sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ARTIGO: A ÁGUA – Gera Saúde !!!

ARTIGO: A ÁGUA – Gera Saúde !!!
(Por Enfª Patrícia Trasmontano)

Queridos Leitores,
venho por meio deste artigo,
abordar um tema tão refrescante: “A Água”.

Aqui vocês conhecerão a importância para o organismo humano,
os tipos de águas existentes na natureza, e as principais águas minerais
comercializadas aqui no Brasil e seus benefícios para a saúde.

Espero que ao terminar de ler este artigo,
vocês se sintam motivados a beberem água regularmente,
bem como contribuírem na proteção e conservação
deste patrimônio tão precioso!!!


Saúde & Qualidade de Vida

Composta por duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O), a água se destaca como a substância mais abundante no corpo humano, chegando a consistir entre 50 e 65% do peso de um adulto razoavelmente magro.

A quantidade de água existente no corpo humano mantém-se constante durante longos períodos da vida sendo fundamental para a homeostasia. Esse equilíbrio exige a disponibilidade de água e nutrientes adequados na alimentação diária com a participação de vários órgãos como rins, pulmões, coração, pele e anexos, hormônios e sistema nervoso central e autônomo.

Um corpo adulto contém em média 45 litros de água, dos quais, 30 circulam dentro das células. Aproximadamente 3 litros circulam como plasma sanguíneo, transportando proteínas e outros nutrientes com capacidade de penetrar nas paredes capilares. Os demais 12 litros integram o líquido intersticial, que envolve as células e produz a linfa e várias outras secreções.Com exceção do tecido ósseo, no qual a água é mantida encapsulada, existe um intercâmbio permanente de líquidos intracelulares e extracelulares através das membranas das células.

Funções Vitais

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, absorção e transporte de nutrientes; permite que ocorra uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Além disso, mantém a temperatura do corpo estável, e proporciona uma camada protetora para as células do corpo.

É necessária ainda na formação de todos os tecidos do corpo, fornecendo base para o sangue e todas suas secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, líquido sinovial, dentre outros), que lubrificam os diversos órgãos e juntas.


Tipos de Água

Na natureza, encontramos diversos tipos de água, que variam de acordo com os elementos que a compõe. Algumas são ideais para o consumo, enquanto outras são prejudiciais à saúde.

IDEAIS PARA A SAÚDE:

- Água potável: é a água que pode ser ingerida pelo homem. Para ser potável a água precisa apresentar as seguintes características: incolor (perfeitamente transparente), não ter cheiro (inodora), conter alguns sais minerais naturais (atualmente costuma-se, acrescentar à água sais de flúor o que impede o desenvolvimento das cáries dentarias), e ser estéril, isto é, isenta de micróbios causadores de doenças. Este tipo de água é apresentada no mercado em garrafões dos mais diversos tamanhos e marcas. Pode ser retirada de qualquer fonte aprovada – água encanada do município, riachos, rios, reservatórios ou cisternas. Em seguida é filtrada e desinfetada, e o conteúdo mineral pode ser ajustado.

- Água Mineral: contém no mínimo 500mg de minerais por litro. Os produtos vendidos como “água natural” não sofrem nenhuma modificação no conteúdo de minerais, enquanto outros produtos podem vir da fábrica com ajustes.

- Água com Gás: recebe artificialmente o acréscimo de dióxido de carbono para ficar borbulhante, podendo ser ou não enriquecida de sais minerais. Existem fontes naturais de águas gaseificada, mas parte do gás se perde no processo de envazamento. A única forma de beber água naturalmente gaseificada é direto da fonte.

- Rica em oxigênio: sem gás e sem sabor tem alta concentração de oxigênio.

- Aromatizada: muito utilizada no preparo de drinks. É aromatizada artificialmente, podendo ou não ser gaseificada.

- Club Soda: água encanada, filtrada, gaseificada e enriquecida com bicarbonatos, citratos, fosfatos e outros tipos de sais minerais.

- Água purificada: é aquela que foi esterilizada e filtrada para remover seus minerais naturais.

- Água destilada: é purificada por evaporação, o que remove seus minerais. Os vapores são em seguida recondensados para sua forma líquida – água.

- Água salgada: é a água que contém muitos sais dissolvidos, como a água do mar.

- Água-mole: água da chuva que pode, em alguns casos, substituir a água destilada, por ser mais pura e isenta de sais minerais em relação a água das fontes ou dos rios.

- Água de fonte: águas subterrâneas que ao aflorarem na superfície, contém substâncias minerais e gasosas dissolvidas. Conforme o principal mineral dissolvido, a água de fonte pode ser alcalina, sulfurosa, dentre outras, decorrendo daí suas propriedades medicinais.

OBS:
Existem diversos tipos de águas minerais. As principais são:

- Salobra: levemente salgada e não forma espuma com o sabão.

- Acídula: contém gás carbônico. É chamada também água gasosa. Tem um sabor ácido e é usada para facilitar a digestão.

- Magnesiana: nesse tipo de água predominam os sais de magnésio. É usada para ajudar o funcionamento do estômago e do intestino, função laxante e desintoxicaste. Quando ingerida em excesso pode provocar diarréia.

- Alcalina: possui bicarbonato de sódio, combate a acidez do estômago e auxilia na digestão.

- Carbônica: possui dióxido de carbono, o qual atua na superfície da pele, provocando vasodilatação. É indicada na hipertensão arterial leve ou moderada.

- Oligomineral: possui vários elementos em sua composição como sódio, cloro, alumínio, magnésio, manganês e lítio. Existem estudos mostrando a quantidade destas substâncias presentes na água que provoca um efeito prejudicial ao organismo.

- Radioativa: possui radônio, gás nobre que estimula o metabolismo e age no sistema digestório e respiratório Sua inalação é indicada para o tratamento de asma. Pode ser ingerida, já que o radônio permanece ativo por pouco tempo no organismo. O que elimina o risco de contaminação; nesse caso, atua como diurética.

- Sódica: deve ser ingerida em quantidades pequenas, pois o sódio, quando ingerido em grandes quantidades, provoca inchaço. O banho pode auxiliar em problemas reumáticos.

- Sulfurosa: contém substâncias à base de enxofre é indicada para problemas articulares, laringites, bronquites e sinusites, e acredita-se no seu poder cicatrizante, desintoxicante e estimulante do metabolismo. Pode ser inalada, ingerida ou utilizada em banhos de imersão.

- Ferruginosa: possui ferro e ajuda no combate à anemia.

- Água termal ou termomineral: água mineral que apresenta temperatura superior à temperatura do meio-ambiente. Possui ação medicinal devido às substancias minerais e gasosas nela dissolvidas. Esse tipo de água é usado para tratar certos problemas de pele.

PREJUDICIAIS Á SAÚDE:

- Água poluída: é a que recebeu substâncias que a deixou turva, ou que alteraram sua cor, odor ou sabor, tornando-a desagradável. Água que sofreu alteração em suas características físicas e químicas.

- Água contaminada: é a que contém substâncias tóxicas ou micróbios capazes de produzir doenças. A contaminação pode ser invisível aos nossos olhos ou imperceptível ao paladar.



“É bom tomar dois litros de água por dia, mas saiba o que você está bebendo.
As águas minerais, segundo sua classificação,
dada pela maior presença de um ou mais minerais, são indicadas como auxiliares
no tratamento de algumas doenças ou pequenos distúrbios de saúde.
Esta classificação vem sempre indicada no rótulo. Fique de olho,
veja como as águas podem ser diferentes
entre si e faça suas escolhas”.



Principais Águas Minerais Vendidas No Brasil E Seus Benefícios Para A  Saúde

* Fluoretadas indicadas para a saúde dos dentes e ossos. São a grande maioria das águas brasileiras.

Marcas: Santa Catarina, Frescale, Prata (Fonte Tradicional), São Lourenço (Fonte Oriente), Genuina Lindoya (Fonte N.S. Brotas), Ouro Fino, Indaiá, Santa Bárbara, Petrópolis, Schincariol (Fonte N. S. Aparecida), Crystal (Fonte Ycuara) e outras.

Observação: a legislação brasileira é falha na classificação de Água Mineral Natural, quanto a concentração de flúor. Basta a água ter 0,1 mg/l, para ser classificada como Fluoretada. O correto, no entender da Abinam, seria 0,6 mg/l à 0,8 mg/l, para trazer benefícios para saúde dental e dos ossos.

* Radioativas indicadas para dissolver cálculos renais e biliares, favorecer a digestão, como calmantes e laxantes.

Marcas: Santa Catarina, Prata (Fonte Tradicional), Genuina Lindoya (Fonte N.S. Brotas), Petrópolis.

* Carbogasosas (naturalmente gasosas) - Diuréticas e digestivas, são ideais para acompanhar as refeições, abrem o apetite e são indicadas para combater a hipertensão arterial.

Marcas: São Lourenço (Fonte Oriente).

* Bicarbonatadas Sódicas - indicadas no combate de doenças estomacais, como gastrites e úlceras gastroduodenais, hepatite e diabetes.

Marcas: Prata (Fonte Tradicional)

* Alcalino-Terrosas - (podem ser cálcicas ou magnezianas) Indicadas como digestivo natural
Marcas: Frescale, Prata (Fonte Tradicional), Ouro Fino, Schincariol (Fonte Nossa Senhora Aparecida).

* Oligominerais indicadas para higienização da pele, diurese, intoxicações hepáticas, ácido úrico elevado, inflamações das vias urinárias, alergias e estafa.

Marcas: Lindoya Verão, Itaý.

FONTE DE PESQUISA:
- ABINAM – Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais.
- Rg Nutri: Identidade em Nutrição (on line).

BEBA ÁGUA E REFRESQUE-SE !!!


4 comentários:

  1. Água com lítio não!

    Na Europa o Flúor já é considerado veneno e se posto na água potável e em águas de garrafa é considerado contra as leis por ser medicação forçada.

    E o Flúor não previne contra as cáries, a questão é o consumo de alimentos processados. É por essa razão que os paises que têm os menores níveis de cáries são os países da África Sub Saariana, pois se alimentam com mais alimentos naturais.

    ResponderExcluir
  2. Olá, caro leitor!
    Compreendi o comentário, e já havia lido sobre isso.
    Procurei pesquisar um pouco mais sobre esta questão, e destaco as duas visões:

    * A visão brasileira é que:

    "O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Na década de 30, pesquisadores encontraram pessoas que cresceram bebendo água naturalmente fluoretadas. Desde então, os estudos têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao suprimento de água da comunidade, a incidência de cárie diminui. A Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, dentre muitas outras organizações têm endossado o uso de flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie.

    * Visão crítica dos cientistas:
    O flúor presente na água potável, está sendo investigado quanto causar: manchas e corrosão nos dentes, redução de QI,fluorose esquelética, entre outros em pesquisa.

    CONCLUSÃO:

    Como promotora da saúde, creio que o caminho a ser pensado é, realmente, a redução do consumo de alimentos industrializados, uma vez que podem possuir grandes quantidades de açúcares e flúor indiscriminado... Podemos também, prezar por alimentos naturais, com a certificação da origem e procedimentos de produção, a fim de evitar riscos à saúde.

    Para modificar o pensamento e a ação das autoridades responsáveis por esse assunto (economia, saúde, políticas e etc.), podemos sensibilizar e informar mais a população, a fim de requererem dessas autoridades, soluções positivas e benéficas ao bem-estar e qualidade de vida.

    - Há um blog que aborda mais sobre isso, e é interessante acessá-lo:http://venenofluor.blogspot.com.br/ .

    - E o site: http://www.acpo.org.br/campanhas/camp_fluor.htm

    Quanto a este artigo sobre a água, tem caráter informativo. Mas deixarei aberta a discussão...

    Obrigada pela colaboração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi leitores
      o fluor é a maior fraude na saude inventada pelos lobbies da industria de alumínio.é um sub produto altamente tóxico e que não pode ser jogado em rios,mares e etc.
      mas pode ser jogado na nossa água.pena que o brasil é macaco de imitação dos americanos tanto para o bem como para o mal.tudo que vem de lá o nosso sistema de saude aceita(lembram do vioxx).na europa a maioria dos países já aboliu esta medida menos a inglaterra e parte da irlanda.nos estados unidos alguns estados já estão revendo esta posição.alem de ser caro não compensa(ainda conseguiram ganhar dinheiro com esse veneno).pena que nossos profissionaisde saude não gostam de estudar as coisas a fundo.vamos ver quando o brasil vai acordar.
      sugiro a leitura do livro.magnésio-o que ele pode fazer por você.dr arnoldo velloso da costa
      esse mineral sim é importante e vejam o que este nobre cientista fala sobre o fluor, não são só minhas as críticas ao maior engodo da história.
      abraços

      Excluir
    2. Olá Antônio!

      Agradeço a colocação e a dica sobre o livro.

      Caso souber de mais pesquisas sobre a temática, em fontes confiáveis,este espaço estará disponível para mais reflexões críticas e construtivas. Lembre-se de indicar a fonte, para possíveis análises.

      Que mais pesquisadores "multiprofissionais", e não apenas os profissionais de saúde, sejam sensibilizados a produzirem artigos científicos, debates, e negociações juntos as autoridades, no intuito de promoverem a saúde das populações humanas.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir

Marcadores