quarta-feira, 24 de agosto de 2011

NOTÍCIA: NOVA DROGA TRATA LINFOMA NÃO-HODGKIN

EUA aprovam nova droga para tratar linfoma de Hodgkin

Folha de São Paulo, 22-08-2011

A FDA (agência que regula remédios e alimentos nos EUA) anunciou na sexta-feira a aprovação de uma nova droga para o tratamento do linfoma de Hodgkin.

A doença atinge células do sistema imunológico e pode ser curada na maioria dos casos.

A nova droga, chamada brentuximab vedotin, também vai servir para tratar o linfoma anaplástico de células T, um tipo mais raro de tumor.

De acordo com Jairo José do Nascimento Sobrinho, hematologista do Centro Paulista de Oncologia, a maioria dos linfomas de Hodgkin são curáveis com o tratamento atual. "Os que restam são muito difíceis de lidar. Essa medicação é uma das mais eficientes que já apareceu."

A droga, a princípio, vai ser usada em quem já tentou outros tratamentos e sofreu uma volta da doença. "Mas a tendência, no futuro, é que ela seja acoplada ao tratamento desde o início."

O remédio usa um anticorpo para direcionar a droga para o ataque das células do linfoma conhecidas como CD30.

Desde 1977 não surgia uma nova droga para tratar o linfoma de Hodgkin. O Instituto Nacional de Câncer estima que houve 2.870 novos casos da doença em 2009.

Os sintomas mais comuns são suores noturnos e aumento dos gânglios. Neste mês, o ator Reynaldo Gianecchini recebeu o diagnóstico de linfoma não Hodgkin, outro tipo de tumor linfático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores