sexta-feira, 23 de setembro de 2011

NOTÍCIA: PRA QUE SERVE O BOCEJO? - EM PESQUISA

Bocejo serve para esfriar cérebro, dizem cientistas
Folha de São Paulo, 21-09-2011

Bocejar pode ser muito mais do que só uma sinalização de cansaço. Segundo um estudo recente americano, o ato seria um mecanismo natural do corpo humano para esfriar um cérebro muito quente.

Para chegar a essa afirmação, os pesquisadores Andrew Gallup (Universidade Princeton) e Omar Eldakar (Universidade do Arizona) gravaram o número de vezes que 160 voluntários abriram a boca.

Eles foram divididos em dois grupos iguais e supervisionados em estações do ano diferentes.

No verão, menos de um quarto dos participantes bocejou, época em que a temperatura externa está acima da corporal. No inverno, praticamente a metade bocejou. Os cientistas acreditam que o ar quente do verão não fornece alívio para um cérebro superaquecido, por isso a pessoa boceja menos.

"Participei de outro estudo [publicado em "Frontiers in Evolutionary Neuroscience" em setembro de 2010] que confirmou nossa pesquisa atual", diz Gallup. "Nós observamos mudanças na temperatura do cérebro de camundongos antes e depois deles terem bocejado."

O estudo aumenta as especulações sobre a função biológica do bocejo --um deles diz que o bocejo é resultado do aumento do fluxo do sangue no cérebro, causado pelo ato de se abrir à boca.

Apesar de haver uma série de hipóteses, pouco se fez em pesquisas experimentais, e ainda falta consenso sobre seu propósito.

O estudo de Gallup e Eldakar está na edição deste mês da revista "Frontiers in Evolutionary Neuroscience".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores