quarta-feira, 22 de junho de 2011

NOTÍCIA: USO DE CHAMPIX - RISCO CARDÍACO

Champix apresenta risco cardíaco

AFP (Food and Drug Administration)

WASHINGTON, EUA — A administração americana de alimentos e medicamentos (FDA) determinou nesta quinta-feira ao laboratório Pfizer que modifique o rótulo do Champix (Chantix nos EUA), um medicamento utilizado por fumantes que desejam largar o vício, para advertir sobre um risco ligeiramente maior de problemas cardíacos em pacientes que já apresentam enfermidade cardiovascular.

Em um teste clínico com 700 fumantes, ficou provado que a droga, conhecida como tartarato de vareniclina, está associada a um maior risco de ataque cardíaco, angina e artérias obstruídas em alguns pacientes.

"A informação na bula será reforçada para revelar ao público que o uso da vareniclina pode estar associado a um pequeno aumento no risco de eventos cardiovasculares adversos em pacientes que já apresentam enfermidade cardiovascular", revelou a FDA.

A agência ordenou ao laboratório Pfizer que "realize uma análise maior e combinada, com testes aleatórios e controlados com placebo", informando posteriormente o público sobre suas conclusões.

No início deste ano, cerca de 1.200 usuários do Chantix nos Estados Unidos processaram a Pfizer por depressão ou pensamentos suicidas provocados pelo remédio.
O Champix, vendido em quase 90 países do planeta, e utilizado por mais de 7 milhões de americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores