terça-feira, 11 de outubro de 2011

REPORTAGEM: RELAÇÃO ENTRE OVÁRIO POLICÍSTICO E DOENÇAS CARDÍACAS

Ovário policístico está ligado a doenças do coração
Estudo mostrou que pais e mães de mulheres diagnosticadas com a disfunção hormonal têm mais chances de ter problemas como pressão alta e derrame
Revista Veja, 07-10-2011

Familiares de mulheres com síndrome do ovário policístico são mais propensos a ter algum tipo de doença cardiovascular, segundo sugerem os pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália. A síndrome do ovário policístico é uma disfunção hormonal que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. É uma das doenças endócrinas mais comuns entre as mulheres e a principal causa de infertilidade.

De acordo com o estudo, as mães de mulheres com o problema têm mais chances de ter doenças cardiovasculares e são quase duas vezes mais propensas a ter pressão alta do que mães de mulheres que não têm a síndrome.

Já homens que têm filhas com o distúrbio hormonal são duas vezes mais propensos a ter doenças cardíacas e têm mais de quatro vezes mais chances de ter um derrame do que os pais de outras mulheres sem o problema.

Para o estudo, os pesquisadores consideraram a história médica familiar de mais de 700 mulheres que nasceram no Hospital Queen Elizabeth de Adelaide, na Austrália, entre os anos de 1973 e 1975. Os resultados foram publicados no jornal online PloS ONE.

"Nossos resultados mostram que há uma forte ligação entre a doença cardiovascular tanto no pai quanto na mãe e o risco de síndrome do ovário policístico em suas filhas", diz o autor principal do estudo Michael Davies, da Universidade de Adelaide.

"Isso sugere que o distúrbio pode ser consequência de uma suscetibilidade familiar à doença crônica. Portanto, é preciso investigar essa associação", afirma.

Entre os principais sintomas da síndrome estão irregularidades menstruais, infertilidade, obesidade, crescimento excessivo de pelos no rosto das mulheres e acne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores