domingo, 18 de setembro de 2011

NOTÍCIA: IODO RADIOATIVO NA CURA DO CÂNCER (EM PESQUISA)

Tratamento com iodo radioativo pode curar diversos tumores
Folha de São Paulo, 16-09-2011

Da EFE espanhóis desenvolveram um novo tratamento genético para diferentes tipos de câncer, como de pele, pulmão e cólon, usando iodo radioativo, geralmente aplicado para combater células cancerígenas da tireoide.

Pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) e do Hospital La Paz, em Madri, realizaram um estudo com ratos utilizando um gene denominado NIS, presente nas células da tireoide. O tratamento com iodo radioativo do câncer de tireoide é eficaz graças a este gene, que transporta o iodo ao interior da célula.

Para inserir o gene em um tecido que não era o seu, os cientistas utilizaram um vetor, neste caso um vírus (adenovírus) modificado geneticamente para levar o DNA às células cancerígenas.

De acordo com o pesquisador Garcilaso Riesco-Eizaguirre, do Instituto de Pesquisa Biomédica do Hospital La Paz, este avanço abre a possibilidade para um futuro tratamento do melanoma com iodo radioativo.

"Graças ao tratamento genético, podemos utilizar o NIS de forma exógena em outros tipos de câncer e estender o uso médico do iodo radioativo", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores