloquei na mente que estou com hiv, perguntei minha amiga se ela tem, disse que fez exames não tem nada, hoje sito todos os sintomas, ela me chama de hoje de obcecado, estou com medo de fazer exames, porém fiz um hemograma está tudo normal, só que esses dias saiu uma gosma verde do meu pau apos eu ter urinado, não ardeu, não tem cheiro e é um verde bem clarinho transparente parecido com uma gelatina derretendo, só foi uma vez, será que estou com HIV ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago,

      Fique sem neura, ok?!

      Isso tudo pode ser resolvido se você buscar ajuda!!! Falar aqui foi um começo...

      Lembre que HIV é o vírus que pode ser contraído, neste caso relatado, de uma relação sexual desprotegida. Já a AIDS é uma síndrome/"doença", com sinais e sintomas, que se desenvolve pela atividade deste vírus no organismo. Manifestar a AIDS de mediato, após uma relação, é meio difícil... Esta reação que você teve pode ser até uma outra DST ou enfermidade, mas como as vezes há sinais comuns entre elas, sugiro que:

      1- Busque orientação médica específica de um Urologista e/ou um Clínico Médico.
      2- Faça o Teste Rápido para HIV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. Leve sua companheira junto para fazer o teste também. Ele é totalmente sigiloso, lá vocês poderão esclarecer dúvidas, e terão orientações do que fazer, caso necessitarem.
      3- Busque um terapeuta para enfrentar seus medos e te encorajar a se autocuidar.
      4- Saiba mais em: http://www.aids.gov.br/

      Se cuide, viu? E cuide da sua companhia também!

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  43. Olá Patrícia bom dia,tive relecão com uma parceira diferente a 15 dias e fizemos sexo anal sem camisinha,logo após 7 dias fiz sexo oral com outra parceira,mas só eu que a chupei,a quatro dias comecei a sentir uma coceira no penis e a dois dias começou um corrimento esbranquiçado,tomei dois comprimidos de azitromicinade um só vez,de 500 mg cada,suspeito que seja gonorréia,estou desesperado,vc poderia me ajudar em alguma indicação,ou omedicamento que tomei é o suficiente?se puder me responder muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor!!!

      Busque um médico urologista, que ele poderá esclarecer as suas dúvidas...

      Mas não se automedique, pois isto pode ser perigoso e também não resolver seu problema. No caso do AZT, pode gerar até uma resistência ao uso desse antibiótico, posteriormente.

      E siga as orientações anteriores ao comentário...

      Creio que serão bem úteis.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  44. Olá, me chamo Victor.
    A última vez que tive relação foi a 3 semanas, Mais hoje ao acordar quando apertei meu penis saiu um líquido amarelo parecendo pus, Não sinto nada, nem ardor ou coceira, Só quando apertei saiu esse líquido, Gosoaria de saber o que é. Obrigado

    ResponderExcluir
  45. Olá Vitor!!!

    Busque um médico urologista, que ele poderá esclarecer as suas dúvidas...

    E siga as orientações anteriores ao comentário...

    Creio que serão bem úteis.

    Vamos Gerar Saúde!!!

    ResponderExcluir
  46. Ola ... meu nome é Heraldo.... Tive relação com minha parceira e notei que depois de um tempo tive dor na hora de urinar e quando tinha ejaculação... fui no médico e tomei remédios pra tratamento ...as dores passo , mas agora ta saindo liquido tansparente como aguá e cheirando fora do normal e forte ... Tem como me fala o que pode ser ... obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heraldo,

      Parabéns, primeiramente, porque você busca se cuidar!!!

      Agora, vamos pensar um pouquinho... Líquido transparente?! Com cheiro forte, que você mesmo percebeu que está anormal?! Cara, pode ser alguma coisa ou não...

      Segue a dica:

      Retorne ao seu médico urologista, relate o que aconteceu, que ele poderá esclarecer as suas dúvidas e até pedir para fazer algum exame... Ok?! Mas fique tranquilo e continue se cuidando, pois assim, você também cuidará da saúde de sua parceira.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  47. Ola , tenho 23 anos e tive relação faz mais ou menos 3 meses , este ano apareceu como um caroço interno perto da cabeça do penis "acho que poderia ser uma posivel veia ou algo normal ", não sinto nada , agora depois de 2 meses que tive a ultima relação sexual estou com um corrimento , pode ser algum tipo de DTS ? ou posso ficar tranquilo ja que faz mais de 2 meses que nao mantive relação ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor,

      Imagino que isto deve estar te incomodando... Caroço?! Corrimento?! DST?!

      Não é para ficar tranquilo... Mas sem neura!

      Já está mais do que na hora de você fazer aquela "visitinha básica" no médico urologista. Não demora, viu?! Lá ele vai te examinar, acredito que pedirá para fazer algum exame, e ainda, vai esclarecer as suas dúvidas.

      Cara, você é jovem, tem muitas emoções para serem vividas, e cuidar da saúde tem que ser levado a sério, ok?!

      Lembre que se cuidar, ajudará também a cuidar das pessoas que se relacionarão com você. Ah, não esqueça de usar a camisinha nas relações! Isto é super importante!

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  48. Olá boa noite. Qual especialidade medica eu devo procurar nesses casos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor(a),

      A melhor opção para uma assistência inicial é o médico "urologista", se você for homem, ou ginecologista, se você for mulher. Caso seja necessária a avaliação de algum outro especialista, por exemplo, um "infectologista", ele te encaminhará.

      Se por acaso você seja atendido pela rede pública de saúde, e busca assistência em um posto de saúde, talvez não tenha um urologista ou ginecologista para te atender. Mas, você pode se consultar com um "clínico médico" ou "clínico geral", e ele te encaminhará para o especialista.

      Se você é atendido pela rede privada, pode marcar diretamente a consulta com um urologista ou ginecologista.

      Espero ter ajudado...
      Mas busque ajuda, ok?!

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  49. Olá ao fim do ano passado vim a contrair gonorreia. Passei no médico realizei o tratamento corretamente.
    Porém a uns 5 dias qnd acordo pela manhã percebi q sai uma gotinha amarelada qnd aperto meus pênis.
    Já passei no médico e realizei exames e nada foi notado.
    Alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor,

      Possivelmente, você pode estar com alguma disfunção orgânica, ou pode ter contraído outra DST. Realmente, só um médico poderá avaliá-lo...

      Caso haja insatisfação com a forma que este médico te orientou e tratou, busque uma segunda opinião de um urologista ou infectologista para acompanhá-lo melhor.

      Mas, pense que não pode relaxar quanto aos cuidados de boa higiene local, uso de preservativos nas relações, e outras orientações dadas neste artigo e nos demais comentários. Ok?!

      Grata pela participação!!!
      Se cuide, hein?!

      Excluir
  50. Olá Patrícia! Primeiramente, parabéns pelo conteúdo e pelas respostas aos comentários. Eu gostaria apenas de um conselho...

    Tive relação desprotegida e por causa disso contraí candidíase. Fui tratado com Fluconazol (duas doses), mas os sintomas de coceira e irritação demoraram muito mais tempo para sumir do que meu médico falou. Quando finalmente sumiram pude notar um líquido incolor, sem cheiro e em pouca quantidade saindo da uretra toda vez ao recuar o prepúcio, sempre acompanhado de uma leve ardência ao urinar, geralmente na primeira urina do dia. Voltei ao médico e no exame de urina para detectar bactérias e colônias de bactérias o resultado deu negativo. Fiz os demais exames para doenças virais e também deram negativo.

    O médico então receitou pomada Nitrato de Miconazol e Pyridium, mas eu continuo notando o tal líquido sempre ao recuar o prepúcio (além de leve ardência ao urinar). Que recomendação você pode me dar? Devo procurar outro médico? Existe alguma doença com esses sintomas? Ou, pior, será que a candidíase foi "mal curada" por causa da despreocupação do meu médico? Estou confuso e gostaria de ajuda. Obrigado!

    ResponderExcluir
  51. Eatou com um problema tive uma relaçao e depois de 2 dias qund urinava ardia mas coisa de suportar depois de um tempo começava a sai uma secreçao nao sei dizer se é pus ou outra coisa so que fui no pronto socorro eles falaram que era dst pediram um exame de urina e o que tinha de errado era os leucocitos que estava relevado a 18000 ml passaram a medicaçao durante 10 dias ai começou a melhorar no 4 dia qnd terminei a tomar a medicaçao passo uma semana e voltou os sintomas queria saber que possa ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitor,

      Sugiro que você busque atendimento ambulatorial/ clínico, pois a assistência é diferenciada de um pronto-socorro.

      Preferencialmente, consulte um infectologista e/ ou um urologista para melhor acompanhar o seu caso.

      Se retornou o problema, possivelmente, seu corpo ganhou resistência ao medicamento; ou o tratamento possui falhas; ou talvez possa ser um outro tipo de DST, que deveria ser tratado com outro medicamento... Há várias possibilidades.

      Outra dica, é que você não deixe de se proteger nas suas relações sexuais e faça sempre a higiene local, e caso seja com uma parceria fixa, seria bom aconselhar que esta busque acompanhamento médico, pois também pode ter contraído a DST.

      Quanto mais rápido você retornar ao consultório médico especializado, melhor será as chances de cura, e também, contribuirá para preservar a sua saúde e de outras pessoas que se relacionarem contigo, ok?!

      Grata pela participação!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  52. Oi tenho 26 anos e sou solteiro e acabei tendo relação sexual com minha namorada antes a gente transava com camisinha e agora a gente fais sem so que notei um aspecto no pênis isso nunca aconteceu fizemos sexo uma noite so que no outro dia acabei me masturbando quando foi a noite começou sair um pouco de sangue o que pode ter acontecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington!

      O sangue pode significar algumas coisas... Mas pode depender da forma ou intensidade em que você teve a relação compartilhada ou a "sós". Será que você não fez alguma lesão no local? E se caso o sangue tenha saído somente ao urinar, talvez poderia ser algum cálculo ou pedra dos rins tentando sair pela uretra.

      Sinceramente, só com a avaliação médica de um urologista para resolver esta questão.
      Ah, e não deixe de usar preservativos durante as relações, independente de ser parceira fixa, ok?! Isso tanto previne DST's quanto gravidez indesejada.

      Pense nisto e busque a orientação de um especialista!
      Vamos Gerar Saúde!

      Excluir
  53. deu uma febre de 39,4 graus ate ai tudo bem, mas no segundo dia começou a sair um liquido amarelo pelo penis, pode ser alguma DST??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Ter uma febre alta desse jeito, em condições normais de saúde, não é boa coisa... Pode ser alguma infecção ou um outro diagnóstico, mas não necessariamente uma DST. Com relação ao líquido amarelo, já é sinal de alguma coisa... Mas eu jamais poderia afirmar ser uma DST.

      Por isso, sugiro que busque uma avaliação com o médico urologista, ok?!

      Grata pela participação,
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  54. Olá chamo me Bongat.

    Estou preocupado com a minha saúde sexual,vou procurar resumir duma maneira clara; antes de estar em abstinência sexual com minha parceira a minha primeira ejaculação não demorava nem 1 minuto e isso me preocupa muito,será que tenho ejaculação precoce? O que faço?

    Outra coisa que me preocupa é que não demoro me molhar,só de abraçar minha parceira é motivo de me molhar com o liquido transparente. E muita das vezes acordo molhado também. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bongat!

      Vamos por partes, ok?!
      1º Tempo da ejaculação
      Pode variar de pessoa para pessoa. Mas geralmente, orgasmos antes de 2 minutos de penetração, pode indicar uma ejaculação precoce. Outro fator que sinaliza, é se o ato está sendo prazeroso ou não. De qualquer modo, é importante que busque orientação médica de um urologista, para poder esclarecer todas as suas dúvidas com relação a este assunto, ok?!

      2º Se molhar com um abraço ou durante à noite
      Isto pode ser normal, afinal é reflexo de uma sensação de prazer seja ao abraçar a quem ama; ou ter tido uma polução noturna, acompanhada ou não de um sonho erótico.

      Bom, como você está cheio de dúvidas sobre "vida sexual", busque orientação mais aprofundada com seu médico. Ele com certeza, te ajudará bastante! Educação sexual também deve ser aprendido, ok?!

      Espero poder ter ajudado,
      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  55. Olá meu nome é karol tenho 19 anos namoro com um cara faz 7 meses e na minha última menstruação a gente teve relações quando foi ontem a gente percebeu que tinha alguma coisa errada com nos dois.... O pênis dele está saindo um negocio meio amarelo e eu estou com um negocio vermelhando saindo da vagina....O que poder ser isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol!

      Estou entendendo que pode ser duas coisas diferentes.
      Vamos então por partes:

      1º Caso você tenha se relacionado menstruada
      A presença do sangue, pode ser ainda o que restava para sair da menstruação.
      E a cor amarelada saindo do pênis, pode ser algum sinal de infecção.

      2º Caso você tenha se relacionado fora do período menstrual
      A presença do sangue e vermelhidão, pode ter sido alguma lesão no interior da vagina, dependendo da intensidade ou da forma em que vocês se relacionaram. Ou ainda, pode representar outra situação que precisa ser avaliada por especialista.

      Independente disso, recomendo aos dois:
      - Sempre usarem preservativo durante as relações
      - Evitarem de se relacionar, até irem a uma consulta médica.
      - Você se consultar com um médico ginecologista.
      - Ele se consultar com um médico urologista.

      Espero poder ter ajudado,
      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  56. Boa noite , eu tive a cerca de 3semanas uns cortes na parte externa do penis sentia coceira e dor ardor etc , o medico receitou me uma pomada pra tratar isso (nadiclox) fiz o tratamento durante 2semanas e fui la e ele disse me que nao percisava mais de fazer o tratamento que isso curava , porem eu depois tive uma relacao sexual desprotegida com minha parceira (1ano e pouco sem relações cm mais ninguem) e sai me bastante liquido tipo branco e viscoso pelas partes externas do penis mais propriamente do corpo externo do penis ate aos testiculos parte superior pode me ajudar pf? Estou mesmo desesperado ja que isto dura a bastante tempo e sintome cansado de nao ter uma "vida normal" .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Posso te ajudar com algumas recomendações, mas nada de desespero, ok?!
      Sugiro que retorne ao seu médico para avaliar o que está acontecendo. Pois uma situação pode ou não estar associada à outra.
      Por enquanto, evite fazer depilação no local, até conseguir retornar à uma consulta médica.
      Caso desejar, procure um outro médico urologista para tratá-lo. Talvez isto resolva o seu problema.
      E não deixe de usar preservativo durante as relações. Assim você estará se cuidando, e também de sua parceira.
      Lembre-se também de manter uma boa higiene local, assim como, antes e depois das relações.

      Grata pela participação no Blog!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  57. Olá esta saindo um liquido meio esverdeado do meu pênis e eu nunca fiz sexo eu tenho 12 anos e tambem quando eu vou ao banheiro doe um pouco para fazer xixi gostaria de saber oque é isso (PS: obrrigado pela resposta ou por ler)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala jovem!
      Parabéns por buscar ajuda!!!

      O teu caso pode ser simples de resolver.
      Como você tem 12 anos, sugiro que peça ajuda ao seu adulto responsável, para marcar uma consulta com o médico Pediatra.
      Pois, possivelmente, você deve estar com alguma infecção urinária ou alguma outra situação que pode ser tratada com medicamentos e hábitos saudáveis.
      Siga algumas recomendações:

      - Mantenha sempre uma boa higiene nas partes íntimas, com água e sabão, pelo menos 2 vezes ao dia.
      - Troque sua cueca mais vezes ao dia, assim como shorts, calças compridas...
      - Coloque pra lavar suas roupas, sempre que estiverem sujas ou com mau cheiro.
      - Prefira usar cuecas de algodão e evite as que ficam muito grudadas no corpo.
      - Sempre que der vontade de urinar, não demore a ir ao banheiro. Quer dizer, não prenda a urina por muito tempo.
      - Sempre que manusear o pênis, lave as mãos com água e sabão, antes e depois.
      - SUPER IMPORTANTE: Marque uma consulta com o médico Pediatra.

      Cuidando direitinho de sua saúde, você poderá curtir a vida numa boa!!!
      Vlw?!

      Excluir
  58. Olá, Boa noite.
    Tive relações sexuais desprotegida, e depois de uns 2 mezes começou começou sair um líquido amarelo, somente quando acordo de manhã cedo, não tem odor, não tem ardência, simplesmente escorre o líquido amarelo, andei pesquisando e cheguei uma conclusão que pode ser uma uretrite ( dst), não sei o que fazer, a o pior, comecei a namorar a 1 mês, ja fiz sexo desprotegido com minha parceira (não sabia da tal doenca), agora não sei como falar com ela, e não adianta me tratar se ela não fizer o mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor,

      Seu problema se resolverá através de uma boa conversa com seu médico urologista.
      Ele poderá te tratar, caso seja necessário, e esclarecerá todas as suas dúvidas.

      Com relação a sua parceira, a sinceridade é um bom caminho para uma relação saudável. Não fique com medo e nem com vergonha. Converse com ela que, possivelmente, você esteja com alguma infecção urinária, e a recomende visitar um ginecologista, para um check-up. Uma vez que ambos decidiram se arriscar a ter relações sem a camisinha. Então, a responsabilidade é dos dois! Como casal, um deve cuidar da saúde do outro. Ok?!

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  59. Bom dia, a alguns dias tive relação desprotrgido, e depois de alguns dias começou a sair um líquido um pouco como consistente e quando vou urinar sinto leve dores no peni.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilha,

      Segue algumas recomendações anteriores:
      - Visite o seu médico urologista, ele poderá te tratar, caso seja necessário, e esclarecerá todas as suas dúvidas.
      - Não deixe de usar preservativo nas relações.
      - Mantenha uma boa higiene local.

      Se cuida rapaz!
      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  60. Boa tarde me chamo José, e hoje pela manhã minha parceira fez sexo oral em mim e ao ejacular saiu sangue visivelmente, e ao longo da manha urinar tb está saindo um pouquinho de sangue,2 dias atrás fiquei com febre e venho tomando buprovil em gotas, estou com a garganta inflamada e com tosse e catarro. :será que tem alguma ligação por eu estar fraco e tomando buprovil?agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José!

      Seguem algumas recomendações:

      - Primeiro, não tome remédio sem prescrição médica.
      - Busque ajuda de um médico Urologista ou Clínico Geral para avaliar o seu caso.
      - Suspenda as relações sexuais, até ter um posicionamento do especialista. Para não causar mais trauma local ou piorar o quadro, e nem por em risco a sua parceira. Pois, conforme você descreveu, há várias possibilidades... Esta prática, dependendo de como foi realizada, pode ter lesionado algum vaso sanguíneo; a febre, geralmente é um sinal de infecção, que pode estar associado a isto, mas ao mesmo tempo, você descreve um quadro parecido com problema respiratório... Busque orientação específica enquanto antes.
      - Não deixe de usar preservativo nas relações.
      - Mantenha uma boa higiene local.

      Se cuide, hein?! Disso depende a sua saúde e de sua parceira.
      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  61. Oi boa tarde

    Eu tenho um corrimento, ele sai quando esta ereto, ele é transparente, isso ja faz anos que vem acontecendo, e o esperma as vezes sai meio amarelado, isso é normal ou tem risco de ser uma DST?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maycon,

      Não apenas você, mas percebo que muitos homens que inscrevem aqui no blog, não conhecem o seu próprio corpo, e tão pouco seu funcionamento. Tudo poderia ser resolvido através de uma conversa amigável com seu médico urologista, ou um clínico geral.
      Compreendo que, ás vezes, não é culpa de vocês, mas é por falta de uma informação de qualidade, ou alguém especialista para conversar sobre isso abertamente.

      Então, que tal fazer uma visitinha ao médico esta semana? Ele poderá te ajudar a descobrir o que está acontecendo contigo...

      Se cuide, hein?!
      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  62. Oi Patricia,
    Observando os comentários acima não encontrei um caso parecido com o meu.
    Quando fico excitado percebo um pouco de um líquido amarelo com odor forte sendo que na maioria dos casos é sem odor. O que pode ser? Se for alguma infecção posso tratar com água boricada 3%?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitor!

      Primeiramente, não se automedique. Infelizmente, não posso te diagnosticar, pois não tenho esta competência. Mas posso orientar.

      Com relação ao líquido, saiba avaliar melhor:

      - Cor Normal: varia do branco ao transparente, conforme o período de intervalo entre as ejaculações ou com a abstinência sexual.
      - Cor Anormal "Marrom": Sugere sangramentos da próstata ou vesículas seminais.
      - Cor Anormal "Amarelada" e/ou purulenta: Infecções virais ou bacterianas.
      - Cheiro Anormal Forte ou Pútrido: busque ajuda!!!
      - Textura: semelhante à gelatina.
      - Volume: (3,5 - 5 ml)Pode variar conforme a frequência da ejaculação, relações sexuais, masturbação e etc.

      Sugiro que siga algumas orientações:

      - Primeiro, não tome remédio sem prescrição médica.
      - Busque ajuda de um médico Urologista ou Clínico Geral para avaliar o seu caso.
      - Suspenda as relações sexuais, até ter um posicionamento do especialista.
      - Não deixe de usar preservativo nas relações.
      - Mantenha uma boa higiene local. Lave as partes íntimas com água e sabão, pelo menos 2 vezes por dia.
      - Use cuecas limpas, com frequência de 2 a 3 por dia, ou quanto necessário.

      Se cuide, pois disso depende a sua saúde e a de sua parceria.
      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  63. Olá!
    Gostaria de contribuir com o Blog!

    Acompanho o blog e vejo que muitos homens passam por isso!

    O meu caso é o seguinte, ao acordar e ir urinar percebia um liquido branco quando apertava a ponta do pênis e durante o dia tinha um corrimento de um liquido incolor, porém sem cheiro, sem dor, sem ardência, somente o liquido mesmo.

    Resumindo: a pedido do urologista, fiz vários tipos de exames, dentre eles, bacterioscopia, urocultura com antibiograma, mycoplasma, ureaplasma, cultura em geral (swab), chlamydia, etc.
    Obs: fiz mais de uma vez esses exames e deram tudo normal.

    Minha namorada tambem fez um check up na ginecologista e tudo normal.

    Então, em conversa com o urologista essa secreção pode ser por diversos fatores, dentre eles, mudanças hormonais, irritação devido a intensidade das relações sexuais, psicológico, etc.

    Mas lembrando que cada caso é um caso, sempre que sentirem algo anormal procurem um médico.
    Saúde em primeiro lugar!
    SDS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor!

      Grata pela contribuição!!!

      Parabéns pela sua atitude de buscar cuidados! E parabenize também a sua namorada. É muito importante para a saúde do casal.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  64. Boa tarde!
    Há 3 dias tive relações sexuais com minha parceira e resolvemos não usar camisinha.
    Hoje percebi um líquido branco ou as vezes amarelado saindo o meu pênis e uma leve ardência ao urinar.
    Ela estava no final do perído menstrual e tinha um leve resqúicio de sangue.
    O que poderia ser? Eu estou com a perna quebrado e não posso ir a um médico, tem algo a fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitor!

      Vamos por partes...

      É comum homens relatarem a não utilização da camisinha, mas independente de ser parceira fixa, é super recomendável o uso, ok?!

      Quanto ao aspecto do líquido "amarelado" e a "leve ardência ao urinar", pode ser ou não um princípio de infecção, má higiene local, uso de algum medicamento, ou até alimentação não saudável... Ou seja, realmente, cabe aqui uma avaliação médica de um urologista. E mesmo você estando com a perna quebrada, peça ajuda para alguém te levar até ele e esclarecer as suas dúvidas.

      Quanto fazer sexo com a mulher em período menstrual, fica à cargo do casal manter esta prática. Mas não é muito recomendável, devido ao odor característico, a mulher estar em um período mais sensível a dores, além de ser um certo incômodo. Há casais que optam por fazer no chuveiro... Mas, lembre que o sangue é um veículo para muitas doenças sexualmente transmissíveis, e seria necessário, de fato, o uso da camisinha.

      Enfim, sugiro que ambos se cuidem, tudo bem?!

      Grata pela participação!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir

Marcadores