domingo, 18 de setembro de 2011

NOTÍCIA: FRUTAS AMAZÔNICAS NA REDUÇÃO DE PESO

Frutas da Amazônia podem auxiliar na redução de peso
A Crítica (AM), 14-09-2011

Pesquisa revela que frutas amazônicas podem auxiliar na redução de peso durante a adolescência. A pesquisa foi feita em uma escola de Manaus e conta com a orientação de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).  

O trabalho faz parte do curso de pós-graduação multi-institucional em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e é intitulada “Produtos Amazônicos bioativos associados às práticas de atividades físicas”.

De acordo com os nutricionistas, a escola tem papel fundamental para auxiliar os pais na alimentação das crianças e adolescentes, pois é lá que eles passam grande parte do tempo. E é geralmente na escola que os problemas de obesidade se manifestam com mais gravidade principalmente na adolescência.

A pesquisa feita pela estudante de doutorado Myrian Abecassis Faber e orientada pela pesquisadora do Inpa, Lucia Yuyama, analisou como os estudantes estavam se alimentando e de que maneira a introdução de alimentos saudáveis, aliada a atividades físicas, podem colaborar no combate a obesidade na adolescência.

Segundo Yuyama, o mix com frutos está em processo de patente , portanto, não pode ter os nomes dos frutos revelados. “Nós utilizamos três frutos típicos da região amazônica com alto poder nutricional. O mix contém, além dos nutrientes, mais alguns compostos que são benéficos à saúde e tem um impacto, por exemplo, na redução de colesterol”, declarou.

Experimento

Durante o experimento - 10 de maio a 18 de julho de 2010 - 45 alunos de uma escola pública receberam e tomaram o mix. Desses, 33,5 % (15 pessoas) denominadas como Grupo 1 perderam peso e frequentaram todas as sessões de educação física, além de seguirem as orientações nutricionais; 33,5% (15 pessoas)  denominadas Grupo 2, receberam e tomaram o mix, participaram das atividades físicas, mas não seguiram as orientações nutricionais, perderam peso, porém menos que os indivíduos do  Grupo 1.

Myrian Abecassis destaca a importância do papel na atividade física como complemento da alimentação para uma vida mais saudável. “O corpo humano não foi feito para ficar parado. Se a pessoa não se movimenta há um desequilíbrio entre o que ele come com aquilo que ele precisa e isso forma um depósito de gordura, é por isso que é importante a atividade física”, afirma.

Ela afirma ainda que é necessário que as escolas ofereçam a prática de esportes. “A atividade física vem diminuindo gradativamente e hoje praticamente não existe nas escolas. Tudo isso aliado ao videogame, as facilidades da vida moderna e a má alimentação, proporciona o aumento do sobrepeso e obesidade”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores