quarta-feira, 31 de agosto de 2011

NOTÍCIA: FERRAMENTA TORNA MAIS PRECISO DIAGNÓSTICO DE LEUCEMIA

Cientistas Da UFRJ Desenvolvem Ferramenta De Diagnóstico Da Leucemia
Jornal do Brasil, 26-08-2011

Cientistas do Consórcio Euroflow, que engloba 12 universidades européias e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na busca de aperfeiçoar o diagnóstico da leucemia, reúnem-se pela primeira vez no Brasil para avaliar os avanços na área. Eles participam do 1º Workshop de Citometria de Fluxo Euroflow, na Cidade Universitária da UFRJ.

Técnica usada para o diagnóstico de leucemias, a citometria de fluxo consiste em um aparelho que consegue fazer medidas individuais de milhares de células, numa contagem precisa, essencial à eficiência do tratamento da doença.

No consórcio, a equipe brasileira contribuiu para o desenvolvimento de uma ferramenta que tornou mais preciso o diagnóstico da leucemia. Diante do desafio de ter medidas individuais de mais de 60 mil células, compondo um banco de dados de grande complexidade e tamanho, os pesquisadores brasileiros elaboraram uma série de métodos matemáticos que compõem o software desenvolvido pelo consórcio. Trata-se do Infinicyt, software adotado hoje com sucesso em mais de 20 países, incluindo o Brasil.

A ferramenta

O Infiniticyt permite que sejam feitos diagnósticos precisos em leucemias. "Esse software está baseado nos trabalhos que nós publicamos. A engenharia tem uma contribuição fundamental da equipe brasileira", destacou Pedreira. "Eu acho que não estaria faltando com a modéstia se dissesse que esse grupo está revolucionando a maneira de tratar os dados de citometria no mundo".

O pesquisador destacou que, atualmente, as leucemias são doenças curáveis. "Por exemplo, as leucemias em crianças chegam a ter 80% de cura. Mas, para ter esses índices muito altos de cura, é preciso um diagnóstico muito preciso e precoce do tipo de leucemia". O Consórcio Euroflow vem trabalhando há cerca de cinco anos na busca do aperfeiçoamento do diagnóstico da doença.

O encontro

Os maiores pesquisadores do mundo nessa área estarão no 1º Workshop de Citometria de Fluxo Euroflow, que prossegue até o próximo sábado. Entre eles, estão Alberto Orfao, pesquisador do Centro de Investigação do Câncer, da Universidade de Salamanca, na Espanha; Jacques van Dongen, da Erasmus University de Roterdã, na Holanda; Tomazs Szczepanski, da Medical University of Silesia, na Polônia; e Esther Mejstrikova, da Charles University, na República Tcheca.

Mais de 200 pessoas de laboratórios privados e universidades de todas as partes do Brasil e da América do Sul se inscreveram para participar do workshop.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores