segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ARTIGO: SÍNDROME DO CORRIMENTO URETRAL EM HOMEM

Síndrome do Corrimento Uretral em Homem



A síndrome do corrimento uretral masculino é definida como a identificação de um grupo de sintomas e sinais comuns a determinados agentes etiológicos que podem ser adquiridos nas práticas sexuais desprotegidas, podendo causar reação inflamatório na uretra masculina. A presença de corrimento uretral é verificado com o prepúcio retraído ou após compressão da base do pênis em direção à glande (“ordenha”).

Os agentes etiológicos mais frequentes encontrados nas secreções uretrais são: Neisseria gonorrhoeae, Chlamydia trachomatis, Ureaplasma urealyticum, Mycoplasma genitalium, Trichomonas vaginalis, dentre outros. Todos têm, no contato sexual, sua principal forma de transmissão e podem determinar uma infecção assintomática ou um processo infeccioso localizado que poderá desenvolver complicações no próprio aparelho urogenital ou, à distância, alterações sistêmicas.

A síndrome do corrimento uretral masculino pode ser dividida em:


* Uretrite Gonocócica: O gonococo, Neisseria gonorrhoeae, é um diplococo Gram-negativo intracelular, um dos mais frequentes agentes etiológicos causadores da secreção uretral masculina. A gonorréia, popularmente conhecida como pingadeira, gota matinal, escorrimento ou esquentamento, é considerada uma das mais antigas doenças da humanidade, relatada nos textos Bíblicos (Lev.15:1- 19) e escritos Chinês. Atualmente, é um dos problemas de saúde pública mundial, em que nos países em desenvolvimento apresentam altas incidências da doença e altas taxas de sequelas.

Adolescentes e adultos jovens apresentam alto risco para a aquisição da infecção gonocócica, o que é preocupante em vista do aumento da suscetibilidade da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O aumento do risco associado da gonorréia com a infecção pelo HIV 1 é decorrente do aumento da expressão do RNA viral induzida pelo gonococo, que em conjunto com a resposta inflamatória aguda, favorece a perda da integridade da mucosa.

* Uretrite não gonocócica: A Chlamydia trachomatis é o agente mais comum. Essa bactéria, obrigatoriamente intracelular, tem no homem um período de incubação que varia de 10 a 21 dias, sua transmissão tem 20% de risco por intercurso sexual. Estima-se que dois terços das parcerias estáveis de homens com uretrites não gonocócicas hospedem a Chlamydia trachomatis no endocérvix podendo reinfectar seu parceiro sexual se permanecer sem tratamento. Muitos infectados pela clamídia são assintomáticos, outros apresentam uma secreção clara e mucóide, raramente purulenta e abundante, acompanhada de disúria leve ou moderada, em algumas situações o meato uretral encontra-se edemaciado (inchado), hiperemiado (avermelhado) e com alguma sensibilidade dolorosa ou de formigamento.


As complicações urológicas das uretrites masculinas são preveníveis bastando que o homem infectado seja prontamente diagnosticado e tratado, assim como suas parcerias sexuais.

A Síndrome do corrimento uretral masculino é de notificação compulsória nacional, portanto todo indivíduo com presença de corrimento uretral (mucóide, mucopurulento ou purulento), verificado com prepúcio retraído e/ou pela compressão da base do pênis em direção à glande, deverá ser notificado pelo médico ou outro profissional de saúde no exercício de sua função com o preenchimento do formulário padronizado, seguindo fluxo de informação, com a finalidade de:

- Conhecer o perfil epidemiológico da síndrome do corrimento uretral masculino no Brasil e suas tendências.

- Identificar os casos de síndrome do corrimento uretral masculino; subsidiando as ações de prevenção e controle desse agravo, prevenindo novas ocorrências por meio de ações de educação em saúde.

- Interromper a cadeia de transmissão através da detecção e tratamento precoces dos casos e de suas parcerias.

A abordagem das parcerias deve ser considerada sempre que uma DST for identificada. As parcerias sexuais devem receber informações sobre: a natureza da exposição de risco de infecção, a necessidade de pronto atendimento pelo profissional de saúde, bem como os locais onde consegui-lo e a necessidade de evitar contato sexual até que seja tratado e/ou aconselhado.

Considerações:

- Use preservativos em suas relações;
- Mantenha uma ótima higiene local (genital);
- Busque, o mais cedo possível, orientação médica.

60 comentários:

  1. Olá! tenho uma parceira fixa a mais de um ano, e hoje de pois de uma semana te ter mantido relação com ela percebi um corrimento branco feito leite e uma ardencia leve na hora de urinar. na ultima relação que tive logo apos ejacular percebi um pouco de sangue saindo da uretra misturado com o esperma achei que devia ser pelo tempo da relação que durou mais de uma hora pasições etc. e hoje percebi isso o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clecio!

      Fique atento aos possíveis sinais de DST (Doença Sexualmente Transmissível), pois isto pode colocar a sua vida em risco e de sua parceria.

      Sentiu que algo "fugiu" do normal em sua saúde e corpo, busque orientação e tratamento médico específico.

      Vamos gerar Saúde!!!

      Excluir
  2. oi bom meu nome e rafael .queria saber se é normal. veja so tenho 36 anos e a mais de 6 anos quando tenho tesao,sai aquele liquido transparente tambem conhecido como mucoide, o problema e que sai muito muito mesmo, e as vezez quando vou ao banheiro fazer o numero 2 quando forço muito tbm sai, mais sai d forma amarelada parecido com uma gelatina, ja fui em medicos e com os exames em maos eles sempre diz que e normal , mais pra mim nao é. pq o esperma que perco ele tanto no vazo ou nas preliminares, creio que me faz falta. alem de nao ser muito comodo a parceira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Parabéns por sua participação no Blog Gera Saúde.

      Pesquisei um pouco sobre a sua situação, mas primeiramente, recomendo: busque um médico, urologista, confiável e atualizado, que some quanto ao ponto de vista a fim de que haja um consenso diagnóstico.

      Como enfermeira, não tenho habilitação para diagnosticar, mas posso contribuir com algumas informações:

      1-Muitos homens produzem esse “líquido” ou seja “secreção” (acredito ser “pré-ejaculatório”), de forma diminuída, e até em excesso, mas que não seja um problema, mas sim o modo de funcionamento do organismo. Mas deve-se observar sempre as características desta situação, pois pode se tornar um potencial meio de infecções.

      2-Fique atento quanto à aparência deste líquido, devendo ser sem odor forte, de aspecto transparente e viscoso. Caso contrário, sem estas características e com alguns sinais associados à coceira ou irritação, entre outros, independente de estar excitado, busque orientação e acompanhamento de um médico (urologista).

      3-ALERTA: Cuide-se para que o preservativo (camisinha) não fique escorregadio, devido ao excesso de líquido, a ponto de colocar em risco a sua saúde e a saúde sexual de sua parceira, no que condiz a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e também, uma gravidez não planejada. Se ocorrer este incômodo, faça uma higiene e seque a região do pênis antes de vestir o preservativo.

      4-Sob outro ponto de vista, há algumas respostas do organismo, que são intimamente ligadas as situações psicológicas. Se este for o caso, converse com o seu médico sob a possibilidade de um acompanhamento psicológico (psicólogo, orientador sexual, psiquiatra) para te ajudar a lidar com esta situação, sem medos ou constrangimentos. Converse também com a sua parceira, para que ela também possa ajudá-lo com todo suporte necessário para resolver ou amenizar esta situação.

      Espero ter contribuído com informação. Não há nada melhor que buscar ajuda a quem realmente pode orientá-lo e compreendê-lo.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Tenha agradáveis momentos!!!

      Por Enf. Patrícia Trasmontano.

      Excluir
    2. Rafael, o liquido transparente quando ficamos excitados é normal, mas ele é totalmente transparente e sem cheiro, é como um lubrificante. Agora, quando você vai no vaso e sai esperma é porque as fezes passam muito próximas à próstata e podem pressioná-la, fazendo com que libere o esperma, mas isso ocorre, geralmente, quando a próstata está inflamada, mas pode ser que sua anatomia facilite esse processo.

      Excluir
  3. oi meu nome é pedro . as vezes quando eu acordo e eu aperto a cabeça do meu penis sai uma gotinha de secreçao amarelada mais nao tem cheiro nao doi quando vou urinar nao sinto nada .queria saber o que pode ser. e o que fazer pra parar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      *** Muitos homens têm feito perguntas semelhantes a essas. No caso, como enfermeira,cabe orientar. Reflita algumas perguntas a seguir, pois serão úteis para a compreensão:

      - Primeiramente, você tem realizado a higiene local (genital), pelo menos 3 vezes ao dia, com água e sabão?

      - Você tem parceria fixa, múltiplas, ou fixa compartilhada com mais uma pessoa?

      - Tens usado preservativos durante a relação íntima?

      - Você visita um médico urologista, pelo menos, anualmente?

      - Já teve este episódio relatado, em outras vezes?

      - Alguma vez você foi acometido ou alguém de sua parceria, de DST (Doença Sexualmente Transmissível)?

      *** Creio que ainda está com dúvidas.

      Por isso recomendo que busque avaliação por um médico urologista capacitado para dar um diagnóstico preciso, enquanto antes, a fim de que isto relatado não seje um incômodo para você e sua parceria.

      Caso você tiver um diálogo aberto com a sua parceria, ambos podem ser avaliados por um médico, a fim de prevenir, identificar e tratar problemas futuros.

      Agradeço a participação!

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  4. Ola me chamo Gil, ultimamente quando acordo e aperto a cabeça do meu penis sai um liquido amarelado e durante todo o dia sinto que esta saindo algum corrimento do mesmo porem quando aperto a cebeça sai apenas um liquido incolor. Há tambem a questão do odor visto que no final do dia meu penis esta com um odor forte. Nao sei se o problema da falta da vontade de sexo seja por isso (corrimento) ou por problemas psicologicos. Vou procurar um médico, mas queria saber qual a opiniao sobre meu caso visto que acho que nao seja uma DST porque começei a notar isso a alguns dias e fazem cerca de 2 meses que nao tive relações sexuais.

    ResponderExcluir
  5. Olá Gil!!!

    *** Primeiramente, vale algumas considerações que pesquisei:

    - A cor do líquido seminal (esperma) é variável de acordo com a freqüência das relações sexuais. Às vezes, ela fica mais concentrada (quando a pessoa fica um período longo sem transar). Existe uma situação que sai sangue junto com o esperma, chama-se hemospermia. Nesse caso, a pessoa poderá estar com uma prostatite ou uma vesiculite (inflamação na vesícula seminal).

    - A "textura" e o volume de esperma (líquido seminal) não varia de dia para dia. Exceto se você ficar muito tempo sem ter relações, poderá ejacular um sêmen mais carregado ou mais concentrado, porém, não muito perceptível.

    - Não afirmo que seja uma possível DST, mas saiba que há DST's que não apresentam sintomas, portanto qualquer um pode estar contaminado com uma dessas doenças e não saber.

    - Para se identificar qualquer DST, você deve prestar atenção em alguns sintomas como: pequenas feridas, verrugas ou corrimento, no ânus, ou no pênis. Ou mesmo, coceira, dor, ou ardor nestes lugares, seja durante ou após a relação sexual, ou quando urinar. Porém, muitas pessoas estão doentes e não sentem nada, ou têm sinais pouco específicos.

    - Visitas periódicas anuais ao médico podem dizer como vai a sua saúde.

    - Mais importante do que saber o nome das doenças e seus sintomas principais é conhecer o próprio corpo, aprender a se observar, a se tocar, a se examinar e perceber as mudanças que acontecem. Notando algo estranho, temos que perder a vergonha, não adiar e procurar o serviço de saúde.

    - Lembre-se de que a maioria dessas doenças são tratáveis, curáveis e quanto mais cedo diagnosticadas melhor. Isto vale para os homens e mulheres! Existem serviços públicos gratuitos que atendem e que tratam pessoas com DST's.

    *** Não deixe pra depois:

    - Busque um Urologista para orientar e identificar possíveis problemas, a fim de tratá-los.

    - Consulte um Psicólogo e ou Psiquiatra, caso não esteja se sentindo bem emocionalmente e mentalmente. Existem terapias que podem te ajudar a superar as preocupações.

    - Alimente seu espírito, com reflexões e agradáveis literaturas, passeios ao ar livre com natureza circundante, viva com boas companhias, curta a vida com responsabilidade e amor.

    *** Espero ter ajudado... O cuidado integral te fortalecerá e te encoragerá neste momento.

    Leia também os outros comentários que há neste post.

    Vamos Gerar Saúde!!!

    ResponderExcluir
  6. ola meu nome é carlos tenho uma parceira fixa a mais de dois anos mais essa semana começou a sair um liquido amarelado e uma pequena ardencia na hora de urina. oq sera?

    ResponderExcluir
  7. Olá Carlos!

    Posso orientá-lo a consultar um urologista, a fim de que um diagnóstico correto possa ser realizado.

    Creio que ele indicará, pelo menos, a realização de exames de sangue e de urina, inicialmente, para avaliar se é uma possível infecção urinária, DST's ou qualquer outra patologia neste sentido.

    Não demore, pois enquanto antes identificado, melhor é para ser tratado. E encoraje a sua parceria a realizar uma consulta também, para identificar sinais e/ ou eliminar riscos.

    Aconselho também a utilizar camisinha durante as relações, até descobrir o que realmente está acontecendo contigo, e para proteger a sua parceria.

    Vamos gerar saúde!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Já faz uns 37 dias que tive a ultima relação sexual, porém tenho notado nos últimos dias que tem saído um líquido amarelado e um pequeno ardor. O que seria?

    ResponderExcluir
  9. Olá leitor!!!

    Siga as orientações anteriores ao comentário...

    Creio que serão bem úteis.

    Vamos Gerar Saúde!!!

    ResponderExcluir
  10. esse liquido transperente que sai do penis pela manha é normal? todo medico diz que é normal,,, tenho todos examas em dia, so que pela manha sai sempre esse liquido! é normal? desde ja obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Oi pessoal meu nome e Thiago,tenho a vida sexual ativa, e a alguns dias fazendo amor com minha parceira no calor do momento meu pênis dobrou de uma vez na hora doeu muito i depois de um dia esta saindo um corrimento sem cheiro uma espécie de leite sai bem pouquinho e quando vou urinár dói. Oque pode ser pessoal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapazes, como vocês estão cheios de dúvidas!!!

      Busquem conhecer mais o seus corpos e como eles funcionam. Frequentem mais vezes um consultório médico urologista para uma conversa "responsável" e "esclarecedora".

      Aqui cabe expor a informação, a fim de que vocês tomem atitudes benéficas a favor de sua saúde e de sua parceria. Leia o artigo completo e os comentários... A preocupação com o que se passa com vocês, é um bom começo para uma conversa mais informativa.

      Eu compreendo que culturalmente, os homens tem dificuldades de serem acompanhados e avaliados por médicos e outros profissionais de saúde, porém faz-se necessários.

      Não ouçam tudo o que as pessoas dizem para vocês fazerem, busquem profissionais de saúde habilitados e capacitados para compreenderem o que se passa em seus corpos e saúde.

      Agradeço a participação aqui no Blog!

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  12. olá meu nome é anderson ,eu tenho ardência ao urinar já fiz todo tipo de exames e nada costa ,fiz um de um tipo de (arame)desdo pênis até a bexiga a adv na constou ,fiz 6 ultimos exames faz um mês q custou carro e adv,,nada acusou ....já pesquisei sobre cistite e segundo o médico eu posso ter sindorme uretal ,,,,+ eu tenho esse problema desde 2004 e até hj ninguem descobriu ,,alguem pode me dar uma ajuda????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Aconselho buscar outra opinião médica...

      E não deixar de se cuidar quanto aos aspectos já abordados pelo artigo...

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  13. Ola, o cheiro forte quer dizer alguma coisa?

    ResponderExcluir
  14. Olá meu nome é João de Macapá-Ap, não tenho outra me relaciono com outras mulheres a não ser minha esposa estou pesquisando na internet sobre corrimentos pois no mês de março apareceu um secreção primeiro transparente, depois de um dia começou a ficar branco e na hora de urinar sentia um ardume, procurei o urologista e o mesmo informou que era gonoreia me passou o medicamento azitraxgu 1000mg c/2 cumprimidos 1 ao dia, minha esposa não fez tratamento quando foi hoje atarde voltou os mesmos sintome apos 3 meses, sera que não fiquei totalmento curado? a doença pode fica encubada? O medicamento está correto para o tratamento? ficarei aguardando sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João,

      Oriento que tanto você quanto sua parceira, busque tratamento médico. Não adianta ser apenas um a ser tratado.

      E faça visitas ao urologista e ginecologista, não apenas quando necessário, mas pelo menos, uma vez ao ano.

      Quanto ao tratamento proposto, não possuo habilidades para respondê-lo. Mas se há dúvidas, busque uma segunda opinião médica.

      Agradeço a sua participação.

      Prevenir e cuidar é o melhor caminho!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  15. Prezados Leitores,

    Recomendo mais uma vez que procurem mais de uma opinião médica, caso os sinais continuarem persistindo.

    Não deixem de seguir o tratamento proposto pelo profissional médico competente, que esteja te acompanhando.

    Faça avaliação periódica no urologista, pelo menos uma vez no ano, ou quando houver sinais de desconforto.

    Atenção as demais recomendações acima, do blog. No caso, apenas informo e motivo a buscarem ajuda.

    Se cuidem rapazes, e de suas parcerias também!!!

    Vamos Gerar Saúde!!!

    ResponderExcluir
  16. Ola, ha alguns dias sai um liquido branco do meu penis mas nao dói nem arde na hora de urinar, apenas escorre sozinho, gostaria de saber o que devo fazer e ou tomar... Att

    ResponderExcluir
  17. Olá leitor,

    Segue as recomendações já propostas pelo blog.

    Cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  18. Ola sou casado e n tenha relação com outras mulheres, mas ultimamente está saindo un líquido do meio pênis não dou e nem tem odor o que pode ser??

    ResponderExcluir
  19. Olá leitor,

    Segue as recomendações já propostas pelo blog e nos comentários. Não deixe de se consultar com o urologista, ele poderá esclarecer dúvidas e possivelmente solucionar necessidades identificadas.

    Cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá! percebi um corrimento branco feito leite e uma ardencia leve na hora de urinar. e hoje percebi isso o que pode ser

    ResponderExcluir
  21. Patrícia, estou tendo dificuldade para acessar artigos mais antigos, quando clico, por exemplo no link das 10 principais doenças do homem no Brasil, entre outros, o artigo não abre, e o site recarrega a página atual.
    Gostaria de parabenizar sua iniciativa em relação a este blog, com muitas informações pertinentes.
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Agradeço a sua participação e as considerações sobre o Blog Gera Saúde.

      Quanto a dificuldade apontada, verifiquei e está funcionando normalmente. Talvez seja o navegador, pop-up...

      Caso ainda queira acessar algum artigo, sugiro fazer a busca pela ferramenta "FAÇA SUA PESQUISA", com o tema ou o título de interesse.

      Qualquer dúvida, sendo possível, esclarecerei em breve.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Um abraço!

      Excluir
  22. Quando acordo e faço esforço pra urinar, antes de sair a urina do penis, noto uma pequena quantidade (meia gota mais ou menos)de liquido, transparente e sem cheiro. Já no decorrer do dia e até o dia seguinte não sai mais nada. Isto quer dizer o quê? É normal?

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,

    Dez dias depois de uma relação sexual, senti uma forte ardencia ao urinar nos dois primeiros dias saiu um liquido de cor amarelada... Mas no terceiro dia parou.... MAs começou a escorrer um liquido transparente sem odor algum. As vezes sinto que esta escorrendo quando ando ou estou sentado.
    E parou de arder tambem no terceiro dia, Comecei a tomar mais agua. E desde o primeiro dia do "Escorrimento" Sinto uma irritação nas amidolas.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Cara Patricia

    Há duas semanas a atrás comecei a ter um ardor a urinar e ter que ir muitas vezes a casa de banho, fui ao médico, disse que era uma cistite deu me um antibiotico no qual tomei uma semana seguida , melhorou, mas ainda tenho um pequeno ardor ,desconforto, urino mas parece que fica ainda alguma urina na uretra externa onde me da esse pequeno ardor e vontade de ir urinar outra vez...

    ResponderExcluir
  25. *** RAPAZES,

    Como vocês estão cheios de dúvidas... Leiam primeiramente os demais comentários... Seguem mais dicas:

    - Aprendam a conhecer mais sobre o corpo do "homem", principalmente no que diz respeito ao sistema reprodutor e genitália, bem como noções de higiene, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis... Isto é essencial ao cuidado de saúde.

    - Não deixem de consultar profissionais especializados no assunto, pois eu como enfermeira, apenas informo e os sensibilizo a se cuidarem melhor e buscarem ajuda. Busquem esclarecer as dúvidas advindas dos problemas físicos e psicológicos com: urologista, clínico geral, psicólogo, sexólogo, por exemplo, habilitados e registrados em seus respectivos conselhos profissionais.

    - Nunca interrompa um tratamento por conta própria, mesmo que apresente uma aparente melhora;

    - Não desaparecendo os sintomas, retornem ao profissional que está os acompanhando, para que ele norteie outras possibilidades terapêuticas;

    - Se sentirem inseguros, busquem uma segunda opinião com um profissional de mesma especialização;

    - Lembre-se que se vocês são sexualmente ativos, devem também se importar com a saúde de suas parcerias, logo, incentive-as buscar também uma avaliação médica, afim de ambos não correrem riscos e agravos de saúde.

    Espero ter ajudado,

    Vamos gerar saúde e cuidado!!!

    ResponderExcluir
  26. Ola, meu caso e meio estranho, tenho 16 anos, e quando fui fazer xixi, começou a sair algo do anus, nao senti nenhuma dor, mais quando passei o papel higienico, saiu algo do anus parecido com uma clara de ovo.. ESTOU PREOCUPADO, ME AJUDE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitor, apesar de você ter 16 anos, espero que já tenha ido algum dia, à uma consulta médica de urologia. Ele é o melhor especialista para esclarecer dúvidas quanto ao sistema urinário e reprodutor.

      Que tal bater um papo com ele???
      E caso seja necessário ele te encaminhará para um proctologista.

      Eu apenas informo... Diagnósticos e tratamentos, apenas o profissional médico está habilitado a fazer. Espero que compreendas...

      Mas bem sei que a prevenção é o melhor remédio!!!
      Busque ajuda profissional médica e de confiança!

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  27. Amigos, tive e tenho o mesmo problema que vocês. Curioso que as perguntas são sempre as mesmas, fez a higiene direito? Tem somente uma parceira? Como se fossemos os culpados por isso. Observem há quanto tempo o tópico está aberto e tem gente com dúvidas ainda. Bem, vamos lá a essa história tão complicada. Primeiramente, nenhum médico dá importância a isso. Já fui em mais de treze médicos durante minha vida. Já fiz 25 exames e os médicos limitaram-se a dar um antibiótico "pra ver" se curava, mas o problema não é esse, o problema é a falta de interesse em pesquisar a fundo a origem do problema. Ocorre comigo o seguinte: na maioria das vezes que tenho relação sexual ou me masturbo, se não lavar o pênis, urinar e secar imediatamente após a relação ou masturbação a glande do meu pênis começa a ficar avermelhada, no outro dia sinto como se minha uretra permanecesse úmida o tempo todo e sinto também como se um líquido corresse por ela, é como se tivesse alergia ao próprio esperma. Em três dias a glande do meu pênis está murcha, amarelo/esbranquiçada, coçando levemente e começa sair uma secreção da uretra pela manha, muito pouca, amarela clara e sem cheiro. Isso permanece assim, não importa quanto tempo, até que eu tome antibiótico. Muitos médicos olham e falam que é gonorreia, tenho relações exclusivamente com minha esposa há 20 anos sem proteção e ela nunca teve nenhum problema de corrimento ou algo semelhante, mas basta eu ter uma relação ou me masturbar e demorar uma ou duas horas para lavar meu pênis e urinar e acontece tudo novamente. Descobri por conta própria, depois de muito tempo e um custo emocional muito elevado, que devo lavar meu pênis com shampoo de bebê e secar criteriosamente após cada lavagem ou urinar. Não descuido nenhum momento. Tenho um suporte de papel no meu banheiro que está sempre à disposição, pra onde vou levo papel descartável. Não posso descuidar um minuto. Tive sérios problemas psicológicos na adolescência por achar que tinha uma gnorréia incurável, pois o médicos diziam que era, e ela voltava sozinha, do nada, de três em três meses, passei anos tomando antibiótico, chegou ao ponto de eu mesmo aplicar nas nádegas, tinha estoque em casa. E não adianta dizer pra procurar um médico, porque eles não estão nem aí. Se não conhecem, não tratam e desfazem de você, não acreditam em você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, agradeço as contribuições, mas não podemos radicalizar... Aqui é um espaço para debates, logo creio que surgirão várias dúvidas e exposição de vivências...

      Lembre-se que esta foi a sua experiência, isso não quer dizer que será igual para todos que enfrentam alguma situação parecida...

      A mim cabe apenas informar, logo permanecem os esclarecimentos acima mencionados.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
    2. Concordo com você... os urologistas não querem nem saber, mandam tomar antibiótico pra ver se melhora e tchau, pra mandar tomar antibióticos eu poderia muito bem procurar um farmaceutico, não um médico. Mas é a triste realidade. A matéria do blog é muito boa, quem dera todos os médicos tivessem esse interesse em ir a fundo nos problemas.

      Excluir
  28. Boa noite !!
    Estou tendo fortes dores na hora de urinar , parece que o meu pênis esta sendo cortado !! E hoje saiu um liquido verde do pênis !!
    Eu nunca tive relações sexuais !! Me masturbava muito , mas faz 1 mês que parei !!
    Estou com alguma doença? o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitor,

      Não espere mais tempo, busque um urologista o mais rápido possível, pois ele poderá ajudá-lo neste momento.

      O seu ato não significa que causará um corrimento. Mas depende da forma como é feito. Sabe-se que há corrimentos uretrais provocados, independente de se ter uma relação sexual.

      Para melhores informações, além da orientação médica que você buscará, acesse esses links:

      - Manual de Controle das DST's (Ministério da Saúde)

      http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes /manual_controle_das_dst.pdf

      - Artigo sobre Uretrites (ABC Saúde)

      http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?442

      - Entrevista sobre Uretrites (Dr. Dráuzio Varella)

      http://drauziovarella.com.br/sexualidade/uretrites/

      Vamos Gerar Saúde!!!
      Se cuide!!!

      Excluir
  29. Ola sou roberto tenho 16 anos quando eu urino arde i sai um liquido branco isso aconteceu pq todo dia eu min masturbava. O que e isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovem, busque orientação com um Médico Urologista. Pois ele o ajudará a compreender mais o seu corpo...

      Vamos gerar Saúde!!!

      Excluir
  30. óla, meu nome é fabio cabral, há uns 20 dias tive relação sexual por uma noite, com uma mulher de ótma aparência não apresentava nenhum sinal de doença, tanto no corpo como nas partes genitais, após 2 semanas comecei há sentir um leve formigamento no pênis, depois disso comecei a urinar mais vezes, e quase que toda vez que eu aperto o pênis sai um liquido meio esverdeado e as vezes mais claro sem cheiro nenhum, e as vezes sinto um pouco de ardência ao urinar, e as vezes tenho que fazer um pouco mais de força além do normal para urinar, estou extremamente preocupado, por favor saberia saber alguma coisa sobre isso qualquer coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Por favor, leia as respostas dos comentários anteriores, creio que contribuirão para esclarecer dúvidas...

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  31. Olá. . Me chaml Lourenço, nos ultimos dias tem aparecido pela manhã uma secreção meio amarela no meu pênis antes ds Primera urina do dia.. se eu precionar a cabeça do meu pênis ela sai uma gota somente.. e durante o dia tenho a sensação q ta saindo e de fato ta.. quando pressiono durante o dia as vezes sai um líquido incolor.. nao sinto dores.. as vezes ao urinar sinto uma pequena ardência. . Aumentou tbm a vontade de urinar.. quase q constante.. ah muito tempo atras fiz exames e constatou clamidia. . Então fiz o medicamento. E na epoca.curou.. hj voltou a aparecer.. nao fui ao médico ainda.. mas por dedução e pelos sintomas serem similares imaginei q fosse clamidia e logo ingerir duas doses.de azitromicina.. estou no terceiro dia e continua. . Gostaria de saber se o tratamento de clamidia dura.quanto. tempo pra curar após tomar a dose.de azitromicina. . Quero saber tbm se faz mal ou tem algum problema. Tomar duas doses. . Tipo tomei dois comprimidos.de 500 antes de ontem.e após 24 horas tomei.mais 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor,

      Me perdoe, mas não sou habilitada a prescrever ou sugerir o uso de algum medicamento... Isto é apenas competência do profissional médico.

      Meu papel, neste caso, é apenas informar e auxiliar na prevenção.

      Mas alerto: EVITE AUTOMEDICAÇÃO ou ALTERAÇÃO DE DOSES PREVIAMENTE PRESCRITAS POR UM PROFISSIONAL MÉDICO HABILITADO.

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  32. A verdade é que é difícil saber a origem da uretrite sem um exame específico, a tempos atrás comecei com um corrimento uretral, um corrimento claro, em pouca quantidade, pesquisei na internet e descobri que o corrimento da gonorréia é abundante e purulento, pensei "não tenho isso", passado alguns dias o corrimento ficou cor de leite mas ainda era escasso, após fazer um exame chamado "bacterioscopia de secreção" foi confirmado o diagnóstico para "gonorréia", fiz o tratamento e, passados 15 dias fiz um exame chamado "sedimentoscopia urinária corada (1º jato) já que não havia secreção suficiente para realizar outra bacterioscopia, então o resultado foi negativo. Se tem dúvida e não quer procurar um médico de cara vá a um laboratório e diga que quer fazer um exame particupar, esses exames custam em torno de R$ 20,00 (pelo menos na minha cidade), e o resultado, geralmente, é super fácil de interpretar, havendo dúvidas, leve ao médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante contribuição!!!

      Mas ainda assim, recomendo um acompanhamento médico, e se necessário, a demais equipe de saúde.

      Este espaço é aberto para debates...

      Agradeço a participação...

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  33. Bom, eu fazia academia e apareceu uma dor no meu rim direito mas ate ai normal de certa forma, achei que tinha sido apenas um mal jeito, um dia me masturbando me esforcei muito pois ja havia gozado mas continuei o ate pra chegar segunda vez, i logo depois de gozar sentir meu penis doer mas pensei ser norma pelo fato do esforço, so que depois de tres semanas comecei a sentir uma ardencia ao urinar como se tivesse rasgando por dentro ai logo em seguida reparei do corrimento de um liquido transparente que escore durante o dia, mas o engraçado que a ultima pessoa com quem mantive relaçao sexual nao possui nada. estou assustado com algumas informaçoes que encontrei, mas a pergunta seria se com essas informaçoes podeeria se tratar de uma DST?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Perdoe, mas não tenho a competência de te dar um diagnóstico preciso... Mas se queres cuidar direitinho, busque a ajuda de um médico urologista. Pois ele poderá investigar tanto enfermidades nos rins, quanto nos órgãos sexuais. E esclarecer dúvidas sobre DST's.

      Agradeço a sua participação!!!

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  34. Comentário: Tenho 43 anos , moro nos estados unidos, as perguntas que tenho são as seguintes.
    Sou Solteiro, e quando encontro mulher para transar, muitas vezes meu penis não fica com ereção legal, se fica quando fico com muito tesão o Penis perde a ereção, Quando me masturbo e a mesma coisa, demora muito para gosar, e quando goso sai pouco esperma , antes de gosar sai como uma agua branca, quando sinto o prazer sai branco, depois amarelado e depois sai so um pouco Braco, creio que e o que fica no corpo do penis,

    Tomo medicamento chamado “Keppra e Phenorbabital” ant convulsão.

    Mais para corrigir um medico disse para mim tomar “CIALIS” Para ter erecão, funciona, mais tem vezes que fico 2 semanas sem prazer no meu penis. alguma outra pergunta , lhe responderei , tem uns 30 minutos que me masturbei, tomei o CIALIS antes de dormir e quando acordei o penis estava muito duro, comecei a masturbar ele caiu… Pode ser piscologico??????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro leitor,

      Primeiro, peço para que relate com seu médico o que está acontecendo... Pois talvez esta medicação deverá ser trocada por outra, ou seja necessário um outro tratamento.

      Quanto a dúvida referente a problemas psicológicos, não há mal algum buscar ajuda psicológica, e até a de um terapeuta sexual, se assim perceber que é preciso.

      Sabe-se que o ato de masturbar pode sim trazer problemas psicológicos e físicos, pois:

      - detona sua sexualidade
      - diminui seu apetite sexual, pois comunica ao seu cérebro que você já esta satisfeito sexualmente e sua mente lhe mantém preso dentro de sua zona de conforto
      - oculta seus feromônios (hormônios da atração sexual)
      - diminui muito a testosterona de seu sangue
      - te deixa cansado e preguiçoso
      - e muitas vezes causa até uma certa frustração e tristeza
      - além disto pode causar sim dependência e vício.

      Que tal pensar e agir referente a estas informações???

      Agradeço a sua participação!!!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  35. Olá meu nome e Felipe . Sempre que eu vou ao banheiro fazer o numero 2 sai uma secreção transparente com cheiro e esperma isso e normal? ? Me ajudem to muito preocupado com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      O próprio ato de forçar para a defecação, pode causar este efeito...

      Mas se queres mais orientações, visite um médico urologista, que poderá esclarecer estas e outras dúvidas, que é bem capaz que você tenha!!!

      Agradeço a sua participação!
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  36. ola meu nome e beto, tive relaçoes com uma mulher e depois disso começou a sair uma secreçao purulenta do meu penis ela foi ao medico ele disse que era gardnerella ela tomou secnidazol e uma pomada e se curou, ja eu tomei secnidazol 6 pilulas de secnidazol, pesquisei muito n curou sobre gonorreia gardnerella clamydia tomei uns 10 comprimidos de azitromicina, uns 15 de ciprofoxacino e n curou sei que vai me mandar ir ao urulogista mais posso estar com algum tipo de gonorreia que n tem cura ? vc pode me recomendar alguns remedios que podem ser eficazes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Primeiro parabenizo a atitude de sua mulher, por ter ido buscado ajuda na pessoa certa.

      Não está mais do que na hora de você tomar coragem, e fazer o mesmo?

      Segundo, é necessário que você faça exames, tenha um acompanhamento mais de perto pelo médico urologista, pois se não está adiantando, um dos motivos é a falta de tratamento adequado.

      A gonorreia tem cura, mas será que você não esta sendo recontaminado? Busque ajuda profissional enquanto é tempo!!!

      Não posso indicar medicamentos, pois isto é apenas competência do médico...

      Agradeço a participação!

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  37. olá Patricia, eu fiz o tratamento conforme o medico tinha me passado com a dose unica e mais um que eu não lembro o nome, mas tomei por 12 dias, minha duvida é, eu tenho ainda o virus? não tenho mais nenhum sintomas do virus. estou curado? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Caro leitor,
      Parabéns pela iniciativa de buscar tratamento!

      Ainda que não se tenha os sintomas da doença, siga o tratamento no prazo determinado pelo seu médico.

      E depois de cumprir esse período, retorne ao médico, para que este peça algum exame laboratorial específico, a fim de que comprove se houve êxito, ou se terá que realizar um outro tratamento.

      Agradeço a sua participação!

      Prevenir e cuidar é o melhor caminho!
      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir
  38. transei com uma mulher se preservativos, ela pode sentir sintomas depois de 3 a 4 dias? ela sente dor de bexiga e pontada, mas ela tomou banho de chuva fim de semana e tals, o motivo pode ser do frio que ela passou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Primeiro, esta mulher é sua parceira fixa? Os relacionamentos sem preservativos é um risco a sua saúde e de sua parceira...

      Segundo, se ela manifesta sinais como estes, incentive fazer uma visita à ginecologista, e você vá ao urologista. Uma simples chuva ou frio não causaria este sinal. E pode ser diversos motivos, independente destes apresentados. É necessário investigação médica, algo que eu não posso fazer.

      Toda pessoa que tem uma vida sexual ativa, deve pelo menos, uma vez ao ano, fazer uma visita ao médico específico, para avaliar a saúde.

      Ainda que seja uma parceria fixa, não se sabe das histórias passadas ou omitidas, que possivelmente, poderiam ser risco ao relacionamento atual.

      Agradeço a participação,
      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir