quarta-feira, 29 de junho de 2011

MENSAGEM: SAÚDE EMOCIONAL - O PERDÃO

SAÚDE EMOCIONAL- O PERDÃO

Por Missª Iari Trasmontano


Várias doenças são originadas pela falta do perdão:

“Pai, perdoa-nos as nossas dívidas
assim como nós perdoamos aos nossos devedores"
(Mt 6.l2).

O perdão, padrão de maturidade na vida do ser humano, é uma ordem do Senhor Jesus:

”amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos maltratarem
e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5.44).

Em toda a sua vida, Jesus praticava o que ensinava. Quando orava no Getsêmani, no ato de sua prisão, chegaram os soldados para prendê-lo. Ele se apresentava dizendo:

- A quem buscas?

Os soldados disseram:

-  A Jesus Nazareno.

Disse Jesus:

-  Já vos disse, sou eu.

Ao que”Pedro desembanhou a espada e cortou a orelha do soldado, Jesus o repreendeu e colocou imediatamente a orelha no lugar” (Lc.18-10). Tudo o que Jesus mandou, antes Ele os praticou.

Pelo dicionário, perdoar é lembrar-se de fato marcante sem reviver um sentimento de vingança. Revolta ou raiva; ou mesmo referir-se com ironia, desprezo ou indiferença a quem nos ofendeu. O perdão precisa ser entendido e praticado em quaisquer situações.

1º- O Perdão: pedido

Se tenho a consciência de que alguém tem algo contra mim, preciso, com sinceridade pedir-lhe perdão. Inicialmente a Deus, pois Ele quer que vivamos maravilhosamente bem e em união consigo e com os outros. Logo o perdão é a primeira palavra para restaurar um relacionamento, é conhecer o seu coração e ações futuras.

2º- Perdão ao outro

Perdoar sem questionar, sem reserva de ressentimento tipo, “perdoar eu perdôo, mas não quero mais me encontrar com ela”. Precisamos aprender com a Bíblia: ”Serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados não me lembrarei mais” (Hb 8.l2). Lembrar sem rancor ou julgamento, pois haverá a possibilidade  de um grande gozo futuro.

3º- Perdão a si mesmo

Há dois sentimentos importantes. Uma autocobrança que faz com que o ser não se perdoe e sofra com a culpa ou autopunição.
Por outro lado a autojustificação, que consiste em justificar nas ações julgando-as precipitadamente ou dando pouca relevância ao acontecido.
Da mesma maneira é preciso saber lidar com o perdão; mesmo o que foi feito ao outro, recebido do outro, como afetando a você mesmo.
Aprender o ensino de “amar ao próximo com a si mesmo” como também o perdoar a si mesmo como perdoaria aos outros, isto gera saúde saudável.

4º- Perdão oferecido

Este é um desafio pata ter uma vida de intimidade com Deus, agradando-o em tudo. É oferecer a face direita tendo ido esmurrado na face esquerda. Assim Jesus fez ao ser crucificado, humilhado e zombado pelo povo. Preste a morrer na cruz, orou a Deus Pai; É a busca da paz que Jesus praticou; “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23.24). Depois que tudo sofreu, repartiu suas vestes.

Perdão dos pecados não é apenas um ato isolado, mas uma prática experimentada no dia a dia. O perdão não tem escala, nem ordem, nem tempo para ser usado e sim um princípio para todos os fatos por toda a vida.

Libere o perdão, as suas bênçãos serão desbloqueadas e terás uma vida saudável e feliz. O perdão é da natureza de Deus. Ele tomou sobre si os nossos pecados, purificando a nossa alma de toda a iniqüidade.

Assista ao vídeo, deixe falar ao teu coração:


 
Perdoar é amar a Deus, a si mesmo e ao próximo.
O meu sucesso depende de seu perdão!
Você me perdoa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores