quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ARTIGO: ALIMENTOS PROBIÓTICOS

O que são alimentos probióticos?
Por Dr. Shirley de Campos.


São alimentos enriquecidos com microrganismos que mediante a sua atividade (ou metabolismo), têm a capacidade de influenciar  a saúde de forma positiva.

Investigações científicas mais recentes têm demonstrado a importância para a saúde de dois microoorganismos probióticos: a Bifidobacterium longum, uma bifidobactéria (família de bactérias benéficas presentes na flora intestinal do cólon) e o Lactobacillus Acidophilus (presente na flora intestinal do intestino delgado). Estas bactérias têm ações que se potenciam mutuamente (isto é, têm entre si uma relação de simbiose).

Efeitos fisiológicos destas bactérias
- Bifidobacterium longum

Desde 1977 que se reconhecem os benefícios resultantes do consumo regular destas bactérias, designadamente quando veiculadas pelo leite – leite com efeito bífidus:

1. Estimulam o sistema imunológico (ou defesas do organismo).Numerosos testes científicos demonstraram que estas bactérias têm uma influência muito positiva sobre o sistema imunitário ao contribuirem para desencadear processos de defesa substancialmente mais eficazes, reforçando assim as defesas naturais do organismo.

2. Efeitos no ambiente e na flora intestinal e na freqüência da defecação. Prevenção da diarréia. Diversas foram as experiências que confirmaram o papel  importante destas bactérias na modulação benéfica do ambiente e flora intestinal.

Quanto à flora, verificou-se um aumento da ocupação do intestino por bifidobactérias (bactérias benéficas) e uma diminuição concomitante das bactérias prejudiciais. A adição destas bactérias ao leite demonstrou que, para pessoas com hábitos irregulares, ao fim de 10 dias, havia um aumento da defecação.

As experiências mostraram ainda que, durante processos de terapêutica com antibióticos, a adição regular à alimentação desta bifidobactéria previne eficazmente as diarréias.

3. Melhoram a absorção do cálcio. No mundo, o envelhecimento da população faz da osteoporose um assunto de primeiro plano. Uma mulher em cada 3 homens é afetada pela doença a seguir à menopausa e, a prevalência está a aumentar. Para prevenir e combater a osteoporose, é importante travar a diminuição de massa óssea durante a 3ª década e maximizar a densidade óssea na infância e adolescência.

Este objetivo pode ser alcançado mediante a melhoria da assimilação do cálcio. Está comprovado que se verifica um aumento da absorção de cálcio associado ao consumo regular destas bactérias.

- Lactobacillus acidophilus 145

1. Reduzem o colesterol
Poucas semanas após o início da administração de leite contendo estas bactérias, ocorre uma diminuição do colesterol total e do colesterol das LDL, tanto mais expressiva quanto maior o período de consumo regular deste leite enriquecido.

Um estudo concreto mostra que, para um consumo diário de 200 ml de leite com Lactobacillus acidophilus 145, e para uma densidade celular maior que               10 000 000 bactérias por ml, obtiveram-se os seguintes valores para uma população de 106 pessoas, com níveis de colesterol entre 160 – 240 mg/dl.


BBA4 - uma nova geração de alimentos com bífidus ativos: Queijo BBA4

BBA4 são os produtos enriquecidos com ambas as bactérias e que estão presentes no queijo flamengo BBA4.

Este queijo é uma excelente proposta para a efetiva e eficaz defesa da saúde, como resultado dos benefícios atrás expostos. Permite ainda usufruir dos inúmeros benefícios do queijo: proteínas de elevado valor biológico, cálcio e vitaminas.

BBA4 defende e preserva a saúde e concorre para a manutenção do equilíbrio do organismo. Os benefícios deste produto foram cientificamente testados.

IMPORTANTE:
 Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores