domingo, 17 de julho de 2011

MENSAGEM: INTIMIDADE FISICA E SEXUALIDADE À LUZ DA BÍBLIA

INTIMIDADE FISICA E SEXUALIDADE À LUZ DA BÍBLIA
(Por Missª Iari Trasmontano)

“Lembre-se de que nada é insignificante aos olhos de Deus.
Tudo o que você fizer faça com amor”.
(Teresa de Lisieux)


O Homem e a Mulher são físico, emocional e espiritualmente diferentes; ainda assim eles são designados por Deus para se completarem. “Tornar-se uma só carne” une todos os aspectos da vida. Na perspectiva mais ampla da união, o intercurso inclui a troca de pensamentos e sentimentos.

A relação sexual é a forma mais elevada de comunicar o amor um pelo outro e a expressão fundamental de intimidade. Ela constitui a linguagem do amor sem palavra. De fato, não há palavras para expressar tudo o que se sente. Fé em Deus é o laço da aliança matrimonial, intimidade sexual é o selo do Espírito Santo.

A qualidade da celebração da intimidade sexual depende da qualidade da relação matrimonial como um todo. Há pouca satisfação no corpo da intimidade física se há pouca intimidade na união como um todo. Pelo fato de Deus ter determinado que homem e mulher se completassem e de ter colocado em cada um o desejo pelo outro, nenhum problema é exclusivamente de natureza sexual.

Dificuldades na intimidade física quase sempre são sintomas de problemas em outras áreas de relacionamento. A atitude da mulher em relação a si própria, a seu esposo e em relação ao ato sexual determinará a reação dela na intimidade física. Se expectativas não são alcançadas ou se emoções negativas como ciúme, rejeição ou amargura estão presentes, então a intimidade física será prejudicada.

A união sexual não deve ser usada como arma ou recompensas; trata-se de uma necessidade justa e de uma expectativa que cada cônjugue espera que seja cumprida. Leia (1 Coríntios7: 3-5).

Todo o passo tomado em direção à intimidade deve ser equilíbrada pela fidelidade e pelo afeto. O amor desenvolve-se na medida em que avançamos simultaneamente em fidelidade, um compromisso de exclusividade e em afeto numa intimidade única. Leia (Gênesis 2: 24). Quando a pessoa tenta pular uma etapa desse circuito com intimidade sexual antes do compromisso do casamento, o vazio que se forma é inevitável.

O casamento, os dois corações unem-se tornando-se dependentes um do outro por toda vida. No livro de João (capítulo 15), diz que Jesus é a vinha e nós, os ramos. É por meio da Plenitude do Espírito Santo e de seu controle na vida de cada cônjuge que esse quadro de casamento e relacionamento paralelo de Cristo com sua noiva se aperfeiçoam,

“Deus promete transformar o vale de problemas
em uma porta de esperança”.
(Jill Briscone)


“Seu casamento dará a direção para que seus filhos
estabeleçam os padrões de seus próprios relacionamentos conjugais”.
(Catherine Hicken)

Maridos e esposas são desafiados a despender tempo, energia e criatividade em buscar de menos para se conformarem à liderança de servos e a submissão, a exemplo de Cristo.
Brigas e ofensas entre casais esfriam o relacionamento. Os maus tratos esfriam, tiram o apetite e tornam impossível o prazer, porque, mesmo que o sexo seja essencialmente egoísta, exige um mínimo de doação e generosidade, impossível para os que dormem com o inimigo. Uma pessoa frustrada na sua vida afetiva ou profissional não pode ser generosa e, para aliviar a decepção, terceiriza seu mal-estar, produzindo infelicidade ao seu redor.

O paradoxo infeliz é que o frustrado agressivo é um crime que não compensa e, ao contrário, a profunda o mal-estar, sem resolvê-lo. Para reverter este quadro, é necessário dispor e mobilizar grandes doses de humildade, palavra chave que sintetiza inteligência e sabedoria. Há solução, mesmo que seja difícil de implementar. Leia a Bíblia em Cânticos dos Cânticos ( 4.3,11; 5-13; 6-2,7; 7.7-9; 8-2) e tenha a partir deste momento, bons dias e melhores noites.

Um casamento, bem sucedido é resultado de hábitos disciplinados com sexo que tem sido provados através dos séculos por um incontável número de casais cujo amor e compromisso foram fortalecidos e ficaram mais apaixonados. Quando hoje em dia o ambiente cultural guerreia contra o casamento cristão procurando redefinir, diluir e iludir o nosso entendimento sobre essa instituição divina é essencial recuperar estes princípios dinâmicos. Naturalmente, o primeiro lugar para onde se deve olhar é a Palavra de Deus. E há lugar mais apropriado do que o Cântico de amor de Deus?

Conselhos Úteis:

- Cônjugues: aprendam a arte perdida do amor verbal.
- Aprendam a dizer palavras de amor que acariciam a alma do seu ou sua amada/amado.
- Entenda e creia que Deus continua a ver o relacionamento sexual dentro da santidade do casamento como “muito bom” e o abençoa.
- Exalte, no casamento, as virtudes do seu cônjugue acima doas virtudes de outros.
- Reserve momentos regulares, periódicos, com seu conjugue para revigorar e renovar o romance em seu casamento.

A beleza dos namorados e as delicias do amor, são como os frutos da terra, os lírios, o vinho, o leito ou o favo de mel. Leia no livro de Cânticos dos Cânticos, poema que expressa, às vezes, a angústia plena ausência do amado (1.7; 3.1-3; 5.8) a felicidade do encontro (2.8-14; 3.4) e, sobretudo, o desejo intenso da mútua entrega (1.2-4; 8.1-3). Não perca tempo! Avance! O amor é o maior de todos os dons.

“O amor é paciente, é benigno;
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (...)"
(Livro de 1 Coríntios 13: 4 e 7)



AME MUITO!
SINTA-SE TAMBÉM, AMADO POR DEUS!!!



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Me alegro por terem gostado...

      Então que tal compartilharmos com mais pessoas???

      Queridos, que a Verdade Redentora do Senhor Jesus seja Luz em suas vidas!!! Graça e Paz!!!

      Excluir

Marcadores