domingo, 11 de setembro de 2011

ARTIGO: SAIBA O QUE É LUXAÇÃO

ARTIGO: Saiba o que é uma luxação e o tratamento
Nos mais jovens, normalmente esses traumas acontecem durante a prática de esportes como vôlei ou basquete

Portal RAC - 24/08/2011


Na correria da rotina, as pessoas mal reparam nos movimentos que fazem, quase automaticamente. Somente quando algo está fora de lugar é que se dão conta do quanto uma articulação, por exemplo, é exigida num só dia. Com os ombros não é diferente.

“A articulação do nosso corpo que apresenta maior amplitude de movimento é justamente o ombro”, lembra Fernando Baldy dos Reis, professor livre docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por isso, lesões como as luxações, os deslocamentos totais ou parciais, causados por traumas, são freqüentes nessa articulação.

“Nos mais jovens, normalmente esses traumas acontecem durante a prática de esportes como vôlei ou basquete. Já nos idosos, é mais comum ocorrerem devido à queda”, aponta Baldy. E com as luxações há também lesões nos ligamentos e inflamação na região afetada. O resultado: o paciente sente muita dor.

Para resolver o problema, o primeiro passo é um procedimento chamado redução – quando se coloca o ombro de volta ao lugar correto. Com isso, a dor aguda deve ser aliviada e a inflamação pode ser tratada.

Para a garantia de uma boa recuperação, a orientação do médico é fundamental: só ele pode indicar o tratamento adequado para cada caso, que pode incluir o uso do antiinflamatório e imobilização adequada da articulação. Outra dica importante diz respeito à prevenção: uma boa condição física proporciona fortalecimento da massa muscular, que garante a proteção das articulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores