quarta-feira, 3 de agosto de 2011

REPORTAGEM: O QUE EVITAR EM RESTAURANTES POR QUILO?

VOCÊ SABE O QUE EVITAR EM RESTAURANTES POR QUILO?

 Do R7, 29/07/2011.


Para quem trabalha longe de casa, ter uma alimentação correta é uma missão complicada. Falta de tempo e dinheiro são os motivos mais comuns. A solução costuma ser o restaurante por quilo.

Porque além de você comer rapidinho, o quilo normalmente oferece variedade de alimentos, e você ainda controla quanto coloca no prato.

Mas você deve ficar atento porque os restaurantes por quilo podem esconder alguns perigos.

Como escolher na hora de comer fora de casa?

A primeira coisa que devemos prestar atenção: o horário. Comer depois das duas da tarde pode ser arriscado. Se o restaurante abriu às 11 horas da manhã, essa comida já está há mais de 3 horas exposta a uma temperatura inadequada.

Uma informação importante: a Pro-Teste divulgou em abril desse ano o resultado de uma análise de 30 restaurantes por quilo somente na cidade de São Paulo. O resultado não foi bom: dos 30, 28 foram reprovados porque alguns alimentos apresentaram níveis elevados de contaminação por bactérias e coliformes fecais.

A temperatura da comida também é muito importante. Alimentos quentes devem ficar a uma temperatura superior a 60 graus, e os frios a menos de 10 graus.

Alguns alimentos são alvos fáceis para a contaminação por microorganismos, e devem ser evitados em restaurantes por quilo. Vamos a eles: salada de folhas verdes e o tempero. Muitos restaurantes usam molhos prontos, como molho de mostarda e de iogurte. Os nutricionistas não recomendam esse tipo de molho na dieta, e se o dia estiver quente, simplesmente evite. Opte por azeite, vinagre e sal.

Outro grande vilão: a salada de maionese. Ela é responsável por muitos casos de contaminação por Salmonella e E.coli.

Agora vamos conhecer outra fonte perigosa de intoxicação alimentar: carnes mal passadas. Quando a carne não está bem cozida, você corre o risco de se contaminar com microorganismos presentes no próprio animal.

Evite a intoxicação alimentar seguindo essas dicas e não coma em restaurantes que você não conhece. Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores